vistoria de obras capa blog desktop vistoria de obras capa blog desktop

Vistoria de obras: tudo que você precisa saber sobre o tema

16 minutos para ler

A vistoria de obras e o relatório fotográfico são uma etapa de extrema importância para a construção civil, proporcionando vantagens como controlar a qualidade, reduzir atrasos, economia de tempo, entre outros.

Por isso, independente do tipo de empresa e do porte da obra, a vistoria deve ser realizada com frequência. Entretanto, com o avanço da tecnologia refletida na automatização e digitalização de processos, algumas mudanças e otimizações são possíveis nesse processo, tornando-o mais prático.

Visto a importância desse assunto, dúvidas são comum, referente a vários aspectos. Sendo assim, abaixo você irá conferir os mais relevantes quando o assunto é vistoria de obra.

O que é a vistoria de obras?

A vistoria de obras é uma espécie de diagnóstico da situação de um empreendimento obtido por meio de uma inspeção. Por demandar precisão, é feito por engenheiros, arquitetos registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou especialistas em elaboração deste tipo de documento.

A vistoria pode ser classificada como uma atividade preventiva, com o objetivo de verificar a conformidade e qualidade dos serviços, a fim de evitar problemas futuros.

Nesse diagnóstico são especificadas as atividades a serem realizadas em todas as etapas de uma obra, ou seja, desde o planejamento até a entrega.

Por isso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) descreve a vistoria como uma constatação dos fatos por meio a observações que devem ser criteriosas. Essa é uma etapa é importante porque averigua como está o andamento dos trabalhos, possibilitando relatos para a tomada de decisão, reduzindo problemas.

Qual a importância da vistoria de obras?

Na vistoria de obras são levantadas informações que ajudam na tomada de decisão, reduzindo os erros. Sendo assim, a conclusão e entrega da obra não são comprometidas, possibilitando maior sucesso no prazo definido em escopo. Por isso, a vistoria de obras é uma etapa indispensável durante uma obra.

Além da importância ao longo da execução, a vistoria também promove maior segurança do ponto de vista jurídico, e serve de comprovação da execução adequada.

Somado a isso, a vistoria de obras é de grande importância por proporcionar diversas vantagens como:

Auxiliar na elevação da produtividade

Além disso, quando algum erro é cometido por falta de conhecimento, sua propagação é interrompida rapidamente, resolvendo a situação, reduzindo o retrabalho, perdas, desperdícios e atrasos. Dessa forma, o ritmo de produção aumenta, com o tempo ocioso sendo reduzido e as atividades que não agregam valor também.

Possibilitar a identificação de riscos

A vistoria identifica os riscos presentes no canteiro de obras sendo mensurados, evitando que o andamento da construção seja prejudicado. Isso acaba garantindo maior proteção à saúde e bem estar dos colaboradores.

Somado a identificação de riscos, é possível compreender sua natureza, atuando diretamente na causa e realizando as mudanças necessárias. Evitando assim que esses riscos se concretizem em problemas que interfiram o andamento e qualidade da obra.

Aumentar a segurança na obra

A vistoria não promove segurança apenas do ponto de vista técnico e judicial, ela também auxilia na identificação dos riscos que estão presentes no ambiente de trabalho e que podem impactar na segurança dos colaboradores.

Assim, por meio da vistoria de obras é possível saber se os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são utilizados e se a infraestrutura definida atende todas atividades e ao planejamento que foi realizado.

Proporcionar construções ecoeficientes

O conceito de ecoeficiência está diretamente relacionado com processos pensados do ponto de vista ambiental e financeiro. No canteiro de obras, sempre que ocorre a redução de resíduos, de desperdícios e retrabalho, é benéfico ao meio ambiente e para o financeiro.

Além disso, devem ser praticadas corretamente as etapas de tratamento dos materiais e resíduos. O profissional que realiza a vistoria deve ajudar na definição desse processo.

Realizar avaliações precisas de desempenho do processo produtivo

Avaliar o desempenho do processo produtivo não é fácil, porém por meio da vistoria de obras esse processo é otimizado e se torna mais assertivo e eficiente, afinal, o desempenho estará sendo avaliado e monitorado constantemente. Isso, porque, durante a vistoria, é possível observar e coletar informações sobre o desempenho das equipes, possibilitando ações e melhorias quando necessário.

Auxiliar no cumprimento do planejamento e na gestão física e financeira

A vistoria de obras, quando realizada e utilizada corretamente, tem grande relevância tanto no cumprimento do planejado, como também no gerenciamento da qualidade, prazo e custo.

Como muitas vezes o executado se distancia do planejado, durante a vistoria isso é facilmente percebido, possibilitando a análise e posterior compreensão do motivo das ações, seja para modificar o planejamento ou para cumpri-lo. Com isso, passa-se a auxiliar a gestão física, ou seja, o cumprimento dos prazos.

Somado a isso, também está o auxílio no gerenciamento financeiro, uma vez que o profissional responsável pela vistoria passa a ter uma grande compreensão sobre os aspectos que envolvem o canteiro de obras, como por exemplo, logística, atraso nas entregas, desperdício, volume de insumos utilizados, turnos de trabalho, dimensão das equipes, etc.

Por meio do conhecimento de todas essas informações, é possível verificar problemas que impactem diretamente e negativamente no cronograma financeiro, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

Como fazer a vistoria

Em primeiro lugar deve-se definir os responsáveis e a frequência de realização das vistorias. Assim, será possível determinar um planejamento de vistorias e o desenvolvimento dos documentos que forem pertinentes, como checklists, formulários e detalhamento para o relatório fotográfico.

Esses documentos auxiliam o profissional responsável por essa vistoria, evitando que não se esqueça de algum aspecto importante para cada atividade ou etapa. Por isso, o ideal é preparar uma lista para a vistoria, contendo os diversos sistemas e as tarefas referente a cada sistema.

Tipos de sistema

Por exemplo, no sistema hidráulico deve-se verificar as instalações, canalização, escoamento, se existe algum vazamento, fazer teste de estanqueidade, testar funcionamento de torneiras, descargas, registros, ralos, instalação das pias e boxes, vazão nas torneiras, entre outros aspectos.

Já nos sistemas elétricos deve-se avaliar a passagem dos eletrodutos conforme projeto, assim como o funcionamento das lâmpadas, interruptores, campainhas, tomadas, padronizações, quantidade de pontos e qualidade da fiação.

Existem também os sistemas de vedação, os estruturais, os de revestimento, de impermeabilização, entre outros. É importante analisar os detalhes envolvendo cada sistema, possibilitando a avaliação durante a vistoria.

Por exemplo, nos sistemas de vedação, deve-se verificar se a parede está no esquadro, com as características e materiais adequados e se as janelas, portas, fechaduras e trancas estão funcionando adequadamente.

Já na parte estrutural deve-se verificar as dimensões e especificações dos pilares, vigas, lajes ou dos blocos estruturais, assim como as armações, execução, concretagem, entre outros aspectos.

No caso dos sistemas de revestimento, deve-se analisar se a execução do revestimento está correta, se atende aos critérios previstos em norma, se não houve troca de tipo de revestimento, se o rejunte está adequado, assim como as características de pintura e forro. Sendo assim, os erros e problemas são minimizados.

Após a realização da vistoria, é feito um laudo ou relatório técnico. Ele deve conter fotos e as informações que forem relevantes. Também precisa compartilhar com os membros da equipe e armazenado adequadamente.

O que deve constar na vistoria de obras

Acima citamos a importância dos relatórios fotográficos, da anotação de informações e de diversos aspectos. Entretanto, agora iremos detalhar os itens e atividades necessárias para uma vistoria de obras eficaz:

Preparar um roteiro para a vistoria de obras

Prepare um checklist com a lista de atividades e itens a serem verificados, assim a vistoria será mais organizadae. O preenchimento do checklist é feito durante a vistoria, com todas as informações que precisam de correção.

Portanto, é importante ter tanto espaços para a marcação de conformidade e inconformidade, como também, espaços para observações escritas. Esse checklist pode ser impresso, ou pode ser digital — seja por meio de celular, tablet, algum software e aplicativo específico, ou por programas como Word ou Excel.

Criar modelos de relatório

É importante criar modelos de relatório pois assim será possível alcançar uma padronização tanto para a realização da vistoria, como também para o compartilhamento de informações com a equipe e também com os clientes e demais stakeholders. Alguns pontos não devem faltar, como:

  • título do relatório;
  • data de elaboração ou número de revisão;
  • data de preenchimento;
  • status do projeto;
  • profissional responsável pela vistoria;
  • espaço para legendas, marcação de opções e informações detalhadas.

Além disso, deve-se definir a forma de acesso e compartilhamento: será por meio de exportação no formato PDF ou por link para compartilhamento online? Esses aspectos são importantes para evitar o uso de relatórios desatualizados e ruídos no compartilhamento das informações.

Criar um relatório fotográfico

Crie um relatório fotográfico durante a vistoria, documentando de forma visual todos os itens e atividades verificados. Essa é uma etapa muito importante pois documenta todos os detalhes encontrados, facilitando inclusive, a indicação de problemas técnicos e executivos.

Além disso, o relatório fotográfico atesta todas as informações apresentadas no relatório elaborado durante a vistoria. As imagens precisam estar organizadas, sendo ideal criar um álbum para cada data de vistoria, indicando-os também no nome das fotos.

Esse relatório fotográfico permite verificar a evolução das atividades, quantidade dos problemas, as melhorias feitas além de inconformidades corrigidas adequadamente.

Utilizar equipamentos auxiliares durante a vistoria de obras sempre que necessário

Sempre que necessário, dependendo do andamento da obra, tipo de sistema ou atividade que for vistoriada, é importante levar alguns equipamentos que permitam fazer uma verificação completa e correta. Por exemplo, para verificar se as paredes estão esquadrejadas, é necessário um esquadro.

Para verificar o funcionamento adequado de todas as tomadas é importante ter um multímetro. Já para verificar se o escoamento da água está correto, é importante realizar teste jogando água. Como se vê, de acordo com o checklist criado, serão definidos os equipamentos e verificações que precisam ser realizadas.

Criar um relatório técnico contendo todas as informações relevantes

Ao realizar todas as etapas citadas, deve-se agrupar as informações com o intuito de utiliza-las pela equipe ou pelo profissional responsável. Os erros encontrados precisam de solução e compreensão, evitando assim a repetição deles futuramente.

Além disso, por meio dessas informações é criado um relatório para o cliente, tornando a comunicação mais eficiente. Por exemplo, se ocorrer chuvas fora de época e isso atrasar algumas etapas, é possível mostrar através do relatório o motivo do atraso.

Quais erros evitar na vistoria de obras?

A vistoria, quando feita, pode apresentar alguns erros comprometendo a obtenção das vantagens. Por isso, abaixo listamos os principais para que você possa evitá-los. São eles:

  • Não procurar as vulnerabilidades e erros;
  • Ignorar as informações da vistoria para a tomada de decisão e apropriação do planejamento realizado;
  • Não utilizar os dados obtidos como meio de antecipar problemas e situações negativas que possam impactar em relação ao custo, prazo e qualidade;
  • Deixar de analisar a segurança durante as etapas construtivas;
  • Não verificar se os processos estão de acordo com as normas técnicas, se os materiais estão aplicados corretamente;
  • Dar prioridade apenas a entrega, e esquecer também da durabilidade a longo prazo;
  • Não listar todos os problemas e inconformidades para melhoria em próximos projetos e obras;
  • Descartar os relatórios executados por desconhecer seu peso e importância jurídica e pericial;
  • Delegar a realização da vistoria a um profissional não habilitado pelos conselhos CREA e CAU ou que não tenha a devida capacitação técnica ou conhecimento para a tarefa;
  • Não estabelecer um padrão e quais são as informações relevantes para a vistoria dos sistemas em cada uma das etapas da obra;
  • Deixar de seguir as normas e procedimentos técnicos para a realização das vistorias;
  • Não colocar fotografias relevantes e que indiquem ou realmente reforcem as informações ressaltadas durante a inspeção;
  • A não emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT);
  • Não compreender claramente qual o objetivo de análise em cada uma das etapas de uma obra.

Com quem frequência a vistoria de obras deve ser feita?

A frequência de realização das vistorias de obras está diretamente relacionada com a produtividade da obra. Em uma obra com diversas frentes de trabalho, o ideal é ter vistoria praticamente todos os dias. A complexidade da obra e também a dimensão da equipe é importante para definir essa frequência.

Entretanto, todos os aspectos importantes precisam de verificação com frequência, evitando retrabalho, desperdício, atrasos ou futuros problemas construtivos. Por isso, afirma-se que a vistoria deve ser feita ao longo de todo o serviço. Contudo, quando não é possível realizar diariamente ou mais de 1 vez por semana, o prazo máximo indicado entre uma vistoria e outra é de uma semana.

Quem deve fazer a vistoria de obras?

Conforme citado anteriormente, apenas engenheiros ou arquitetos registrados no CREA podem fazer a vistoria. Contudo, é essencial que esse profissional seja habilitado em termos de experiência a fim de analisar e verificar todas as informações referentes ao sistema construtivo, etapa da construção e tipo de obra.

Por exemplo, o mesmo profissional que realiza vistoria em uma unidade residencial ou comercial é diferente do que realiza em uma obra rodoviária ou subterrânea. Inclusive, em determinados casos, faz-se necessário mais de um profissional para a realização desta vistoria.

No caso de uma obra subterrânea envolvendo ventilação forçada, necessita um engenheiro mecânico especialista, enquanto para verificar a segurança estrutural interna, o indicado é outro tipo de profissional.

Como adotar tecnologia durante a vistoria de obras?

A tecnologia pode e deve estar presente durante o processo de vistoria de obras a fim de otimizar essa atividade, afinal, quanto maior a precisão, melhor. Contudo, além disso, no dia a dia de uma obra, são diversas as atividades e por isso a agilidade também é muito importante. Sendo assim, algumas opções são:

Registro fotográfico e controle por imagens

Essa é uma opção simples e muito eficaz, afinal, atualmente praticamente todos têm acesso a um smartphone com câmera. Por meio do registro fotográfico passa a ser possível criar um laudo detalhado da vistoria, assim como dos fatos observados, principalmente quando se trata de problemas executivos ou da verificação de andamento das atividades.

As imagens, disponibilizadas em tempo real para outros membros da equipe, otimizam a tomada de decisões além das correções necessárias. As imagens tornam possível o esclarecimento de dúvidas futuras, servindo também como segurança para o meio jurídico.

Tour virtual

O tour virtual é uma inovação que tem ganhado cada vez mais espaço nos canteiros de obra, uma vez que possibilitam a realização de vistorias e registros de imagem por meio de drones e demais equipamentos, sem que o profissional esteja presente no canteiro. Inclusive, essa é uma prática já muito comum para lugares mais afastados ou de difícil acesso.

Criação de relatórios e dados para a vistoria de obras

Por meio da tecnologia é mais fácil criar relatórios rapidamente, principalmente quando utiliza-se softwares ou aplicativos para a realização da vistoria. Dessa forma, as informações coletadas ficam mais seguras.

Além disso, se torna mais fácil compartilhar as informações e andamento com a equipe e até mesmo com o cliente — otimizando a comunicação. Algumas ferramentas i aplicativos permitem automatizar o tipo de informação passada ao cliente, facilitando a tomada de decisão.

Aqui também vale ressaltar a maior facilidade na criação de relatórios de diversos níveis, de gráficos comparativos entre planejado e executado, entre outras ferramentas de gestão.

Criação e compartilhamento de agendamentos, checklists e formulários

Por meio de aplicativos e softwares a criação de checklists, formulários e também de agendamentos é otimizada, possibilitando detalhamento de vistoria, inspeção e reinspeção e compartilhamento com os profissionais que precisam estar envolvidos.

Além disso, os formulários e checklists possibilitam maior controle do que não está em conformidade e o que precisa ser feito em cada uma das fases. Essas possibilidades evitam atrasos nos prazos, proporcionando maior credibilidade para empresa.

Conclusão

A vistoria de obras é uma etapa imprescindível durante a execução de um empreendimento e para seu sucesso, envolvendo cumprimento de custos, prazos e qualidade definidos durante o planejamento — uma vez que um de seus principais objetivos é atestar a conformidade e qualidade dos serviços e atividades que estão sendo executados.

E para auxiliar nesse processo de comprovação, o relatório fotográfico também desempenha uma importante função, uma vez que permite comprovações visuais, evitando dúvidas a respeito das considerações realizadas e garantindo maior objetividade para as informações.

Essa etapa é considerada simples, desde que seja realizada por um profissional qualificado de construção civil. Entretanto, mesmo com sua simplicidade, por meio de sua execução correta, adequada e frequente, é possível identificar diversos problemas e otimizar a tomada de decisão.

Quando as informações são utilizadas corretamente acabam agregando muito valor para o gerenciamento físico, financeiro, entre outros.

Agora que você já sabe sobre a importância da vistoria de obras, se você deseja saber ainda mais sobre os aspectos de grande relevância para o sucesso de um empreendimento, aproveite e acesse o e-book da Banib Conecta Construction sobre Cronograma de Obras.

Posts relacionados

1 comentário em “Vistoria de obras: tudo que você precisa saber sobre o tema

Os comentários estão fechados.