Marketing para construtoras: 7 dicas para atrair clientes

9 minutos para ler

O marketing para construtoras é uma estratégia que ajuda os negócios dessa área a aumentarem sua lucratividade e atraírem clientes. Com a transformação digital, muitos conteúdos foram modificados, bem como o comportamento dos consumidores.

Diante disso, o setor da construção civil também sofreu mudanças e atualmente, a internet pode ser uma aliada na realização de vendas de produtos e serviços. Com isso, diversas construtoras passaram a investir em ferramentas que auxiliam na divulgação e melhoram sua credibilidade na internet, como sites e redes sociais.

Neste artigo, apresentaremos algumas dicas para os gestores atraírem mais consumidores e explicaremos a importância do marketing para construtoras. Continue lendo e confira!

O que é marketing

Segundo Philip Kotler, um dos teóricos mais renomados da área, marketing é a arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer as necessidades do público com rentabilidade.

Além disso, a palavra marketing vem do inglês market e significa mercado. Sendo assim, é possível dizer que esse conceito trata-se de um estudo do mercado, que busca melhorar as estratégias comerciais de uma empresa.

Ainda, podemos afirmar que o marketing é uma forma de definir quais produtos ou serviços podem atrair um público. Portanto, é necessário estudar o consumidor e criar estratégias de comunicação, comercialização, fidelização e distribuição.

A importância do marketing para construtoras

É interessante ter em mente que o marketing para construtoras deve ser desenvolvido com o objetivo a longo prazo. Contudo, muitas empresas não reconhecem as vantagens do marketing digital.

Sabemos que hoje em dia, as pessoas buscam todo tipo de informação na internet e, isso também ocorre com o mercado da construção civil. Geralmente, os clientes pesquisam por imóveis e empreendimentos nos mecanismos de busca e caem no site da construtora.

Porém, dificilmente eles vão comprar um apartamento ou edificações feitas por ela. Esse procedimento é lento e exige uma estratégia bem estabelecida. Isso porque os consumidores precisam garantir que a construtora é confiável e segura para realizem uma compra.

Sendo assim, as táticas de marketing são eficazes para ampliar a participação de um negócio no meio digital e atrair mais clientes. Isso pode ser realizado por meio da criação de conteúdos nas redes sociais, sites e outros materiais focados no público-alvo.

Diante disso, o marketing para construtoras é fundamental para aqueles empreendimentos que desejam vender seus serviços e produtos. Em um mercado competitivo, essa estratégia funciona como um diferencial e pode ser um meio da empresa destacar-se diante dos concorrentes. A seguir, confira 7 dicas para aumentar seu número de clientes!

Acompanhamento remoto de obras do início ao fim. Clique para testar.

Dicas de marketing para construtoras

Como explicamos acima, o marketing é uma estratégia bastante eficiente para as construtoras melhorarem sua imagem na internet. Então, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas na sua empresa com o objetivo de aumentar sua credibilidade e atrair mais consumidores. Veja também algumas tecnologias e ferramentas que auxiliam na divulgação da sua construtora!

1. Tenha um site funcional e que atenda às necessidades do cliente

Um dos itens mais importantes para conquistar mais clientes é investir em um site para seu negócio. Quando um usuário da internet busca pelo nome da construtora e não acha o seu site, é possível que ele pesquise por outra e desista de fazer negócios com a sua empresa. No entanto, se a sua construtora tem um site bem-posicionado nos mecanismos de busca, os clientes podem encontrá-la apenas pela pesquisa de palavras-chave.

Nos dias atuais, a maioria das empresas tem um site, porém, nem todos são otimizados para atrair consumidores. Por isso, é interessante agregar informações relevantes no seu endereço online, como:

  • dados sobre a empresa;
  • endereços para contato;
  • portfólios;
  • conteúdos informativos;
  • informações sobre seus serviços e produtos.

Além disso, é importante desenvolver um site rápido e funcional de modo que o consumidor não enfrente problemas ao acessá-lo. Quando um endereço online é muito lento e não carrega nos celulares, os usuários podem fechá-lo e buscar outra opção.

Dessa forma, seu negócio consegue atender às necessidades dos clientes, facilitando o acesso às informações e oferecendo uma boa experiência aos usuários. Isso trará mais confiança para a pessoa que acessa seu site, ampliando a possibilidade de conversão.

2. Desenvolva um blog dentro do seu site

Explicamos que o primeiro passo do marketing para construtoras é a criação de um bom site. Após essa etapa, é interessante desenvolver um blog — um espaço que ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes.

De modo geral, esse recurso é uma forma de oferecer informações sobre assuntos relacionados ao seu negócio e que ajudam as pessoas a solucionarem seus problemas. Essa estratégia é uma das principais do marketing digital, pois ajuda a educar os seus consumidores e criar um público fiel.

Geralmente, o blog é composto por posts em forma de texto, sobre temas relacionados ao seu negócio e seus produtos ou serviços. Quando as técnicas de Marketing de Conteúdo são bem aplicadas nos artigos e seus conteúdos são relevantes, é possível aumentar o interesse dos clientes pela sua empresa.

Apesar desse processo ser a longo prazo, o consumidor conhecerá sua construtora e passará pelos estágios do funil de vendas — que vai desde do primeiro contato com a marca até o fechamento da venda.

3. Tenha um espaço para assinatura de newsletter

Outra dica para atrair clientes é por meio da conquista de leads, o que pode ser feito por meio da assinatura de newsletter. Basicamente, o leitor cadastra seu e-mail para receber novos conteúdos. Porém, esses posts devem ser bem escritos de modo que atraia a atenção do consumidor e impulsione ele a adquirir seu produto ou serviço.

Além disso, a newsletter é uma forma de entregar materiais exclusivos para as pessoas cadastrados. Dessa maneira, a empresa pode obter melhores resultados se aplicadas as técnicas de marketing corretas. Esse recurso também é um método que ajuda a nutrir os consumidores, que nessa etapa são chamados de leads.

É importante que as assinaturas de newsletter não sejam um processo invasivo. Para isso, é necessário informar o consumidor que ele passará a receber conteúdos periodicamente. Quando a empresa passa a enviar e-mails para potenciais clientes que não estavam cientes desse cadastro, o resultado pode ser negativo, prejudicando o negócio.

4. Esteja presente nas redes sociais

Além do Google ser um ótimo lugar para as pessoas encontrarem construtoras, é fundamental estar presente nas redes sociais. Esses meios são um dos mais utilizados pelos brasileiros e a tendência é que cresçam cada vez mais. Ainda, elas são muito relevantes para a criação de estratégias de marketing para construtoras.

Por isso, marcar presença no Facebook, Instagram, WhatsApp e outros meios de comunicação é um método para impulsionar a imagem da sua construtora. Além disso, essas redes sociais são uma forma de interagir com seu público, esclarecer dúvidas e criar uma relação próxima com o consumidor. Algumas dicas para melhorar sua imagem por meio das mídias sociais são:

  • desenvolva um perfil atraente;
  • publique conteúdos relevantes;
  • interaja com seu público;
  • responda dúvidas das pessoas;
  • tenha um atendimento humanizado.

Além disso, as redes sociais permitem a criação de anúncios, que podem ser direcionados a um público específico. Dessa forma, é possível filtrar por idade, sexo e entre outras preferências.

5. Otimize seu site nos mecanismos de busca (SEO)

Geralmente, as campanhas do Google e de redes sociais, como o Facebook Ads e Instagram Ads, são pagas. Porém, se você deseja obter benefícios parecidos sem precisar pagar pelo anúncio, é possível investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Para fazer isso, você precisa produzir conteúdos otimizados de acordo com os requisitos dos mecanismos de busca. Então, é necessário entender as necessidades do seu público a fim de criar um planejamento adequado.

Além disso, é preciso aplicar as técnicas de SEO, como o uso de palavras-chave, conteúdo útil, título da página, utilização de hiperlinks e entre outras. Nesse momento, é importante evitar enganar os mecanismos de busca e não praticar black hat.

6. Faça remarketing

O remarketing é mais uma dica de marketing para construtoras. Ele é uma estratégia que, quando usada corretamente, ajuda a fortalecer a imagem da marca. Provavelmente você já notou essa tática quando fez alguma pesquisa no Google. Ela pode ser notada quando você acessa um site específico ou busca sobre algum produto e depois dá de cara com vários anúncios relacionados em outros sites e mídias sociais.

Esse modelo de campanha dura entre 30 e 90 dias, no máximo. Contudo, é interessante variar os anúncios da sua marca a fim de evitar que uma mesma publicação seja vista várias vezes por uma única pessoa.

7. Utilize tecnologias e ferramentas para divulgação

Outra dica que ajuda a atrair clientes e impulsionar a imagem da sua construtora é através do uso de ferramentas de divulgação online. Um exemplo disso são os Tours Virtuais 360º, uma maneira do cliente visitar um imóvel sem sair do lugar. Além disso, com esse método é possível realizar vistorias de obras, reduzindo custos complementares.

Portanto, o uso de tecnologias é uma forma de conquistar seu público, trazendo vantagens para a venda ou locação de imóveis. Além disso, essas ferramentas ajudam a melhorar a experiência do cliente, que está diretamente ligada à percepção que as pessoas têm da sua marca. Ao criar uma experiência adequada, é possível agregar valor ao seu negócio e garantir a satisfação do consumidor.

Agora que você conhece nossas dicas de marketing para construtoras, procure aplicá-las em seu empreendimento. Dessa forma, você consegue garantir melhores resultados e criar um diferencial para a sua marca. Outros benefícios obtidos também incluem o aumento do seu número de clientes e a otimização da sua imagem na internet.

Gostou das dicas e informações deste artigo? Então, compartilhe este texto com seus amigos e conhecidos nas suas redes sociais. Assim, você consegue ajudar seus colegas e agregar conhecimento!

Posts relacionados