tour virtual para imobiliárias banib conecta capa tour virtual para imobiliárias banib conecta capa

O que é e qual a importância do tour virtual para imobiliárias?

9 minutos para ler

O tour virtual para imobiliárias tem se destacado como o que o há de mais moderno na área. Ele permite que o cliente tenha uma experiência quase como a presencial mas sem sair de casa. O que já era uma vantagem no passado, se tornou ainda mais necessária nos dias atuais, por causa da pandemia.

Caso você esteja se perguntando o que é isso e queira saber mais detalhes, aproveite para conferir o post que preparamos. Tire todas as suas dúvidas para começar a colocar em prática já.

O que é tour virtual?

O avanço da tecnologia tem permitido que a gente consiga desenvolver diversas ferramentas e garanta experiências incríveis nas mais diversas áreas. No setor de imóveis, não poderia ser diferente. Se antes os corretores tinham que se desdobrar para dar conta de todas as visitas que precisavam fazer em único dia, o tour virtual veio para facilitar esse lado.

Ele permite que os clientes tenham uma experiência similar com a visita real. Possibilitando que o cliente ande por todos os cômodos da casa, veja detalhes de móveis, espaço, sobre a planta, fazendo uso de imagens em 360º. O usuário pode conduzir a visita como achar melhor, aumentando e diminuindo o zoom, arrastando para cima e para baixo e alterando os ângulos de visualização.

Como montar um tour virtual para imobiliárias?

Um dos pontos positivos sobre o tour virtual para imobiliárias é a simplicidade na criação. Ao contrário do que as pessoas pensam, não precisa ter uma grande estrutura e é fácil de treinar todos os corretores para que eles saibam fazer uma sempre que captarem um novo imóvel.

Para começar é preciso ter um smartphone que faça fotos panorâmicas ou uma câmera que realize imagens em 360º , além de um tripé que vai garantir maior estabilidade para as fotos. Preparamos algumas dicas para você garantir um ótimo tour virtual para os clientes.

Organize o ambiente

Não há nada pior do que oferecer os clientes fotos em que os imóveis estão bagunçados. Agora, imagine isso no tour virtual? Não dá! Logo, se a casa ou apartamento ainda estiver ocupado ou for mobiliado, organize tudo com os proprietários antes de realizar a captação de imagens. Lembre que o intuito é chocar o usuário de maneira positiva e não o contrário, além de demonstrar profissionalismo e cuidado com os detalhes.

Capriche nas informações

Após realizar a captação das imagens panorâmicas e renderização, é preciso inserir as informações. Isso acontece para que o usuário entenda quais são os ambientes que estão sendo visitados. Há também a possibilidade de informar os objetos, como armários de cozinha, eletrodomésticos e outros detalhes que achar necessário que o cliente saiba.

Além disso, na descrição do imóvel você deve caprichar na descrição. Coloque a metragem, número de quartos, localização, o que vai ficar na casa, entre outras coisas. Nos dias atuais, ninguém quer ficar perdendo tempo entrando em contato, logo, quando mais dados melhor são as chances de atrair interessados.

Foque na qualidade das fotos

As fotos são o carro-chefe do tour virtual, logo, a atenção com ela deve ser redobrada. Um dos pontos principais é caprichar na resolução para não comprometer a visibilidade. As imagens distorcidas comprometem a experiência do usuário e não é isso que queremos, certo? Quanto mais megapixels ela tiver, melhor e mais próximo da realidade o tour será, o que também vai causar uma impressão positiva.

Mas a qualidade das fotos não é apenas sobre a resolução. Também é preciso ter cuidado com a iluminação e o ângulo. Vale a pena aproveitar a luz natural e evitar de fotografar a noite. Outro ponto, é sempre tratar as imagens, esconder rostos, caso algum apareça, placas de carro e outras informações que possam comprometer a segurança do imóvel e de quem mora nele.

Pense no tour virtual

A plataforma escolhida para a criação do tour é essencial, uma vez que algumas são mais personalizáveis que outras e isso pode interferir diretamente na experiência do usuário. Ao passar as imagens é preciso definir uma foto de capa, por exemplo, que é normalmente a primeira visão que o cliente terá. Logo, é preciso pensar bem nos ângulos, na maneira como as fotos serão organizadas, na continuidade dos ambientes, nas informações dispostas e qual será o impacto causado no cliente.

Quais são as vantagens do tour virtual?

O tour virtual para imobiliárias oferece diversos benefícios e não é a toa que ele tem se popularizado. O cenário pandêmico de 2020 também acelerou um pouco esse processo, uma vez que as pessoas que estavam em processo de busca ou que tiveram que se mudar no primeiro semestre precisaram encontrar alternativas para continuarem realizando visitas sem se exporem a riscos desnecessários. A seguir falamos de alguns dos pontos positivos que o tour oferece.

Mais visitas

Para quem já é corretor faz algum tempo, sabe que nem sempre imóveis são vendidos ou alugados rapidamente. Em alguns casos, diversas visitas precisam ser feitas até que uma proposta aconteça ou seja aceita.

Nesse sentido, o tour virtual se apresenta como uma saída prática e versátil que permite que os clientes façam as visitas a qualquer momento dia e da noite. Ou seja, basicamente, até quando você estiver dormindo os imóveis continuarão sendo exibidos, algo que era impensável no passado.

Aumento da conversão

Para algumas pessoas, o tour virtual já é suficiente para fechar negócio. Outras, nem tanto. Mas de todo modo, é inegável que ele proporcione uma triagem maior dos interessados, uma vez que como a visualização pelo site entrega uma experiência quase que real, só as pessoas realmente interessadas pedem para dar aquela última conferida antes de baterem o martelo. Portanto, se o número de visitas online aumenta é natural sentir também, uma elevação na conversão de negócios.

Aumento da economia

O tour virtual garante a economia tanto de tempo quanto de dinheiro da imobiliária. Sem precisar se deslocar tanto para realizar as visitas, os corretores podem se dedicar a outras atividades, como a ampliação da carteira de imóveis, a análise de documentação, a produção de conteúdo para alimentar o blog e as redes sociais, entre outras responsabilidades que acabavam ficando em segundo plano antes do tour virtual.

Melhora a visibilidade

A concorrência entre imobiliárias é bastante acirrada nos dias atuais, logo é fundamental contar com diferenciais para aumentar a visibilidade. Não é nem preciso dizer o quanto é importante estar em destaque em ferramentas de busca, como o Google, certo? Logo, o tour virtual vai ajudar a melhorar o posicionamento do seu site nos resultados, aumentando a quantidade de acessos, visualizações, visitas virtuais e conversão em vendas.

Facilidade no compartilhamento

O tour virtual pode ser compartilhado de maneira simples. Após a captação das imagens, e criação do tour, é possível subir facilmente para o site da imobiliária ou até mesmo enviar o link para um cliente em potencial. Ele pode, normalmente, ser acessado de qualquer dispositivo, não apenas computador, mas também de tablets e celulares, o que torna ainda mais prático a sua utilização.

Por isso que a escolha da ferramenta é fundamental. Vale a pena investir em uma que tenha um bom atendimento, possa tirar todas as suas dúvidas, ofereça tutoriais explicativos e tenha um olhar voltado para o mercado imobiliário e na construção da estratégia junto ao cliente. O software também precisa ser intuito, uma vez que a rotina dos corretores costuma ser bastante agitada, logo, a realização do tour não pode ser algo complexo e que demande muito tempo.

Mais segurança

A pandemia causada pelo novo coronavírus tem obrigado a todas as pessoas ao redor do globo, a mudarem alguns hábitos. Logo, no primeiro semestre de 2020, vivemos uma debandada das empresas para o teletrabalho e a busca por alternativas que permitissem manter o curso da vida dentro de alguma normalidade, enquanto a vacina não chega.

O tour virtual é uma criação anterior a 2020, mas viu o seu uso ser potencializado, infelizmente, por causa do cenário de pandemia. Embora o cenário atual esteja um pouco mais estável, a recomendação é sair de casa apenas em casos extremamente necessário. Sendo assim, se no passado as pessoas marcam 5,6 visitas em um único dia, hoje elas estão realizando uma triagem maior do que pretendem conhecer e já vão mais direcionadas.

Muitas imobiliárias também chegaram a suspender as visitas em seus imóveis, pedindo para que os clientes focassem no tour virtual, uma vez que a qualidade é bastante elevada e oferece uma experiência parecida com a presencial.

O tour virtual para imobiliárias tem ajudado aos profissionais da área a trazerem inovação para os seus negócios, além de permitir que eles possam se dedicar a outras tarefas que não seja apenas dirigir o dia inteiro para fazer visitas presenciais com os clientes. O resultado é bastante visível porque um corretor menos cansado, é um corretor mais produtivo que consegue entregar diversos outros serviços para os clientes.

Aproveite para entrar em contato conosco e venha conhecer as soluções que criamos para você investir ainda mais na sua imobiliária.

Posts relacionados