As visitas presenciais a imóveis vão acabar? Entenda:

9 minutos para ler

A pandemia causada pelo coronavírus fez com que diversos setores tivessem que se adaptar para superar os obstáculos impostos. Mesmo que algumas mudanças tenham assustado no início e causado algumas desconfianças, é fato que muitas delas vieram para facilitar a rotina dos profissionais.

No caso do mercado imobiliário, a digitalização dos negócios já era uma realidade, mas ainda estava restrita aos anúncios. Com as restrições impostas por causa do confinamento, as visitas presenciais a imóveis precisaram ser suspensas e o tour virtual digital ganhou terreno.

Mas como será que ficaremos no futuro? Como os corretores e imobiliárias devem se preparar? Confira o post que preparamos sobre esse assunto e tire as suas dúvidas.

Qual é o panorama atual do mercado imobiliário?

Em março de 2020 quando o confinamento foi decretado em diversos estados, o cenário era de incerteza e de desespero. No entanto, a realidade vivenciada pelo mercado imobiliário foi bastante surpreendente e diferente de outros setores.

A quarentena junto com o teletrabalho fez com que as pessoas dessem ainda mais valor para as suas casas. Isso, junto com a taxa Selic no menor nível da história, permitiu que o número de financiamentos imobiliários batesse recorde no mês de setembro.

Ou seja, ao contrário do que poderia aparecer lá no início, o mercado conseguiu se reerguer bem e apresenta novas possibilidades de negócios tanto para os corretores e imobiliárias quanto para quem pretende comprar, vender ou alugar um imóvel.

É impossível negarmos o impacto que a revolução digital tem nisso tudo. As tecnologias que temos a nossa disposição atualmente, com certeza mudaram a forma de fazer negócio e fez com que o setor pudesse se adaptar rapidamente às restrições e galgar novas oportunidades.

O marketing digital voltado para as imobiliárias, por exemplo, é um desses casos que permitiu que os corretores pudessem seguir captando e vendendo imóveis, mesmo com os deslocamentos limitados.

Quais são as tendências atuais para o mercado imobiliário?

É inegável que 2020 tenha exigido de nós a capacidade de adaptação as realidades que foram se impondo e que não constavam em nenhuma previsão. De março para cá, já é possível enxergar as tendências criadas e que parecem ter vindo para ficar.

O corretor ou a imobiliária que pretender aproveitar a boa fase precisa estar atenta e fazer as mudanças que forem necessárias para conseguir atender às novas exigências dos clientes. Nos tópicos a seguir falamos melhor sobre elas.

Teletrabalho

O teletrabalho é uma realidade que veio para ficar, independentemente do fim da pandemia ou não, tanto que grandes empresas já anunciaram que oferecerão o benefício para os empregados que desempenhem funções compatíveis com o modelo.

Contudo, embora o home office seja capaz de entregar muitos pontos positivos, o confinamento também fez com que as pessoas percebessem que ter um espaço separado para o trabalho é fundamental. Não dá para usar qualquer cadeira ou ficar na mesa da cozinha para sempre, sendo assim, imóveis com mais espaço passaram a fazer parte das novas tendências do mercado.

Tal realidade, talvez, pode ser ainda mais sentida por quem mora nos grandes centros em que os apartamentos estão cada vez menores, mas que não era exatamente um problema, pois fazia parte de uma realidade em que a maior parte do tempo se passava fora de casa.

Natureza

A impossibilidade de levar a vida lá fora, fez com que as pessoas procurassem tornar as suas casas o mais agradável possível. Não à toa, é que muitas “mães e pais de plantas” nasceram durante o período mais duro do confinamento. Um quintal ou uma varanda nunca foram tão desejados pelos brasileiros.

Em locais como as grandes capitais em que morar em casa é cada vez mais raro, seja pelo preço, seja por questões de segurança, as varandas integradas passaram a ser um dos grandes sonhos de consumo. Quem tinha uma sacada, correu para analisar a possibilidade de fazer uma obra e quem não tinha, passou a procurar apartamentos que oferecessem esse diferencial.

Integração

As cozinhas americanas já faziam sucesso há tempos, mas agora elas estão ainda mais valorizadas. Além disso, a integração entre os ambientes, assim como falamos sobre a varanda, também têm sido bastante procurado, uma vez que mesmo com a reabertura gradual, a tendência é que as pessoas passem a fazer mais eventos em casa.

A integração de ambientes não é apenas para ter mais espaço, mas também para garantir melhor a circulação de luz e vento dentro de casa, o que gera um conforto térmico e uma sensação mais prazerosa nas atividades rotineiras.

Alto padrão

Na contramão de qualquer possibilidade de crise, a venda de imóveis de alto padrão deu um salto considerável durante a quarentena. Seguindo todas as tendências que citamos, como mais espaço, contato com a natureza e integração, as pessoas com recursos financeiros disponíveis saíram em busca de casas que são verdadeiros oásis e quem podem oferecer praticamente tudo a elas.

Desde o conforto para relaxar, trabalhar, praticar exercícios, fazer yoga (uma prática que se tornou fenômeno no confinamento), ter uma horta e, principalmente, receber os amigos para minimizar os riscos de fazer eventos na rua. Portanto, os corretores e imobiliárias que atuam com esse nicho, contam com muitas oportunidades de negócio pela frente.

O que fazer em relação a visitas presenciais a imóveis?

Bem, falamos até agora sobre como o mercado imobiliário aguentou a pressão da pandemia e as atuais tendências em relação as buscas dos consumidores, mas diante do novo cenário é impossível não falarmos sobre um ponto bastante importante: as visitas presenciais a imóveis.

Por causa do isolamento e das recomendações de distanciamento social as visitas tradicionais a imóveis precisaram ser repensadas e, assim, diversas imobiliárias, corretores e construtoras, descobriram a importância de se investir no tour virtual digital.

Até então, o mercado ainda parecia estar limitado aos anúncios em sites e redes sociais e, quando muito, investiam nas fotos, mas o que muitos pareciam ignorar é a possibilidade de oferecer ao cliente uma visita sem que ninguém precise se deslocar.

Fazer um passeio virtualé bastante fácil. Basta ter uma câmera 360 graus ou um celular, um tripé e contar com uma plataforma para criar o tour de maneira rápida e prática e que possa ser facilmente compartilhado com os seus clientes. Essa alternativa permite que o imóvel seja visto dos mais diversos ângulos e entrega praticidade tanto aos profissionais imobiliários, quanto a quem está buscando por um imóvel.

Em tempos de pandemia, ela é, com certeza, uma grande aliada, mas provavelmente, veio para ficar. Isso não quer dizer, porém, que as visitas presenciais a imóveis serão exterminadas. É preciso pensar no tour virtual como uma possibilidade complementar e mais do que isso, de qualificar os atendimentos realizados pelas imobiliárias. Porém, como isso é possível? Falaremos melhor nos tópicos a seguir.

Economia

O tour virtualpermite a economia tanto de recursos financeiros quanto de tempo. Se antes, toda pessoa interessada em determinado imóvel precisava visitá-lo pessoalmente, hoje, os passeios 360 graus permite que os clientes consigam filtrar com mais facilidade o que eles realmente estão procurando.

Dessa maneira, o corretor não precisa se deslocar tanto o que faz com que ele economize combustível, entre outros gastos e, além disso, pode focar o seu tempo em outras atividades, como alimentar o site, responder e-mails, elaborar contratos, postar nas redes sociais, entre outras coisas.

Conversão

Os corretores sabem que às vezes é preciso ter muitas visitas presenciais a imóveis para conseguir converter em uma venda ou aluguel e esse trabalho pode ser bastante cansativo e desanimador.

Contudo, como o tour virtual permite que o cliente possa visitar o imóvel sem sair de casa, conhecer todos os ângulos e detalhes, o número de acessos aumentará consideravelmente. Por outro lado, a tendência é que apenas as pessoas realmente interessadas em fazer negócio entrarão em contato para uma visita presencial e tirar uma outra dúvida que possa ter ficado, o que melhorará a taxa de conversão.

Destaque

Mudar nem sempre é uma tarefa fácil, mas é preciso ter em mente que a realidade que vivemos hoje exige de nós uma boa dose de criatividade e jogo de cintura. A tecnologia está aí para nos forçar a sair de nossa zona de conforto, sempre trazendo novidades.

Agora, além das possibilidades, também existe a necessidade criada pela pandemia. Antes dela, as imobiliárias poderiam escolher em não investir no tour digital se quisessem. Iam ficar para trás? Provavelmente, mas era “apenas” uma questão de escolha. Hoje, os profissionais que não buscarem se atualizar, correm sérios riscos de não conseguirem seguir no mercado.

Ou seja, as visitas presenciais a imóveis não estão acabadas. Elas vão continuar existindo no mercado imobiliário, a diferença é que se antes ela era vista como essencial para o fechamento de um negócio, agora, o seu lugar é complementar a outras ferramentas que a revolução digital tem adicionado as nossas vidas. O resultado é um trabalho cada vez mais focado e com entrega de resultados mais positivos tanto para os profissionais quanto para os clientes.

Quer saber mais sobre como funciona a nossa plataforma e o tour virtual? Visite o nosso site em banib.com.

Posts relacionados