Como usar o tour virtual na engenharia e na arquitetura?

10 minutos para ler

Muitos arquitetos e engenheiros ainda não sabem como usar o tour virtual para revolucionar os resultados dos seus projetos. Ainda há aquela impressão de que eles só servem para anunciar imóveis prontos. No entanto, isso é apenas uma pequena fração do potencial dessa tecnologia.

Ela é capaz de otimizar praticamente todas as etapas desde o planejamento até o controle de qualidade. Assim, sua empresa poderá conquistar diversos benefícios, como maior qualidade, compromisso com os prazos, redução de custos, entre outros. Quer saber mais? Acompanhe!

Como usar o tour virtual na engenharia?

Na engenharia, o tour virtual é uma ferramenta que pode revolucionar a gestão da sua obra. Assim, você garante produtos que cumprem integralmente o escopo delimitado pelo cliente.

Estudo do terreno

O primeiro passo de todo projeto é o levantamento das características do terreno, como as dimensões, declive e o entorno. Assim, os tomadores de decisão poderão compreender que tipo de empreendimento é viável e quais características gerais ele deve apresentar.

Depois disso, os engenheiros deverão fazer uma análise de que medidas de preparação que serão necessárias, como:

  • desmatamento do terreno;
  • terraplanagem;
  • estudo do solo etc.

Com um tour visual, é possível fazer imagens em 360º de todo o espaço. Elas funcionam a partir de tecnologias avançadas de realidade virtual. Então, é como se todos os visualizadores estivessem visitando os terrenos. É possível dar percorrê-los com o mouse e dar zoom em áreas de interesse. Assim, não é necessário que todos os envolvidos visitem o terreno.

O tour é muito mais vantajoso que as fotos tradicionais, pois oferecem uma visualização mais tridimensional com mais profundidade. Ademais, é possível ver o local como um todo em vez de várias vistas parciais.

Acompanhamento da execução

As câmeras de fotografias 360º utilizadas nos tours virtuais são extremamente portáteis e podem ser utilizadas no dia a dia de uma obra. Desse modo, os colaboradores podem fazer imagens diariamente e enviar para o gerente do canteiro conferir se todos os requisitos do projeto estão sendo cumpridos.

Por sua vez, o líder local também pode apresentar esses fotos para os gestores de projeto da administração central. Desse modo, todos ficam a par do andamento das obras e poderão tomar medidas corretivas caso encontrem alguma inconformidade.

Também, é possível enviar os arquivos, até mesmo, para os clientes. Com isso, eles podem fazer sugestões e verificar que todos os prazos estão sendo cumpridos. Isso certamente trará muito mais satisfação com o serviço da sua empresa.

Vistorias e elaboração de relatórios fotográficos

As vistorias são necessárias em todas as obras para manter a qualidade, assim como os relatórios fotográficos. O ideal é que sua empresa execute essas ações ao final de cada macro-etapa maior de um projeto, isto é, os serviços preliminares, as fundações, as superestruturas etc.

Isso evita que erros e inconformidades se perpetuem e acabem prejudicando outras tarefas do projeto. Imagine o alto custo com retrabalhos ao perceber uma fissura na fundação depois que as paredes já estão instaladas.

Os tours virtuais facilitam bastante essa rotina, pois permitem que o vistoriador gaste muito menos tempo no canteiro de obras. Dependendo do tamanho da obra, ele pode gastar algumas poucas horas para tirar foto de tudo, conversar com os colaboradores e verificar alguns pontos que precisam de uma inspeção física.

Com os arquivos em mãos, ele poderá usar uma plataforma de tour virtual para prestar bastante atenção nos detalhes visuais e elaborar um relatório fotográfico completo. Esse documento poderá ser apresentado para as mais diversas partes.

Em projetos mais complexos, frequentemente os clientes podem exigir um Relatório Diário de Obras – o qual detalha todas as atividades realizadas a cada dia. Isso é uma forma de o cliente analisar se o escopo do seu projeto está sendo cumprido. Se você o enriquecer com um tour virtual, certamente seu público ficará muito mais satisfeito e recomendará sua empresa aos colegas.

Por fim, não se esqueça que o relatório de vistoria final é um documento imprescindível para qualquer edifício. A partir dele, na hora da entrega das chaves, o vendedor poderá conferir cada detalhe e pedir para que o cliente ateste a idoneidade do imóvel com rubricas e assinatura do laudo. Assim, ele não poderá a alegar a culpa da sua empresa por um dano feito por ele.


Como aplicar o tour virtual na arquitetura?

Em projetos de arquitetura, além dessas funções, há outras possibilidades bem interessantes para usar os tours virtuais.

Planejamento do projeto

Com o tour virtual do terreno, ele poderá pensar em todos os elementos que poderiam otimizar o seu projeto, como:

  • aproveitar o declive para a construção;
  • harmonizar a fachada com os edifícios do entorno;
  • utilizar a vegetação nativa para o paisagismo;
  • ter uma visualização tridimensional dos dados apresentados na planta a fim de fazer um BIM mais preciso etc.

Se você atua no ramo de decoração e design de interiores, também pode se beneficiar da tecnologia. As imagens capturam detalhes que as representações esquemáticas não são capazes de transmitir, como imperfeições nas superfícies, objetos suspensos, o design dos acessórios já instalados etc. Com uma visibilidade completa das características de cada cômodo, fica muito mais fácil pensar em elementos para criar um projeto incrível.

Supervisão da execução

Tanto arquiteto quanto o engenheiro podem ficar responsáveis pelo acompanhamento dos projetos que explicamos no item anterior. No entanto, em empresas maiores, há profissionais das duas áreas na supervisão do projeto. Isso melhora a qualidade do projeto, evita retrabalhos e garante o cumprimento total dos objetivos dos clientes.

O engenheiro pode ficar responsável pelo acompanhamento estrutural, enquanto o arquiteto supervisiona se o escopo e a execução da estética estão sendo implementados adequadamente. Com um tour virtual, os dois podem monitorar simultaneamente sem que ambos precisem ir até o canteiro.

Exposição do trabalho

Depois que concluírem seus projetos, os arquitetos poderão fazer um tour virtual para mostrar a beleza e a qualidade dos resultados. Há muitos eventos durante todo o ano que permitem a exibição do seu trabalho tanto para o público leigo quanto para os gestores.

A tecnologia traz uma maior imersão nas imagens, estimulando os nossos sentidos. Ademais, a própria experiência inovadora do tour virtual impressiona bastante as pessoas. Assim, você conquista a imagem de uma empresa antenada às principais tendências e que utiliza todas as ferramentas disponíveis para trazer mais satisfação aos clientes.

Quais os benefícios do tour virtual nas duas áreas?

Nos itens anteriores, já mostramos diversos benefícios de utilizar o tour virtual. A seguir, vamos nos aprofundar melhor em alguns deles.

Maior atração de clientes

A atração de clientes está intimamente ligada à imagem que sua empresa apresenta no mercado. Cada setor tem suas especificidades e deve transmitir determinados valores para conquistar seus clientes. Na indústria construtiva em geral, os seguintes são vistos com prioridade.

Compromisso

Devido a um longo histórico de atrasos, a construção civil acabou ganhando uma imagem de ineficiência. Assim, os clientes já esperam que os projetos não sejam concluídos no prazo. Por conseguinte, se seu negócio consegue manter entregas pontuais, você ganha um diferencial competitivo. Com o tempo, virá a fama e você atrairá muito mais interessados.

O tour virtual permite que você poupe muitos dias que seriam gastos com a realização de vistorias exclusivamente presenciais. Entretanto os benefícios vão muito além:

  • um monitoramento integral com as imagens permite que as falhas sejam localizadas rapidamente e corrigidas antes que os erros se perpetuem;
  • essa ação reduz a necessidade de retrabalhos, os quais são uma das principais causas de atrasos;
  • assim, cria-se uma cultura de qualidade dentro da empresa. Sabendo que seus serviços estão sendo monitorados de perto, os colaboradores vão executar as tarefas com muito mais cuidado e produtividade.

Comunicação

Essa é outra grande falha das empresas de engenharia e arquitetura. O cliente entra em contato diversas vezes para saber sobre o andamento do projeto e recebe respostas vagas. Mesmo que a execução esteja seguindo perfeitamente o planejamento inicial, isso vai criando uma sensação de preocupação nele. Consequentemente, há grandes chances de ele olhar o resultado final com um viés negativo.

Quando você é proativo na comunicação e envia relatórios detalhados com um tour virtual, ele perceberá a transparência da sua empresa e confiará em todas informações repassadas. Assim, ficará muito mais tranquilo. Então, mesmo que haja algum imprevisto, ele será mais receptivo e compreensível.

Confiança

Outra desconfiança muito grande do consumidor brasileiro é a de ser enganado pelas construtoras. Há ocorrências relativamente frequentes de obras que empregaram materiais de baixa qualidade e técnicas ruins, mas que escondem esses defeitos com o acabamento. Se você envia relatórios frequentes, esse problema pode ser eliminado.

Enriquecimento do seu site

Hoje em dia, a Internet tem se tornado um dos principais meios de captação de clientes. Todavia a construção civil ainda não colheu todo esse potencial. Afinal, é um setor muito dependente do estímulo aos sentidos. As pessoas querem tocar, sentir o cheio e observar minimamente cada detalhe do imóvel.

As fotografias tradicionais, por sua vez, geram um receio de que detalhes importantes estão sendo escondidos. Com isso, não ocorre um estímulo muito grande para visitar. Com um tour virtual, o cliente se torna o grande protagonista do site. Ele vai poder percorrer todo o imóvel no ritmo que desejar, focando no que quiser. Isso aumenta suas chances de causar uma boa impressão e conquistá-lo para uma visita.

Ademais, você pode aproveitar as fotos tiradas durante as etapas de execução para mostrar a qualidade dos seus processos construtivos. Desse modo, a sensação de confiança já é estabelecida desde o primeiro momento.

Agora que você já sabe como usar o tour virtual em diversos momentos, deve ter percebido o enorme potencial da ferramenta para transformar os processos da construção civil. Os clientes estão cada vez mais exigentes e não se conformam com os antigos erros do setor. Então, não deixe de utilizar a inovação para impressioná-los e mostrar que sua empresa é diferenciada em todos os quesitos.

Quer saber mais sobre como podemos ajudá-lo com as soluções de tour virtual da Banib? Então, não deixe de entrar em contato com os nossos consultores! Ah, também não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos para melhorar a gestão das obras!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados