marketing digital para imobiliárias banib conecta capa marketing digital para imobiliárias banib conecta capa

Marketing digital para imobiliárias: entenda como se diferenciar

9 minutos para ler

O marketing digital para imobiliárias tem se tornado uma alternativa tanto para quem trabalha com imóveis para venda quanto locação. Ele permite que os corretores divulguem de maneira mais ampla os serviços que oferecem e possam até fechar negócios pela internet. Você quer saber como utilizar essa importante ferramenta para se diferenciar? Confira o nosso post!

O avanço da tecnologia tem exigido que os mais diversos setores busque novas maneiras de atuar, divulgar seus serviços, atender os clientes. A vida acelerada que a maior parte das pessoas vive atualmente, por exemplo, exige o envio de respostas e soluções rápidas.

Por que investir no marketing digital para imobiliárias?

Passou da época em que as pessoas buscavam imóveis nos classificados de jornais. Atualmente, a procura está concentrada na internet, seja nas redes sociais, em sites específicos ou nas páginas das próprias imobiliárias. Mas engana-se quem pensa que basta tem uma presença digital para conseguir aumentar o seu alcance. A concorrência também é bastante grande e tem ficado cada vez mais acirrada de acordo com o avanço de ferramentas tecnológicas.

E é aí, que a importância de contar com uma estratégia sólida de marketing digital faz toda diferença. É necessário entender o seu público-alvo, medir o alcance da sua publicação, a conversão em vendas, otimizar o engajamento, entre outros pontos. Quando todas as etapas são bem-feitas e os detalhes são vistos de maneira cuidadosa, a imobiliária só tem a ganhar com esse investimento.

Como aplicar o marketing digital para as imobiliárias?

Qualquer pessoa seja física, seja jurídica é capaz de ter um perfil nas redes sociais nos dias atuais. Por isso, esse é um dos passos, mas está longe de ser suficiente para ser entendido como uma estratégia de marketing digital. Confira o passo a passo que criamos nos próximos tópicos.

Conheça o seu público

Tal qual na maneira tradicional de se fazer marketing, aqui o conhecimento do público também é de extrema importância. Você precisa saber para quem está falando e fazer isso muito bem-feito. Mas, afinal, como dar o primeiro passo? Bem, avalie o perfil dos seus clientes, analisando algumas informações importantes como as seguintes:

  • idade;
  • estado civil;
  • profissão;
  • escolaridade
  • local em que moram;
  • necessidades que tiveram durante o processo de compra ou aluguel;
  • nível de conhecimento sobre o processo de compra ou aluguel quando chegaram na imobiliária.

Essas são algumas respostas que você deve procurar para definir o seu público-alvo. Também vale a pena realizar uma análise apurada em relação a sua carteira de produtos e serviços para verificar se está alinhado com quem você fala ou pretende falar.

Crie um site

Com o avanço das redes sociais e da presença dos digital influencers, muitas pessoas têm achado que sites e blogs estão ultrapassados e deixando de investir nessas duas plataformas. No entanto, esse é um grande erro estratégico. A internet é uma vitrine gigantesca, portanto, é necessário utilizá-la corretamente para se destacar em relação a concorrência.

O site da imobiliária é uma porta de entradas para a clientela. Quanto mais profissional e cheio de recursos ele for, maior satisfação você entregará, além de passar a mensagem de empresa sólida e confiável. Quantas vezes você já desistiu de um negócio porque achou o site amador? Pense que essa é a mesma sensação que as pessoas não podem ter ao chegar na página da sua empresa.

Crie conteúdo de qualidade

A criação de conteúdo de qualidade é a principal forma de se destacar na internet. Ele faz com que você ganhe autoridade em relação ao que está falando, além de engajar os internautas que chegam até a sua plataforma em busca de imóveis. Ter conteúdo no seu site, blog e redes sociais também é a principal forma de aumentar a sua visibilidade.

É preciso pensar que há pessoas que chegarão à sua imobiliária pelo bom e velho boca a boca e outras simplesmente jogarão nos motores de busca o que desejam e serão atraídas pelos primeiros links que aparecerem. Logo, é necessário pensar em duas coisas: a primeira é estar entre os principais resultados e a segunda é entregar um bom material para reter aquele possível cliente.

Invista em tecnologia

Com o avanço da tecnologia todo dia nós temos alguma novidade, não é? É claro que você não precisa investir em todas as ferramentas e plataformas que aparecem, mas vale a pena conhecer quais são as indicadas para melhorar o marketing digital para imobiliárias, ao mesmo tempo que causam impacto positivo na experiência do usuário.

Fazer uso, por exemplo, de bots que são capazes de interagir com os clientes e responder as dúvidas mais simples, é algo que vale a pena. Integrar no seu site ferramentas que consigam identificar o comportamento do internauta para realizar sugestões de imóveis e facilitar a navegação, também é outro ponto positivo. Pense que não basta apenas ter uma carteira cheia de apartamentos, casas ou terrenos se o cliente não souber como procurar ou se a filtragem for muito difícil. Nos tempos atuais são cheios de pressa e urgência, logo, é fundamental facilitar a vida de quem a gente quer encantar.

Invista em fotos panorâmicas ou tour virtual

Ainda relacionado a qualidade do seu site, não podemos esquecer da importância de ter fotos bem-feitas dos imóveis. Um dos diferenciais das imobiliárias virtuais é entregar a possibilidade de compra ou aluguel sem que a pessoa saia de casa. As fotos 360º, por exemplo, são uma excelente maneira de realizar uma visita sem nem precisar sair de casa. Há a possibilidade de criar passeios virtuais, tudo isso de maneira que não sobrecarregue o servidor do site e ainda entregue uma experiência incrível para o cliente.

Use o e-mail marketing

Até agora falamos das principais maneiras de atrair o internauta para a conhecer a sua imobiliária. Se todos os passos anteriores forem seguidos, você com certeza, chamará a atenção das pessoas, mas nem sempre, converterá em venda ou aluguel com apenas um clique.

Uma excelente forma de manter o contato com os possíveis clientes é fazendo uso do e-mail marketing. No entanto, é preciso ter atenção para que ele não se torne apenas um spam inconveniente. Sendo assim, peça sempre a autorização para enviar as mensagens antes e não deixe de investir em conteúdos de qualidade que possam interessar ao público.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são fundamentais para as estratégias de marketing digital. Por lá, você poderá divulgar os imóveis que forem entrando na sua carteira, além de manter um contato mais próximo com os possíveis clientes.

Mas para que ela entregue o resultado pretendido, é fundamental saber utilizá-las, uma vez que não trata-se apenas de postar fotos sem nenhum planejamento. A criação de conteúdo de qualidade para as redes sociais são essenciais. No Instagram, por exemplo, além da qualidade das fotos, também é necessário interagir nos stories e agora no reels, para não ter o seu alcance “boicotado” pela plataforma.

Portanto, busque dar dicas sobre compras e aluguel de imóveis, como coisas relacionadas ao processo de financiamento, regras para caução ou fiador, vistorias de entrada e a de saída, impostos que incidem na compra, como declarar o imposto de renda, além de dicas sobre decoração, que é um assunto que costuma gerar bastante engajamento nas redes.

Faça vídeos

Na era do conteúdo e da informação, as pessoas, às vezes, não gostam de ler, certo? E é nesse sentido que os vídeos ganharam muito destaque e canais no YouTube se tornaram sensação. Atualmente, o IGTV (que é a TV do Instagram) também tem ganhado muita atenção e diversos influenciadores estão migrando para essa plataforma.

Você pode escolher a que entender melhor para a sua imobiliária, mas vale a pena entregar conteúdos com alguma certa regularidade nesse formato. A dica aqui é a mesma que do tópico anterior. Invista em tirar dúvidas dos possíveis clientes. Veja quais são as novidades, fale sobre mudanças recentes em relação a juros, financiamento, processos para compra. Tente não fazer nada muito grande para não se tornar cansativo e esteja aberto para responder as dúvidas que as pessoas forem deixando nos comentários.

Contrate um profissional

Como a internet é democrática e você pode encontrar praticamente todas as informações com uma simples pesquisa, muita gente se aventura no marketing digital de maneira amadora. E é claro, alguns podem dar sorte e ter algum conteúdo viralizado instantaneamente, mas nem sempre é possível contar com isso, certo?

Portanto, se você não entende tão bem do assunto, a nossa última dica é: contrate quem entenda. Apenas com o auxílio de um profissional é que será possível traçar uma estratégia sólida, saber quais são os dados que devem ser mensurados e como fazê-lo. Assim, além de você economizar tempo e dinheiro, você verá a sua empresa decolando de maneira mais sólida no mercado.

Percebeu agora como o marketing digital para imobiliárias é tudo o que você precisava? Se você ainda não marca presença na internet de maneira regular, chegou o momento de mudar e começar a fazê-lo, ainda mais nos tempos atuais, em que o cenário pandêmico fez com que a presença digital se tornasse ainda mais essencial em nossas vidas.

E se você gostou e quer se manter informado sobre esse assunto, siga as nossas páginas (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) nas redes sociais.

Posts relacionados