Auditoria em obras de construção civil: tudo que você precisa saber

9 minutos para ler

Avaliar os processos internos e buscar formas de solucioná-los é indispensável para qualquer empresa ou profissional independente que esteja em busca de aprimorar sua técnica e aumentar seu retorno financeiro. A auditoria em obras de construção civil nada mais é do que processos de avaliação continuado, que permitem o crescimento constante da construtora.

Uma boa auditoria se debruça sobre as possíveis falhas no fluxo de trabalho da equipe com o objetivo de encontrar soluções que contribuam com o aperfeiçoamento do serviço prestado. Portanto, a auditoria em obras de construção civil não deve ser vista como uma espécie de tribunal em busca de punir qualquer erro de execução. Ao contrário, ela deve ser encarada como uma oportunidade de desenvolvimento profissional para as equipes e toda a empresa.

Quer saber como a auditoria em obras de construção civil pode ser interessante para a sua construtora? Então, continue com a leitura e confira alguns motivos para começar a adotar essa prática de gestão!

Como funciona o processo de auditoria em obras de construção civil

Para realizar processos de auditoria a empresa precisa designar um funcionário interno para acompanhar todos as etapas da obra. Esse profissional deverá conhecer o funcionamento de todos os setores da empresa, bem como os times com os quais ele se relaciona.

A partir desse mapeamento prévio, o profissional deverá identificar quais são os critérios que devem ser seguidos para que a empresa entregue projetos de excelência. Com esses critérios em mãos, o profissional verificará em cada um dos setores o que está em acordo e o que precisa de melhoria para que a empresa consiga atingir seus objetivos.

Dependendo do porte e dos recursos disponíveis é possível contratar uma consultoria externa para contribuir com a auditoria interna. Esse olhar externo é importante porque pode ajudar a identificar problemas que, sozinha, a construtora não conseguira identificar.

Outra possibilidade para a construtora que está em busca de excelência, é aproveitar as auditorias para conseguir as certificações ISO 9000, de gestão de qualidade, e as certificações ISO 14000, de gestão ambiental. Esses certificados são um investimento interessante porque agregam valor à empresa e, ainda, ajudam a atrair clientes qualificados.

Entenda o que é auditado na construção civil

Empresas de todos os setores realizam processos de auditoria. Apesar das especificidades de cada setor, podemos dizer que, de forma geral os objetivos de qualquer processo de auditoria são os seguintes:

  • verificar se a empresa atende à legislação ambiental e trabalhista;
  • verificar se os trabalhadores empregados possuem a qualificação necessária para exercerem suas funções;
  • identificar se os projetos elaborados atendem às normas técnicas brasileiras;
  • analisar a eficiência dos projetos desenvolvidos pela empresa.

No setor da construção civil as preocupações dos processos de auditoria não são diferentes. Assim como em qualquer outra empresa, o objetivo é verificar a segurança jurídica da empresa em relação à observância da legislação e das regras para o setor.

Por exemplo, em uma auditoria de obras de construção civil é preciso verificar se o código obras municipais está sendo seguido, se o profissional responsável está devidamente cadastrado no CREA, se a gestão de resíduos está sendo realizada de acordo com os critérios estabelecidos para os resíduos e construção civil, se os funcionários possuem equipamento de proteção individual (EPI) adequados etc.

Motivos para fazer auditoria em obras de construção civil

Construtoras de todos portes podem ser beneficiadas por auditorias, ainda que o processo seja exclusivamente realizado internamente. São diversas as vantagens oferecidas pelos processos de auditoria para o crescimento das empresas. Neste texto, listamos alguns motivos que consideramos os mais importantes. Confira!

Aprimoramento da segurança no trabalho

Afastamentos por doenças do trabalho representam um grande impacto financeiro para construtora por diversos motivos. Em primeiro lugar está a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada para atuar no setor, logo, ter um funcionário qualificado afastado por doença do trabalho representa um desafio para a construtora que deverá enfrentar a árdua tarefa de encontrar um substituto.

Em segundo lugar, está a fragilidade jurídica a que são expostas as construtoras com funcionários que sofrem acidentes de trabalho. Sabemos que não são raros os casos em que os funcionários optam por não utilizar os equipamentos de segurança, mesmo quando esse material é fornecido pela empresa. Entretanto, caso o funcionário procure a justiça em busca de indenização pelo dano sofrido no trabalho, dificilmente a construtora conseguirá comprovar sua inocência, caso não tenha documentado que o equipamento foi fornecido.

A auditoria tem importância de destaque nestes casos, porque é uma forma de evitar esse tipo de problema por meio da fiscalização constante se os funcionários e gestores estão atentos ao uso dos equipamentos de segurança obrigatório. Nos casos em que a empresa enfrenta problemas nessa área, a auditoria poderá apontar soluções e cobrar melhorias que garantiram a proteção física dos funcionários e jurídica da empresa.


Melhorias no canteiro de obras

Com a correria da rotina da construção civil, muitas vezes a organização do canteiro é deixada de lado. Entretanto, um canteiro de obras desorganizado dificulta o andamento dos projetos, além de favorecer o desperdício de material e de tempo.

A auditoria em obras de construção civil é a responsável por identificar esse tipo de problema e cobrar soluções da equipe para a gestão e organização do canteiro de uma forma mais eficiente e que favoreça o fluxo de trabalho. Logo, ao ser auditada, a empresa ganha em tempo e otimização de recursos.

Redução de erros

Os erros ocorrem em todos os tipos de obra, sejam elas grandes ou pequenas. A vantagem da auditoria em obras de construção civil é que esses erros são reportados e documentados e soluções e formas de impedir que determinados erros ocorram novamente são propostas.

Dessa forma, toda a equipe passa a entender quais situações são mais favoráveis aos erros e a entender como eles podem ser evitados. Portanto, a auditoria serve como um processo educativo e de conscientização das equipes, levando a uma sensível redução da incidência de erros.

Melhoria na comunicação

Um dos grandes problemas na construção civil e que atrapalha muito o andamento das obras é a dificuldade de comunicação entre diferentes equipes e, até mesmo, dentro das equipes.

A necessidade de identificar e reportar erros ao auditor é uma forma de cada grupo de trabalhador mostrar para a empresa como realiza seu trabalho e de que forma os demais funcionários podem contribuir com a melhoria de seu fluxo de trabalho.

Por essa razão, as auditorias conseguem bons resultados na redução dos ruídos de comunicação entre os funcionários, além de conseguir otimizar os trabalhos em equipe, facilitando a troca de informação.

Padronização de processos

Conforme a empresa passa a realizar auditorias, torna-se mais fácil identificar as formas mais acertadas e eficientes de realizar o trabalho. A documentação da experiência vivida na prática pode resultar em manuais de processos que facilitem obras no futuro, criando uma padronização.

Essa padronização é útil para a redução de custos e para a otimização do tempo, além de reduzir a dependência da construtora de funcionários-chave, na medida em que os processos de excelência passam a ser de conhecimento comum.

Aumento da eficiência

Com a padronização dos processos e a minimização dos erros, a construtora terá uma maior eficiência produtiva. Por eficiência, queremos dizer que a empresa terá uma redução no tempo gasto com obras, redução dos custos com materiais, aprimoramento na gestão de pessoas etc.

A eficiência traz retornos não apenas do ponto de vista financeiro, mas sobretudo de qualidade do trabalho, o que pode contribuir com a retenção da mão de obra qualificada e a redução da rotatividade dos funcionários.

Como se preparar para receber a auditoria em obras de construção civil

Em obras de construção civil a auditoria deve ser realizada em diferentes etapas do processo. O ideal é que seja realizada no início na obra, durante e após a finalização do projeto.

No início das obras, o objetivo será verificar o processo de estruturação do canteiro e o gerenciamento da aquisição de materiais. Durante a execução das obras, o auditor poderá verificar questões como uso consciente e eficiente dos recursos, uso dos equipamentos de segurança do trabalho e como está a comunicação entre as equipes.

Por fim, ao término da obra, o auditor poderá verificar o destino dos resíduos gerados, a qualidade final da construção entregue e se há divergências entre o projeto inicial e a obra entregue.

Como falamos, um dos principais objetivos da construção civil, é garantir que a empresa consiga aprimorar seus processos internos e, assim, crescer dentro do setor. Portanto, um dos aspectos mais relevantes a ser considerado pela auditoria é a meta que empresa tem como objetivo alcançar.

Conhecendo a meta da empresa, a auditoria passa a avaliar o que a construtora pode fazer não apenas para minimizar seus erros, como também para alcançar seus objetivos a longo prazo. Se você quer saber mais sobre como definir metas de eficiência para sua obra e para sua empresa, siga com a leitura em O que é gestão de obras e como definir metas eficientes?

Quer continuar recebendo dicas para melhorar o desempenho das suas obras? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados