Entenda como aumentar a produtividade na construção civil

9 minutos para ler

O ramo de construção civil é um dos mais complexos e exigentes em todo o mercado, pois, há muitos pontos que precisam ser levados em conta para assegurar um trabalho bem-feito e em tempo hábil. Por isso, existem tantos investimentos e ferramentas destinados a otimizar a produtividade na construção civil.

Apesar disso, ainda pode ser bem difícil manter o controle de todas as suas atividades, especialmente quando você não tem todas as ferramentas necessárias. Para ajudar, falaremos um pouco sobre como é possível melhorar essa produtividade e mostraremos o melhor caminho a seguir. Acompanhe!

O que fazer para melhorar a produtividade na construção?

Existem várias atitudes que podem ser tomadas para melhorar o desempenho da sua equipe de obra. Porém, a maioria delas pode ser encaixada em uma categoria mais abrangente, especialmente no que diz respeito à gestão do projeto.

Veja aqui alguns exemplos dessas ações e como elas podem beneficiar.

Defina e atribua claramente as responsabilidades

Uma das maiores dificuldades em um projeto de longo prazo, como é o caso da engenharia civil, é garantir que todos entendem a própria função. Para alcançar resultados, todos devem saber o que fazer no dia a dia para atingir o objetivo principal do grupo.

Sem orientação adequada, é provável que todos percam o rumo, desperdiçando tempo e reduzindo a qualidade do projeto. Se você quer evitar isso, então, precisa definir desde o começo quais são as funções dentro da obra e atribuir uma pessoa para cada uma delas. Pode ser algo simples, mas faz uma grande diferença.

Tenha um planejamento estratégico

O planejamento adequado é outro aspecto importante para o desempenho de qualquer projeto. Saber qual é a estimativa de tempo para sua conclusão, avaliar a viabilidade de cada estágio, planejar custos e ter planos de contingência são passos fundamentais para assegurar seu sucesso.

O processo de elaboração desse plano pode ser bem longo, mas é um bom investimento. Vale mais a pena ter um projeto bem estruturado e uma agenda mais segura do que ter que fazer alguma alteração fundamental no meio do caminho.

Invista em um bom sistema de gerenciamento de obras

Ao longo de todo o projeto, quanto mais informação você tiver sobre sua condução e os pontos que precisam ser ajustados, mais fácil é manter a produtividade na construção civil. É difícil acompanhar tudo que acontece em um canteiro de obras, mas, felizmente, existem muitas ferramentas para tornar essa tarefa mais simples.

Os sistemas de gerenciamento de obras, por exemplo, são componentes cada vez mais fundamentais para qualquer profissional da área. Seja para avaliar finanças, administrar a qualidade do resultado ou qualquer outro fator, a aplicação correta da tecnologia aumenta consideravelmente a eficiência de toda a equipe.

Como o sistema de gerenciamento pode ajudar?

Apesar de sua importância, a aplicação dos sistemas de gerenciamento na construção civil não é tão recorrente quanto parece. Muitos não tiveram uma boa experiência com a implementação de ferramentas novas e ainda recorrem às mais antiquadas. Porém, para se manter competitivo, sempre é necessário se atualizar.

Veja aqui alguns dos benefícios que esse sistema traz para seu trabalho.

Melhor organização de tarefas

Como já mencionamos, o trabalho realizado no canteiro de obras é extremamente complexo, o que também aumenta a necessidade de organização e controle ao longo do tempo. E, como você já deve imaginar, é bem mais fácil fazer isso dentro de um software do que usando papel e lápis.

Por meio de um sistema digital, é possível editar o progresso de todas as tarefas dentro da obra, além de adicionar ou retirar certos procedimentos de acordo com a necessidade. Muito útil para assegurar a maior produtividade. Além disso, você também terá um histórico bem detalhado de todo o progresso, facilitando seu acompanhamento.

Dados e estatísticas para ajudar a tomar decisões

Por muito tempo, a experiência e expertise do gestor ou profissional responsável eram os principais fatores usados para tomar decisões dentro do projeto. Eles ainda são componentes importantes, mas, hoje em dia, ter dados e estatísticas para embasar essas decisões, não apenas a palavra de uma pessoa.

Com o auxílio de um sistema de gestão de obras, muitos desses dados ficam expostos de forma muito mais organizada e consistente. Há menor chance de informações estarem incorretas, o que permite tomar decisões mais assertivas e gerar melhores resultados para o seu trabalho.

Melhor cumprimento das normas de qualidade

Além de pensar na produtividade na construção civil, também é importante ter em mente as diferentes normas envolvidas no melhor desenvolvimento do projeto, principalmente a ISO 9001. Ter uma ferramenta adequada contribui bastante com o cumprimento dessas normas, o que também assegura o melhor resultado final da obra.

Com esse sistema, é mais fácil colocar em prática alguns processos de gestão de qualidade, como o ciclo PDCA, o 5W2K, entre outros. Com a implementação correta desses recursos e métodos, você não terá tanta dificuldade para otimizar a produtividade em suas obras.

Distribuição rápida de informações

Por fim, mas não menos importante, a principal qualidade de muitas ferramentas tecnológicas está na comunicação. Com o auxílio desses sistemas, é possível transmitir quantidades bem maiores de informação para mais pessoas em bem menos tempo, com o mínimo de erro em cada transmissão. Algo que melhora bastante a produtividade na construção civil.

Ser capaz de informar rapidamente sua equipe sobre a chegada de novo material, mudanças na agenda e alterações nos procedimentos de segurança faz toda a diferença no desempenho de todos ao longo do tempo. Da mesma forma, qualquer notificação pode chegar até você rapidamente e ser armazenada sem maiores dificuldades.

Como escolher um bom sistema de gerenciamento de obras?

Diante de todos os fatores acima, por que há tantos profissionais que ainda não utilizam os sistemas de gerenciamento de obra para otimizar a produtividade na construção civil? Um dos motivos para isso é a escolha do software. Se ele não for adequado ao seu contexto e necessidades, então é natural que o retorno não seja tão positivo.

Para auxiliar, listamos alguns pontos que devem ser considerados na hora de escolher o melhor sistema para você. Confira!


Priorize um software voltado para sua área

O gerenciamento de obras é um trabalho relativamente específico, sendo ideal ter um software dedicado a esse tipo de tarefa. Algumas ferramentas mais genéricas podem ser usadas, mas elas não apresentam todas as funcionalidades que você precisa no dia a dia.

Diversas funções, como gestão de material, de pessoal, controle financeiro, entre outros, devem estar incluídos na sua busca. Com o tempo, você verá como cada um desses recursos é útil para assegurar seu melhor desenvolvimento.

Busque ferramentas que se integrem com as que você já tem

Se você já tem um negócio funcionando, é provável que tenha outros sistemas a sua disposição, como um ERP ou uma intranet. Ao adotar uma ferramenta de gerenciamento de obra, você também precisa que ele se encaixe em sua estrutura atual, ou o custo de investimento será bem mais alto.

No geral, você deve priorizar ferramentas que complementem mais facilmente sua estrutura atual. É verdade que, em alguns casos, você precisará fazer alguma atualização dos seus outros softwares, mas é sempre melhor minimizar o seu trabalho no momento da implementação.

Verifique a política de suporte

A qualidade do suporte técnico para seus sistemas é um fator vital na produtividade na construção civil. A última coisa que você quer é ter que interromper um momento crítico da obra por causa de algum erro no programa ou ferramenta que não está funcionando adequadamente.

Se a política de suporte envolve atendimento rápido e eficiente, de preferência 24 horas, você já terá bem mais facilidade para lidar com emergências. Outras coisas, como instruções de qualidade e material de apoio, também melhoram o seu período de adaptação.

Pesquise a opinião de outros clientes

O melhor termômetro para a qualidade de qualquer ferramenta é e sempre será a opinião de seu público. Sendo assim, entre em todos os sites de avaliação e veja o que as pessoas estão dizendo a respeito do sistema em questão, tanto comentários positivos quanto negativos.

É natural que haja alguns comentários negativos. Apenas fique atento ao conteúdo de cada um e à sua frequência. Se uma crítica é muito recorrente, então ela provavelmente é bem verdadeira.

Sempre use o período de teste

Por fim, mas não menos importante, se você quer ver por si mesmo a qualidade da ferramenta, o melhor a fazer é usá-la. Felizmente, nem sempre é necessário fazer o investimento completo para aproveitar um pouco do sistema antes de se comprometer. Muitos negócios oferecem um período de teste, permitindo que você se familiarize com o recurso antes decidir se ele é o que você busca.

Diante de todas essas informações, é fácil entender a importância de um sistema de gerenciamento de obra para melhorar a produtividade na construção civil. De forma geral, a tecnologia potencializa todo o trabalho realizado, aumentando suas chances de entregar um projeto de alta qualidade e obter uma boa venda.

Falando nisso, se você quer mais uma ferramenta para potencializar a divulgação de seus imóveis, entre em contato com a Banib e conheça nossa ferramenta de tour digital 360º. Ela é perfeita para mostrar as qualidades de qualquer imóvel.

Quer continuar recebendo dicas para melhorar o desempenho das suas obras? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados