Imagens 360 no mercado imobiliário: inovação que veio pra ficar?

12 minutos para ler

O mercado imobiliário vem se adequando às novas tendências de comportamento do consumidor nos últimos anos e essa deve ser uma verdadeira obsessão dos gestores nesse segmento. Isso porque a Internet e outras ferramentas desenvolvidas com o objetivo de facilitar o dia a dia corrido das pessoas impõem uma nova velocidade aos processos, trazendo novidades que podem mantê-lo à frente da concorrência ou no fim da fila — posição que ninguém deseja ocupar, não é mesmo?

O uso de vídeos feitos por drones, de imagens 360, de chatbots e de inteligência artificial são algumas das inovações que apoiam as imobiliárias na busca por conquistar seu público. Elas fazem isso ao oferecer comodidade, qualidade e eficiência durante a jornada do cliente. Já para as empresas, essas tecnologias otimizam o tempo dos corretores, reduzem custos a auxiliam no fechamento de negócios mais rapidamente, reduzindo o ciclo de vendas.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da tecnologia para o mercado imobiliário, explicar como funcionam os tours virtuais e convencer você das vantagens de usá-lo em seu negócio. Aproveite a leitura!

Por que a tecnologia ganhou tanta importância no mercado imobiliário?

Em todo o mundo, o mercado imobiliário vive as mudanças trazidas pela chegada da Internet. Com elas, as pessoas passaram a poder filtrar melhor as suas buscas pelo imóvel ideal, considerando aqueles fatores mais importantes, como localização, preço, tamanho, comodidades etc.

Mais do que isso, a Internet proporcionou maior possibilidade de análise dos pontos negativos e positivos das alternativas oferecidas pelo mercado. Também trouxe a oportunidade de escolher suas preferências sem ter de sair de casa ou do trabalho, além de escolher com quem farão negócios a partir da pesquisa sobre a reputação das empresas.

Mas já passamos da fase de falar apenas sobre a presença da sua empresa on-line, com ferramentas de busca de imóveis e produção de conteúdo para atrair os consumidores. Trata-se de buscar novas formas de se destacar, já que, atualmente, a maioria das empresas como a sua já investiu nessa primeira etapa.

Quais as principais tendências de uso da tecnologia no mercado imobiliário?

No ponto onde nos encontramos, é preciso oferecer ao cliente um leque maior de vantagens ao escolher a sua empresa para a compra do imóvel que ele idealiza. Vamos conhecer algumas das tendências tecnológicas para o mercado imobiliário.

Automação

Há uma gama de soluções tecnológicas oferecidas pelo mercado aos consumidores que buscam praticidade aliada à sustentabilidade e à economia. Nesse segmento, entra a automação residencial, que proporciona o uso inteligente de recursos para facilitar as tarefas em casa.

É necessário estimular a aplicação dessas inovações para conquistar os clientes que procuram esse nicho. Entre elas, podemos destacar dispositivos de controle de segurança do imóvel, de programação de uso da energia e da água, da climatização, entre outros.

Assinatura digital

Uma facilidade que chegou para reduzir a burocracia em todos os processos de compra e venda imobiliária é o uso de assinatura digital, que permite mais segurança e agilidade no fechamento de negócios. Como usa a criptografia, permite que os documentos sejam feitos digitalmente, com garantia de autenticidade e de integridade das informações, tendo validade jurídica garantida por lei.

Realidade virtual

Esse é um dos pontos que mais atingem as imobiliárias que desejam se destacar em meio a tantos concorrentes que apresentam soluções semelhantes aos seus clientes. Por meio da realidade virtual, é possível produzir anúncios que melhoram a experiência do usuário, apresentando aos seus potenciais clientes todos os benefícios oferecidos pelo imóvel com comodidade, praticidade e riqueza de detalhes.

O uso de imagens 360º entra, aqui, com força total, pois proporciona um verdadeiro passeio pelos ambientes sem ter que sair da frente do computador ou da tela do smartphone. Com ele, tanto o cliente filtra melhor as suas escolhas, conhecendo apenas os imóveis que realmente interessam a ele, como a imobiliária reduz deslocamentos desnecessários dos seus profissionais, aumentando a sua produtividade.

Como funciona o tour 360?

Falando mais especificamente dos tours virtuais, podemos dizer que essa tendência já conquistou o mercado e, principalmente, os clientes. É importante que você tenha em mente que essa ferramenta deve ser profissionalizada, para oferecer uma experiência realmente interessante para os futuros compradores de um imóvel.

As imagens 360 são produzidas a partir de um sistema que grave os ângulos de uma cena (no caso de um imóvel, de um ambiente), de forma simultânea e sistematizada. Para que esse material tenha a qualidade necessária, é preciso que seja feito com o uso de uma câmera portátil 360° apoiado a um tripé.

Você pode ter encontrado em suas buscas alguns tours virtuais feitos com imagens feitas a partir de um smartphone e criadas com aplicativos oferecidos pelo mercado. Mas deve ter notado que a sua qualidade não permite a experiência de visitar o imóvel sem sair de casa, pois geralmente elas acabam perdendo a fluidez pelos cômodos ou não conseguem captar todos os ângulos necessários para a construção do tour virtual. A seguir um modelo de tour virtual para você navegar a avaliar a sua experiência:

Quais as vantagens de usar imagens 360?

  • oferecer uma experiência diferenciada ao cliente;
  • mostrar o imóvel de uma forma mais realista, com visão ampla de suas características;
  • facilitar a procura pelo imóvel ideal, antes de agendar uma visita;
  • otimizar o tempo da equipe de corretores;
  • reduzir os custos com deslocamentos desnecessários;
  • atrair mais clientes, já que o tour virtual chama mais a atenção do usuário em relação a outros tipos de imagens;
  • aumentar as chances de venda de imóveis ocupados, que têm mais dificuldades de receber visitas de possíveis compradores;
  • melhorar o posicionamento da marca da sua imobiliária perante o mercado.

Por que sua imobiliária deve usar imagens 360 em sua divulgação?

Atualmente, a melhor ferramenta para a apresentação de imóveis na Internet é, sem dúvida, o tour virtual. Com ele, as pessoas que estão procurando uma casa para morar podem ter a sensação de passear pelos ambientes, verificando todos os seus detalhes e vantagens.

É uma maneira de causar encantamento antes mesmo da primeira visita, sendo capaz de mudar e melhorar, até mesmo, o relacionamento entre os compradores e os vendedores.

O impacto do uso de imagens 360 já vem sendo sentido pelo mercado. Tanto é assim que a maioria dos portais de compra e venda de imóveis na Internet já estão qualificados para receber os tours virtuais em suas plataformas. O mesmo ocorre com os aplicativos e sistemas de gestão voltados para imobiliárias, que permite uma apresentação mais qualificada das informações sobre os imóveis oferecidos.

Se o seu negócio oferece apartamentos e casa de alto padrão, talvez você também já tenha sido questionado pelos proprietários a respeito do uso dessa tecnologia. Isso porque ela ajuda a segmentar melhor os clientes, otimizando as visitas presenciais, que serão feitas apenas pelas pessoas que realmente estiverem interessadas no imóvel, pois já fizeram o tour virtual.


As construtoras também têm usado essa tecnologia para a apresentação de seus lançamentos, com imagens mais realistas das plantas e de como ficarão os imóveis depois de prontos. As imagens 360 oferecem aos clientes não somente uma ideia mais clara de como são os cômodos, como quarto, sala, cozinha e banheiros, mas também encantam por dar a eles a sensação de estar no ambiente com comodidade e praticidade.

Como escolher um bom parceiro para iniciar o uso de imagens 360?

Como mencionamos, é possível usar o smartphone e alguns aplicativos para fazer imagens 360, que são a base para a construção de tours virtuais. Mas o ideal é poder contar com equipamentos adequados e a assessoria de uma empresa para oferecer o melhor serviço à sua imobiliária e garantir todas as vantagens que mencionamos neste artigo.

Por meio da Plataforma Banib Conecta, a própria imobiliária recebe todas as ferramentas necessárias para criar seus passeios virtuais com qualidade. O processo é feito de forma simples, eficiente e rápida. O melhor é que o custo é acessível e a sua empresa terá todo o suporte para utilizar o equipamento adequadamente.

Com a Plataforma Banib Conecta, a imobiliária usa uma câmera portátil 360º, um tripé e um smarphone para a captação das imagens dos ambientes. Depois, a própria Imobiliária constrói o tour virtual e disponibiliza o link de acesso para compartilhar o passeio com seus clientes, ajudando a alavancar as vendas.

Uma alternativa criada recentemente é o Banib Rent. O serviço permite o aluguel do equipamento para que as imagens 360 sejam capturadas. Por fim, se sua empresa preferir, é possível usar o Banib Studio, com a possibilidade de contratar uma equipe que fará o trabalho para a sua empresa.

Como a imagem 360 pode auxiliar seu negócio?

Essa estratégia pode ser empregada em diversos pontos de um negócio desde os processos operacionais internos até o marketing. A seguir, vamos explicar como as empresas do mercado imobiliário tem conquistado melhores resultados com ela.

Vistoria de obras

A principal função da vistoria de obras é a geração dos relatórios técnicos exigidos por lei e o controle de qualidade pelos gestores. No entanto, sem a tecnologia, esse é um processo muito ineficiente, pois era preciso destacar um funcionário especializado para cada canteiro no qual ele poderia ficar um dia inteiro circulando e fazendo anotações.

Com as imagens 360º, ele pode visitar dois ou três canteiros em um mesmo dia, tirar fotografias panorâmicas e inspecionar fisicamente os pontos que chamam sua atenção. No dia seguinte, ele poderá fazer a criação do tour virtual na plataforma da Banib e observar com muito mais atenção cada detalhe da obra.

Desse modo, há menos tempo gasto com deslocamento, o aumento da produtividade e um incremento da qualidade dos relatórios técnicos. É possível anexar as imagens no arquivo, tornando-o muito mais fidedigno.

Monitoramento de canteiros

Para melhorar os processos produtivos, as construtoras devem monitorar constantemente o canteiro de obras. Desse modo, podem localizar problemas, como:

  • não utilização de EPI;
  • mau acondicionamento de insumos;
  • falhas estruturais;
  • inconformidade com o escopo e a qualidade exigida;
  • etapas atrasadas etc.

As imagens 360 podem ser tiradas diariamente pelas equipes e analisadas pelo gerente daquela obra e pelo gestor de projetos da empreiteira. Assim, eles poderão pensar em medidas corretivas para aumentar a eficiência do canteiro.

Anúncios de imóveis

Anúncios com imagens 360 têm muito mais chance de converter. Isso porque eles trazem uma maior imersão para o visualizador. Com isso, ele terá a sensação de estar vendo uma representação real do imóvel.

Quais as vantagens das imagens 360º?

O desenvolvimento da tecnologia da realidade virtual permitiu que novas ferramentas mais imersivas fossem criadas para solucionar antigos problemas do mercado. As imagens 360º estão revolucionando a construção civil ao permitir uma visualização integral de cada ambiente.

Atração de clientes

Com anúncios mais reais, o cliente confia mais em toda a mensagem transmitida pelo anúncio. Desse modo, ele cria um vínculo positivo com sua empresa, acreditando que ela se esforça para conquistá-lo de uma forma honesta.

Atualmente, isso é muito melhor do que investir em mensagens muito persuasivas. Com o crescimento da Internet, ficou muito mais fácil buscar por informação. Consequentemente, o público hoje se importa muito com o conteúdo de um anúncio em detrimento do apelo emocional.

Processos mais eficientes

Como os relatórios e vistorias poderão ser feitas em um conforto de um escritório, os profissionais terão muito mais produtividade. Afinal, o foco é muito maior quando não há estímulos constantes, como ruídos de equipamento, sol forte, poeira etc.

Além disso, as fotografias 360 permitem que o vistoriador selecione determinadas regiões e dê um zoom profundo. Com isso, ele poderá ver determinados detalhes que dificilmente seriam percebidos a olho nu com a confusão típica de um canteiro de obras.

Usar a tecnologia no mercado imobiliário é uma forma de se adaptar às mudanças de comportamento do consumidor, na velocidade necessária para se manter à frente da concorrência. O uso de imagens 360 já é uma realidade e vem melhorando a relação entre as imobiliárias e seus clientes, oferecendo a eles uma experiência única, facilitando o processo de escolha e reduzindo os custos.

Ficou interessado nessa ferramenta? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a aproveitar os avanços tecnológicos que oferecemos. Quer continuar recebendo dicas para melhorar o desempenho das suas vendas? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados