fazer relatório fotográfico banib conecta capa fazer relatório fotográfico banib conecta capa

Entenda a diferença de fazer relatório fotográfico com ou sem tours virtuais

8 minutos para ler

A realização de vistorias na construção civil é essencial para garantir a proteção jurídica das construtoras, imobiliárias e dos clientes finais. Fazer relatório fotográfico bem feito é um dos principais cuidados a ser tomado antes da realização de qualquer negócio.

Confira o nosso post e veja como criar um padrão para a realização de suas vistorias. Além de entender a diferença de relatórios fotográficos com ou sem tour virtuais.

O que é o relatório fotográfico?

Tanto no acompanhamento de uma obra, quanto em negócios imobiliários, como a venda e o aluguel de casas, o relatório fotográfico tem o objetivo de documentar a vistoria realizada pelos profissionais responsáveis e proteger juridicamente todas as partes envolvidas no negócio.

Deve conter boa resolução, com anotações detalhadas, especificações de metragem, material utilizado, evolução da obra, entre outras informações necessárias.

Qual a importância de fazer relatório fotográfico?

O relatório fotográfico não é apenas a visualização das imagens relacionadas aos imóveis ou obras. Ele é um documento utilizado na confecção de laudos técnicos dos mais variados tipos. Assim como a comprovação de que os funcionários estão utilizando os equipamentos de proteção individual (EPI) corretamente.

Além disso, o relatório embasa pedidos de aprovação de obras em diversos órgãos, que podem ser municipais, estaduais ou federais e editais de licitação de obras públicas. Por ser um documento importante, deve ser feito com muito cuidado, evitando assim problemas futuros.

Como fazer relatório fotográfico?

Como dito, o relatório fotográfico precisa ser detalhado. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que precise dar muito trabalho. A notícia positiva é que existem no mercado alternativas tecnológicas que são capazes de facilitar o trabalho e promover o rápido compartilhamento de informações entre a equipe e os clientes.

O ideal é criar um modelo de relatório fotográfico que seja capaz de guiar a produção de todos os documentos dentro da empresa. O que também é importante para manter o padrão de qualidade sempre elevado na prestação dos serviços. Abaixo algumas dicas para criar o seu.

Seja detalhista

Pode soar repetitivo, mas esse é um ponto muito importante na preparação do seu relatório fotográfico e um erro, ainda muito comum, cometido pelas construtoras e imobiliárias é achar que só porque estamos falando de um documento fotográfico não é preciso contar anotações em texto.

É preciso ter em mente que esse documento poderá ser utilizado para diversos fins e por muitos profissionais. Pode ser que esses profissionais não realizarão uma visita na obra ou nos imóveis já prontos, baseando toda a sua opinião no relatório. Portanto, capriche!

Use a tecnologia

Existem relatórios no formato Word ou PDF, porém com o avanço da tecnologia e criação de plataformas, a rotina do mercado imobiliário e construção civil foi facilitada.

Com elas não é preciso imprimir, por exemplo. As imagens também mantém sua qualidade original e o responsável pelo relatório é capaz de criar passeios virtuais mostrando ângulos bem melhores e mais precisos. O compartilhamento é mais ágil e prático, sendo necessário enviar apenas um link.

Tenha um propósito

O relatório fotográfico é usado com vários objetivos; de visitas a imóveis até o acompanhamento de obras. Cada um desses propósitos é feito de uma forma.

Nos relatórios destinados à obras, o grau de complexidade e informações costumam ser mais altos. Visto que esse relatório serve para aprovação de prazos e orçamentos. Nesse tipo de documento, também há a possibilidade de permitir a evolução da obra.

Seja objetivo

Como o próprio nome diz, o relatório fotográfico deve servir para relatar fatos e não é o espaço para emitir opiniões pessoais, até mesmo os que parecem inofensivos, como “quarto grande”, “espaço bonito” e coisas do tipo. Não é realmente o local, portanto, atenha-se as descrições e guarde os comentários.

Organização

Anúncio imobiliário com fotos fora de lógica atrapalham o desempenho do empreendimento. Além de ser visualmente ruim, também dificulta a compreensão de quem está vendo.

Antes de iniciar o relatório, é importante conhecer os ambientes, para que as fotos no relatório façam sentido para quem for vê-las.

Uma dica importante é redigir um sumário no início, facilitando o encontro dos dados. Existem relatórios que precisam ser checados diversas vezes, por isso facilite o trabalho do leitor.

Como aproveitar o tour virtual na hora de fazer relatório fotográfico?

Como dito, o modelo tradicional de relatórios fotográficos era entregue no formato Word ou PDF. Havia a necessidade de tirar muitas fotos para que elas pudessem contemplar todos os detalhes da obra.

No entanto, nos últimos tempos, temos visto o tour virtual ganhando cada vez mais espaço. As imobiliárias, por exemplo, usam desse artifício para evitar realizar visitas com cada cliente interessado, o que demandava não apenas tempo, mas também precisava que as agendas estivessem alinhadas.

A pandemia causada pelo coronavírus tem acelerado ainda mais essa realidade. Impossibilitados de sair de casa ou tendo que evitar ao máximo, o tour virtual tem permitido que trabalhos importantes continuem sendo realizados, sem perder a qualidade.

O tempo a ser economizado, não é apenas por quem precisa visitar os imóveis ou as obras, mas também os responsáveis pela elaboração dos relatórios. Ele funciona de maneira bastante simples e tem duas etapas principais: a primeira é a captura de imagens com uma câmera 360º e a segunda, é a conexão entre as fotografias em uma plataforma adequada.

O tour como ferramenta do relatório

Investir em equipamentos adequados para a realização do tour é essencial, dessa maneira o profissional responsável será capaz de otimizar o trabalho e realizar várias visitas em um único dia. É claro que o preparo de quem está capturando as imagens também é essencial, por melhor que seja o equipamento, ele ainda não opera sozinho, portanto, a qualificação é fundamental. Confira abaixo um tour virtual de obras e os benefícios dessa tecnologia .

Um dos principais benefícios do tour virtual para o relatório fotográfico é o aumento da agilidade, visto que as imagens 360º capturam todo o entorno do ambiente, ao contrário das imagens convencionais.

Após a realização da visita, o profissional responsável poderá analisar as imagens no escritório, dar zoom nos detalhes mais importantes e fazer as anotações devidas para a criação de um relatório aprofundado. A grande vantagem do tour virtual é a agilidade, o que evita atrasos na vistoria e problemas com orçamentos.

Estudo do terreno

É impossível falarmos de vistoria de obras, sem que ocorra a avaliação do terreno. Essa é uma parte essencial para a criação de qualquer projeto, portanto, o relatório fotográfico deverá ser capaz de demonstrar as características do local, como as dimensões, declive e o entorno. Portanto, os engenheiros deverão fazer uma análise de que medidas de preparação que serão necessárias, como:

  • desmatamento do terreno;
  • terraplanagem;
  • estudo do solo etc.

A tecnologia avançada das câmeras de 360º permitem a visualização completa do espaço, sem cortes. A sensação promovida pela realidade virtual é a de que se está no local, mesmo que você esteja muito distante. É possível percorrer por todas as imagens da maneira como preferir, ampliar detalhes que chamam atenção.

Com toda essa riqueza de detalhes é necessário ir até a obra em casos muito específicos e é justamente essa vantagem que o tour virtual tem proporciona em relação as fotos e os relatórios tradicionais.

Acompanhamento da execução

Devido a complexidade do trabalho, os prazos normalmente apertados e a quantidade de pessoas envolvidas, as obras precisam de acompanhamento diário. Portanto, as empresas atentas às formas mais avançadas de melhorar o trabalho, sabem que as câmeras fotográficas de 360º são portáteis, o que facilita o seu uso no dia a dia pelo gerente do canteiro.

Desse modo, tanto o alto escalão da empresa quanto os clientes, têm a sensação de segurança em saber ao que está acontecendo, como tem sido o desenvolvimento dos trabalhos, entre outros assuntos. Há também a diminuição de riscos, pois o acompanhamento permite a identificação e resolução de problemas mais rapidamente.

Para os profissionais do setor imobiliário e construção civil, é essencial fazer o relatório fotográfico para acompanhar o desenvolvimento da obra e garantir que os prazos sejam cumpridos. Por isso, a utilização dos novos recursos tecnológicos se apresenta como uma oportunidade que não deve ser ignorada.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas.

Posts relacionados

1 comentário em “Entenda a diferença de fazer relatório fotográfico com ou sem tours virtuais

Os comentários estão fechados.