tour virtual de imóveis banib conecta capa tour virtual de imóveis banib conecta capa

Tudo que você precisa saber sobre tour virtual de imóveis

13 minutos para ler

Ser corretor de imóveis hoje no Brasil é uma profissão que exige dedicação, persistência e criatividade e para te ajudar, vamos falar sobre como você pode gerar negócios com o tour virtual de imóveis.

Abdica-se de muito tempo com a sua família para encontrar o imóvel dos sonhos de outras pessoas! A maratona de visitas, a indecisão dos clientes e a dificuldade de se traduzir o que ele busca podem afetar drasticamente o processo de compra.

O Mercado depois da internet

Por causa da internet, as novas formas de negociar e comprar estão mudando rapidamente o cenário do mercado imobiliário, tanto de produtos quanto de serviços. Mas a grande mudança está nos hábitos dos consumidores!

Pegar o telefone e ligar para pedir comida se tornou algo do passado com a chegada do Ifood e do Uber Eats. Até mesmo o próprio Uber, que mudou nossa forma de nos locomovermos.

Por exemplo: os bancos, instituições muito tradicionais que agora são digitais e a fatura do seu cartão está na palma da sua mão. Se até os bancos que são dinossauros no negócio tiveram que se reinventar, imagine os outros segmentos! 

O novo mercado imobiliário e o corretor do futuro 

E assim, a compra ou locação de um imóvel também sofre uma grande mudança com as inúmeras possibilidades e ofertas alavancadas pela web. Um grande exemplo são as plataformas de venda e locação: Airbnb, Quinto Andar, entre outras.

A realidade de diversos corretores tem mudado devido a era digital, aqueles que se adaptaram a ela e investiram em novas tecnologias vivem um dia a dia mais prático, facilitado, com muito mais produtividade e agilidade, acelerando seus processos de venda e obtendo clientes mais qualificados. A transformação digital veio para tornar grandes profissionais em referência de mercado.

Utilizando toda essa tecnologia a seu favor, é possível se destacar no mercado, entre seus clientes e colegas de trabalho.

Imagine poder disponibilizar um imóvel aberto 24 horas por dia e 07 dias por semana, para ser visitado por qualquer pessoa e em qualquer região do mundo, consequentemente você poderá atender a um número maior de clientes, aumentando a chance de vender o imóvel mais rapidamente.

Tour Virtual de Imóveis: entenda essa tendência de mercado

O tour virtual de imóveis 360º é uma solução que permite que o usuário tenha uma verdadeira experiência de passeio no ambiente mesmo sem estar fisicamente no local. Inicialmente, essa ferramenta era mais utilizada em áreas diretamente ligadas à tecnologia, como por exemplo, nos games. 

Porém, não demorou para o valor dessa nova forma de enxergar fosse reconhecido por diversos segmentos que começaram a beber dessa fonte para otimizar os processos e ganhar mais tempo e produtividade. Dessa forma, os tours virtuais de imóveis vieram à tona. 

No ramo imobiliário, o tour virtual de imóveis começou a surgir como opção em meados de 2011. Desde então, a tecnologia tem se desenvolvido cada vez mais.

Hoje, além do passeio, algumas outras interações foram adicionadas em plataformas de criação de tours, como: Inclusão de fotos, vídeos, comentários, como por exemplo piscina aquecida, entre outras informações.

Como funciona a tecnologia de tour virtual de imóveis

Vamos explicar agora, o passo a passo de como essa tecnologia funciona.

Primeiro, você precisa de uma câmera portátil 360° e de um tripé. Em segundo lugar, você precisa instalar no seu celular o aplicativo da câmera, e o seu celular vai funcionar como um controle remoto para fazer a captura das imagens em 360°.

As câmeras portáteis 360° tem duas lentes e cada uma captura 180º. Quando você tira a foto, o aplicativo vai renderizar e unir as duas fotos em uma só, se tornando assim, uma só imagem em 360º

O Tour Virtual de imóveis é criado pela repetição dessas fotos em diferentes ambientes. O grau de interatividade com a realidade virtual vai depender da plataforma que você vai escolher usar (nesse mesmo texto falaremos sobre uma plataforma bem legal e intuitiva).

Em outras palavras, até uma criança pode criar um tour virtual.

Confira no vídeo abaixo como é fácil você ou alguém da sua equipe capturar as fotos em 360º:

Vantagens e benefícios do tour virtual de imóveis

O tour virtual de imóveis, resolve inúmeros problemas e complicações e nós vamos te contar como:

Tempo

Na correria do nosso cotidiano, o tempo com certeza é o tesouro mais valioso que temos. Por isso, um profissional de referência no mercado, não pode desperdiçar tempo com assuntos e tarefas desnecessárias e obsoletas.

Por isso, o tour virtual de imóveis vai te ajudar. Ao invés de passar horas e horas visitando casas e apartamentos, um simples link de cada um dos locais vai te ajudar a dar opções para o cliente, para que a visita física seja mais assertiva. 

Economia

Não é novidade para você que o combustível não é nada barato no Brasil, né? Por isso, o tour virtual de imóveis te ajuda a evitar ficar rodando de carro para cima e para baixo, gastando combustível a torto e a direito como se você tivesse dinheiro para fazer isso. Mais uma vez, apenas alguns links de tours virtuais de imóveis ajudam o seu cliente a chegar mais qualificado na hora de conhecer de perto o imóvel. 

Segurança

Todo mundo que já passou por uma experiência de colocar um imóvel a venda ou para locação, sabe o quanto é desconfortável ficar abrindo as portas de casa para desconhecidos. Por isso, o tour virtual de imóveis te ajuda a abrir as portas, somente quando o interessado já conheceu o imóvel por meio da realidade virtual e já gostou do que viu. 

Diversidade

Já imaginou o tempo que você levaria para mostrar cinco imóveis diferentes em uma cidade como São Paulo? Pois então, talvez nem com o dia inteiro conseguiria. Porém, em questão de segundos com alguns links de tours, você pode mostrar muito mais que cinco imóveis para o cliente. 

Agenda

Todo mundo vive na correria, isso não é novidade. Por isso a dificuldade de conciliar agenda e ter que esperar 15 dias para poder ir conhecer um imóvel. Mais uma vez, somente com alguns links, o seu cliente terá a disponibilidade de olhar com atenção quando ele puder e melhor, quando cada pessoa que participa da decisão de compra também puder. 

Dicas de equipamento para montagem tour virtual de imóveis

Um excelente modelo de câmera que nós recomendamos é a Theta SC da marca Ricoh (é o modelo da foto abaixo que está disponível em outras cores também). A Ricoh é uma marca de referência no segmento de tecnologia e oferece excelentes tipos de câmera que captam em 360º. 

Mesmo modelo de câmera porém com outras cores
Mesmo modelo de câmera porém com outras cores

Um tripé também é essencial para uma foto de boa qualidade. O tripé é uma base de três pernas que possui um encaixe para a câmera no seu topo. É uma ferramenta que garante estabilidade para a captura da sua imagem. É ideal também, que o seu tripé tenha um nível, para você conseguir tirar fotos niveladas.

Além disso você vai precisar de um celular com o aplicativo da Theta SC instalado.

Para aprender a instalar o app, confira o vídeo à seguir:

Plataforma para tour virtual de imóveis

A Banib Conecta, é a melhor plataforma para hospedagem e criação de tours virtuais de imóveis do mercado. Os tours são criados seguindo 6 etapas, são as seguintes: 

  • Primeira etapa: Upload das imagens. Nessa etapa, você vai descarregar as fotos do seu celular para o seu computador, hospedando suas imagens em uma pasta separada e dedicada para a criação do tour;
  • Segunda etapa: Descrição das fotos (nomear). Em segundo lugar, você precisa nomear as fotos para garantir que todos os ambientes estejam identificados.
  • Terceira etapa: Ângulo preferencial. Definição de qual a primeira coisa que a pessoa vai ver quando entrar no ambiente. Normalmente escolhe-se o ponto que mais quer dar destaque.
  • Quarta etapa: Desfoque. Nessa etapa, você pode desfocar objetos que não podem demonstrar, por exemplo: placas de carro e rostos de pessoas que apareceram sem querer.
  • Quinta etapa: Conexões. Com as conexões, você conecta facilmente os ambientes fotografados, definindo o caminho de ida e volta da pessoa que está passeando pelo tour virtual, ou seja, o usuário ao navegar pelo tour virtual irá conhecer os ambientes como se estivesse lá fazendo, assim conhecendo todo o imóvel. 
  • Sexta etapa: Publicação. É a última etapa e o seu tour já está pronto.

Considerações importantes

Um imóvel de aproximadamente 200 metros quadrados, você fará as fotos em até 5 minutos e depois levará mais uns 7 minutos para criar o tour virtual.

Na última etapa poderá copiar o link do tour e incluir nas redes sociais, enviar por WhatsApp, e-mail, fazer o embeded no seu site ou mesmo demonstrar através de óculos de realidade virtual. O usuário poderá navegar pelo tour virtual do imóvel usando um smartphone, tablet, computador, etc.

Além das seis etapas, a plataforma ainda permite que você inclua a planta baixa do imóvel, pins de navegação, adicione observações e informações como: Porta de blindex, porta de madeira, janela recém-colocada etc. Seu logotipo também pode aparecer durante os tours virtuais de imóveis.

Assim, com a plataforma Banib Conecta, você mesmo faz as fotos e cria o seu próprio tour virtual, sem precisar contratar um profissional especializado. 

Em cada uma das etapas há treinamentos online curtos. Além disto oferecemos suporte e treinamentos adicionais, tudo para garantir que a sua Imobiliária tenha sucesso com a tecnologia.

Confira um dos nossos treinamentos online:

Conheça o processo da geração de negócios com o tour virtual de imóveis

Apresentamos a sua jornada utilizando a plataforma Banib Conecta:

Cases de Sucesso 

O Rafael da Remax do Rio de Janeiro, diz que a ferramenta é fenomenal, que a unidade dele tem fechado contratos por causa do tour virtual, então a ferramenta é sensacional e além de ajudar o broker, ou o corretor, ela ajuda o próprio proprietário também. Confira o que mais ele diz no vídeo abaixo:

Outro case bem interessante também, e do Guido Cussiol, que é diretor da Casabranca Sorocaba. No caso dele, havia uma necessidade de padronizar os tipos de fotografias usadas pelos corretores.Em outras palavras, a qualidade variava muito e isso causava um desconforto. Em busca da solução, o Guido teve a ajuda da Banib.

Segundo o Guido, na prática, o tour virtual de imóveis já funcionou. Com 30 dias de anúncio, a Casabranca conseguiu vender um imóvel, com a família interagindo por meio do tour virtual. O pai estava dentro da casa tirando as dúvidas de detalhes e a filha estava em São Paulo, acompanhando a visita pelo 360º. No final do passeio, ela bateu o martelo e fechou o negócio. 

Assim como esses dois cases, você também pode se beneficiar da tecnologia de tour virtual de imóveis para alavancar o seu negócio e enriquecer o seu leque de opções para encantar o cliente. 

No que mais a Banib pode me ajudar?

É claro que uma empresa de tours virtuais não pode parar por aí. Por isso, a Banib tem inúmeros benefícios que orbitam o serviço principal, que é o tour virtual 360o. Vamos te mostrar algumas vantagens adicionais.

Obs: se restou qualquer tipo de dúvida, assista o vídeo abaixo. Essa foi uma matéria que o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios produziu sobre a solução da Banib. Confira:

Ferramentas de compreensão do seu cliente

Com a Banib Conecta, você pode também saber quantos acessos o seu Tour Virtual de imóveis recebeu, além de obter notas médias por tour para saber qual é a aceitação do seu público. Você também terá acesso à fonte de entrada dos visitantes, ou seja, você  pode saber se ele veio de uma busca no Google, redes sociais e sites de parceiros.

Ainda para conhecer mais o seu cliente, você também tem acesso a quanto tempo ele permanece em cada ambiente do imóvel, por isso, você pode usar os tours virtuais de imóveis também como ferramenta para desvendar os interesses dos seus clientes ou direcionar nas campanhas de marketing.

Como a Banib Conecta pode auxiliar diversos setores com o tour virtual de imóveis

Todas as imobiliárias que pensam em se reinventar para permanecerem competitivas no mercado já utilizam o tour virtual 360o. Então se você for um gestor imobiliário, você pode oferecer a solução mais completa para o seu time! 

Para corretores de imóveis a Banib Conecta pode ser muito útil também para a qualificação de leads e atendimento personalizado e assertivo. 

Para gestores de marketing e TI a Banib Conecta pode mostrar muita eficácia também. Você pode ter controle total dos acessos por canal, visitas e avaliações dos seus tours virtuais de imóveis. Assim, você pode criar campanhas mais efetivas com base nas métricas apresentadas por meio da plataforma.

Conclusão

Se você chegou até aqui, quero te convidar para testar a plataforma Banib Conecta gratuitamente durante 10 dias?

Então é muito fácil. Basta clicar aqui e se cadastrar (nenhum dado bancário será solicitado). Ao final do preenchimento, o sistema já estará liberado e pronto para ser utilizado durante 10 dias sem nenhuma cobrança.

Caso você não possua os materiais necessários para fazer o tour, disponibilizamos as fotos aqui já no formato correto e pronto para serem usadas nos tours virtuais de imóveis.

Portanto, nesse texto, você conferiu tudo o que você precisa saber sobre Tour Virtual de imóveis. Caso tenha gostado das nossas dicas, entre em contato com algum dos nossos consultores e agende uma apresentação!

Teremos o maior prazer em te atender, abraços e até a próxima!

Você quer continuar recebendo dicas para melhorar o desempenho das suas vendas? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Posts relacionados