gestão de obras 2 banib conecta capa gestão de obras 2 banib conecta capa

Vale a pena investir em um sistema de gestão de obras? Entenda!

9 minutos para ler

Em todo o mundo, o mercado da construção civil tem sido afetado pelas inovações trazidas pelas novas tecnologias. Com um sistema de gestão de obras, os engenheiros responsáveis e os demais colaboradores têm um acesso facilitado a informações importantes, como o andamento de serviços, a quantidade necessária de materiais para cada etapa, os custos de cada atividade, entre outras.

Tudo isso proporciona a redução de custos da construção, pois as falhas e retrabalhos são diminuídos, dando espaço para a produtividade e qualidade na realização de todas as tarefas. Quer saber mais vantagens de utilizar um sistema de gestão de obras? Confira este artigo que preparamos para você. Boa leitura!

O papel da tecnologia na gestão de obras

Manter o controle de uma grande obra não é uma tarefa fácil. Na parte da concretagem, por exemplo, muitos profissionais acompanham o serviço com uma planilha e uma caneta. Contudo, fazer esse acompanhamento manualmente dá espaço para muitos erros e prejuízos.

Por esse e outros motivos, surgiram os softwares de gestão, que permitem registrar, entre outras atividades, todas as informações das concretagens em um celular ou tablet, armazenando os dados instantaneamente, como o tempo do despejo, se estava chovendo ou com sol, a quantidade de concreto utilizada, entre outros aspectos.

Tudo isso auxilia os profissionais na tomada de decisões em caso de imprevistos, na diminuição dos prejuízos com retrabalho e também na segurança dos trabalhadores. Confira agora os principais aspectos de uma obra que são impactados pelos softwares e ferramentas de gestão.

Planejamento

Para saber a quantidade de materiais e ferramentas para cada frente da construção e quais são as equipes responsáveis por cada serviço, é necessário ter um bom planejamento — e segui-lo à risca. Com um sistema de gestão de obras, é possível especificar cada trabalhador e recursos necessários, combinando-os da maneira mais adequada.

No mais, uma ferramenta que auxilia o planejamento vai mitigar os atrasos e a perda de prazos, pois a data de cada serviço estará a apenas um clique de distância. Assim, todas as etapas passam a acontecer no tempo certo, garantindo a produtividade dos colaboradores e a satisfação do cliente final.

Acompanhamento

O acompanhamento de uma grande obra é uma das etapas mais importantes para o bom andamento dos serviços. Porém, com tantos processos acontecendo em um mesmo momento, é necessário contar com a tecnologia para checar se tudo está saindo conforme o planejado. A inspeção dos serviços passa a ser distribuída de forma automática e instantânea, de acordo com os parâmetros de qualidade estipulados.

Elaborar os diários de obra também fica mais simples com um sistema de gestão, pois eles ficam disponíveis imediatamente para o responsável, que pode acessá-los de qualquer lugar e a qualquer momento.

Geração de relatórios

A elaboração e o acompanhamento de relatórios de obra auxilia os gestores a tomarem decisões importantes, como aumentar a equipe de um serviço atrasado, melhorar a qualidade de algum equipamento, reduzir o desperdício de materiais, trocar de fornecedores, entre outros. Para facilitar o acesso a essas informações, existe a gestão de obras.

Com isso, o contato entre o canteiro de obras e o escritório fica mais rápido, pois todos os dados podem ser vistos em tempo real. Além disso, os softwares oferecem segurança no armazenamento das informações, que é feito na nuvem. Ou seja, eles ficam disponíveis em qualquer lugar e não se perdem.

Vantagens de utilizar um sistema de gestão de obras

Para garantir que o controle de custos siga o planejado, é importante registrar todos os tipos de despesas. Separando-as por categorias e setores da obra. Esse serviço é facilitado pelo uso de um sistema de gestão de obras. Além de organizar essas informações, o sistema faz análises mais complexas, cruzando com outras etapas da construção.

Essa é apenas uma das principais vantagens de uma ferramenta de gestão. Confira outras!

Diminuição nos custos e prejuízos

Com o armazenamento e organização de informações de todos os serviços da obra, é possível fazer planejamentos e orçamentos mais concretos, com custos mais próximos da realidade, baseados nos acontecimentos anteriores. Assim, o levantamento de custos das próximas construções será elaborado com maior segurança e previsibilidade.

Contar com um sistema de gestão de obras também diminui o tempo da elaboração de um orçamento, pois eles permitem a criação de novos levantamentos a partir da duplicação de documentos anteriores.

 


Aumento da produtividade

A utilização de uma ferramenta de gestão de obras simplifica o contato entre as frentes de produção, o engenheiro responsável pela obra e o escritório de projetos. Com isso, se surgir algum imprevisto, podem ser feitas alterações sem que o prazo de entrega seja afetado. Elaborar relatórios e descrição de atividades também fica mais fácil, proporcionando ao gestor mais tempo para outras tarefas.

Maior qualidade na gestão

Em muitas construções, os engenheiros e gestores fazem o controle dos serviços por meio de planilhas. Contudo, é importante lembrar que essas ferramentas não oferecem todo o suporte necessário para operações complexas, como acontece em uma obra. Um pequeno erro pode causar a falta de um material, que vai atrasar a entrega e causar a insatisfação do cliente.

Por esse motivo, os sistemas de gestão de obras são tão interessantes, pois, além de armazenarem dados relativos à obra, eles oferecem total integração com outros setores da construção. Isso proporciona o alinhamento entre as áreas de orçamento, compra e execução, garantindo a fluidez das informações de maneira rápida e transparente.

Maior segurança nas informações

Os softwares de gestão oferecem proteção total das informações armazenadas, visto que as tecnologias atuais tratam esse aspecto com prioridade. A maioria deles conta com ferramentas de certificados de segurança e criptografia de dados. Além disso, cada colaborador pode ser cadastrado em uma categoria específica. Assim ele terá acesso apenas às informações relativas às suas atividades.

Disponibilidade de dados

A maioria das ferramentas de administração de obras oferece o armazenamento de informações na nuvem. Dessa forma, é possível acessar os relatórios e diários de obra de qualquer lugar e dispositivo, bastando acesso à internet.

Execução do cronograma físico-financeiro

O cronograma permite que o gestor preveja o sequenciamento das atividades e tenha dados atualizados e reais sobre o avanço da obra, com as datas de início e fim de cada serviço. Como essas ferramentas fazem a relação dessas datas e os recursos necessários para a realização de cada etapa, é elaborado também o cronograma físico-financeiro.

Esse cronograma deve ser bem feito e organizado, pois representa o quanto a empresa espera desembolsar durante a execução da obra. A partir dele também é possível monitorar quais são as áreas e etapas atrasadas. Isso facilita as tomadas decisões, a fim de recuperar o tempo perdido.

Integração de equipes

Atingir a excelência no planejamento e na gestão de uma construção depende de profissionais capacitados, que estejam em contato com as demais áreas do processo, como o setor de compras. Na falta de algum material, o problema pode ser resolvido com facilidade e sem a perda dos prazos. Isso faz com que a obra se torne mais eficiente, o que economiza tempo e custo do empreendimento, além de aumentar a lucratividade.

Durante a execução dos serviços, as equipes costumam se espalhar dentro do canteiro de obras. Com isso, algumas informações podem se perder, caso a comunicação falhar. Um sistema de gestão de obras permite a redução do tempo de reuniões e tratativas, além de possibilitar o compartilhamento de fotos e documentos importantes.

Automatização de tarefas

A construção civil é uma área que ainda sofre com processos trabalhosos e manuais, que podem resultar em serviços demorados e com algumas falhas. Entretanto, o uso da tecnologia visa aumentar a automatização dos serviços, desde aqueles realizados pelos engenheiros até pelos construtores e supervisores.

Os softwares de gestão melhoram a eficiência da obra, com ferramentas que medem a produtividade e a qualidade das atividades, além de evidenciar falhas e fazer o controle de qualidade, por exemplo.

Oferecimento de inovação ao cliente

Poder oferecer informações em tempo real sobre o andamento da obra para o cliente proporciona o aumento na qualidade da execução e a otimização do atendimento ao consumidor. Isso pode ser feito por meio da utilização de tablets no próprio canteiro, que exibe todos os dados dos serviços sendo feitos.

Outra ferramenta interessante é o uso de imagens 360º, que proporciona um verdadeiro passeio pelo ambiente já construído com o auxílio de um computador ou da tela de um smartphone. Dessa forma, o cliente pode fazer sugestões de mudanças que interessam a ele, e a empresa oferece um serviço diferenciado e de qualidade, aumentando a visibilidade no mercado.

Usar a tecnologia no canteiro de obras é uma ótima maneira de adaptar a sua construção às mudanças no setor, oferecendo aos consumidores a qualidade necessária para se manter na frente dos concorrentes. Utilizar um sistema de gestão de obras já é uma realidade e tem melhorado a relação entre os engenheiros, escritórios e seus clientes, proporcionando a redução de custos e tempo.

Quer continuar recebendo dicas para melhorar o desempenho das suas obras? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Posts relacionados