câmeras 360 banib conecta capa blog câmeras 360 banib conecta capa blog

Câmeras 360: Entenda a importância de escolher o modelo ideal para a sua obra

9 minutos para ler

Investir em câmeras 360 permite documentar as etapas de obra de modo a aumentar a produtividade e otimizar os processos de comunicação dos profissionais. Isso é possível graças ao avanço da tecnologia, que proporcionou diferentes ferramentas e possibilidades de captura das imagens de um ambiente.

Além disso, com essa evolução tecnológica, as pessoas ficaram mais exigentes em relação à qualidade do material produzido. Isso porque, para ter uma análise precisa do que é feito no canteiro de obras, é fundamental registar todos os detalhes. Nesse momento, métodos como a fotografia 2D não alcançam a mesma qualidade das fotografias feitas pelas câmaras 360º.

Continue lendo e conheça diversos modelos desses equipamentos para melhorar o seu trabalho!

câmeras 360 banib conecta tipos de cameras

O que é e para que serve as câmeras 360?

As câmeras 360 são capazes de registrar todos os sentidos e direções ao mesmo tempo. Geralmente, as imagens capturadas por elas são semelhantes ao ponto de vista do olho humano. Logo, proporcionam uma experiência mais detalhada do espaço fotografado.

Por esses equipamentos transmitirem sensação de imersão, também são usados na criação de vídeos de realidade virtual. Portanto, ao assisti-los, os profissionais têm uma visualização completa da obra.

Para capturar essas imagens, esse aparelho traz duas ou mais lentes por dentro, que são responsáveis por disparar simultaneamente e realizar as imagens. As câmeras 360 contam com lentes do tipo grande-angular, que garantem maior campo de visão.

Sendo assim, após capturar as fotos do local, as imagens devem ser inseridas em uma ferramenta, como um software, que as transforma em uma única cena em 360 graus.

Qual a importância de escolher o modelo de câmera 360 ideal para a sua obra?

Uma das principais razões para escolher o modelo certo de câmera 360 é a qualidade das fotografias panorâmicas. Nesse momento, é importante ter em mente que o equipamento ideal ajudará o profissional a documentar todos os detalhes da obra, garantindo mais eficiência no seu serviço.

Por exemplo, quanto maior o número de lentes na câmera, menor a chance de algum ângulo ser perdido. No final, isso resulta em uma imagem com mais detalhes para o gestor observar. Porém, vale lembrar que, na prática, a qualidade da foto ainda depende da iluminação do ambiente e da fidelidade das cores.

Outro ponto relevante na escolha da câmera para a sua obra diz respeito ao seu uso para evitar acidentes no serviço. A construção civil está entre um dos setores com maior risco de acidentes de trabalho. Por isso, é fundamental investir em formas de prevenir esses acontecimentos.

Com um bom equipamento para documentar o canteiro de obras, é possível acompanhar os pontos cegos do espaço, apurar acidentes e cumprir normas. Além disso, as câmeras 360 ajudam o profissional a investigar o esquecimento ou falta do uso de equipamentos de segurança no trabalho. Assim, ele garante a continuidade dos serviços e proporciona mais segurança.

A seguir, confira alguns modelos de câmeras para você mapear todos os detalhes do canteiro de obra e evitar prejuízos

Acompanhamento remoto de obras do início ao fim. Clique para testar de graça.

Câmera Jortan AHD 360

Esse equipamento é ótimo para monitorar espaços amplos, seja no trabalho ou em casa. Ele inclui uma lente olho de peixe que alcança 360º um sensor de 1,3 megapixels. A partir dessas especificações, a câmera Jortan AHD 360 filma em HD (960p) e ela também é capaz de capturar imagens noturnas em até 30 metros de distância com a ajuda do sensor infravermelho.

Ela é pequena, pesando 300 gramas e conta com a certificação IP66, tornando-a apta para ser utilizada em ambientes externos.

LG 360 Cam

Essa câmera é equipada com duas lentes grande-angular com 200º de visão cada. Com isso, elas criam imagens e vídeos em 16 megapixels, 360 graus e com resolução de 2K (2560p).

A LG 360 Cam é um modelo bastante compacto, pesando apenas 76,7 gramas. Outro ponto interessante é sua capacidade de gravar áudios em 5.1 canais. Além de tudo, ela traz uma bateria de 1.200 mAh e tem 4 GB de memória interna — que é expansível até 2 TB via microSD.

Samsung Gear 360

A câmera Gear 360 da Samsung é uma das mais famosas de realidade virtual. Ela conta com um sensor de 15 megapixels em cada uma das lentes olho de peixe que têm abertura f/2.0. Os vídeos são registrados em resolução 4K, com velocidade de até 30fps.

Esse modelo também inclui diversos modos de captura, como foto, vídeo, HDR de paisagem, lapso de tempo e vídeos em loop. Ainda, conta com Wi-Fi dual band (2,4 GHz e 5 GHz), Bluetooth, NFC e conectividade USB 2.0, além de uma bateria de 1.350 mAh e entrada para cartão microSD de até 256 GB.

No entanto, é possível criar imagens nítidas usando close-up, já os elementos distantes ficam distorcidos. É importante ressaltar que ele tem classificação IP53, o que torna a câmera à prova de respingos e poeiras, mas não à prova d’água.

Por fim, a Gear 360 é bastante compacta, sendo fácil de transportar e pequena suficiente para caber no bolso.

Ricoh Theta S 360

Essa câmera 360 é bastante eficiente para documentar obras e até registrar outros ambientes, como casas e apartamentos. Ela tem dois sensores de 12 megapixels com abertura f/2.0 que geram fotografias panorâmicas equivalentes a 14 megapixels. Os vídeos são gravados em Full HD (1080p).

Um ponto muito positivo da Ricoh Theta S é que ela inclui diversos controles manuais. Basicamente, esse recurso permite ajustar o tempo de exposição, o balanço de brancos, a sensibilidade ISO, entre outras configurações.

O equipamento pesa apenas 125 gramas e conta com portas USB e HDMI. Ele também tem 8 GB de armazenamento interno, mas permite o uso de cartões de memória. No entanto, essa câmera é capaz de realizar transmissões ao vivo via Wi-Fi.

GoPro Max

A GoPro é uma marca muito famosa por câmeras à prova d’água e lentes olho de peixe.

O modelo GoPro Max, lançado em 2019, também realiza fotos e vídeos em 360º com resolução de 16 MP. Mas um dos detalhes desse equipamento é que as suas imagens não se formam com bordas ou espaços. Isso é possível graças às lentes 180º que ajustam as fotos de forma inteligente.

As especificações de vídeo são muito relevantes, pois esse modelo é capaz de gravar vídeos em 6K a 30fps. Nesse caso, um fator interessante é a sua usabilidade. A câmera inclui um sistema de edição de vídeos, permitindo que os usuários editem e criem gravações de forma simples e fácil. Esse recurso utiliza a tecnologia OverCapture, que oferece a oportunidade de nivelar os vídeos 360, tornando-os visíveis em qualquer aparelho.

Além disso, a GoPro Max é bastante durável, porém a profundidade máxima abaixo d’água é de 5 metros. Contudo, ele é muito útil para esportes aquáticos, entre outros usos.

Ela conta com uma bateria removível de 1.600 mAh e uma porta USB-C, que suporta carregamento rápido. Por fim, um diferencial dessa câmera é sua tela sensível ao toque, que permite ao usuário visualizar a foto ou vídeo que registrou.

Nikon Keymission 360

A Nikon Keymission 360 conta com um par de sensores que gravam em 4K e capturam fotos de 23,9 megapixels. As imagens 360º são obtidas devido as duas lentes grande-angular com sete elementos. Além disso, ela também permite controlar a exposição, o ISO e a velocidade do obturador.

Essa câmera é bastante resistente a impactos e pode ser submersa em água até 30 metros por até 1 hora. Ainda, ela inclui entrada HDMI, USB, armazenamento em cartões de memória, Wi-Fi e Bluetooth.

Qual a relevância de utilizar a ferramenta correta para criar uma imagem 360?

Após conhecer diferentes modelos de câmeras 360, é preciso investigar uma plataforma capaz de fornecer tudo que você precisa para documentar as suas obras. Isso porque, além do equipamento de fotografia, o profissional deve inserir as fotos registradas em uma plataforma de tour virtual. Dessa forma, é possível visualizar todos os detalhes do ambiente.

Para isso, você pode contar com a Banib Conecta, que apresenta uma solução completa para os profissionais do setor de construção civil e imobiliário. A empresa disponibiliza todos os equipamentos necessários, que inclui a câmera Ricoh Theta, para o registro da obra. Dessa forma, é possível diminuir os custos e facilitar o processo. Afinal, não adianta investir em uma câmera, mas não utilizar a ferramenta certa para criar a visita virtual.

Além disso, a Banib fornece um serviço integral com atendimento próximo de modo a ajudar o cliente na elaboração da sua estratégia. Ainda, os profissionais que utilizam a plataforma Banib Conecta contam com armazenamento na Amazon, acesso rápido e segurança.

Agora que você conhece as câmeras 360 e entende a importância de utilizar a ferramenta ideal para criar os tours virtuais, invista nesse recurso. Assim, você eleva a qualidade do seu serviço como gestor de obras, aumenta a eficiência dos projetos e garante segurança no canteiro de obra. Gostou deste artigo? Entre em contato conosco e saiba mais sobre a plataforma Banib Conecta!

Você também pode criar Tours Virtuais usando apenas o seu Smartphone!

Lançada em 2023, a Banib Tech é uma tecnologia que permite que clientes da Banib usem a realidade virtual para negócios, usando apenas um smartphone. A captura de imagens pode ser feita diretamente pela plataforma. Atualmente, mais de 15 modelos de smartphones são compatíveis, incluindo os principais do mercado.

Tecnologia para potencializar vendas e locação de imóveis. Teste de graça agora.

Posts relacionados