Empresa Método Engenharia S.A e Banib: conheça esse case de sucesso!

11 minutos para ler

A Método Engenharia é uma empresa muito experiente em projetos complexos de engenharia. Seu principal objetivo é transformar a vida das pessoas com o uso da tecnologia, da capacitação técnica e da comunicação com o cliente. Com a parceria com a Banib, a empresa tem conquistado resultados ainda mais promissores.

Quer saber como a tecnologia digital pode transforma uma companhia no ramo da construção civil? Então, acompanhe este case de sucesso Banib!

A Método Engenharia

A empresa surgiu com a missão de transformar pessoas e aprimorar processos. Portanto, a inovação constante tem sido o compromisso da Método com o seu público. Todo o time está voltado para fazer diferente e melhor, gerando confiança em todas as partes envolvidas. Confira, a seguir, os seus valores:

  • ética – a Método tem um código de conduta muito avançado e cada colaborador até a diretoria tem o dever de zelar por seu cumprimento;
  • segurança – ela valoriza a mão de obra profundamente, o que tem se tornado raro na construção civil. Todas as equipes contam com um ambiente saudável e seguro com a certificação da OSHAS (Occupational Health and Safety Assessment Service);
  • qualidade – a Método obteve as certificações ISO 9001 e 14.001, seguindo todos os seus parâmetros. Isso garante uma gestão com responsabilidade ambiental, integrada e eficaz em todos os projetos;

Ela atua nos mais diversos ramos da construção civil com um portfólio com dezenas de projeto. Veja, a seguir, alguns projetos da Método e as soluções trazidas por eles.

A Unidade de Processamento de Gás Natural do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj)

Essa unidade, quando finalizada, será a maior do país, com capacidade de processamento de até 21 milhões de m³ de gás todos os dias. O escopo do projeto desenvolvido pela Método contemplará a instalação de 31 unidades de processamento. Além disso, ela ficará responsável por diversas fases desde a elaboração do projeto até a execução com as atividades de:

  • procurement;
  • construção;
  • montagem e comissionamento de estruturas para o recebimento, processamento e a expedição do produto final.

Infinity Tower

Agora, a Infinity faz parte do seleto grupo dos melhores edifícios da cidade de São Paulo, conhecidos como Triple A (AAA) — isso não é pouco em uma cidade caracterizada por seus prédios. Além disso, a obra se tornou referência em relação a padrões de especificação técnica e imagem corporativo, obtendo a certificação LEED na categoria Gold.

A Método esteve envolvida diretamente em todo o planejamento e execução do projeto. Desenvolvemos os conceitos tecnológicos, realizamos o controle de qualidade de acordo com o padrão internacional, executaram a obra com as melhores metologias do mercado.

Além dessas empresas, também foram responsáveis por vários outros projetos bastante interessantes, como:

  • Shopping Center Trimais Places
  • Complexo Ohtake Cultural
  • Samaritano São Paulo
  • Parque Olímpico do Rio de Janeiro
  • Hospital Sírio-Libanês em São Paulo
  • Grand Hyatt Rio Hotel;
  • Aeroporto de Fortaleza;
  • Espaço Cultura Porto Seguro
  • diversas unidades do McDonalds.

História e prêmios

A Método foi fundada em 1973 por profissionais que sonhavam em abrir uma empresa com padrões de excelência internacionais no Brasil. Desde a sua fundação, concluiu mais de 450 contratos bem-sucedidos, entre empreendimentos corporativos, edifícios residenciais, hotéis, indústrias, hospitais, shopping centers, complexos de entretenimento e instalações de logística.

Desde então, coleciona diversos prêmios por revistas especializadas:

  • entre 1985 e 1990, ganhou quatro vezes o título de melhor empresa do setor pela Revista Exame;
  • em 1992, conquistou o prêmio de melhor empresa do ano, entre todos os setores, também pela Revista Exame;
  • em 2015, ganhou a premiação “Ética nos Negócios”;
  • melhor fornecedor de manutenção pela Petrobrás;
  • Construtura do Ano pela revista O Empreiteiro;
  • Prêmio Autodesk pela Tecnologia BIM;
  • Sustentabilidade pela Greening Award
  • 3ª melhor gestão de pessoas pelo Prêmio do Valor Carreira.

Com isso, consolidou-se no mercado, estabelecendo diversos contratos e parcerias. Um dos momentos de destaque da Método foi a aquisição da Potencial Engenharia, o que permitiu uma ampliação da sua atuação no mercado.

Desafios para o crescimento

À medida que uma empresa cresce, seus desafios também ganham escala. Na maioria das vezes, isso representa um aumento importante dos custos, comprometendo a taxa de lucratividade. Além disso, há o risco constante de a energia gasta com uma carteira maior de clientes e com várias atividades de expansão impactar negativamente a qualidade do serviço.

A Método, por sua excelência e compromisso ético, foi uma empresa que cresceu rapidamente e conquistou vários projetos bastante ambiciosos. Desse modo, o principal desafio foi manter o nível de atenção e de qualidade responsáveis por esses longos anos de sucesso.

Felizmente, os gestores e os diretores da Método sabem que todo negócio deve buscar constantemente por soluções para tornar suas operações mais eficientes e baratas. Nesse sentido, a tecnologia tem sido uma aliada essencial — a nuvem, a Internet, a Realidade Virtual e a Inteligência Artificial têm permitido que a gestão das obras se otimize.

Assim, várias tarefas manuais e demoradas são automatizadas e feitas em segundos. Processos complexos e burocráticos, como vistorias e auditorias, podem ser realizados na frente do computador em muito menos tempo. Desse modo, as empresas podem crescer sem receio de enfrentar novos gargalos.

As soluções da Banib para a gestão de obras

A plataforma Banib Conecta de tour virtual tem o objetivo de realizar a vistoria de obra digitalmente por meio de imagens 360º. Além disso, contamos com várias ferramentas para auxiliar as empresas de construção civil em todas as etapas de um projeto, como:

  • administração de obras e de canteiros;
  • divulgação de empreendimentos prontos;
  • medição digital, relatórios fotográficos e projetos;
  • comparativos para que possa ser analisado o andamento do projeto;
  • relatórios completos baseados nos tours virtuais.

Quem acompanha o cenário da Transformação Digital sabe que há determinadas tecnologias que mudarão a forma como empreendemos no futuro. Uma das ferramentas mais antecipadas é a realidade virtual, que permite uma maior imersão do usuário nas plataformas digitais por meio da visão e de outros sentidos. Na construção civil, ela vem ganhando muito espaço, pois traz soluções para problemas antigos.

 

Vistorias e laudos técnicos

O carro-chefe da Banib é o tour virtual em 360º que permite que uma obra seja visitada e vistoriada sem a necessidade de entrar fisicamente em suas dependências. Desse modo, o vistoriador leva uma câmera especial — leve, portátil, mas também muito poderoso —, capaz de fazer imagens 360º. Com isso, imagens de alta resolução são obtidas para que os clientes, os gestores e toda a equipe possam conferir cada detalhe.

Por meio da nossa plataforma, eles poderão vê-las no conforto de seus lares e/ou escritórios em vez de se expor aos riscos de acidentes inerentes em toda a obra. Além disso, o vistoriador e o gestor podem aproveitar as fotografias para realizar tarefas importantíssimas nas obras, como os laudos técnicos.

Em empresas grandes, que trabalham com muitos projetos, como a Método, isso traz um aumento significativo da produtividade e uma redução de custos ímpar. Afinal, não será mais preciso ter grandes equipes para vistorias nem gastos com o deslocamento.

Elaboração de manuais para o proprietário

Outro uso importante das imagens 360º é a elaboração de manuais para os proprietários para que ele utilize ao máximo todas as funcionalidades oferecidas pela construção. Isso aumenta bastante a satisfação dos clientes, pois eles se sentem bem recebidos pelas empresas.

Dessa forma, é possível fazer mapas das tubulações elétricas e hidráulicas muito mais realistas, facilitando a usabilidade do ambiente. Isso também previne erros na elaboração do manual, reduzindo as chances de que eventuais reformas venham a danificar os sistemas elétricos e hidráulicos da residência.

No caso da Método, que também trabalha com dezenas de projetos complexos de B2B, isso facilita bastante a vida dos clientes. Além de poderem mostrar esses manuais e relatórios para os tomadores de decisão dentro do negócio, eles podem aproveitar as imagens 360º para o seu consumidor final.

Gestão das obras

Do mesmo modo, as grandes empresas de construção também precisam otimizar os seus processos de gestão. É preciso buscar métodos mais baratos e eficientes para gerir projetos com escopos muito distintos e, frequentemente, muito distantes um dos outros fisicamente.

A Método Engenharia vivia esse problema na prática. Afinal, ela precisa lidar com dezenas de projetos simultaneamente, visto que é uma das referências nacionais do setor. Devido à visão inovadora dos seus lideres, que não têm medo de utilizar toda a tecnologia a seu favor, eles procuraram os serviços da Banib.

Com a plataforma Banib Conecta Construction, eles ganharam novas ferramentas para gerenciar todas as obras que eles desenvolvem. Consequentemente, obtiveram os seguintes benefícios:

  • aumento da produtividade;
  • redução de custos complementares;
  • eficácia na fiscalização da obra;
  • agilidade na execução das tarefas de vistoria;
  • mais confiança em cada tomada de decisão;
  • melhora de até 80% na experiência do cliente;
  • acompanhamento mais eficiente das obras;
  • solicitação de ajustes no campo;
  • monitoramento mais completo e integral;
  • controle do estado de conservação das instalações.

Além disso, a plataforma ainda apresenta recursos específicos para garantir o acompanhamento de cada etapa de um projeto de obras. Por exemplo, a plataforma permite elaborar materiais detalhados visuais detalhados de uma forma intuitiva, simples e rápida. Ou seja, não será necessário conhecimento técnico avançado em edição, design ou em fotografias para elaborar documentos incríveis.

Esses arquivos podem facilitar os processos das vistorias técnicas, reduzindo o tempo envolvido nas análises e melhorando a eficiência operacional das empresas. Portanto, oferecemos realmente uma solução inovadora, capaz de ampliar a percepção sobre todo tipo de obra, nos mais diversos estágios.

Sua empresa poderá utilizar a plataforma desde os estágios iniciais de preparação do terrado e levantamento das fundações até o controle de qualidade da construção finalizada. Para quem deseja excelência e a máxima qualidade, é preciso observar e acompanhar cada fase de um empreendimento. Tudo isso pode ser otimizado com uma ferramenta que deixa tudo registrado nos mínimos detalhes.

A parceria da Banib com a Método Engenharia

Para manter a liderança no mercado, a Método investe bastante em tecnologia e em novidades para a construção civil. Por isso, eles mantém um setor dedicado exclusivamente à inovação, cuja líder é a Fabiana Imamura, que, neste vídeo, conta sua experiência bem-sucedida com a Banib. Em seu depoimento, ela explica como a Método tem utilizado as nossas ferramentas.

“Com a Banib, a gente conseguiu transformar a maneira como a gente olha para as nossas obras. Hoje, a gente faz várias vistorias e levantamentos com o 360º e os tours virtuais. E isso tem impactado de forma muito positiva inclusive para os nossos clientes. (…) Estamos bastantes felizes com a parceria e esperamos continuá-la por longa data.”

A Banib também fica bastante satisfeita em melhorar as operações das grandes empresas de construção civil. Sabemos que o setor conta com uma concorrência muito elevada e, portanto, as organizações precisam se renovar constantemente para se manterem relevantes no mercado, conforme explica o nosso CEO, Renato Oliveira.

“O que a Banib está desenvolvendo de inteligência dentro da nossa plataforma é o que faz e continuará fazendo todo diferencial de mercado. Poder gerenciar uma obra online, fazer a integração de funcionários sem ter que deslocá-los, gerar valor para o seu cliente para mostrar o andamento da obra, reduzir custos, rever processos, são ações de extrema importância. A partir de 2020 vamos focar 100% em desenvolver funções mais inteligentes voltadas para vistoria de obras, que proporcionará ainda mais a experiência, assertividade e produtividade em uma obra.”

Este case de sucesso Banib em parceria com a Método demonstra a excelência e a liderança das duas empresas. Quer ver também esses resultados no seu negócio? Então, não deixe de entrar em contato com a gente. Explicaremos tudo o que podemos fazer para melhorar os seus processos!

Quer continuar recebendo dicas para melhorar o desempenho das suas obras? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados