antecipação de tendências banib conecta capa antecipação de tendências banib conecta capa

Antecipação de tendências: como prever problemas e identificar soluções?

10 minutos para ler

Intuitivamente, todo gestor ou empresário sabe que parte do seu sucesso depende da capacidade de antecipação de tendências e de previsão oportunidades e ameaças para os negócios. Em tempos de turbulência social e econômica, como a que vivemos devido à pandemia de Covid-19, isso deixa de ser um diferencial e se torna uma estratégia de sobrevivência.

No mercado imobiliário, isso poderá oferecer a resistência que seu negócio precisa diante de um potencial desaquecimento do setor. Quer entender melhor? Acompanhe!

Por que fazer a antecipação de tendências?

A previsão é uma ação essencial para uma boa gestão empresarial. Quando há uma busca ativa e rotineira pelas tendências, é possível ir muito além de meramente saber o que estará em voga na prática comercial nos próximos anos.

Entrar em contato em tempo real com o desenvolvimento do mercado em termos econômicos e tecnológicos faz com que você crie a capacidade de imaginar e ter ideias inovadoras para se destacar no futuro.

Porém, além disso, muitas tendências não precisam que você explore criativamente o futuro. Caso você confira seus dados passados, poderá projetar facilmente alguns cenários prováveis. Talvez seja por isso que, nas lendas da mitologia grega, na porta do principal templo de adivinhação na cidade Delfos, estava escrito na porta: “Conheça a ti mesmo”.

Frequentemente, as respostas estão na correta diligência quanto às informações comerciais do seu negócio da perspectiva histórica. Por isso, observe seus relatórios financeiros, as medidas que mais atraíram clientes e outros dados para identificar aquilo com maior potencial de trazer excelentes resultados.

Sendo assim, combinando esse conhecimento com outros fatores externos, sua empresa terá mais chances tanto de identificar que está acontecendo agora quanto de prever rapidamente o que deve acontecer amanhã.

Liderança comercial

Antecipar desafios e implementar tendências em sua empresa pode melhorar bastante o seu posicionamento no mercado imobiliário. Desse modo, ela poderá ser conhecida como referência de inovação, que puxa as mudanças necessárias, em vez de imitar receitas prontas de sucesso dos concorrentes.

Isso é importante para todos os portes de empresa, sendo um diferencial muito importante para os pequenos e médios negócios. Uma boa parte das multinacionais e grandes corporações atuais se originaram de pequenas startups que foram capazes de antecipar o futuro, como é o caso do Facebook, da Amazon, entre tantas outras.

Os verdadeiros líderes são aqueles que percebem o embrião das tendências inevitáveis, abandonam o conservadorismo e adaptam seu modelo de negócios rapidamente para responder às mudanças que identificaram. Com isso, eles verdadeiramente criam as condições de mercado. Quando menos se espera, eles ditaram os rumos do mercado. Portanto, se você deseja estar sempre um passo à frente dos concorrentes, não basta antecipar o futuro, mas se deve também agir.

Quais são os agentes de aceleração de tendências do mercado imobiliário atual?

A evolução é inevitável, mas há alguns fatores que podem acelerar a velocidade com que as mudanças chegam até nós.

Pandemia de Covid-19

Certamente, o principal fator de aceleração de tendências atualmente é a Pandemia de Covid-19. Historicamente, esses eventos geram o ambiente propício para a inovação. Por exemplo, após a Peste Negra na Europa, surgiu o Renascentismo. Esse foi o período de florescimento da ciência e da tecnologia, lançando as bases para o desenvolvimento que colhemos hoje.

Isso ocorre, pois há uma corrida para enfrentar os desafios sociais provocados pelo adoecimento e isolamento de grande parte da população.

Transformação Digital e virtualização dos modelos de negócio

Nos últimos anos, as tecnologias disruptivas evoluíram bastante. Com isso, houve uma migração total ou parcial dos modelos de negócio para o mundo digital. Afinal, a automação e a inteligência artificial fizeram com que a força de trabalho humana fosse desnecessária em muitas tarefas, reduzindo os custos operacionais das empresas.

Esse fenômeno foi acompanhado por uma mudança no comportamento de consumo, em que as pessoas perderam o receio de fazer compras e firmar contratos virtuais. Em 2019, antes da Pandemia, o setor já tinha apresentado um crescimento de 22,7%.

Como promover a antecipação de tendências?

Algumas dicas podem auxiliá-lo a ter muito mais previsibilidade das tendências, oportunidades e ameaças por vir.

Confira as pesquisas do setor e os relatórios de antecipação de tendências de consultores

Os gestores e empresários devem adotar uma postura mais técnica a respeito da antecipação das mudanças. Sim, é importante desenvolver a intuição e o tino para os negócios, mas qualquer decisão deve ser baseada em dados.

Há quem confie totalmente em suas próprias paixões. Entretanto, com o acesso instantâneo à Internet de hoje a todos os relatórios, estimativas e white papers de especialistas, não há desculpa para ficar desatualizado em relação às perspectivas externas para embasar e enriquecer suas próprias opiniões.

Ademais, as empresas de consultoria, nacionais e internacionais, publicam diariamente conteúdos em seus blogs com as melhores perspectivas sobre o setor. Geralmente, elas são embasadas em dados bastante sólidos, que podem não ter ainda sequer sido lançados.

Acompanhe os influenciadores do seu setor

Hoje em dia, vivemos na Era da Influência. A internet aumentou significativamente o impacto da opinião de determinados atores individuais sobre os rumos do mercado. Então, apenas um simples comentário de influenciadores pode levar à queda de ações na bolsa ou a uma corrida pela implementação de determinada tecnologia.

Use ferramentas de analytics e sales management para a antecipação de tendências

Existem muitas plataformas gratuitas, como o  Google Trends, que podem ser usadas para rastrear o comportamento do cliente. Além de ajudar a compreender as dores do seu público, isso poderá inclusive antecipar a busca dele por coisas que ainda não existem.

Assim, você pode identificar uma demanda latente e oferecer uma solução exclusiva rapidamente. Ademais, há também sistemas avançados de CRM que ajuda você a analisar o comportamento direcional de seus clientes específicos.

Contrate colaboradores capacitados e visionários

Outra forma de antecipar tendências e inovar é contratar colaboradores que sejam mais especializados do que você em áreas de negócios complementares, como marketing e vendas. Não assuma os riscos de gerir esses departamentos de forma amadora.

No entanto, não contrate e os deixe pensar sozinhos! Procure se inteirar do assunto e discutir sua visão. Isso não é para fazer por conta própria, mas para enriquecer sua visão. As mudanças são sempre muito complexas e dependem de inúmeros fatores cumulativos. Quanto mais rico for o ponto de vista de todos os atores, melhores serão suas previsões.

Construa e ouça um grupo eficaz de parcerias

Um dos maiores erros na gestão de negócios é o isolamento. O empresário que não estabelece parcerias com empresas e acha que pode resolver todos os problemas sozinho falha em antecipar tendências. O mercado contemporâneo é baseado no princípio da especialização das atividades comerciais.

Então, quando você não terceiriza ou adquire serviços para complementar seu negócio, há uma perda significativa de competitividade. Por sua vez, um bom parceiro faz com que você perceba coisas que não estão no seu radar e identifique o que está por vir.

Faça as perguntas certas e ouça seus clientes

Às vezes, não é preciso contar com análises de gurus e consultores para obter os insights que precisa sobre o futuro. Bastará perguntar aos clientes: eles serão as melhores pessoas para informar a respeito das próprias demandas e expectativas. Como eles estão conectados ao mundo, muitas dessas respostas podem ser generalizadas para outras situações.

De olho no futuro: como algumas empresas se destacaram no cenário de Covid-19?

Há muitos anos, os especialistas vinham antecipando que a tecnologia da transformação digital revolucionaria o modelo de negócios das empresas. No entanto, grande parte das previsões imaginavam que isso ocorreria ao longo de uma década, culminando com um grande ponto de convergência em 2030.

A Pandemia, por sua vez, modificou todo esse cenário. Como vimos, para evitar a catástrofe econômica, muitos negócios tiveram de acelerar sua migração para o mundo digital. Por sua vez, as empresas de tecnologia ganharam a oportunidade de investir ainda mais em pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Consequentemente, o futuro chegou antes do esperado. Essa aceleração permanecerá por um bom tempo, pois os diversos fatores que a causaram ainda estão em movimento.

Da mesma forma, os seus reflexos no comportamento social e cultural serão permanentes. Então, promover a antecipação de determinadas tendências será o segredo da vantagem competitiva. Confira, a seguir, a grande transformação que os especialistas preveem.

Economia da experiência

Como explicamos anteriormente, a experiência do cliente vinha ganhado um espaço crescente nas estratégias comerciais. Com a Pandemia de Covid-19, o mercado se transformou inteiramente. Os hábitos de consumo migraram, em grande parte, para o mundo digital. Com isso, os analistas dizem que surgiu um novo modelo de mercado, com a transformação de todos os setores. Eles o chamam de Economia da Experiência.

  • grandes artistas cancelarem eventos;
  • campeonatos esportivos foram fechados;
  • as atividades de lazer foram interrompidas;
  • os pontos de vendas físicos ficaram restritos às atividades essenciais;
  • no mercado imobiliário, a visita e vistoria de imóveis foi suspensa com exceção a casos emergenciais.

Apesar de termos nos recuperado em relação à gravidade da pandemia, as relações interpessoais não vão voltar ao normal. Haverá sempre o receio de uma nova emergência em saúde. Além disso, as pessoas não vão se esquecer da comodidade de fazer grande parte das compras e dos negócios em casa.

Assim, as novas tecnologias imersivas baseadas na experiência de experiências virtuais se tornarão a regra, e não a exceção. As pessoas se acostumarão são as manifestações óbvias de como os consumidores adquirem status no mundo virtual.

Visão antecipada: quais tecnologias vão transformar o mercado imobiliário?

Nesse sentido, quem atua no mercado imobiliário deve ficar atento a uma tecnologia especialmente: a realidade virtual. Por um bom tempo, as pessoas vão buscar reduzir os riscos do contato pessoal. Assim, as visitas em imóveis serão cada vez mais raras. Então, algumas questões surgirão inevitavelmente. Como convencer os clientes a comprar ou locar imóveis? Como deixar os anúncios mais atraentes virtualmente?

Agora, será o momento de aplicar a antecipação de tendências. Uma resposta para isso está em uma tecnologia chamada de tour virtual. Nas melhores plataformas desse serviço, é possível capturar as imagens com uma câmera portátil 360 ou apenas com o seu smartphone.

Em uma plataforma na nuvem, o processamento automático das imagens será feito para produzir visões 360º do ambiente. Então, serão gerados links capazes de proporcionar uma experiência de visita virtual. O usuário poderá guiar a visão, mover seu avatar digital, dar zoom e clicar em hyperlinks.

Quer receber os melhores conteúdos sobre o mercado imobiliário e suas inovações? Então assine a nossa newsletter!

Posts relacionados