ferramentas digitais banib conecta capa ferramentas digitais banib conecta capa

Tendências do imobiliário: ferramentas digitais para vender mais

9 minutos para ler

A tecnologia já trouxe diversas mudanças para vários setores, especialmente com a maior presença de ferramentas digitais como parte do dia a dia. São esses aplicativos e softwares que mais contribuem com o desempenho de empresas hoje em dia, ajudando assim a construir um diferencial competitivo e conquistar um número maior de clientes.

Isso também é verdadeiro no setor imobiliário, com cada vez mais corretores usando essas ferramentas para otimizar o próprio tempo e fechar mais negócios. Contudo, ainda há um número considerável de profissionais e imobiliárias que não utilizam esses recursos com o máximo de efetividade, seja por só recorrerem a um número pequeno de aplicativos ou não saberem todas as suas funcionalidades.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, viemos aqui falar sobre as principais ferramentas digitais para profissionais do mercado imobiliário e que tipo de benefício você pode esperar delas. Acompanhe.

Ferramentas digitais para o mercado imobiliário

Como você já deve imaginar, existe um número considerável de softwares que podem ser usados pelo corretor imobiliário com o intuito de melhorar seu trabalho no dia a dia, tanto os mais gerais quanto aqueles específicos do setor. Confira aqui 13 recomendações que você deve considerar.

Aqua Showcase

Quando o objetivo é impulsionar as vendas, as empresas devem buscar soluções que auxiliem em todas as etapas da jornada. Showcase Imóveis é um catálogo interativo utilizado nos estandes de vendas de construtoras e incorporadoras. Os corretores utilizam essa plataforma para apresentar os empreendimentos e aprimorar o atendimento ao cliente.

Whereby

O bom atendimento é a base para boa parte do trabalho dentro do setor imobiliário. É assim que um profissional constrói confiança com seus leads, apresenta suas propostas, tira dúvidas e lida com objeções. Quanto mais eficiente ela for, melhor para todas as partes.

O Whereby é um software usado para criar salas de reuniões digitais, com espaço para até 8 pessoas conversando simultaneamente. Sua versão gratuita já tem bastante utilidades, mas você ainda pode investir na versão paga se quiser criar múltiplas salas. A versão para desktop é a mais recomendada.

Suiteshare

Você provavelmente já utiliza o WhatsApp como parte de seu negócio, seja para comunicação interna ou com seus clientes. Afinal, é o aplicativo de mensagens mais utilizado no país. No entanto, ele não tem todos os recursos que você precisa. É aí que entram softwares auxiliares, como o Suiteshare.

Trata-se de um software que funciona como uma “roleta de vendas”. Quando alguém faz contato com a imobiliária via WhatsApp, esse contato é direcionado para um dos corretores, o qual passa a ser responsável por aquele cliente. Perfeito para administrar sua equipe a distância.

Trello

Uma das ferramentas digitais mais utilizadas em gestão de projetos, o Trello é, basicamente, um quadro kanban que pode ser editado mais livremente e compartilhado com todos os membros. Ao contrário de um quadro físico, você pode adicionar arquivos, mensagens, listas de tarefas ou mesmo redefinir todas as colunas e cartões a qualquer momento.

A versão gratuita já é muito útil e está disponível para desktop, iOS, Android ou mesmo no navegador. No entanto, o armazenamento é limitado. Para projetos mais complexos, vale a pena investir em seus recursos.

Simple Teleprompter

Para aqueles que não sabem, um teleprompter é uma máquina usada para mostrar um texto a alguém bem na frente de uma câmera. Isso significa que, enquanto ela lê, também vai olhar sempre para a câmera de gravação. Facilita muito a gravação de vídeos, mas não é algo que uma imobiliária teria.

O Simple Teleprompter, por sua vez, é um aplicativo para smartphone que serve como um teleprompter, permitindo que você grave vídeos roteirizados sem ter que memorizar tudo nem improvisar — e o melhor é que ele é totalmente gratuito.

CRM – Customer Relationship Management

Se a sua imobiliária tem um número grande de clientes, pode ficar difícil administrar todos eles. E quanto mais um negócio cresce, mais essa questão se torna um problema. Por isso o mais comum é que as empresas invistam em um sistema de Customer Relationship Management.

Também chamado de CRM, esse sistema é usado para registrar, qualificar e acompanhar o atendimento de cada cliente. Dessa forma, todos os corretores têm acesso rápido a qualquer informação sobre seus respectivos leads e como devem proceder. É um investimento mais alto, mas indispensável para seu crescimento.

Magik Plan

O planejamento de plantas pode ser feito em vários momentos, incluindo como parte da oferta para o cliente. Contudo, o processo como um todo pode ser um pouco complicado. Fazer tudo sem o devido cuidado pode criar um projeto que não pode ser entregue.

Sendo assim, o Magik Plan é uma das ferramentas digitais mais úteis disponíveis. Ele serve para criar uma primeira versão da planta baixa de um imóvel, sendo muito útil para imobiliárias que querem vender um projeto inicial junto do anúncio de um terreno.

Sun Keeper

A realidade aumentada é, basicamente, quando você usa recursos digitais, como projeções, para mudar a forma como uma pessoa interage com o mundo real. Esse tipo de tecnologia é aplicada em várias áreas, incluindo na construção de imóveis.

Por exemplo, o Sun Keeper é um aplicativo que calcula a incidência solar em um determinado espaço ao longo do dia ou do ano. Dessa forma, é possível otimizar o planejamento da obra ou mesmo usar isso como um diferencial para seu cliente.

CamScanner

Escanear documentos é uma tarefa comum em qualquer escritório, isso não deve mudar tão cedo. No entanto, isso pode ser um pouco mais difícil em alguns contextos, especialmente durante a pandemia. Nem todos os corretores terão um scanner em casa para enviar esses documentos.

É aí que entra o CamScanner, um aplicativo gratuito que transforma um celular em um scanner. Com ele, você pode tirar uma foto de boa qualidade, salvando o conteúdo em formato PDF, pronto para ser arquivado ou enviado.

Evernote

Há muitas coisas que você precisa tomar nota, como compromissos, listas de tópicos para uma reunião com o cliente, entre outras. Contudo, uma agenda nem sempre é o formato mais prático. Da mesma forma, nem sempre é mais editar tudo isso através do bloco de notas do celular.

Para isso serve o Evernote. Esse aplicativo, disponível para computador e para celular, é usado como bloco de notas, mas seu conteúdo fica armazenado em nuvem. Sendo assim, você pode acessá-lo e modificá-lo a partir de qualquer aparelho que tenha acesso à internet.

Assinatura Eletrônica

Documentos só têm valor legal com assinatura reconhecida. Porém, não apenas por causa da pandemia, o número de documentos que precisa ser enviado digitalmente vem crescendo bastante nos últimos anos. Para que isso seja feito com segurança, é necessário ter uma assinatura eletrônica.

Como o nome já diz, trata-se de uma assinatura criptografada colocada em um documento, para a qual você tem uma chave correspondente. Se a assinatura e a chave se encaixarem, então significa que o documento é autêntico.

Tour Virtual

Devido ao isolamento social, é mais difícil para muitos clientes irem diretamente até os imóveis para conferi-los. Dependendo da qualidade, fotos não costumam ser o suficiente. Desse modo, você precisa oferecer uma solução mais robusta ao seu lead se quiser fechar negócio.

Um exemplo disso é o Tour Virtual. Nele, é usado um conjunto de fotos que são combinadas para criar um ambiente digital, permitindo ao cliente explorar o local de diferentes ângulos, além do recurso 360. É uma excelente solução para permitir visitas, mesmo quando não seria normalmente possível.

Tendência é usar mais ferramentas digitais no setor imobiliário

Se você está atualizado no setor, então sabe muito bem como esses e outros recursos digitais estão se tornando a norma para a construção de uma imobiliária mais efetivam. Há bons motivos para isso.

Confira aqui algumas das principais razões para a tecnologia digital ser uma tendência no setor imobiliário.

Facilidade de organização

Organizar o próprio dia a dia é uma tarefa mais difícil do que muitos imaginam. Especialmente quando se lida com algo como o mercado imobiliário. Qualquer auxílio ou facilidade nesse processo é muito bem-vindo.

Como você deve ter notado, boa parte das ferramentas que mencionamos acima têm o objetivo de tornar essa organização mais simples, seja com lembretes, agenda ou distribuição de informação dentro da equipe. Isso tanto numa escala individual quanto para a equipe como um todo.

Automação de tarefas

Algumas das tarefas vitais dentro de uma imobiliária podem exigir bastante tempo, mas não tanto raciocínio. Apenas repetição de movimentos e padrões. Cada minuto gasto aqui pode custar uma oportunidade de vendas para sua equipe.

Por isso que, para otimizar o trabalho de todos, os aplicativos e softwares usados em uma corretora costumam automatizar algumas dessas tarefas. Isso reduz a carga de trabalho direta e economiza o tempo e energia de todos para o melhor cumprimento do cronograma.

Mais oportunidades para interagir com clientes

Um bom marketing e atendimento ainda faz toda a diferença para o desempenho do seu negócio. Sem isso, você não conseguiria fechar novos contratos. Por isso que boa parte das ferramentas que citamos também facilitam a comunicação com o público, seja na atração de leads, marcando reuniões ou acompanhando seu processo de atendimento.

Agora você já entende melhor a importância das ferramentas digitais para o melhor desempenho no mercado imobiliário — o mais provável é que essa tendência continue se fortalecendo, com mais digitalização envolvida no processo.

Quer encontrar uma ferramenta digital para te ajudar a captar mais clientes agora mesmo? Então, entre em contato com a Banib agora mesmo e conheça nossa ferramenta de tour virtual.

Posts relacionados

1 comentário em “Tendências do imobiliário: ferramentas digitais para vender mais

Os comentários estão fechados.