Conheça as etapas da construção civil e como apresentá-las - Homem segurando notebook com capacete de proteção para obras Conheça as etapas da construção civil e como apresentá-las - Homem segurando notebook com capacete de proteção para obras

Conheça as etapas da construção civil e como apresentá-las

12 minutos para ler

Para leigos, as principais etapas da construção são projeto e desenvolvimento. Porém, quem trabalha na área, sabe que esse processo é muito mais complexo e detalhado. Isso é importante para que todas as necessidades do cliente final sejam atendidas, assim como as normas de segurança, de descarte correto, etc.

Para isso, é importante que a equipe envolvida possa acompanhar toda a evolução da obra, assim como o cliente final precisa ter vislumbres de como anda o seu investimento. Para entender melhor quais são as etapas da construção civil e como apresentá-las continue a leitura do nosso artigo.  

Acompanhamento remoto de obras do início ao fim. Clique para testar de graça.

A importância em dividir em etapas 

Dividir uma obra em fases é a melhor forma de ter um escopo mais detalhado, envolver todos os membros da equipe e evitar retrabalhos e atrasos. As etapas da construção civil possuem três pontos principais: projeto, desenvolvimento e pós projeto. 

Cada uma das etapas está vinculada a outra, ou seja, se um projeto estiver bem escrito, fica mais fácil evitar imprevistos nas fases posteriores, assim como um desenvolvimento bem executado colabora para uma entrega final satisfatória para o cliente. 

Para entender melhor quais são as etapas da construção e o que é preciso para executá-las da forma mais transparente possível, continue a leitura do nosso artigo! 

Pré construção 

É na pré-construção que são feitos estudos e detalhamentos para o melhor desenvolvimento da obra. Dentro desta etapa são desenhadas todas as necessidades da obra, possíveis problemas, planos de ação, contratação de equipe, etc. 

Um fato interessante e que merece atenção é que em média 7% do valor gasto em uma obra vêm de retrabalhos. Por isso, o projeto é tão importante, pois é ele que vai embasar todas as etapas da construção que vem a seguir.  

Projeto 

O projeto envolve principalmente, profissionais de arquitetura e engenharia. Nesta fase será feita a planta baixa da obra, com todas as informações necessárias como: comprimento e espessura das paredes, tamanho e localização das portas e janelas, componentes hidráulicos e elétricos, definição de espaços e nível da construção. 

Destacamos que o profissional da arquitetura terá o foco em questões artísticas, históricas e de mobilidade das pessoas e funcionalidade dos ambientes, enquanto o engenheiro se preocupa com a execução da construção, analisando fatores físicos, químicos e matemáticos. Ou seja, são dois profissionais que se complementam e são indispensáveis para um projeto bem sucedido. 

Inclusive, o arquiteto pode auxiliar no desenvolvimento de plantas mais humanizadas, que contam com cores, móveis, iluminação, decoração e outros detalhes que tornam a obra mais palpável e atrativa. 

Estudo do terreno 

Antes mesmo de pensar no tamanho do terreno, é importante analisar a localização e se ela condiz com o tipo de construção que os empreiteiros desejam fazer. Ex: prédios residenciais são melhor recebidos em bairros seguros e com fácil acesso a mercados, escolas, etc. 

Além disso, aspectos como topografia, vegetação, inclinação do terreno, interferências físicas, construções existentes ou a legislação da área podem inviabilizar a progressão do projeto ou aumentar o seu custo. 

Os engenheiros envolvidos devem visitar o local. Estudar todos os aspectos citados, além de interferências naturais e até mesmo como se comporta a luz natural e os ventos. Até os mínimos detalhes podem influenciar no projeto, desde o orçamento até a rotina no canteiro. 

Estudo do entorno do terreno

O estudo do entorno é tão importante quanto a análise do terreno. São dois pontos importantes: a localização do terreno e os imóveis que estão diretamente ligados a ele. 

Quanto ao primeiro caso, é importante conhecer a vizinhança. Saber se o local está sujeito a enchentes, por exemplo, pode ajudar a desenvolver uma solução para esse problema, ou até mesmo descartar o terreno escolhido. Assim como conhecer a arquitetura, faixa etária da vizinhança e rotina, podem indicar se o terreno escolhido é uma boa escolha para o segmento da obra.

Ademais, outro ponto importante, são os terrenos e imóveis que estão diretamente ligados à sua obra. Nessa etapa entra o estudo que gera o laudo de vistoria de vizinhança. Se analisa as possíveis falhas e problemas estruturais que estão em torno e que podem influenciar no resultado da obra, a curto e a longo prazo. 

Orçamento da obra

Dificilmente uma equipe de engenharia civil conseguirá desenvolver um projeto sem saber qual o orçamento disponibilizado. Além disso, é nessa etapa da construção que a equipe técnica realiza um estudo detalhado sobre receitas e despesas. Sem esse estudo, sua empresa pode ter graves problemas durante a execução da obra. 

Para fazer esse orçamento é importante começar visitando o local da obra. Assim, a equipe poderá entender como será o desenvolvimento da fundação e também de quantos e quais trabalhadores precisará. Também é importante levar em consideração o acesso a esse espaço, para considerar o frete dos materiais e deslocamento da equipe. 

Outro ponto importante, é pesquisar e comparar o preço dos materiais. A dica é sempre trabalhar com dados e até mesmo uma planilha orçamentária de obras. 

Cronograma de obras 

Deixar a elaboração do cronograma de obras de lado é um grande erro que pode afetar negativamente o processo de construção e reforma.

Como o trabalho na construção civil, na maioria das vezes, é realizado em equipe, manter a rotina da obra documentada é uma forma de garantir que todos os envolvidos consigam visualizar as metas e, assim, trabalhar juntos para alcançá-las.

Além disso, o cronograma é fundamental para informar o cliente sobre o andamento da obra. E, para os que estão utilizando recursos de financiamento imobiliário, cumprir os prazos é uma questão imprescindível. Geralmente, as instituições bancárias só liberam as parcelas do empréstimo mediante o cumprimento de um cronograma apresentado previamente ao banco.

Esse cronograma não é mera formalidade e deve-se seguir de maneira rigorosa os prazos que aparecem nele. Caso contrário, a obra pode ficar parada por falta de recursos, já que o banco pode se negar a liberar as parcelas do empréstimo.

Obras

Uma das etapas da construção é a obra em si, ou seja, a execução. Esta parte envolve mais profissionais, como mestre de obras, pedreiros, bombeiros hidráulicos e eletricistas, etc. Porém, destacamos que o acompanhamento do engenheiro responsável e arquiteto fará total diferença. 

Essa fase depende totalmente de um planejamento que esteja bem escrito, pois assim fica mais fácil evitar imprevistos e tomar decisões mais rápidas e assertivas. Temos alguns pontos principais: 

Terreno e fundação 

Com o projeto estruturado, incluindo o estudo do terreno e demarcações, vamos a fase de preparo do terreno. Em um primeiro momento, é realizada a limpeza, por uma empresa especializada e a terraplanagem ou nivelamento. 

Depois que o terreno estiver preparado inicia-se a construção da fundação. Basicamente, esse item, que também é conhecido como alicerce, serve para apoiar o imóvel. Além de aguentar o peso da construção em si, leva-se em conta nos cálculos, as condições climáticas e até mesmo para o que servirá a construção, se será um imóvel residencial ou uma fábrica, por exemplo. 

Alvenaria 

Com a fundação pronta e aprovada, inicia-se o levantamento das paredes, ou seja, a alvenaria. Conceitualmente, essa etapa consiste na sobreposição de tijolos, blocos ou peças sobrepostas coladas por uma argamassa, que juntas formam um elemento vertical. 

O tipo de material utilizado depende da usabilidade da construção, do cronograma e do orçamento. Em resumo, existem dois tipos de alvenaria: a estrutural, que como o nome diz da estrutura para o imóvel, e a de vedação, que serve apenas para vedar ou separar ambientes. Nesse segundo caso é necessário utilizar uma estrutura com vigas e pilares de concreto armado ou metálicas. 

Instalações elétrica e hidráulicas

Seguindo o projeto prévio, as instalações elétricas e hidráulicas são feitas após alvenaria. A parte elétrica consiste em fiação, tomadas e interruptores. E a hidráulica inclui esgoto e galerias de água da rua e caixa d’água. 

Essa etapa deve ser feita com muito cuidado, com materiais de qualidade e profissionais especializados, pois ajustes pós colocação de revestimento geram gastos enormes com matéria prima e retrabalhos para a equipe. 

Telhado ou cobertura 

Principalmente, a cobertura tem a função de proteger o imóvel contra chuvas, sol, ventos e também dar mais conforto térmico e acústico. Os materiais mais comuns são pedras minerais, vidro, madeira e concreto.

O tipo de cobertura que mais vemos por aí, são os telhados. Eles são caracterizados por possuir uma estrutura de madeira ou metal, que é recoberta por telhas, que podem ser materiais, como barro, concreto, cerâmica e outros. 

Acabamento 

Certamente, no acabamento é possível visualizar com mais detalhes o projeto arquitetônico. É neste momento que é feito o revestimento, instalação de pisos, louças e gesso, além da pintura. Com frequência, é uma das etapas da construção civil em que mais se gasta dinheiro e é a que mais tem a participação de profissionais da arquitetura e design de interiores. 

Fiscalização e entrega

Por fim, pouco antes da entrega da obra, acontece a fiscalização por parte do cliente. É neste momento que ele pode visitar o local, buscando por possíveis problemas estruturais ou de acabamento. Muitos clientes podem ser especialistas no setor ou até mesmo irem acompanhados de um, o que faz com que seja um momento bastante crítico, que precisa de bastante atenção da construtora. Caso o cliente encontre problemas, a equipe terá que fazer ajustes, o que causa retrabalhos, atrasos e mais gastos. 

Recomenda-se fazer agendamentos com os clientes de forma organizada e registrar tudo o que é feito e dito durante a visita, por meio de uma ata ou até mesmo gravação de voz. 

Porque e como demonstrar todas as fases da construção?

Em muitas construtoras, é só na fiscalização do imóvel em que o cliente final terá o primeiro contato com a obra, o que é um erro. Afinal, muitas vezes, imóveis são grandes projetos que envolvem muito dinheiro e planejamento, por isso, quem investe pode ficar ansioso se não puder fazer o acompanhamento de todas as etapas da construção. Isso atrapalha a experiência de todos, inclusive do cliente final, prejudicando a reputação da construtora. 

Talvez você deve estar se perguntando, se é possível demonstrar todas as etapas da construção civil de forma transparente para a equipe envolvida e cliente final. E mais: se existe uma forma transparente e segura. A resposta é sim! 

Pela plataforma Banib Conecta Construction, é possível desenvolver Tours Virtuais por meio de fotos 360º, para fazer o acompanhamento remoto da obra. Com diversos recursos, todos os envolvidos podem acessar o link do tour em seu computador, tablet ou smartphone, evitando deslocamentos desnecessários e economizando tempo e dinheiro. 

Banib Conecta Construction 

Acima de tudo, o acompanhamento remoto de obras por meio da fotografia 360º é uma forma de registro prática e precisa. A equipe responsável pela obra pode acompanhar as etapas da construção e ter acesso a fases anteriores, assegurando para cliente e equipe, o cuidado que os envolvidos tiveram ao longo de toda a obra. 

Bem como registrar de maneira imersiva e completa toda a ambientação, à plataforma Banib Conecta Construction também oferece recursos como: 

  • Antes e depois: é possível fazer um comparativo entre etapas da construção, tudo por meio das fotos 360º. 
  • Espaço para apontamentos: a equipe pode colocar comentários pertinentes sobre o terreno e obra. 
  • Fotos 2D: você precisa de fotos tradicionais da obra? Não se preocupe, na plataforma é possível baixar as versões 2D das fotos 360º.
  • Medições: faça medições em ambiente virtual com até 99% de precisão.
  • Relatório fotográfico: produza relatórios fotográficos com apenas poucos cliques, 50% mais rápido do que da maneira tradicional.
Tenha o mundo na palma da sua mão. Tour Virtual para negócios, usando apenas o seu smartphone. Clique para testar de graça.

A Banib 

O acompanhamento remoto de obras é uma solução da Banib, uma startup que está há mais de 5 anos no mercado e que busca por meio de experiências virtuais conectar pessoas a lugares. 

Certamente, com a tecnologia da Banib você fortifica a vistoria da sua obra, mitigando problemas e tendo um registro sério e completo de todas as fases. 

Quer demonstrar todas as etapas da construção dos seus projetos? Entre em contato conosco e comece hoje mesmo a fazer a vistoria das suas obras de uma maneira mais inteligente, moderna e otimizada! 

Posts relacionados