Mulher usando óculos de realidade virtual Mulher usando óculos de realidade virtual

5 motivos para investir em tecnologia 

10 minutos para ler

Possivelmente você já deve ter escutado alguma inverdade sobre a implementação e investir em tecnologia nas empresas: que é muito caro, que só grandes empresas precisam, que só traz retorno a longo prazo, etc. Enfim, diversas informações que não possuem fundamento e que podem limitar o desenvolvimento da sua empresa. 

Para te ajudar a não cair nessa armadilha, preparamos 5 motivos para investir em tecnologia. Acompanhe no texto. 

As tecnologias que estão em alta

Nem sempre investir em tecnologia foi uma pauta importante. A partir de 1450 tivemos alguns marcos importantes em relação a tecnologia: a invenção da prensa móvel, do motor a vapor, eletricidade, telégrafo e telefone e finalmente, no século XX, os computadores pessoais e a internet. 

Todos esses avanços possibilitaram que a tecnologia fosse se tornando cada vez mais popular, o que barateia os recursos e torna os estudos relacionados mais acessíveis para a população. A internet por exemplo, é uma tecnologia bastante democrática e relativamente barata, muito mais do que foram os primeiros avanços tecnológicos no século XV. 

Atualmente, a internet tem nos permitido acesso a um grande número de conhecimento, inclusive de assuntos que anos atrás eram acessíveis apenas para estudiosos e pessoas de alto poder aquisitivo. Inteligência artificial, internet das coisas, big data, realidade virtual, blockchain são algumas das inovações que estão em alta e que podem ser acessadas por grande parte da população. 

Como sei se uma tecnologia é para mim? 

Um dos pontos principais sobre implementar e investir em tecnologia é ter uma equipe preparada para utilizá-la. Isso não acontece do dia para a noite, é preciso ter uma cultura de inovação em funcionamento, ou seja, funcionários motivados a desenvolver novos processos e técnicas. 

Uma das formas é ser transparente com a equipe, apresentando as metas da empresa e os planos de ação. Assim, eles serão capazes de relacionar o que está sendo feito aos objetivos. É preciso ter planejamento e metodologia ao implementar uma nova tecnologia e é isso que a sua equipe precisa estar ciente para se motivar. 

Nenhuma tecnologia deve ser implementada sem propósito. Por isso, faça um planejamento detalhado, levando em consideração aspectos financeiros, mas também de que maneira você medirá a eficácia dessa inovação.  

Caso você não encontre um motivo importante ou não sinta que sua equipe está preparada para aderir a uma nova tecnologia, talvez seja necessário dar um passo para trás, analisar melhor os objetivos da sua empresa, como chegar a eles e promover treinamentos da equipe. 

Investir em tecnologia: o que eu ganho com isso? 

Analisou bem a sua empresa e percebeu que ela está preparada e precisa recorrer a avanços tecnológicos? Bom, então agora, é o momento de entender quais os benefícios que você poderá encontrar ao investir em tecnologia. 

Ganho de competitividade

Estar atualizado com as mudanças de mercado é básico para que a sua empresa esteja no mesmo patamar competitivo que suas concorrentes. Mas, mais do que isso, estar atualizado é acompanhar o comportamento do seu cliente e continuar sendo uma opção válida para ele. 

Todo mundo gosta de praticidade e de ser bem tratado. A tecnologia otimiza o seu trabalho, restando mais tempo para pensar com estratégia na melhor forma de atender o seu cliente. Além disso, a investir em tecnologia pode proporcionar maior controle do seu negócio, além de dados importantes para você conhecer melhor quem precisa da sua solução. 

Aumento da produtividade 

É comum que no dia a dia de trabalho, devido a grandes demandas, empresas parem de se preocupar tanto com estratégia e passem a “apagar incêndios”. Essa pode ser uma prática bastante prejudicial, pois está focada apenas no momento e não em metas a longo prazo, que podem definir a longevidade de uma empresa. 

Investir em tecnologia também é uma forma de alinhar informações e organizar a “casa”, ou seja, trabalhar com mais inteligência, restando mais tempo para desenvolver diagnósticos, metas e planejamento. Otimizando a rotina de trabalho, sua equipe evita focar apenas em ações imediatistas e é capaz de produzir com mais estratégia, aumentando a produtividade e reduzindo retrabalhos e ciclos que não avançam. 

Integração entre as áreas

Em uma rotina atribulada, muitas vezes os trabalhadores, inclusive gestores, possuem dificuldade em visualizar a empresa de forma sistemática. Dessa forma, as áreas trabalham de forma independente, fazendo com que os colaboradores não tenham uma visão macro, atuando separadamente na resolução de problemas. 

De forma geral, esse comportamento pode levar a desperdício de tempo e esforço, centralização de informações e sobrecarga da equipe. 

Tecnologias para agrupar as informações e facilitar a comunicação da equipe, são muito importantes. O Slack por exemplo facilita essa comunicação, possibilitando a criação de grupos de trabalho interdisciplinares. Além disso, é essencial a construção de materiais de conhecimento interno, assim, todas as equipes poderão consultar sempre que necessário. 

Tomadas de decisão mais assertivas 

A análise de dados é essencial para a criação de uma estratégia realista. Através dessas informações é possível desenvolver um diagnóstico real do atual estado de uma empresa, verificar variáveis ao longo dos anos e continuar monitorando os resultados em todas as fases do planejamento. 

Ferramentas de Inteligência Artificial, Nuvem ou até mesmo o bom e velho excel são formas de armazenar os dados e o mais importante: fazer a análise e transformar dados em ações. 

Esteja mais preparado para crises 

Nem sempre crises são previsíveis, por isso, preparar-se para elas deve ser constante. Manter-se atualizado sobre as novidades de mercado e o comportamento do seu cliente é uma das formas de estar melhor preparado. 

Investir em tecnologia possibilita que a sua empresa tenha formas diferentes de oferecer os seus serviços. Um exemplo recente foram as empresas que conseguiram manter-se ativas durante a pandemia, principalmente porque estavam adaptadas para o modelo remoto, ou seja, possuíam tecnologia e uma equipe bem treinada para aplicá-la. 

Desafios ao implementar uma nova tecnologia 

Como dissemos anteriormente, ao investir em tecnologia, existem alguns desafios, como adesão da equipe por exemplo. Isso soluciona-se com o desenvolvimento de uma cultura de inovação e treinamentos. 

Porém, existem outros dilemas que precisamos ficar atentos para fazer uma implementação saudável e que traga resultados. Um deles são os aspectos técnicos, tanto da implementação em si, quanto da manutenção dessa nova tecnologia. Profissionais internos capacitados são importantes, mas não esqueça de pesquisar bem sobre a empresa que está oferecendo essa novidade, verificando se ela realiza treinamentos e se possui um bom suporte técnico. 

Além disso, é preciso consistência e paciência, ou seja, seguir o planejamento, analisar os resultados e fazer adaptações caso seja necessário. 

No geral, podemos resumir em 4 boas práticas: 

  • Prepare a sua equipe e construa uma cultura de inovação 
  • Pesquise bastante sobre a tecnologia e a empresa que a está implementando 
  • Desenvolva um planejamento de implementação, com objetivos e metas 
  • Siga o planejamento e analise os resultados 

O que acontece quando você não investe em tecnologia 

Você sabe o que a Atari, a Kodak e a Blackberry têm em comum? As 3 empresas foram nos anos 80, 90 e início de 2000, líderes de mercado em seus segmentos: videogames, câmeras fotográficas e celulares. Porém, não acompanharam o desenvolvimento tecnológico e praticamente faliram. Hoje, mesmo que ainda existam, são empresas conhecidas apenas pelo seu passado. 

Infelizmente, o mercado funciona dessa forma: quem não se renova, está sujeito ao esquecimento. Mas, felizmente, isso não acontece do dia para a noite. Manter-se atualizado e investir em tecnologia é algo diário, em que é preciso estudar e entender as mudanças de comportamento do seu cliente. 

A pandemia, por exemplo, trouxe algumas mudanças no comportamento do consumidor e também das empresas. Hoje, mais do que preço, o consumidor busca uma experiência. Isso envolve principalmente praticidade e segurança, que só a digitalização de processos consegue trazer. 

Case de Sucesso: Banib 

A pandemia do coronavírus abalou o mundo de diversas maneiras. Segundo pesquisas, no estado de São Paulo, 6 a cada 10 empresas perderam faturamento. Enquanto no Brasil inteiro, cerca de 600 mil empresas encerraram os seus serviços.

Atualmente a situação tem melhorado, mas fica a lição: empresas adaptáveis possuem maiores chances de sobreviver a mudanças bruscas (ou sutis) de mercado. Gigantes como a Nubank, MRV Engenharia, GetNinjas, Samba Tech, Amaro, entre outras, não apenas perduraram, mas também se tornaram ainda mais relevantes. 

Mas qual é o segredo? Vamos falar sobre a empresa que melhor conhecemos: a Banib. Durante a crise, a Banib duplicou em faturamento e estrutura, principalmente porque é uma empresa, que assim como outras sobreviventes, abraça a tecnologia.  Além de continuar oferecendo os nossos serviços de maneira humanizada, também ajudamos os nossos clientes a continuar trabalhando, mesmo remotamente. 

Temos dezenas de Cases de Sucesso, de empresas que usaram a tecnologia da Banib para se adaptar às mudanças de mercado. Um exemplo, é a imobiliária Mirantte:

Resumindo: construir uma cultura de inovação e tecnologia mantém a sua empresa forte e competitiva em qualquer cenário, mesmo os mais adversos. 

Para a Banib investir em tecnologia é primordial 

Como já destacamos ao longo deste artigo, investir em tecnologia é a melhor forma de garantir crescimento e estabilidade a longo prazo da sua empresa. A equipe da Banib sempre teve isso em mente, por isso, recentemente (final de 2022) a nossa solução passou por uma grande atualização. 

Ao fazer isso, também estamos atualizando os nossos clientes, que agora contam com mais recursos e estratégia para gerar negócios.

Algumas atualizações que fizemos:  

  • Possibilidade de fazer o seu tour usando apenas o smartphone;
  • Acréscimo de comentários por áudio (versão construction); 
  • Plataforma mais intuitiva, responsiva e bonita; 
  • Mais facilidade para a criação do passeio virtual;
  • Métricas de acesso mais completas (versão imobiliária); 

Quer saber mais sobre a Banib e como podemos te ajudar? É só falar com a gente, clicando aqui. 

Posts relacionados