venda de imóveis banib conecta capa blog venda de imóveis banib conecta capa blog

Entenda como a digitalização imobiliária ajuda na venda de imóveis

9 minutos para ler

A digitalização imobiliária, que também é conhecida como a transformação digital no setor, é o uso da tecnologia para aprimorar ou substituir os processos mais tradicionais. Ela é importante porque é isso que o cliente final espera, em qualquer setor. Quanto mais tecnologia existe, mais o cliente experimenta inovações e mais ele passa a querer em todos os aspectos da sua vida. Na venda de imóveis, esse processo pode ter um grande impacto.

Então, se você trabalha nesse setor e quer aprender mais sobre inovação, não deixe de ler este post. Entenda o impacto da digitalização imobiliária, quais são suas vantagens e como começar.

O impacto da digitalização na venda de imóveis

Não existe exemplo melhor do impacto da digitalização na venda de imóveis que a própria pandemia do coronavírus. Com o isolamento social e o medo do vírus, as pessoas passaram a visitar os imóveis cada vez menos. Portanto, foi preciso encontrar soluções para aproximar o público do imóvel, sem necessariamente que ele precise estar lá.

Três grandes soluções encontradas pelo mercado foram: 

  • uso de imagens profissionais nos anúncios;
  • conferências em vídeo com os vendedores;
  • visitas por meio do tour virtual.

Esse processo foi semelhante aos impactos que a tecnologia tem em todos os setores da economia. Basta os clientes terem um gostinho de como a tecnologia e a inovação mudam sua vida que eles passam a querer cada vez mais. Portanto, só é preciso um concorrente dar o primeiro passo para mudar completamente um setor.

Na verdade, a influência é ainda maior que isso, já que um mercado influencia todos os outros. As fintechs são um grande exemplo de empresas que despontaram com o uso da tecnologia. Agora, muitas “techs” existem para satisfazer os desejos do público. 

As vantagens da digitalização imobiliária na venda de imóveis

O impacto de se tornar uma imobiliária digital é muito grande por conta das suas vantagens, não somente para o cliente, mas também para as próprias empresas. Confira as principais.

Inteligência de dados e um melhor relacionamento com o consumidor

Os dados são um dos maiores ativos do mercado moderno. No setor imobiliário, isso significa ter perfis mais claros do consumidor, permitindo uma comunicação mais pessoal e adaptada às necessidades de cada um.

A grande vantagem dessa personalização é uma experiência do cliente mais positiva. Até mesmo ações extremamente simples, como um contato por WhatsApp, facilita a vida no momento de fechar contratos.

Falando em contratos, por conta da possibilidade de enviá-los online e com as assinaturas digitais vinculadas ao CNPJ das empresas, é cada vez mais rápido e fácil assiná-los.

Tours virtuais e a otimização do tempo durante a venda de imóveis

As soluções que vimos acima, como as três mais adotadas para lidar com o isolamento social por conta da pandemia constituem o tour virtual. Basicamente, essa é uma forma de usar a tecnologia para que o cliente conheça o imóvel, sem necessariamente precisar visitá-lo. A solução é tão eficiente que levantou o questionamento acerca de se as visitas presenciais vão acabar.

A resposta é quase certamente não. Elas ainda terão seu espaço, mas provavelmente passarão a ser uma das últimas etapas do processo. Antes disso, o tour virtual é uma ótima forma de filtrar as pessoas que não tenham tanto interesse no imóvel. Isso significa poupar tempo tanto do público quanto do corretor.

O anúncio é a primeira camada de filtro. Por exemplo, uma pessoa que procura uma loja com 100 m² não se interessa por uma que tem metade disso. O tour virtual já é outra camada, permitindo visualizar o imóvel com imagens 360°, que dão uma visão bem realista do espaço.

Nesse caso, o corretor tem bem menos trabalho e a necessidade de fazer menos visitas, podendo focar naqueles cujo interesse é mais concreto. Com menos tours presenciais, é possível dedicar mais tempo para fazer com que cada uma delas seja especial e personalizada para o interessado.

Automação de processos e mais tempo para focar no cliente

Outra forma de possibilitar o foco total no cliente é automação de processos. O setor imobiliário é naturalmente burocrático, mas a tecnologia permite lidar com isso mais facilmente. É mais fácil gerenciar contratos de venda e aluguel, por exemplo. Além disso, é mais fácil controlar as informações do próprio imóvel e dos clientes, sempre que for necessário.

É mais uma vantagem que permite que os corretores foquem no cliente, conhecendo melhor suas dores e o tipo de imóvel exato que procuram.

O passo a passo para começar a digitalização imobiliária aplicando na venda de imóveis

Agora que você já percebeu como o impacto dessa transformação é grande e quais são suas maiores vantagens, resta uma grande pergunta: como começar? Não existe uma fórmula ideal, já que cada imobiliária ou construtora tem os seus desafios e o seu nível de maturidade, mas o passo a passo a seguir pode dar um norte.

Mapeie o seu processo e seu nível de maturidade

Entender o processo de venda é relativamente simples, sendo que você precisa listar tudo que é necessário para que ocorra uma venda, não somente no contato direto com o cliente, mas também no back-end da organização. É uma ótima ideia conversar com a equipe para reunir todas as suas tarefas no dia a dia.

Já o nível de maturidade da empresa é uma ideia desenvolvida pelo Google, com o objetivo de ilustrar quanto a tecnologia faz parte do dia a dia da organização sob o ponto de vista do marketing. É possível pegar emprestado essa ideia e avaliar a maturidade de uma empresa em relação aos processos acima.

Ou seja, se a sua empresa ainda não tem nenhum aspecto digital, o nível de maturidade é baixo. Nesse caso, você pode procurar oportunidades para digitalizar. Caso já exista muita tecnologia envolvida no seu processo, a ideia é procurar soluções para inovar e se destacar ainda mais no mercado.

Defina suas maiores dores

Ao final do processo anterior, você naturalmente encontrará algumas dores conversando com os colaboradores, com os clientes ou simplesmente observando a sua empresa. Esses são os primeiros pontos pelos quais você deve começar a digitalizar a imobiliária ou construtora. Mais uma vez, a pandemia é um grande exemplo, afinal, o distanciamento social gerou uma grande dor, que foi resolvida com os tours virtuais.

Fique sempre ligado nas novidades

Por outro lado, você não precisa inovar apenas quando identifica uma dor. Por exemplo, pode ser que você use o Excel para fazer o cadastro e informações dos clientes, o que teoricamente é uma solução tecnológica. Porém, existem ferramentas digitais sofisticadas que podem deixar o trabalho ainda mais simples.

Já mencionamos ao longo do post algumas das soluções mais modernas, como os tours virtuais. Além disso, ter o próprio site, usar as redes sociais e marcar presença em marketplace já se tornou obrigação há muito tempo.

Implemente mudanças começando devagar

Com todas as informações acima, você pode começar a mudar para digitalizar a sua empresa. Para isso, é preciso pegar outra ideia emprestada: o MVP. Esse é o Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável. É um conceito popularizado pelas startups, mas que pode ser muito útil para quem quer inovar nos processos internos.

Por exemplo, imagine que você tenha uma ótima ideia. Em vez de gastar muito tempo e dinheiro para fazer um protótipo perfeito, o ideal é gastar pouco e começar devagar, de modo a viabilizar a execução do projeto. No caso dos tours virtuais, você pode implementá-los em poucos imóveis, de preferência os mais procurados, para medir como é a resposta interna e externa.

Ouça o feedback

Pode ser que exista uma resistência dos colaboradores em usar a tecnologia nesse processo, mas eles devem entender que isso trará apenas benefícios para o trabalho. Ainda assim, é crucial ouvir o seu feedback para entender se a solução faz sentido para a sua organização. São eles que vão lidar com ela no dia a dia e é preciso que ela traga impacto real no seu trabalho.

Também é importante ouvir os clientes. Mesmo que uma ideia dê errado, ela não precisa ser descartada, já que o problema pode estar na execução. Uma vez que você tenha todas as informações, é hora de expandir a ideia e transformá-la em uma das bases do seu negócio. Assim, você evolui a maturidade da sua empresa naturalmente.

Entenda que esse processo é contínuo

Por fim, o mais importante é entender que esse processo não deve ser feito uma única vez, pelo contrário — ele continuará por muito tempo. Especialmente no mundo moderno, tecnologias evoluem o tempo todo, levando o público a ter novas demandas.

Como a inteligência artificial e a internet das coisas mudarão a experiência do cliente no mercado imobiliário? Já a realidade virtual pode levar os tours a outro patamar, possibilitando respostas predeterminadas às dúvidas que surjam durante a visita, por exemplo.

A digitalização imobiliária é crucial para a venda de imóveis, hoje e no futuro, para antecipar tendências. O cliente demanda novas experiências conforme a tecnologia permite e você precisa estar preparado para entregá-las. A pandemia foi o catalisador para a explosão dos tours virtuais, mas qual será a próxima etapa?

Gostou do post? Então, compartilhe o artigo nas redes sociais para ajudar outras pessoas a entenderem o impacto da tecnologia nesse setor!

Posts relacionados