benefícios do tour virtual banib conecta capa benefícios do tour virtual banib conecta capa

Conheça os benefícios do tour virtual em portais imobiliários

9 minutos para ler

Os benefícios do tour virtual em portais imobiliários é uma novidade do mercado para otimizar a experiência do cliente. É uma solução que estourou por conta da pandemia do coronavírus, limitando a necessidade de contato presencial, mas que veio para ficar por conta de suas inúmeras vantagens.

É sobre esses benefícios que vamos falar neste post. Então, se você trabalha no mercado imobiliário e quer otimizar a experiência do cliente, continue lendo o post até o fim. Conheça os maiores benefícios do tour virtual em portais imobiliários.

benefícios do tour virtual banib conecta imagem

O que são os tours virtuais?

Se você ainda não conhece, o tour virtual é uma das ferramentas mais modernas no mercado imobiliário, permitindo que o cliente se conecte mais facilmente com o imóvel, se aproximando ao máximo possível de uma visita presencial.

Nesses tours, são usadas imagens 360°, que naturalmente têm a vantagem da possibilidade de observar o imóvel em sua totalidade. Além disso, o usuário também tem diversos recursos, como a possibilidade de observar cada imóvel, de ver a planta e diversas outras informações. É uma experiência bem diferente da foto tradicional

Quais são os benefícios do tour virtual para portais imobiliários?

Esses recursos presentes nos tours são responsáveis por suas grandes vantagens, tanto para os clientes quanto para a corretora ou imobiliária.

Confira nos tópicos abaixo os benefícios do tour virtual.

Praticidade

Um dos maiores benefícios do tour virtual é trazer mais praticidade para todos os envolvidos. Normalmente, construtoras ou imobiliárias têm dificuldades em atender todas as demandas dos clientes, ou pior, chegam até a perder vendas por conta de um corretor que está ocupado com outra visita. Esse problema é ainda maior para imóveis comerciais, já que é mais difícil encontrar um horário adequado na agenda de todos.

Essa praticidade também se estende ao cliente, pelos mesmos motivos. Não existe risco de haver um conflito de calendário, impedindo que ele visite o imóvel quando puder. Os tours podem ser feitos 24 horas por dia, incluindo à noite, aos fins de semanas e feriados, já que estão sempre disponíveis.

Economia

Se tempo é dinheiro, os tour virtuais também geram mais economia, mais uma vez, para ambos os lados. São reduzidos os custos de deslocamento para visitas desnecessárias. Pensando do ponto de vista da corretora, o valor do homem-hora gasto com o corretor também é economizado, já que ele foca apenas nas visitas que têm maior chance de sucesso.

Por outro lado, mais uma vantagem dessa iniciativa é seu custo/benefício. Afinal, fazer um tour virtual não é tão caro. A maioria dos equipamentos é bem simples e relativamente barato, sendo que a câmera, que é o maior investimento, só precisa ser feita uma vez. Além disso, ele nem pode ser necessário, já que você pode fazer fotos panorâmicas com o celular.

Retenção de clientes

Essa é uma vantagem que é muito interessante para os portais imobiliários. Basicamente, quando os anúncios dos seus imóveis contam com tour virtual, os interessados passam mais tempo nas suas páginas. O mesmo vale para o seu site. Em ambos os casos, as consequências são positivas.

Primeiramente, ninguém conhece o algoritmo dos portais imobiliários, assim como o do Google. Porém, faz sentido presumir que os anúncios que mais prendem atenção do público ficarão nas primeiras posições, já que o portal entende que eles são interessantes. O tempo de permanência na página é um fator de ranqueamento no Google, então sempre vale a pena oferecer os tours virtuais para aumentá-lo.

Por fim, a retenção de clientes nos seus anúncios também tem um benefício prático. É natural que o interessado procure diversas opções, especialmente para os imóveis comerciais, mas quanto mais tempo ele passa no seu anúncio, menos tempo passa com o concorrente.

Visibilidade

Usar os portais imobiliários é uma ótima forma de aumentar a visibilidade do seu anúncio. Afinal, eles reúnem diversos clientes que estão procurando imóveis. O tour virtual aumenta a sua visibilidade, primeiramente sendo um diferencial, como vimos acima.

Os portais imobiliários contam ainda com filtros que selecionam apenas os imóveis com tour virtual, assim os imóveis se destacam ainda mais.

Na prática, o tour virtual é vantajoso, pois ele traz uma experiência única, permitindo observar detalhes e receber informações que são praticamente impossíveis de passar pelos anúncios convencionais.

Segurança

Essa é uma ótima vantagem para o proprietário atual. A limitação das visitas significa que muito menos pessoas visitarão o imóvel, indo apenas quando necessário. Isso limita o potencial de dano a possíveis equipamentos e aos imóveis em si. Também pode acontecer que o dono ainda use o espaço e quando a movimentação de pessoas é muito alta, pode atrapalhar no dia a dia.

O comprador também tem mais segurança, especialmente em relação à confiança na compra. O mercado imobiliário naturalmente demanda uma confiança muito grande nos profissionais que oferecem esse serviço. A ferramenta ajuda os clientes a terem mais confiança na empresa e nos corredores, por demonstrar bastante profissionalismo.

A tomada de decisão em relação à compra também é mais segura. O interessado pode convidar os colaboradores, sócios, parceiros e até mesmo amigos e familiares para ver o imóvel no tour virtual, contando com o maior número de opiniões possível. Imagine ter o trabalho de organizar todo mundo para visitar? Com o tour virtual, basta compartilhar o link.

Conversão

Mencionamos acima como a hora-homem do corretor é otimizada. Mas, como? O tour imobiliário é mais um dos filtros que ajudam a destacar apenas quem está interessado no imóvel. Nos portais imobiliários já existem diversos filtros, como a metragem. Uma vez que o usuário ative esses filtros, aparecerão apenas os imóveis que se encaixam na sua expectativa.

O tour virtual é o segundo passo. O interessado pode visitá-lo virtualmente e apenas solicita uma visita em pessoa se realmente tiver interesse. Existem muitas desistências durante ou após as visitas, o que efetivamente acaba com o tempo útil do corretor.

Existem clientes que se sentem enganados pelas fotos, já que elas não dão uma noção tão realista do local quanto o tour. Além disso, existem também os clientes que querem apenas especular, sem a pretensão real de comprar. O tour virtual não elimina completamente esses problemas, mas ajuda bastante a diminuí-los.

Preparação

Além do cliente certo que for visitar o imóvel, existe outro fator que ajuda a otimizar a conversão: a preparação. Por exemplo, já aconteceu com os seus corretores de um potencial interessado ter mais informações, já que ele teve mais tempo para pesquisar? Isso não é incomum, especialmente para imóveis comerciais, já que uma escolha certa pode alavancar muito mais o negócio.

Com o tempo extra que o corretor tem, ele pode se preparar melhor para cada visita que realmente importa. Por exemplo, conhecer melhor os possíveis problemas que o imóvel tem e já pensar em soluções ou sugestões para o proprietário ou para o novo dono.

Também é natural que surjam inúmeras dúvidas e objeções, o que significa que o corretor precisa estar 100% preparado para elas.

Diferencial

Oferecer o tour virtual também é um enorme diferencial competitivo. Para quem está alugando ou vendendo, quanto mais ferramentas você tiver à sua disposição para ajudar o cliente a ter sucesso, melhor. Na próxima vez que ele precisar negociar um imóvel, você provavelmente será uma das principais opções.

O mesmo se aplica ao cliente final. O público gosta bastante dessas inovações e fica encantado com novas experiências. É parte do processo de transformação digital pelo qual qualquer setor passa: quanto maior a tecnologia, maiores são as demandas do público em vê-la em ação. Por conta disso, o tour também é uma ferramenta de marketing digital.

Flexibilidade

Outra grande vantagem dos tours virtuais é a sua flexibilidade. Você pode criar apresentações como desejar, de acordo com o perfil do seu cliente. Por exemplo, a localização é crucial para um estabelecimento, então você pode incluir fotografias dos arredores do local, mostrando como ele é bem movimentado. Também pode destacar vantagens como estacionamento e outras.

Quanto à apresentação em si, existe liberdade para você fazer como desejar. Conhecendo o perfil do cliente, você pode começar pelos cômodos mais importantes, como a cozinha, o estoque ou o que mais for chamar atenção do interessado.

Como usar os benefícios do tour virtual em portais imobiliários?

A procura pelo tour virtual em portais imobiliários vem crescendo bastante, em parte por conta da pandemia. Segundo um estudo do grupo ZAP, esse aumento foi de 158%. Naturalmente, o distanciamento social tem uma parte nesse processo. Contudo, o sucesso é tão grande, por conta das vantagens acima que você viu, que levantou questionamentos sobre o fim das visitas presenciais, especialmente já que a solução é adotada por grandes construtoras.

A verdade é que o modelo de negociação de imóveis deve passar por uma grande mudança. A visita é deixada um pouco para trás, com o uso dos tours virtuais em portais imobiliários para ajudar a filtrar entre os reais clientes. Como vimos acima, esse é um enorme diferencial competitivo, não somente pelas vantagens, mas por ainda ser uma tendência com baixa penetração no mercado, com poucas imobiliárias oferecendo esse serviço.

Percebeu como os tours virtuais são importantes e como eles podem destacar sua imobiliária e construtora? A boa notícia é que esse processo não é difícil e nem exige profissionais superqualificados.

Entre em contato conosco e confira como a Banib pode ajudar a aproveitar todas essas vantagens de forma simples!

Posts relacionados