Software de gestão para a construção civil Software de gestão para a construção civil

Software de gestão para construção civil: saiba como escolher o melhor!

9 minutos para ler

Na construção civil, é fundamental ter todos os detalhes planejados e mapeados a fim de evitar erros. Nesse momento, é possível contar com um software de gestão de construção civil que facilita todo o processo. Mas você sabe o que ele faz?

Esse sistema permite controlar diversas demandas de uma obra. O seu objetivo é ajudar o gestor a economizar tempo, reduzir custos, otimizar os prazos e melhorar a produtividade da equipe, proporcionando um gerenciamento de qualidade.

Sabendo disso, é fundamental contar com o software certo para auxiliar o trabalho dos profissionais e garantir eficiência nos processos. Continue lendo e veja como escolher a melhor ferramenta de automação para a sua obra!

Quais funcionalidades não podem faltar em um software de gestão para construção civil? 

Uma das principais etapas na hora de escolher um software de gestão para construção civil é a análise das suas funcionalidades. Basicamente, elas mostram toda a capacidade de gerenciamento de obras, ou seja, o que ela consegue ou não fazer. A partir dessa observação, é possível tomar uma decisão clara sobre qual ferramenta utilizar.

Então, acompanhe quais funções não podem faltar em um sistema de automação de obras.

  • Lista de contatos 

Ter uma sessão para o profissional salvar todos os contatos envolvidos em uma obra facilita muitos processos. Logo, quando ele precisar de dados rápidos sobre fornecedores, funcionários e clientes, é possível recorrer ao sistema de forma simples e fácil.

  • Gestão de cronograma 

O planejamento da obra é o primeiro passo para a organização e definição de um projeto. Nele, são estabelecidas todas as fases da obra, como o orçamento e cronograma. Esse recurso funciona como um guia para os profissionais. Com as suas informações, é possível realizar estimativas, identificar problemas e obter previsões, além de ter uma visão geral de todo projeto.

Dito isso, um software de automação para construção civil que inclui uma gestão de cronograma permite medir a produtividade de modo a estimar o andamento dos processos e os impactos das atividades executadas. Além disso, ele ajuda a controlar os serviços de cada profissional e a sua qualidade.

Dessa forma, o gestor obtém um acompanhamento mais eficiente do carteiro de obras de modo a evitar atrasos e desperdícios de materiais.

  • Gerenciamento de custos e de orçamento 

Já pensou em elaborar orçamentos com mais facilidade e promover uma gestão financeira mais transparente? Com essa funcionalidade, é possível fazer isso. Geralmente, os sistemas de gestão de obras oferecem um controle de fluxo de caixa, organizando as contas a pagar e a receber. Com isso, é possível manter os pagamentos e recebimentos em dia, além de consultar relatórios completos por obras, projetos ou clientes. 

Além disso, um bom software de gestão para construção civil deve oferecer a análise de resultados por meio de gráficos e tabelas. Isso permite que o gestor acompanhe o desempenho financeiro da sua empresa. Portanto, essa função é essencial para controlar os gastos realizados e a previsibilidade financeira em relação às próximas despesas e entradas da obra.

  • Gestão de segurança no canteiro 

Cumprir as normas de segurança é um fator indispensável em uma obra. Os funcionários devem utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs), além de saberem como proceder em determinadas situações. Por isso, o cuidado com a proteção dos indivíduos em um canteiro de obras é mais que uma necessidade: é uma obrigação da empresa.

Nesse momento, um software de gestão para construção civil é capaz de promover um melhor controle da segurança da obra. Com ele, um gestor controla a distribuição e validade dos EPIs e os procedimentos de serviço, que mantêm a integridade física dos trabalhadores. Além disso, essa funcionalidade possibilita o armazenamento dos documentos trabalhistas, promovendo uma melhor organização dos arquivos e informações.

  • Controle de estoque 

Essa solução também deve administrar a chegada de materiais, o uso de insumos e o estoque. Assim, é possível garantir mais eficiência no trabalho dos funcionários, já que o gestor utilizará uma ferramenta que apresenta a necessidade ou não de compra de recursos para a obra.

Outro ponto importante dessa funcionalidade é o seu uso para registrar a retirada e até a devolução de materiais. Ela também tem a opção de gerar relatórios com todos os dados sobre o uso dos equipamentos e do estoque, evitando extravios e possíveis furtos no canteiro de obras.

  • Suporte Técnico 

O suporte técnico é mais uma das funções essenciais de uma ferramenta de gestão de obras. Isso porque quando o engenheiro enfrentar qualquer falha no sistema ou perder dados, por exemplo, ele tem uma equipe disponível para sanar seu problema.

Tenha em mente que, mesmo o melhor dos softwares está sujeito a instabilidades. Por isso, investir em uma empresa com um time para resolver essa situação faz toda a diferença. Além disso, um suporte ao cliente eficiente também está disponível para sanar qualquer dúvida, agilizando as atividades.

Software de gestão para a construção civil

Qual a importância da escolha de um bom software de gestão para construção civil?

Com o avanço da competitividade do mercado, é importante ter em mente que muitas falhas são evitadas com o uso de um software de gestão para construção civil. Essa tecnologia veio para agilizar os processos, melhorar a eficiência da obra e proporcionar serviços de maior qualidade aos clientes.

No entanto, é fundamental escolher um bom sistema de automação. Afinal, sua empresa, além de investir seus ganhos nessa ferramenta, a utilizará como um dos recursos principais para otimizar o serviço que ela oferece. Sabendo disso, confira alguns dos benefícios de contar com um bom software de gestão para construção civil. 

  • Planejamento 

O uso da tecnologia no desenvolvimento do planejamento de um projeto maximiza o custo-benefício e promove agilidade na elaboração dos orçamentos. Isso evita atrasos e incertezas no processo.

Além disso, um bom sistema ajuda o gestor a entender quais serão os serviços necessários de uma obra, como:

  • controle financeiro;
  • contratação de funcionários;
  • levantamento de gastos;
  • definição de prazos etc.
  • Acompanhamento 

A escolha da ferramenta certa também promove uma vistoria de obras eficiente. Geralmente, essa atividade é um desafio para os gestores. Afinal, há diversos processos que acontecem em simultâneo e, muitas vezes, os profissionais não conseguem monitorar tudo.

No entanto, o software de gestão ideal oferece uma análise completa de todas as etapas da obra, de maneira clara e com base em dados que são apurados de forma automática. A partir disso, o gestor tem acesso a relatórios que auxiliam na tomada de decisões, facilitando a comparação do que foi planejado e do que foi executado.

Essa é uma grande vantagem de um bom sistema, pois otimiza o tempo do profissional e elimina problemas como a falta de registros das atividades da obra.

  • Suporte

Como citamos nas funcionalidades, é essencial contar com uma ferramenta de gestão que oferece um suporte de qualidade. Muitas vezes, quando um gestor contrata um sistema, ele não conhece todos os recursos e como utilizá-los. Por isso, o fornecedor precisa disponibilizar uma equipe para sanar dúvidas e resolver problemas relacionados à plataforma.

  • Treinamento 

Por fim, um software de gestão para construção civil eficiente, muitas vezes, oferece treinamento para o contratante com o objetivo de apresentar todas as suas funcionalidades.

Dessa forma, o gestor de obras realiza o seu trabalho com mais eficiência e não enfrenta problemas na hora de administrar o recurso. Isso poupa tempo e permite que ele aprenda tudo sobre o sistema, melhorando o serviço que oferece.

Como escolher um bom fornecedor?

No geral, um software de gestão deve auxiliar na maioria dos processos de uma obra. É importante que ele otimize a produtividade e melhore a eficiência dos serviços. Contudo, é fundamental que ele garanta o retorno sobre o investimento para a empresa e a satisfação do cliente.

Ainda, é interessante que esse recurso centralize todas as funções e informações em um único lugar. Assim, os processos ocorrem de forma conjunta, trazendo ótimos benefícios para o projeto.

Sendo assim, para escolher um sistema de qualidade e que será uma solução para as dificuldades e problemas enfrentados pelos gestores de obra, analise os seguintes aspectos:

  • conheça as necessidades do seu negócio;
  • procure indicações de colegas do setor;
  • pesquise bastante sobre cada fornecedor;
  • avalie cada funcionalidade do sistema;
  • faça um planejamento;
  • procure por um software especializado no seu segmento;
  • verifique se o sistema conta com uma política de suporte;
  • confira as avaliações da empresa na internet.

Assim, a partir desses fatores, você é capaz de encontrar um software que cumprirá as suas expectativas e promoverá bons resultados para a organização.

Acompanhamento remoto de obras

Uma nova tendência no segmento de construção civil são as ferramentas de produção de fotos 360 graus. Com a plataforma Banib Conecta, por exemplo, você tem a oportunidade de criar tours virtuais para realização de vistorias de obras. Essa solução é uma forma simples, rápida e eficaz para realizar o gerenciamento da obra e reduzir gastos complementares.

Portanto, um software de gestão para construção civil é uma ferramenta que traz muitas vantagens para os profissionais na área. Contudo, lembre-se de analisar as funcionalidades que ele oferece e como elas atenderão as necessidades do seu projeto.

Gostou deste conteúdo? Então, confira tudo sobre a plataforma Banib Conecta e descubra um recurso que trará mais eficiência e qualidade para as suas vistorias!

Posts relacionados