perfil de desempenho da edificação banib conecta capa perfil de desempenho da edificação banib conecta capa

Perfil de desempenho da edificação: qual sua importância e como fazê-lo?

9 minutos para ler

A área de construção civil é bem desafiadora, por isso é fundamental entender o que é perfil de desempenho da edificação, qual sua importância e como fazê-lo. Uma vez, que o trabalho desse setor envolve lidar com projetos, prazos e, principalmente, a entrega de empreendimentos imobiliários. Esses são como uma vitrine, uma vez, que demonstra a qualidade dos serviços da empresa. Sendo assim, é necessário que o gestor tenha um olhar atento e minucioso de todas as etapas de uma obra.

Neste artigo, explicaremos o significado do “Perfil de desempenho da edificação: qual sua importância e como fazê-lo”, além de mostrarmos como utilizá-lo nas construções. Por fim, apontaremos como a tecnologia contribui na implantação dessa importante ferramenta. Então, acompanhe os próximos tópicos!

O que é o perfil de desempenho da edificação?

O perfil de desempenho da edificação é um documento que registra os requisitos dos usuários (segurança, sustentabilidade e habitualidade) e os níveis de desempenho (mínimo, intermediário ou superior) a serem alcançados em um projeto de edificação habitacional. Em palavras simples, o PDE é como um checklist usado para verificar a qualidade de uma construção.

Esse instrumento foi apresentado e definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na Norma Brasileira (NBR) 15575, parte 1: requisitos gerais, item 4. Devido a sua importância, o PDE foi incluído também no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) por meio do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC).

Esse último tem como finalidade medir a conformidade do sistema de gerenciamento de qualidade dos serviços prestados pelas organizações do setor da construção civil. Para isso, o SiAC utiliza os critérios de um certificado da International Organization for Standardization: o ISO 9000. Por constar em tantos documentos oficiais, fica claro que o perfil de desempenho da edificação garante a excelência da área.

Sendo assim, as empresas desse setor precisam elaborar o PDE de cada empreendimento antes de dar inicio as obras. Dessa forma, haverá um monitoramento eficiente durante as fases de execução de um projeto para que os serviços estejam conforme as normas. O resultado disso é uma edificação que atende aos critérios e, portanto, conseguirá as certificações dadas pelos órgãos oficiais.

Além disso, a empresa se torna referência na área de construção civil, atraindo clientes, parceiros e investidores. Sem falar que aumenta a sua competitividade, visibilidade e lucratividade. Sem dúvidas, o PDE é uma ferramenta que potencializa não só as obras, mas também o desempenho da organização.

Como aplicar essa ferramenta?

Como já dito, felizmente a ABNT NBR 15575 determina um nível mínimo de desempenho a ser cumprido pelo PDE. Desse modo, fica mais fácil para as empresas entenderem como construir edificações de qualidade. Quando as regras desse documento não são seguidas, os projetos podem conter erros, resultando em correções e retrabalhos. Outra consequência ruim é o atraso da obra e os prejuízos financeiros.

No entanto, para que o perfil de desempenho da edificação cumpra o seu papel, a empresa precisa liga-lo a algumas informações referentes ao perfil da obra. “Como assim?” Vamos explicar em tópicos.

Análise preliminar

Essa etapa envolve o levantamento de informações de campo, ou seja, dados sobre o terreno e arredores. Por exemplo:

  • a topografia;
  • a vegetação;
  • as construções já existentes;
  • as interferências físicas;
  • a orientação solar e do vento;
  • a legislação da área.

Diante desse estudo, os profissionais conseguem identificar problemas, listar soluções e definir um direcionamento para o PDE.

Concepção do projeto

Nessa fase, uma boa prática é a análise dos requisitos da NBR 15575. Essas informações são a base para a adaptação do PDE e da realidade da edificação. Uma vez, que apresentam os níveis de qualidade, como:

  • desempenho térmico;
  • estanqueidade da água;
  • saúde;
  • qualidade do ar;
  • higiene;
  • acústica;
  • luminosidade;
  • conforto tátil e antropodinâmico;
  • funcionalidade e acessibilidade.

Documentação

No momento em que os padrões de qualidade são definidos para cada fase do projeto, é essencial documentá-los. Cabe aqui um conselho: nunca realizar essa documentação por meio de anotações aleatórias em papéis para depois inseri-las em planilhas digitais. Pelo contrário, o ideal é catalogar as informações direto no sistema virtual da empresa, dentro de pastas e subpastas.

Outra atitude importante, é garantir a acessibilidade e a praticidade na hora da busca por esses dados. Durante uma reunião, por exemplo, essa facilidade no encontro das informações, resultará na otimização e na eficiência da tomada de decisões sobre o PDE.

Atualização dos dados

O perfil de desempenho da edificação não é um documento flexível, ou seja, uma vez os parâmetros foram definidos, é impossível modificá-los. Na verdade, a partir dos limites mínimos impostos pela ABNT NBR 15575, a empresa pode elevar ou reduzir o nível de qualidade dos serviços. Como isso será feito? Por meio da atualização das informações do PDE.

Pode ser que durante a execução da obra, os arquitetos, engenheiros e construtores percebam que algumas medidas adotadas não funcionam na prática. Por exemplo, o grau de qualidade estipulado está estourando o orçamento definido para a construção ou determinada tarefa pode ser aprimorada, assim subindo os parâmetros do PDE. Em ambos os casos, precisa-se de modificações no documento.

Indicadores de desempenho

A utilização dos KPIs (indicadores de desempenho) é uma estratégia interessante para manter os níveis de qualidade do perfil de desempenho da edificação. Um exemplo é o KPI operacional que mensura, entre outros fatores, o volume de retrabalhos durante o projeto. Desse modo, se entende a aplicação ou não das normas do PDE pelos construtores no decorrer das obras.

Outro importante indicador de desempenho é o de impactos ambientais. O PDE exige o cumprimento do requisito “sustentabilidade”. Sendo assim, esse KPI mostrará como está a geração e o descarte de resíduos, o consumo de recursos naturais e a utilização de materiais de baixo impacto ambiental.

Existe ainda o KPI de qualidade que mede o número de defeitos, o tempo de correção deles e a frequência em que ocorrem. Com esse panorama em mãos, os responsáveis pela obra conseguem manter os níveis de qualidade estipulados no PDE.

Apoio da liderança

Os profissionais que lideram as obras precisam conhecer as normas do perfil de desempenho da edificação. Além disso, é necessário que incentivem e acompanhem o cumprimento das diretrizes pelos construtores. Porém, para que tenham essa atitude firme, os líderes têm que engajar-se com as normas do PDE.

Para isso, a empresa se reunirá com a liderança após a conclusão da elaboração do PDE. O objetivo é explicar o documento e mostrar como impactará na qualidade das obras, na reputação do negócio e na obtenção de certificações importantes. Desse modo, será mais fácil que os líderes não só exigem o cumprimento, como se tornem “divulgadores” das práticas do PDE.

Outra ação essencial é a realização de reuniões periódicas. Nesses encontros, a liderança mostrará relatórios sobre o andamento das obras e a conformidade dos serviços com o perfil de desempenho da edificação. Essa é uma boa oportunidade para propor ajustes no PDE ou reforçar as práticas bem-sucedidas.

De que forma a tecnologia ajuda na realização do PDE?

Atualmente, diversas ferramentas virtuais são desenvolvidas para as demandas do setor de construção civil. Inclusive para a elaboração e o monitoramento do PDE. Por exemplo, a gestão documental é parte importante do PDE, visto que envolve a criação, atualização e armazenamento de arquivos.

Esse acervo direciona não apenas uma obra, mas também serve de base para outras, garantindo assim o padrão de qualidade das construtoras. Sendo assim, a implantação de um software de gestão documental permite a organização o armazenamento seguro das informações.

Além disso, a empresa obtém transparência, acessibilidade e praticidade no manuseio dos dados de um determinado projeto. Existem também aplicações que mensuram automaticamente os resultados dos serviços por meio dos indicadores de desempenho. Dessa forma, os gestores visualizam e estudam gráficos precisos sobre a qualidade e o cumprimento do PDE.

Outra tecnologia interessante, é a plataforma de produção tours virtuais. Mas, qual é a vantagem dessa ferramenta para o perfil de desempenho da edificação? Vamos explicar. Conforme vimos, o PDE aponta os níveis de qualidade da obra. Porém, para entender melhor como estão os serviços, os líderes precisam de informações visuais da edificação.

Nem sempre é possível que os responsáveis visitem fisicamente todas as obras em andamento. Sendo assim, um colaborador pode ser designado para tirar fotos e utilizar a plataforma para criar passeios virtuais pelas edificações. Como as imagens são de excelente qualidade e acessíveis por meio de um link, os líderes verão a realidade dos serviços feitos pelos construtores.

O que achou de nosso artigo? Conseguiu entender o que é e como aplicar o perfil de desempenho da edificação na sua empresa? Então, não perca os próximos conteúdos.

Posts relacionados