Como valorizar um imóvel Como valorizar um imóvel

Como valorizar um imóvel? Confira as dicas 

10 minutos para ler

Naturalmente, imóveis são bens que costumam valorizar com o tempo, ou seja, possuem uma boa margem de lucro. Mas isso não é regra e também não significa que você, que deseja vender um imóvel, não precisa tomar algumas medidas. 

Existem fatores que estão fora do alcance do vendedor, mas, com estratégia e inteligência de mercado é possível valorizar praticamente qualquer imóvel. A seguir, entenda como valorizar um imóvel.

Fatores externos que influenciam na valorização de um imóvel 

Alguns fatores externos podem valorizar ou desvalorizar a venda ou locação do seu imóvel. Apesar deles não serem controláveis, é importante ter ciência sobre eles para desenvolver estratégias mais inteligentes. 

Economia

O mercado imobiliário, basicamente, funciona com uma premissa simples: quanto mais procura, maior a valorização. Durante a pandemia, por exemplo, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, por isso, muitas precisaram alugar ou comprar novos imóveis que se adaptassem melhor ao novo estilo de vida. Então, nesse período (2020 – 2022), o mercado imobiliário foi valorizado. 

Mas não apenas por isso. Em momentos de economia instável, investidores tendem a recorrer a setores mais sólidos, como é o imobiliário. Principalmente porque esse é um mercado em que o rendimento não vem apenas por meio de vendas, mas também por aluguéis e a valorização natural dos imóveis. 

Outro fator econômico importantíssimo, é a taxa básica de juros, conhecida como Selic. Basicamente, a Selic influencia todas as taxas de juros do país, seja de empréstimos de banco, seja o valor recebido em aplicações financeiras. Com taxas de juros mais baixas, as pessoas podem optar por financiamentos de imóveis com valores mais acessíveis, ou seja, compram mais imóveis, aquecendo a economia. 

Acompanhar a economia do país é essencial para saber quando vender um imóvel ou até mesmo prever possíveis crises e desenvolver planos de ação para contornar momentos desfavoráveis. 

Localização 

A localização é um dos principais fatores que podem valorizar um imóvel. Um exemplo claro, é que, imóveis mais periféricos (distantes do centro), tendem a valer menos. Mas isso pode mudar bastante dependendo de outros fatores. 

O período da pandemia é um exemplo claro. Devido ao home office e isolamento social, muitas pessoas preferiram lugares afastados dos centros urbanos, com mais proximidade com a natureza. 

O exemplo citado demonstra que, por mais que a localização de um imóvel à primeira vista não seja atrativa, é possível destacar atributos positivos ou que combinem com um estilo de vida específico. Sua tarefa é: pesquise sobre os arredores, se existem escolas, hospitais, parques, mercados ou até mesmo boas estradas ou transporte público fácil para chegar em outras localidades relevantes. 

O mesmo vale para lugares conhecidos por assaltos e outros crimes. O comprador precisa estar ciente dessa questão, mas também de outros atributos que a localização pode fornecer, como por exemplo, preço mais acessível. 

O que você pode fazer para valorizar um imóvel 

Você já viu que existem fatores que não são controláveis e que podem valorizar ou desvalorizar um imóvel. Mas como explicamos anteriormente, com estratégia é possível se adaptar para que fatores negativos não prejudiquem tanto a sua venda. 

Agora, confira, alguns cuidados que você precisa ter para manter um imóvel atrativo para a venda: 

Manutenção 

Quanto mais tempo leva para fazer manutenção em um imóvel, mais caro fica. 

Primeiro, priorize a infraestrutura: instalações hidráulicas, rede elétrica, pisos, janelas, portas, escadas e telhado. Muitas vezes problemas relacionados à infraestrutura, podem ser invisíveis olhando superficialmente, mas em visitas mais detalhadas prejudicam a experiência do cliente e a sua segurança. 

Importante destacar, que é necessário um profissional qualificado para fazer a manutenção da infraestrutura do imóvel. Só ele conseguirá diagnosticar o que já apresenta problemas e precisa ser consertado, mas também fazer a manutenção preventiva. 

Em um segundo momento, se preocupe com os aspectos estéticos, ou seja, acabamentos, jardins e outros. Um lugar bonito e atrativo, com certeza vai chamar a atenção do cliente em potencial.

Limpeza e organização

De forma geral, sujeira em um ambiente pode trazer a sensação de desleixo. Não apenas pó ou terra, mas também objetos quebrados ou fora do lugar. Organize e limpe o imóvel o máximo que puder. 

No caso de imóveis que estão habitados, o ideal é conversar antes com os moradores e explicar a importância da organização para a captação de imagens ou até mesmo visitas presenciais. Nesses casos, evite levar possíveis compradores sem avisar os moradores. 

Documentação 

Não ter a documentação ou contas em dia pode ser um impeditivo para o fechamento de compra ou até mesmo desvalorizar o imóvel, porque o cliente em potencial sabe que vai ter gastos complementares. Verificando a Certidão Negativa de Débito Imobiliário do imóvel, é possível verificar a situação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e outras tarifas importantes.  

Investir em segurança 

Como dissemos anteriormente, a segurança está relacionada à localização, ou seja, é um dos aspectos dos quais não temos controle. Porém, com estratégia é possível suavizar essa problemática. Uma das formas é investir em equipamentos de segurança, com câmeras, alarmes, cerca elétrica e outros. 

Além disso, também é possível fazer ajustes na infraestrutura, aumentando muros, trocando portas, janelas e fechaduras por outras mais resistentes. 

Móveis planejados e decoração 

Nem sempre é possível vender ou alugar um imóvel que já tenha móveis planejados ou decoração. Mas esse pode ser um chamariz interessante para que o possível comprador ou locador, possa imaginar como seria a sua vida naquele espaço. Assim como a limpeza e manutenção, esses dois aspectos mexem com a imaginação e desejo do cliente. 

Além disso, móveis planejados valorizam o imóvel no aspecto econômico, tornando-o mais completo e prático, afinal, ao fechar negócio, o cliente terá menos gastos com mobiliário. 

Como fazer um bom anúncio?

Imóvel bem organizado, documentações e pesquisas sobre a vizinhança em dia. Agora que já aprendemos como valorizar um imóvel, chegou o momento de mostrar o produto para o mundo e começar a divulgar o seu imóvel. 

Acima de tudo, existem três principais lugares em que o seus anúncios de imóveis devem estar: portais imobiliários, site próprio e redes sociais. Isso porque, o principal canal de buscas online é o google. Estando nesses três lugares citados – com bons anúncios, claro – as chances de você aparecer bem ranqueado no google, aumentam. 

Bons anúncios, que valorizam o seu imóvel, possuem algumas informações e características: 

  • Descrição completa
  • Características do imóvel
  • Preço
  • Localização
  • Bons registros visuais

Para saber como desenvolver um anúncio chamativo, acesse o nosso artigo, clicando aqui. 

Como valorizar um imóvel com o Tour Virtual?

Estudos mostram que o ser humano processa imagens de forma muito mais rápida do que compreende palavras. O mesmo estudo também demonstra que comunicação visual afeta a tomada de decisão em ambientes de negócios. Isso significa que comunicação visual pode ajudar a simplificar informações complexas e melhorar a precisão da tomada de decisão.

O imóvel pode ser o melhor e mais interessante possível para o cliente, porém, isso não vale a pena caso a experiência de venda não seja adequada, ou pior, caso o anúncio nem chegue para ele. 

O Tour Virtual é uma solução em que o cliente tem acesso fácil e prático a tudo o que ele precisa na hora de sua busca por um imóvel: detalhamento, segurança e praticidade. 

Fotografias registram fatos e eventos, marcam momentos importantes e eternizam lembranças. Mas, para vender ou alugar um imóvel, é preciso que a funcionalidade das imagens vá muito além. 

Os passeios virtuais, produzidos a partir de imagens em 360°, surpreendem o cliente e trazem diversas possibilidades que imagens tradicionais não possuem: 

  • Imersão, de qualquer hora e qualquer lugar; 
  • Controle sobre a visitação remota (ele pode escolher o caminho que quer fazer); 
  • Mais detalhes do imóvel; 
  • Ver a disposição e tamanho dos cômodos; 
  • Observar a incidência do sol. 

O Tour Virtual melhora a performance do seu anúncio

Sites de anúncios imobiliários como ZAP+ e Viva Real, possuem um filtro em que é possível procurar apenas imóveis que possuem Tour Virtual. Ou seja, há uma ampla procura por esse tipo de mídia, inclusive imóveis com essa funcionalidade recebem em média 40% a mais de visitas. 

O Tour Virtual garante muitas vantagens e benefícios para as imobiliárias, entre eles, a praticidade. Isso porque não é necessário agendar horário e dia para a visitação, visto que o tour fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana e pode ser acessado de qualquer lugar do mundo.

Essa tecnologia também garante maior alta de conversão, porque o cliente já viu o imóvel e seus detalhes pelo tour, e se este pedir uma visita presencial é porque o interesse é real, aumentando a chance de concretizar a venda ou locação.

Utilizando o tour, também gera economia, tanto para o Corretor, quanto para o interessado no imóvel, isso porque nenhuma das partes precisa se locomover até o local.

Como funciona o Tour Virtual da Banib 

Com a plataforma Banib Conecta qualquer um é capaz de fazer um Tour Virtual. Você só precisa de uma câmera 360º ou um smartphone. Depois de feitos os registros fotográficos, é só subir na plataforma e seguir alguns passos para montar o Tour. 

O plano de tour virtual para imobiliárias, por exemplo, é focado na comercialização e locação dos imóveis. Há também a ferramenta de geração de leads e registro de dados como: quantidade de acessos, tempo de permanência em cada cômodo e fontes de entrada, ou seja, por onde o link do seu tour foi acessado.  

É rápido, fácil, chama a atenção do seu cliente e pode valorizar o seu imóvel. Para conhecer todos os recursos e bater um papo com a gente, é só acessar o nosso site

Posts relacionados