Saiba tudo sobre o tour virtual para as vistorias de obra

10 minutos para ler

tour virtual é uma tecnologia baseada nos avanços da realidade virtual para criar imagens que oferecem um panorama completo de um ambiente. A partir de uma série de fotos, os softwares reconstroem o ambiente e criam um arquivo de imagem que permite a navegação do usuário.

Uma das inovações mais populares está no mercado imobiliário. As empresas criam anúncios com tours virtuais de forma que o cliente pode andar pelo imóvel todo, usando apenas o mouse o computador. Ele pode com alguns cliques, eles podem circular, em 360º, cada cômodo e dar zoom nos detalhes que chamarem a atenção.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é da grande utilidade desses tours para tarefas de gestão e administração de obras. Quer saber mais? Acompanhe!

O que é um tour virtual para vistorias de obra?

Eles podem ser empregados em uma série de inspeções, auditorias e acompanhamentos no canteiro de obras. Atualmente, têm sido empregados para as vistorias e a elaboração de relatórios técnicos de forma otimizar o trabalho dos profissionais. Se, antes, ele poderia levar várias e várias horas para vistoriar uma única obra, os tours permitem que ele visite mais de uma no mesmo dia. Vamos explicar como isso funciona a seguir!

Como o tour virtual funciona?

O tour virtual para as vistorias funciona de uma forma bastante simples, constituindo-se de duas etapas principais. Na primeira, é feita a obtenção das fotografias com um equipamento adequado para imagens 360. Depois disso, efetua-se o processamento em uma plataforma adequada, na qual o profissional poderá baixar os arquivos, compartilhá-los e avaliá-los.

Captura de imagens

O primeiro passo para a criação dos tours virtuais é a captura das imagens com câmeras especializadas. Portanto, a escolha de um bom equipamento será essencial. Se sua empresa trabalho com muitos projetos simultaneamente e a necessidade por imagens 360 é constante, o ideal é comprar alguns modelos próprios.

Caso contrário, com uma carteira de empreendimentos menor, você poderá locar com os serviços especializados. É muito importante que a câmera conte com uma excelente resolução, visto que será necessário dar zoom nas imagens durante a confecção do relatório. Além disso, ela deve ser capaz de capturar cenários menos iluminados.

Sua empresa poderá desenvolver os processos de captura da forma mais adequada com o fluxo de trabalho interno. Por exemplo, é possível escolher um profissional exclusivamente para tirar as fotografias nas obras. Ao final de cada visita, ele faz o upload das imagens no sistema de tour virtual e disponibiliza para o responsável técnico pela vistoria.

Outra estratégia interessante é treinar o próprio vistoriador para a obtenção das imagens. Com isso, ele pode fazer uma visualização preliminar de toda a obra, deixando uma análise mais profunda para o momento em que ele tiver o tour virtual disponível. Também, ele pode utilizar o seu tempo para analisar aqueles pontos que podem necessitar de uma atenção presencial.

Processamento das imagens

Depois do procedimento anterior, é hora de inserir os arquivos em um sistema de processamento, como o Banib Conecta. Ele será o responsável por trabalhar todas essas imagens e criar um tour incrível.

Então, no conforto do escritório, ele faz o upload das imagens e o sistema cria o tour virtual. Ele poderá dar zoom nos detalhes mais importantes e gastar o tempo que for necessário em cada quadro para fazer um relatório mais aprofundado.

Além disso, ao final, é possível fazer o upload para seu serviço de nuvem, inserir em um anúncio no site ou enviar para outras equipes internas e externas.

Como o tour virtual pode ser utilizado na vistoria de obras?

São várias as funcionalidades de um tour virtual para as vistorias de obras nos mais diversos setores de uma construtora. Dessa forma, é possível obter o máximo de benefícios para garantir o alcance do escopo e a satisfação do cliente.

Elaboração de relatórios técnicos

Uma das principais funções das vistorias nas obras é a elaboração de relatórios técnicos, imprescindíveis para a conformidade com a regulamentação governamental ou com órgãos de auditoria externa. Esses documentos buscam demonstrar que todos os requisitos de segurança e de qualidade.

Desse modo, sua empresa obtém diversas vantagens, como:

  • menor incidência de multas e taxas;
  • conquista de selos de boa gestão e de qualidade;
  • certificações internacionais etc.

Com os tours virtuais, o vistoriador poderá fazer relatórios muito completos com a inserção de várias imagens para ilustrar cada descrição. Além disso, o arquivo de tour virtual também pode ser disponibilizado para que os fiscais e os auditores confiram todas as alegações do profissional.

Monitoramento do canteiro de obras

 O tour virtual facilita a tarefa de auditoria das obras, pois torna desnecessária uma visita presencial de membros do alto escalão das empresas. Desse modo, o gerente local da obra pode fazer as fotografias e enviar para os gestores de projetos com uma frequência constante e pré-determinada.

Assim, é possível confeccionar relatórios oportunos e consistentes para todas as obras em execução. Isso também é muito útil para os investidores e os sócios, que poderão ter uma estimativa melhor do tempo de retorno do capital alocado e verificar se algum requisito não está sendo atingido. Isso auxilia em uma resolução rápida dos problemas antes que ele se prolifere e atinja outros pontos do escopo do projeto.


Atualização do cliente

Uma possibilidade bastante interessante é utilizar os tours virtuais para atualizar os clientes a respeito de seus projetos. Assim, o gestor da obra envia um arquivo para ele com o tour e uma explicação sobre os marcos já atingidos do cronograma de obras. Uma comunicação constante com recursos tecnológicos aumenta bastante as chances de satisfação do cliente.

Quais os benefícios do tour virtual para a vistoria?

Ao adotar essa estratégia para a gestão dos seus canteiros, você conquistará muitas vantagens, como produtividade e eficiência. Tudo isso se converte em processos que atingem todos os objetivos do projeto inicial.

Maior produtividade

O tour virtual permite que o vistoriador faça grande parte das suas tarefas no conforto do escritório. Isso significa que ele não terá as distrações dos ruídos da obra nem enfrentará dificuldades para encontrar um local ergonômico para fazer anotações. Ele permanecerá o mínimo de tempo no canteiro. Além disso, é possível criar processos com equipes distintas, uma em campo e outra no escritório.

Menor chance de erros e refações

Como o gestor de projetos terá acesso frequente às condições da obra, ele poderá tomar atitudes corretivas rapidamente. Com isso, evita-se grande parte dos riscos de refação. Por exemplo, imagine a magnitude do prejuízo caso um erro da instalação das tubulações seja percebido somente quando já tiver sido feito o acabamento ou, pior, quando o cliente enfrentar algum problema!

Relatórios mais completos

Com as fotografias em 360, o vistoriador poderá ficar quanto tempo precisar em cada ambiente. Assim, há melhores condições para que ele faça uma descrição completa. Além disso, alguns serviços de tour virtual também trabalham com medições digitais, o que facilita bastante o trabalho do profissional.

Conformidade com a regulamentação da construção civil

No escritório, o vistoriador poderá acessar todas as leis, regulamentos e manuais que regem o funcionamento das obras. Em caso de qualquer dúvida, ele poderá consultá-los e colocar a informação correta no seu relatório. Caso ele note alguma divergência, já pode requisitar a adequação para o time de campo imediatamente. Sem isso, há sempre o risco de omissão de algum ponto importante.

Controle de qualidade mais eficaz

O controle de qualidade é essencial para a satisfação do cliente e para a conquista de certificados de institutos de padronização, como o ISO. O tour virtual permite que o gestor veja se todos os requisitos do escopo estão sendo cumpridos, garantindo que sua empresa conquiste uma imagem de excelência no mercado.

Maior controle do cronograma

Para que uma obra seja concluída dentro do prazo, é necessário um acompanhamento praticamente diário das suas etapas pelo gestor. Se forem realizados tours virtuais frequentes, ele poderá conferir visualmente se há atrasos ou inconformidades.

Por que contratar um serviço especializado?

No entanto, o sucesso da sua estratégia de tour virtual depende diretamente de sua qualidade. Por exemplo, se as imagens estiverem distorcidas ou em baixa resolução, não será possível ver diversos detalhes. Isso prejudica a fidedignidade das informações prestadas nos relatórios de vistoria.

Então, é importante escolher um serviço especializado em tours para a construção civil. Desse modo, ele poderá fornecer o melhor equipamento para que você obtenha a melhor captura de fotografias. Além disso, ele vai disponibilizar uma plataforma completa para que você possa fazer o processamento dos arquivos de forma a gerar tours especializados nas necessidades do setor.

Atualmente, há várias ferramentas de tour no mercado, mas pouquíssimas delas são focadas nas suas necessidades. A grande maioria trabalha para um público corporativo mais amplo, como o comércio varejista.

A Banib não oferece somente uma plataforma de processamento de imagens, mas um serviço completo com o fornecimento de equipamentos e toda a consultoria que o cliente precisar. Desse modo, esperamos que o cliente conquiste a autonomia de fazer seus próprios passeios virtuais e os utilize nos mais diversos processos de vistoria.

Sempre que ele precisar, nossa equipe estará disponível para tirar suas dúvidas e auxiliá-lo no que for preciso. Ao final, os seguintes resultados são garantidos:

  • mais confiança em cada tomada de decisão;
  • eficácia na fiscalização da obra;
  • agilidade na execução das tarefas de vistoria;
  • controlar o estado de conservação das instalações;
  • solicitar ajustes no campo e fazer o monitoramento;
  • redução de custos complementares;

Portanto, quando você conta com o tour virtual da Banib, você terá a confiança de ter a melhor ferramenta para a construção civil e o mercado imobiliário. Tudo aquilo que é necessário para uma vistoria completa e produtiva, nossa plataforma tem. Então, não perca tempo e estabeleça uma parceria com a gente!

Quer saber como podemos ajudá-lo nos seus projetos atuais e futuros? Então, entre em contato com a gente neste link!

Quer continuar recebendo dicas para melhorar o desempenho das suas obras? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados