Mercado imobiliário 4.0: mais rápido e mais digital!

9 minutos para ler

As inovações tecnológicas têm revolucionado a nossa forma de viver, trabalhar e de consumir. Logo, é praticamente impossível estar alheios a elas e não aproveitar as diversas possibilidades que foram surgindo ao longo dos anos, poupando tempo e melhorando a nossa qualidade vida.

O mercado imobiliário 4.0 é uma adequação a tais mudanças que tem diversificado a interação entre vendedores, corretores e compradores, trazendo mais oportunidades, tornando o processo de busca, compra e venda mais prazeroso, e menos burocrático. Confira o nosso post e veja como essa revolução tem impactado a maneira de fazer negócios imobiliários.

O que é o mercado imobiliário 4.0?

O mercado imobiliário 4.0 é fruto da revolução tecnológica que está impactando os mais diversos setores. Se, no passado, falávamos em revoluções industriais, agora as mudanças chegam por meio de uma infraestrutura digital que tem convergido para aumentar o alcance, a velocidade e o impacto nos sistemas.

Porém, você deve estar se perguntando: ok, eu já entendi que vivemos em um mundo moderno, mas como o mercado imobiliário faz parte disso? Ora, no passado alugávamos ou vendíamos nossos imóveis por meio de
anúncios em jornais e, agora, podemos visitá-los sem nem sair de casa. Todas as inovações tecnológicas que surgem também trazem novidades para o mercado imobiliário agilizando a vida de todas as partes envolvidas e permitindo o fechamento de mais negócios.

Qual é o perfil da clientela do mercado imobiliário 4.0?

Basicamente, mesmo que o profissional imobiliário não queira, ele precisa se adequar às novas formas de fazer da atualidade. A tecnologia aumentou a concorrência e tornou a clientela ainda mais bem-informada e, consequentemente, exigente.

A velocidade das informações a quais todos estamos expostos também fez com que as pessoas queiram — cada vez mais — eliminar etapas e burocracias e, por isso, acabam enxergando menos o valor que o corretor de imóveis pode trazer, por exemplo. Logo, não vale a pena ficar preso no passado enquanto tudo está se modificando ao seu redor.

O consumidor 4.0 busca bom preço, claro, mas ele também está atento a qualidade, agilidade e diferenciais, portanto, devemos afirmar que o novo perfil de cliente está ainda mais ávido por valor. Ele é capaz de pagar mais
por um imóvel ou por uma prestação de serviço se sentir que existe um diferencial no atendimento, atenção, no cuidado com detalhes e que de fato a sua vida foi facilitada por aquilo.

Sendo assim, é de suma importância oferecer mais que produtos, mas também experiências a cada nova possibilidade de comprador que surgir. Os consumidores estão dispostos a pagar uma boa quantia se perceberem
que o serviço é realmente diferenciado.

Como ajustar o seu negócio para o mercado imobiliário 4.0?

Agora que você já entendeu melhor o que é o mercado imobiliário 4.0 e como a clientela tem se comportado, com certeza já deve ter notado a importância de ajustar o seu negócio às novas exigências, certo? Certas tecnologias não são exatamente novas, mas, principalmente após o cenário pandêmico em 2020, as pessoas têm valorizado ainda mais as inovações digitais que são capazes de facilitar e diminuir as distâncias.

Logo, é preciso ajustar algumas estratégias e ter atenção a outras, mas a boa notícia é que não é tão complicado assim, principalmente porque há diversas ferramentas e plataformas disponíveis que foram criadas justamente para facilitar a transição dos negócios. Falamos melhor sobre algumas delas nos tópicos a seguir.

Crie um site

Praticamente, ninguém mais busca imóveis por meio de jornais. Quase todos os interessados, sejam compradores, sejam vendedores, buscam as oportunidades por meio da internet, fazendo uso de canais como o Google, por exemplo. Logo, é fundamental que a sua imobiliária esteja online, com um site bem feito, atualizado, com boa navegabilidade, que demonstre todo o profissionalismo ao usuário.

Lembre-se que o site deve funcionar como o cartão de visitas do seu negócio, logo, se um possível comprador acessá-lo e encontrar as informações defasadas e fotos sem qualidade, por exemplo, a sua credibilidade pode ir por água abaixo imediatamente. Portanto, capriche no layout, na qualidade das fotografias e na descrição detalhada de
cada serviço.

Diversifique canais de atendimento

É inegável que a nossa geração tem pressa para ter acesso às informações. Logo, para conquistar e fidelizar clientes é essencial investir na diversificação dos canais de atendimento — que podem ser por meio do site, WhatsApp comercial, redes sociais e e-mails.

Porém, lembre-se que não basta apenas oferecer vários canais, também é preciso ter uma equipe bem-treinada e organizada para que as respostas sejam ágeis a ponto de conquistar o consumidor.

Ofereça um leque de serviços

Ainda no sentido da otimização e de não perder tempo, os consumidores de hoje em dia valorizam um trabalho quando ele é capaz de entregar não somente o que foi prometido: é preciso ir além. Um processo de compra de
imóveis, por exemplo, envolve diversos processos, desde a busca à negociação com comprador, trâmites de financiamento, organização da documentação, realização de obras, mudanças, entre outros assuntos.

Logo, a sua imobiliária pode assumir um posicionamento de assessoria para o seu cliente e ajudá-lo em diversas frentes, como na organização da documentação para as instituições financeiras e nos cartórios de registros de imóveis, que costumam ser burocracias bem chatas de lidar.

Ao desenhar pacotes de serviço, entregar conforto e praticidade, você conseguirá se destacar entre os concorrentes, além agregar valor ao seu trabalho.

Invista em marketing digital

A tecnologia permite que os corretores aumentem o seu alcance de prospecção e vendas, porém, não adianta sair postando tudo nas redes sociais sem ter um critério definido em relação ao público que você quer atingir ou qual a comunicação que usará. Se a sua imobiliária é especializada em alto padrão, por exemplo, é preciso estipular quais
são os requisitos que os imóveis ofertados devem atender para estar na sua plataforma.

Além disso, o marketing digital permite que os corretores e as imobiliárias estudem melhor o mercado e produzam conteúdos de qualidade a fim de se tornarem referências no assunto e se destacarem da concorrência. As
estratégias definem diversos medidores de qualidade, audiência, alcance e resposta do público para que tudo possa ser analisado e ajustado quando for o caso.

Monitore a satisfação do seu cliente

Atualmente, com o aumento da concorrência em todos os setores, os empreendedores mais antenados têm buscado ferramentas que são capazes de monitorar a satisfação do cliente, avaliando não apenas como conquistar novos consumidores, mas como fidelizá-los.

Indicações são muito valiosas, bem como avaliações positivas em seus canais digitais, logo, vale muito a pena encontrar maneiras de manter um relacionamento positivo e oferecer assessoria também após a finalização da
venda.

Crie um canal de comunicação, uma assessoria para a documentação e até mesmo algum tipo de garantia da satisfação total em relação ao serviço prestado e que entregue um valor diferenciado no mercado.

Invista no tour virtual

O tour virtual é uma ferramenta digital que veio para o mercado imobiliário com o objetivo de modificar a maneira como os negócios estavam sendo realizados. Melhor do que ter boas fotografias em seu site é conseguir disponibilizar para o cliente uma experiência imersiva, para que ele veja o imóvel desejado sem sair de casa, ande por todos os cômodos e tenha a visão de diversos ângulos com todos os detalhes.

O corretor, por sua vez, economiza tempo e não precisa se deslocar tanto para poder atender a todos os pedidos de visita que são realizados. Com essa otimização, é possível se dedicar a outras tarefas, como alimentar o site com fotos e informações, responder e-mails, elaborar contratos, propostas, entre outras atividades.

Como o tour virtual pode ser útil para as imobiliárias?

Ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, a criação do tour virtual não é nada complicada ou fora da realidade para imobiliárias de pequeno e médio. Basta investir em uma boa ferramenta, como é o caso da Banib Conecta, e a tarefa será ainda mais simples. É preciso contar com um smartphone ou uma câmera portátil 360º, um tripé que garanta a estabilidade das fotografias e a escolha certa da plataforma.

Com a câmera e o tripé, o corretor deve fazer os registros do imóvel em diversos ângulos e, em seguida, organizá-los com a Banib Conecta que permite uma boa personalização do tour, proporcionando espaço para adicionar informações dos ambientes, móveis, eletrodomésticos e outros detalhes.

Após a finalizar a edição do tour, o corretor terá acesso a um link e poderá compartilhar o resultado com os seus clientes por WhatsApp, e-mail ou publicar em seu site e redes sociais. A Banib Conecta tem uma parceria com a Ricoh, fabricante da câmera portátil 360, o que garante suporte de usabilidade para os envolvidos. Além disso, o armazenamento é hospedado pela Amazon, que entrega o que há de melhor em tecnologia e segurança.

Dito isso, o mercado imobiliário 4.0 acompanha todas as mudanças que a revolução digital vem inserindo em nosso dia a dia e entrega automação, rapidez, agilidade e praticidade na rotina tanto dos corretores quanto dos clientes.

Isso deixa a relação muito mais simples, menos burocrática e gera chances de desenvolver novos negócios.

Quer saber mais sobre a gente e assuntos como este? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades.

Posts relacionados