tours virtuais na capa do blog tours virtuais na capa do blog

Tours 360: saiba o que é e quais são as vantagens de utilizar para venda ou locação de imóveis!

17 minutos para ler

Sabemos que está cada vez mais fácil avaliar os produtos e serviços disponíveis no mercado. A internet e suas ferramentas, como o tours 360, favorecem esse processo. Ela faz com que as pessoas não só pesquisem mas também confiram cada detalhe. Principalmente, antes de comprar algo ou contratar um profissional.

Constantemente, o mesmo ocorre no momento de observar anúncios de imóveis para venda ou locação. Afinal, é importante que os interessados tenham condições de analisar o máximo de características dos empreendimentos. Um recurso que tem ajudado muito, nesses casos, são os tours 360.

Trata-se de uma solução adotada por várias imobiliárias e corretores, com o propósito de mostrar todos os detalhes de casas e apartamentos com poucos cliques. Quer saber mais sobre o assunto e as formas de tirar proveito dessa tecnologia? Então leia nosso artigo até o final!

O que são tours 360 e como funcionam?

A sociedade moderna está acostumada a realizar inúmeras tarefas no ambiente digital. Na internet e nos dispositivos usados para acessar a rede não faltam recursos para quem deseja trabalhar, estudar, se conectar com pessoas e desfrutar do lazer/entretenimento.

No entanto, alguns itens, colaboram para que a experiência online fique ainda melhor. É o caso das fotografias, que retratam determinados locais ou situações para manter o observador imerso naquele cenário. Isso gera uma aproximação e garante a credibilidade dos dados compartilhados.

Por isso, uma das soluções mais atrativas geradas a partir de imagens é o passeio virtual, que consiste no processo de transitar por fotos digitalizadas. Muito usado na produção de games, em projetos de arquitetura e propagandas, esse tipo de tour vem ganhando espaço nas empresas do ramo imobiliário.

A criação dos tours 360

Seu funcionamento é simples e permite que qualquer pessoa tire proveito das funcionalidades. Há muitas maneiras de produzir um tours 360 e já existem plataformas específicas para isso. A vantagem é que a tecnologia empregada no processo está em constante desenvolvimento. Desse modo, a experiência será sempre a melhor para o cliente.

A criação começa com a captura das imagens que farão parte do material. Para isso, o usuário deve ter em mãos, opcionalmente uma câmera portátil 360º, um tripé e um smartphone com o aplicativo da câmera instalado. Através da função foto panorâmica também já é possível criar os tours 360, a partir da repetição dos registros feitos em diversos ambientes.

Como o equipamento tem duas lentes 180º, as imagens capturadas por elas são unidas no momento da renderização. Assim, o resultado é uma única foto em 360º, que, ao ser manipulada, expõem todos os detalhes (layout, decoração, iluminação, posição das aberturas etc.) do cômodo.

Afina, o material pode ser disponibilizado no site da imobiliária ou compartilhado nas redes sociais. É um recurso extremamente atrativo com o propósito de ajudar a promover um maior número de pessoas interessadas em comprar ou alugar um imóvel.

Quais são as vantagens dos tours 360?

Otimizar processos passou a ser prática essencial a qualquer negócio. Hoje, o principal objetivo das imobiliárias e profissionais que utilizam tours virtuais é permitir que as pessoas visitem determinados espaços. Isso sem que precisem estar de corpo presente.

Por vezes, muitos designers e arquitetos, por exemplo, produzem maquetes eletrônicas para representar ambientes que ainda não foram construídos. Para isso, acrescentam o máximo de informações à modelagem tridimensional (3D). De modo a simular os materiais, cores e demais elementos que farão parte do projeto.

Dessa forma, o passeio virtual tem quase a mesma proposta, a diferença é que é realizado a partir de imagens reais. Isso significa que clientes em potencial terão a opção de enxergar diferentes áreas do imóvel sem sair de casa. É uma experiência que traz comodidade e aumenta a confiança no negócio.

Veja abaixo as principais vantagens de incluir o tour virtual em anúncios de venda e locação.

Economia

Reduzir custos é sempre uma boa ideia, principalmente quando atinge os dois lados de uma negociação. Pois bem, ao investir nos passeios virtuais, o corretor evita a necessidade de se deslocar várias vezes ao dia para mostrar os imóveis ao público-alvo.

Simultaneamente, os clientes também se beneficiam por não precisarem fazer visitas presenciais. Basta que acessem o link do material para observar o empreendimento e tomar uma decisão. Sendo assim, gastos excessivos com combustível ou transporte são eliminados.

Ganho de tempo

Poder conferir vários espaços com apenas alguns cliques ou toques na tela de um dispositivo é uma ótima forma de otimizar a rotina. Imagina, então, quão vantajoso isso se torna para aquelas pessoas que pretendem avaliar diversas opções de imóveis em pouco tempo?

Para os profissionais que trabalham com locação e venda, a possibilidade de mostrar bens com o envio de links representa ganho de minutos e até de horas. Assim, sobram são períodos valiosos que servem para resolver outras questões relevantes do cotidiano.

Mais segurança

Os tours 360 atuam como um excelente complemento da fotografia imobiliária por apresentar a disposição dos ambientes a partir de vários ângulos/direções. Assim, é possível que o cliente compreenda o tamanho das áreas e a quantidade de cômodos facilmente.

Em outras palavras, não há necessidade de ir até o local de primeira para obter todos os detalhes. O cliente só agendará um passeio presencial se perceber que o imóvel realmente tem potencial. Para os corretores e imobiliárias, isso evita a movimentação excessiva de estranhos nas propriedades, reforçando a segurança.

Praticidade com os tours virtuais

Passar horas e horas frequentando imóveis distintos para tomar uma decisão pode ser bem cansativo. Por isso, o cliente que consegue acessar tours virtuais pode avaliar uma maior quantidade de opções de uma vez só. Tudo sem enfrentar a temida correria e o estresse.

Sobretudo, os passeios no ambiente digital servem como ponto de partida e permitem filtrar apenas o que realmente agrada antes de agendar visitas ao imóvel. Ambos lados ganham nesse processo, que favorece o comparativo de inúmeros benefícios para uma escolha certeira.

Diferencial competitivo

As imobiliárias que contam com passeio virtual não precisam respeitar agendas e horários específicos para garantir que o máximo de pessoas conheçam seus empreendimentos. Basta disponibilizar os links e dessa maneira as pessoas farão quantos tours 360 quiserem, no momento que acharem oportuno.

Como resultado, a comodidade gera diferencial competitivo para a empresa, que passa a receber mais propostas de grupos interessados em negociar. O resultado? Clientes mais satisfeitos e um aumento considerável no número de vendas ou locações.

Como os tours 360 podem ser utilizados?

Essa tendência veio para ficar porque possibilita que as imobiliárias permaneçam competitivas no mercado. Ou seja, é uma ótima solução para completar as estratégias de atração de clientes.

Um dos pontos positivos dos tours 360 é que eles podem ser realizados em diferentes lugares, desde as áreas internas até os espaços externos do imóvel. Isso diversifica as imagens e permite que as pessoas visualizem o máximo de elementos antes de agendar uma visita presencial.

Por outro lado, existe a facilidade de incluir os tours 360 entre as práticas utilizadas para alugar ou vender imóveis. Veja, a seguir, os passos necessários:

  • escolher entre utilizar um smartphone ou uma câmera portátil 360°;
  • fotografar os cômodos do imóvel e outros pontos relevantes para a divulgação;
  • reunir os registros em uma plataforma específica para estruturar o passeio;
  • se preferir inserir o link dos tours 360 em seu site;
  • divulgar o arquivo pronto nos principais meios (site, rede social, portais etc.);
  • aguardar o contato de clientes em potencial e agendar visitas presenciais.

As pessoas atraídas por tours virtuais têm condições de refletir com mais tranquilidade sobre as propostas. Assim, se chegarem a encontrar um imóvel que atende suas expectativas, estarão prontas para contatar o profissional responsável. E, quem sabe, fechar negócio.

Vale destacar que, com o tempo, novas funcionalidades são adicionadas às plataformas de criação de tours. A lista inclui desde fotos e vídeos até comentários sobre as imagens exibidas. Portanto, se você quer ter sucesso com os anúncios, deve explorar tais recursos com frequência.

Quais ferramentas utilizar no tours 360?

Quem experimenta os passeios realizados no ambiente digital se surpreende com a qualidade das imagens. Embora pareça necessário muito investimento para obter bons resultados, saiba que o processo de gerar tours 360 demanda equipamentos simples e fáceis de encontrar.

Confira, a seguir, os modelos e recursos mais indicados.

Câmera 360º (Opcional)

Algumas marcas são referência no segmento de tecnologia e devem ser priorizadas sempre que possível. Uma ótima opção consiste na câmera Theta SC2, da Ricoh, pois tem resolução perfeita e combina com todo tipo de celular. Ela está disponível em diversas cores e capta imagens em 360º.

Tripé padrão

Outro equipamento imprescindível para fazer boas fotos é o tripé, que consiste em uma estrutura de três pernas e uma cabeça para apoio da câmera ou celular. Diferentes modelos cumprem o objetivo de estabilizar seus aparelhos de fotografia, mas é importante escolher um que tenha nível. Dessa forma, seu seus tours 360 não terão nenhuma imagem tremida ou torta.

Smartphone

O celular é essencial para a adoção da tecnologia no mercado imobiliário. Aparelhos mais modernos são compatíveis com diversos recursos, portanto, você não precisa se preocupar tanto com o modelo. O importante é que verifique, com antecedência, se a instalação do aplicativo da câmera deu certo no smartphone. Caso prefira também pode utilizar a função panorama do seu celular e assim NÃO será necessário utilizar uma câmera portátil 360°.

Plataforma

Não é bem um equipamento, mas um recurso crucial para a produção de ótimos passeios virtuais. Você deve escolher uma versão intuitiva e desenvolvida especialmente para negócios imobiliários. E que possa hospedar diversos materiais e facilitar as negociações.

As fotos prontas devem ser colocadas na plataforma para que sejam combinadas e transformadas em tour virtual. Ao final do processo, será gerado um link html que pode ser anexado em diversos espaços digitais, incluindo redes sociais, marketplaces e outros tipos de sites.

tours virtuais

Quais são as melhores práticas para realizar os tours 360?

Com uma boa plataforma, é possível fazer tours 360 de excelente qualidade por conta própria, de forma simples, rápida, acessível e eficiente. Se você pretende atingir esse objetivo sem contratar um profissional especializado, vale a pena ficar de olho nas boas práticas. Listamos as principais delas abaixo.

Preparar os ambientes

O primeiro passo é adequar os espaços para mostrar algo interessante em suas fotografias. Certifique-se de que as áreas estão limpas e devidamente arrumadas antes de fazer os registros. Você também pode retirar itens pessoais dos proprietários por alguns instantes, bem como objetos pouco atrativos.

Esse cuidado vai facilitar no momento de montar os seus tours 360, deixando os arquivos de base prontos.

Organizar as informações

Assim que terminar as fotos, faça o upload para a plataforma e procure organizar os dados no mesmo instante. Você deve descarregar as imagens do smartphone para o computador e hospedá-las em uma pasta específica.

Nesse processo, vá nomeando as fotografias de acordo com o ambiente ou detalhe que representam. Dessa forma, cada cômodo estará devidamente identificado.

Definir o ângulo preferencial

É importante garantir que as pessoas enxerguem as áreas mais atrativas do imóvel assim que acessarem o link do passeio virtual. Para ter sucesso nesse trabalho, você deve definir um ângulo preferencial para que se torne a primeira coisa percebida pelo visitante ao “adentrar” o recinto.

Tratar as imagens

Esse é o momento de identificar o que não pode ser mostrado nas imagens, a exemplo de rostos de pessoas, números de telefone e placas de carros. São detalhes que tendem a passar batido no momento da foto, por isso, demandam um olhar atento na etapa posterior.

Uma maneira de disfarçar esses símbolos sem prejudicar a qualidade dos registros é desfocar as partes selecionadas. É uma técnica discreta, que rende bons resultados.

Pensar nas conexões

As conexões servem para unir os espaços que você clicou, a fim de determinar o caminho de ida e volta dos visitantes que acessarem o tour. A trajetória deve ser parecida com um passeio presencial para que a experiência do usuário seja a mais agradável possível.

Conexões corretas deixam o cenário próximo do real e permitem que as pessoas conheçam os ambientes como se estivessem frequentando o imóvel. Depois de fazê-las, você já pode publicar o material e divulgá-lo nos locais certos.

Quais erros devem ser evitados na hora de fazer os tours 360?

A falta de cuidado pode prejudicar a aparência das suas fotos. Nesse momento, é preciso ter atenção aos mesmos erros cometidos durante cliques comuns. Falaremos sobre os principais para que você entenda como evitar no planejamento dos seus tours 360.

Aspecto bagunçado

É claro que uma casa ou apartamento organizado favorecem a apresentação, tornando os locais mais encantadores para potenciais clientes. Mesmo que o local não esteja bagunçado, é importante dedicar alguns minutos à arrumação dos detalhes.

Um tapete torto ou uma cortina com o trilho fora do lugar já passa a impressão de desleixo, portanto, evite esse tipo de falha. Também procure eliminar os excessos de bibelôs/acessórios antes de clicar os ambientes, de modo a deixá-los mais limpos e impessoais.

Baixa resolução

Imagens distorcidas comprometem qualquer relatório fotográfico. Nesse sentido, é crucial que você utilize alta resolução para produzir a base do seu material. Ela é medida em megapixel e representa a quantidade de pontos luminosos presentes em cada região da foto.

Quanto mais megapixels, melhor. Isso faz com que as imagens apresentem cores fiéis e possibilita a manipulação sem problemas com granulações.

Dados incompletos

A falta de informações também é um erro comum na divulgação de imóveis para venda e locação. Felizmente, muitas plataformas permitem a inclusão de dados como endereço, descrição de áreas e logotipo da empresa no tour virtual.

Esses símbolos, planta baixa, textos e sinais permitem ao visitante uma melhor compreensão da estrutura do imóvel e das características que compõem seu entorno. Então, sempre que possível, faça anotações e adicione mensagens que possam ser relevantes ao público.

Fotos escuras

Quando a luz é insuficiente, alguns detalhes tendem a desaparecer na foto. O efeito sombreado também pode fazer com que os ambientes pareçam menores e menos aconchegantes. Isso é ruim para os clientes, que encontram dificuldade para visualizar e avaliar as áreas.

O ideal é que você garanta claridade contínua em todos os pontos, de modo que o tour virtual de imóveis fique harmônico. Falaremos sobre as melhores práticas no próximo tópico.

Como estruturar uma boa iluminação?

A luz natural é uma grande aliada na hora de fazer belas fotos. Vale a pena tirar proveito desse recurso para ampliar visualmente os cômodos e até mostrar como o sol se comporta dentro da edificação. Confira algumas dicas para acertar no ajuste da luminosidade.

Fotografar nos horários certos

Perto de meio-dia ou logo após esse período o sol sempre estará bem a pino, direcionando os raios para o solo. Logo, não é o melhor horário para fotografar se o seu objetivo é obter claridade natural.

Muitas pessoas preferem fazer isso no início da manhã ou no final da tarde, de acordo com a posição dos cômodos. Por exemplo, se um apartamento tem boa parte de suas aberturas voltadas para o leste, o ideal é capturar as imagens bem cedo. Isso é quando o sol acabou de nascer naquela direção.

Abrir todas as janelas

Outro passo essencial para obter luz suficiente é manter todas as janelas abertas durante a produção das fotos. Também afaste as cortinas e persianas para que o sol entre e ilumine todas as superfícies (pisos, paredes, forros e itens de decoração).

Apenas cuide para que a luz não atinja espelhos, gerando reflexos indesejados nas fotos. Se achar necessário, desloque móveis muito altos, biombos e outros elementos que criam barreiras próximas das janelas. Dessa forma, o passeio virtual ficará bem atrativo e adequado ao marketing para imobiliária.

Aproveitar as luminárias

A luz artificial também pode ser explorada de forma positiva, principalmente se o imóvel tiver soluções personalizadas. Você pode acionar luminárias dispostas em áreas especiais: um forro trabalhado, uma sanca invertida, um nicho de parede e até os degraus de uma escada.

Se o ambiente tem vários pontos iluminados, ligue todas as lâmpadas e faça um teste para observar como ficam os feixes projetados. Às vezes, recursos como spots, plafons, pendentes e abajures conseguem valorizar muito o conjunto.

Como implementar o tours 360 no site da empresa?

Hoje, empresas e profissionais do ramo imobiliário conseguem adotar o tour virtual com facilidade. A maneira mais vantajosa é adquirir um plano e fazer o cadastro com uma equipe especializada. Ela fornera os recursos e as orientações adequadas para o sucesso da implementação.

A plataforma Banib Conecta, por exemplo, funciona como ferramenta de gestão. Isso porque, além de favorecer a produção de passeios virtuais, permite que as imobiliárias monitorem a quantidade de visitas em cada tour. Incluindo o tempo em que as pessoas permaneceram observando os cômodos.

Passo a passo para fazer os tours 360

Assim que adquire o plano e solicita um login com senha, você terá acesso aos treinamentos iniciais para uso da plataforma. Se achar necessário, poderá solicitar suporte adicional para obter mais informações e, dessa forma, ter êxito na adoção da nova ferramenta.

O preparo ocorre por meio de videoconferências, que incluem tanto a criação de tours 360 quanto orientações para a divulgação e otimização. A empresa também faz o acompanhamento dos resultados.

Para ter uma ideia, em um imóvel de 200m², serão necessárias entre 10 e 12 fotos em 360º. O tempo médio para clicar todas as áreas do empreendimento é de 5 minutos. Depois, basta transferir as imagens via cabo para um computador e hospedá-las na plataforma.

A criação do tour também leva em torno de 5 minutos, mesmo para quem é iniciante. A facilidade ocorre graças ao tutorial simples e intuitivo fornecido junto à solução. São, basicamente, 6 passos entre o início do projeto e a publicação do material, possibilitando a divulgação em diversos espaços digitais.

Os planos são definidos de acordo com o total de imóveis ou volume de fotos realizadas. Quando maior o plano, no entanto, menor o valor cobrado por cada material produzido. Além disso, sempre que um imóvel for vendido ou alugado, poderá ser substituído por outro na plataforma. Isso sem custo adicional.

Diferenciais como os tours 360 trazem tantos benefícios que passam a fazer parte das estratégias de várias empresas. Melhor ainda é perceber que, no mercado atual, existem plataformas próprias para orientar as pessoas. Principalmente as que desejam tirar proveito de todo o potencial da tecnologia.

E você, também tem pensado em utilizar esse tipo de solução para aprimorar as conquistas do seu negócio? Saiba agora como o tour virtual da Banib pode te ajudar!


Posts relacionados

3 comentários em “Tours 360: saiba o que é e quais são as vantagens de utilizar para venda ou locação de imóveis!

Os comentários estão fechados.