Como vender imóveis quando todas as imobiliárias estão anunciando da mesma forma?

9 minutos para ler

Como vender imóveis e se destacar da concorrência é um questionamento frequente para você? Saiba que não está sozinho. O mundo atual apresenta diversas possibilidades, mas, ao mesmo tempo, parece que estamos fazendo tudo igual.

Se você está sentindo a necessidade de inovar na maneira como faz negócio e como apresenta os produtos da sua carteira para os seus clientes, não se preocupe. Aproveite para conferir o nosso post e veja como diversificar a maneira de vender de imóveis.

Como vender imóveis de maneira diferente?

Já faz algum tempo que as nossas vidas estão sendo dominadas pela internet. Se no passado as mudanças demoravam um pouco mais para acontecer, atualmente, elas estão em constante alteração e chega até a ser difícil acompanhá-las.

Como não poderia deixar de ser, as imobiliárias também foram afetadas. No passado, o foco era fazer anúncios nos jornais, apenas com as informações dos imóveis, de maneira bem resumida, sem nenhuma foto, é claro. Quem estava a procura, já sabia que deveria verificar os classificados constantemente ou, às vezes, pedir indicações de corretores confiáveis entre os amigos.

Alguém que tenha nascido no final dos anos 90, início dos anos 2000 pode achar tudo isso uma loucura. O fato é que hoje em dia está tudo a poucos cliques de alcance, e os anúncios estão concentrados na internet. As redes sociais também mudaram a maneira de trabalhar da imobiliária. Muitas delas desistiram de investir em sites e passaram apenas a publicar os seus imóveis em suas páginas. Tudo começou com o Facebook em um tempo que hoje já parece muito distante e agora tem se concentrado no Instagram.

Contudo, será que só isso é suficiente para ampliar as vendas e se destacar da concorrência? Já adiantamos que não. Na verdade, é preciso de muito mais, porque se as possibilidades aumentaram, os desafios também não ficaram para trás. Aproveite para conferir nos tópicos a seguir algumas dicas que separamos para você realmente se destacar.

Tenha um site

Em terra de redes sociais quem tem site é rei. Não estamos muito certos se esse ditado existe de verdade, mas a mensagem é certeira. Como dissemos, desde que as redes sociais começaram a dominar as nossas vidas, todo mundo está concentrando os seus esforços em fazer negócios por lá. Os influenciadores digitais, são os novos jogadores de futebol, e praticamente toda criança e adolescente quer ser um. Parece mesmo ser uma vida incrível, ainda que exija muito trabalho, conhecimento e dedicação. Muito além do que os seguidores conseguem de fato perceber.

As redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, são de fato uma ótima vitrine. No entanto, o site ainda tem um posicionamento estratégico que é fundamental. Primeiramente, quando bem-feito, ele transmite solidez e segurança. Um possível cliente ao visitar um site organizado, com todas as informações, fotos bem tiradas, fica surpreso positivamente. Em segundo lugar, ele também permite que você trabalhe muito melhor a sua carteira de produtos. E em terceiro lugar, mas não menos importante, ter um site permite que a sua imobiliária apareça mais nos resultados orgânicos em motores de busca.

Tenha um blog

Sim, tenha um blog! Essa é uma outra ferramenta que as pessoas acreditam estar ultrapassada, mas que ainda entrega muitos resultados positivos. O blog permite a criação de conteúdo de qualidade. Conteúdo de qualidade gera engajamento e traz autoridade sobre o assunto. Você deixa de ser apenas um site de imobiliária com uma ótima carteira de produtos e serviços e passa a ser também um local de informação.

Os seus blog posts são compartilhados e às vezes, pessoas que nem estavam buscando por imóveis, entram na sua página, conhecem o seu serviço e de repente, fecham negócio ou compartilham com algum amigo que sabe que vai se interessar. Consegue entender a quantidade de possibilidades que um blog oferece? E tem ainda uma outra informação que deixamos por última, mas é a cereja do bolo. Conteúdos bem escritos, seguindo algumas regras básicas do marketing digital conseguem ser “rankeados” nos primeiros resultados dos motores de busca sem que você precise pagar por isso.

Então, uma pessoa está aleatoriamente buscando por imóveis para venda ou para locação em tal lugar, e a sua imobiliária aparece lá, entre os primeiros, pronto para ser descoberta por um futuro cliente de maneira “natural”.

Invista nas fotos

Embora muitas imobiliárias já estejam marcando presença no mundo digital, ainda há quem não dê a devida atenção aos detalhes como deveria. Fotos mal tiradas, com poucos ângulos, de casas bagunçadas e sujas é um desses exemplos que infelizmente, ainda é bastante comum vermos por aí.

Você, que está lendo esse post, não vai cometer esse erro e sairá um passo na frente. Invista nas fotos que for publicar no site ou nas redes sociais. Cuide para que o imóvel esteja apresentado, tire fotos 360º, mostre bem todos os detalhes e capriche na descrição.

Como o tour virtual pode ajudar a vender mais imóveis?

Você veio até aqui procurando maneiras para se destacar da concorrência e a gente está empenhado em entregar a resposta. Portanto, seria impossível não dedicar um tópico sobre o tour virtual, que é o que há de mais moderno quando o assunto é imobiliária e como vender mais.

Como o próprio nome diz, o tour é realizado de maneira remota e garante uma experiência completa para os clientes que podem conhecer o imóvel quase como uma visita presencial. O usuário tem acesso aos detalhes dos ambientes, tamanho e disposição da planta.

Fazer o tour virtual não é uma tarefa difícil. A primeira coisa que é preciso providenciar são as ferramentas corretas, ou seja, um smartphone para fazer as fotos panorâmicas, opcionalmente uma câmera portátil 360º e um tripé para garantir a estabilidade das fotos.

Para garantir um bom nível de interatividade é preciso escolher a plataforma adequada às suas necessidades, que garanta uma personalização e que ao mesmo tempo seja simples para ser utilizada. E quais são as vantagens do tour virtual? Falamos melhor sobre eles nos tópicos a seguir.

Otimização do tempo

Você já pensou que maravilha é poder dormir e a sua imobiliária continuar permitindo visitas? Ao integrar a ferramenta dos tours virtuais no seu site, o internauta poderá conhecer todos os seus imóveis a qualquer hora do dia, inclusive de madrugada. Isso permite a otimização do tempo tanto dos corretores, quanto do cliente, além de aumentar a possibilidade de conversão em vendas ou locação.

Outro ponto positivo, é que como o usuário tem acesso a detalhes dos imóveis, ele só vai marcar uma visita (e se marcar) se realmente estiver interessado. Ou seja, nada de precisar levar o cliente a todo momento nas casas e apartamentos apenas para ele conhecer.

Aumento da conversão

Vivemos na era da pressa e urgência e ninguém quer perder tempo. Como dissemos, o cliente terá acesso a imagens reais do imóvel e com uma qualidade bastante elevada. Ali, ele já fará uma boa filtragem do que deseja, permitindo o contato com o corretor apenas quando as chances para fechar o negócio já são bastante elevadas.

Logo, aqui nós temos dois pontos positivos: a economia em não precisar se deslocar o tempo todo para visitas infrutíferas e o aumento da conversão de visualizações em contratos assinados.

Mais segurança

Nem sempre os imóveis que estão a venda ou para locação estão desocupados, logo, receber diversas visitas apenas para conhecer pode ser bastante desconfortável, além de um tanto inseguro.

Logo, o tour virtual elimina esse inconveniente, tornando a situação melhor para todos os envolvidos, principalmente no atual período de pandemia em que toda visita presencial exige cuidados extras.

Diferencial competitivo

Você chegou até aqui querendo saber como vender imóveis e se diferenciar da concorrência, não era? Logo, o tour virtual é uma dessas ferramentas que fará toda a diferença no seu site e não apenas por que elas facilitam a vida do cliente. É claro que isso pesa bastante na escolha, mas imobiliárias que contam com o tour virtual já se posicionam de maneira diferente, como uma empresa avançada, tecnológica que está sempre em busca de maneiras diferentes de fazer.

E além disso, há realmente resultados que já demonstram que sites com tour virtual recebem mais acessos do que aqueles que contam apenas com fotos. Logo, se você ainda não faz uso, já comece a colocar em prática.

Praticidade

Embora o tour virtual seja uma ferramenta tecnológica e moderna, ela é bastante simples de ser aplicada. Como dissemos, basta uma câmera portátil, um tripé e uma plataforma adequada para você arrasar na divulgação da sua carteira de imóveis. Ou seja, embora ele passe a ideia de uma empresa sólida e grande, você não precisa ser gigante e nem ter milhares de profissionais para dar conta do tour.

Basta treinar os corretores e eles mesmo conseguirão criar as fotos e renderizar as imagens nos imóveis que forem captando, o que também amplia o alcance de vendas e da carteira, sendo positivo nos mais diversos aspectos.

Agora você já percebeu como vender imóveis de maneira diferenciada e que se destaque na multidão que é a internet, certo? Busque novas formas de fazer, faça bem-feito e invista no seu site, uma vez que ele é a sua vitrine e porta de entrada para fechar novos negócios.

Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer a nossa plataforma e como podemos revolucionar a sua imobiliária.

Posts relacionados