dicas para engenheiro civil banib conecta blog dicas para engenheiro civil banib conecta blog

4 dicas para engenheiro civil: como impressionar o cliente e ganhar reconhecimento?

8 minutos para ler

O cliente da construção civil é bastante exigente, por tratar de altos investimentos, logo ele espera alto padrão de qualidade, tanto na obra estrutural, quanto nos serviços prestados. Nesse cenário, dicas para engenheiro civil conquistar a confiança do cliente são sempre bem-vindas.

No entanto, engana-se quem pensa que conquistar a preferência do cliente imobiliário é fácil, já que ele também valoriza uma boa experiência e, nesse sentido, é preciso estar atento a todos os processos, tanto administrativos quanto da obra.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 4 dicas para engenheiro civil, onde você vai aprender a impressionar o cliente e ainda conquistar o reconhecimento dele. Acompanhe!

Qual a importância de estudar o mercado da construção civil para impressionar o cliente?

Toda relação de venda implica a confiança na marca da empresa que oferece o bem de consumo ou serviço. No caso da construção civil, essa confiança precisa ser conquistada, já que os clientes tendem a ser mais cautelosos para fazer a aquisição do imóvel.

Para efetivar a venda, o atendimento também precisa ser impecável, com profissionais treinados. Isso inclui o engenheiro civil, já que ele é o responsável por oferecer uma experiência de alto valor para o comprador.

Estudar bem o mercado e a legislação da construção civil é um grande diferencial. Visto que quando o cliente percebe que está tratando com profissionais capacitados, gera mais credibilidade e confiança.

Portanto, estudar sobre o mercado imobiliário da região, estar por dentro dos fatores econômicos que influenciam na valorização dos imóveis, ser capaz de identificar oportunidades, ameaças e antever riscos, é um grande diferencial na hora de conquistar o cliente.

Além disso, é preciso estar atento a uma série de outras questões, como veremos no decorrer deste artigo.

Como conquistar a preferência do cliente com 4 dicas para o engenheiro civil?

Conquistar a preferência do cliente no mercado imobiliário também passa por conhecer as principais tendências e novidades da área de engenharia civil. Acompanhe a seguir!

1. Sustentabilidade

O equilíbrio entre o crescimento da sociedade e a preservação ambiental é uma das principais tendências da engenharia civil, pois além de garantir um planeta mais sustentável (o que inclui a redução de custos da obra e também de manutenção predial), a sustentabilidade já é um dos grandes pilares da engenharia civil.

Por isso, é preciso que as construtoras e seus responsáveis estejam atentos para criar e praticar ações de sustentabilidade de forma efetiva.

Assim, sustentabilidade na construção civil significa buscar soluções para colocar em prática projetos com a intenção de não agredir e preservar os recursos ambientais, o que exige um compromisso em estudar e implantar soluções realmente viáveis para o setor.

Para tanto, é preciso considerar dados importantes, como o do concreto, um dos maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico (CO2). Outra forma de minimizar os impactos é estar atento ao uso de material reciclado, que já é uma solução bastante viável, visto os avanços das técnicas de reciclagem de materiais de construção.

Com essa reutilização, já é possível diminuir de forma significativa as emissões, ao mesmo tempo em que ela passa a não interferir na qualidade e na segurança das estruturas das obras, o que é uma preocupação recorrente dos clientes. É preciso mostrar as relações de custo-benefício, representando grande vantagem.

2. Uso de energia renovável

Além de fazer parte das iniciativas de sustentabilidade, o uso das energias renováveis também tem características econômicas que fazem bastante diferença no bolso do cliente.

A geração de energia sustentável pode ocorrer durante as obras assim como na infraestrutura do prédio para benefícios dos moradores, com a instalação de painéis solares. Isso representa uma grande economia também financeira, o que agrega valor à construção com esse tipo de solução.

3. Sistemas de automação predial

Seja na construção ou no seu funcionamento, é preciso pensar em soluções de inovação tecnológica para otimizar toda a estrutura predial. Para tanto, é preciso pensar na criação e na integração de sistemas de automação predial, que consistem em dispositivos eficientes de automação, usados principalmente para reduzir erros e falhas humanas.

Além disso, tornam possível a diminuição de custos operacionais e também a possibilidade de efetivar manutenções programadas, que conferem mais economia e segurança para as obras. Com a Internet das Coisas, a IoT, por exemplo, essa realidade já é possível.

4. Novos materiais

As demandas de mercado impulsionaram as inovações no setor de construção e engenharia civil. Nesse contexto surgiram novos materiais, que são aperfeiçoados de maneira contínua, o que já é uma forte tendência para a área.

Sendo assim, a preocupação com novos materiais é impulsionada pela necessidade de matérias-primas eficientes, com baixo custo de extração. Esses fatores influenciam a tomada de decisão do cliente para a compra.

Algumas soluções de novos materiais para a construção civil são as telhas solares, os tijolos de lã, o concreto sustentável e as janelas de vidros triplos. O isolamento de papel reciclado também tem ganhado bastante destaque, sendo utilizado em obras de todos os tamanhos e tipos.

Como a tecnologia pode ajudar?

A tecnologia também é um recurso importante, podendo ser utilizada para conquistar o cliente. Veja a seguir como isso é possível!

Utilização de aplicativos

É possível agregar mais valor à construção, usando dispositivos específicos para a construção civil. Ajudando profissionais e clientes a monitorarem as mudanças do projeto. Além disso, com o uso dessa solução, ainda é possível aumentar a eficiência da comunicação entre construtoras, clientes e até mesmo o canteiro de obras.

Impressão 3D

Além da realidade aumentada, a tecnologia 3D também é usada na projeção e modelagem física das construções. Hoje em dia já é possível fazer a impressão de prédios e residências inteiras. Essa solução torna possível que os moldes de vigas sejam projetados, facilitando a execução de todo o projeto.

Aplicação da realidade aumentada

Essa tecnologia é a que mais agrada os clientes, visto que é possível passar a experiência de visualizar ambientes em tamanho real antes mesmo da obra começar.

Portanto, a realidade aumentada é uma solução que incentiva a imaginação e a criatividade de profissionais da construção civil e também de seus clientes, tornando possível as projeções e as corretas aplicações no empreendimento.

Não é à toa que o uso dessa solução tem aumentado de forma considerável na engenharia civil durante os últimos anos. Devido aos avanços tecnológicos, a realidade aumentada tem permitido, de forma gradativa, que os usuários visualizem de forma fidedigna modelos de imóveis com maior nível de precisão, colaborando para a visualização de projetos que ainda estão na planta ou em estágios ainda não acabados.

Uso de softwares para engenharia

Além de ajudar a tornar mais fácil a criação e a gestão de projetos estruturais, os softwares de engenharia abrigam os desenhos finais dos projetos, o que torna mais fácil a identificação de possibilidades de melhorias nesses projetos.

Os sistemas também são imprescindíveis para a orientação das técnicas de execução da obra, e também para administrar as finanças. Todas essas informações são importantes para transmitir confiança para o cliente, aumentando as chances de fechar um negócio.

Tour virtual

Contar com o tour virtual na engenharia civil é fundamental para otimizar o tempo de clientes e profissionais da construção civil. Isso porque, utilizando somente um smartphone ou uma câmera 360°, é possível fotografar todos os ambientes de uma obra de forma prática.

Com essas imagens, é possível apresentar mais de um imóvel para o cliente em poucos minutos, o que aumenta as chances de impressioná-lo e ganhar seu reconhecimento.

O tour virtual serve como uma forma de informar aos clientes e responsáveis pela obra sobre seu andamento e cumprimento dos prazos, transmitindo assim mais confiança para os envolvidos. Além disso, em imóveis prontos, transmite de forma fidedigna como é o local, facilitando a vida do cliente.

Em conclusão, as dicas para engenheiro civil são úteis para diversos perfis de profissionais, agregando melhor experiência para o clientes. Garantindo satisfação, aumentando as chances de novos negócios. Afinal, um cliente satisfeito pode indicar o seu negócio para outros potenciais consumidores, o que colabora para a sustentabilidade da construtora enquanto empresa.

Se você gostou deste artigo sobre 4 dicas para engenheiro civil: como impressionar o cliente e ganhar reconhecimento, entre em contato para conhecer as nossas soluções em tour virtual!

Posts relacionados