Como evitar gastos desnecessários com acompanhamento de obras? Como evitar gastos desnecessários com acompanhamento de obras?

Como evitar gastos desnecessários com acompanhamento de obras?

8 minutos para ler

Gerenciar a execução de uma obra requer bastante profissionalismo. E, saber como evitar gastos desnecessários com acompanhamento de obras é um grande desafio. Isso acontece porque as variáveis a serem controladas são muitas, e qualquer descuido pode significar um grande prejuízo. Quando, por exemplo, um funcionário sobe em uma cobertura, ele corre o risco de sofrer um acidente. Caso o sinistro aconteça, os custos judiciais podem ser enormes; mas pode-se eliminar o risco de gastos desnecessários desse tipo mediante a utilização de drones e outras tecnologias.

Neste artigo, abordaremos exatamente esse tema. Você entenderá a importância de evitar gastos desnecessários com acompanhamento de obras. Além disso, você conhecerá diferentes formas de não incorrer em perda de dinheiro.

Preparado para a aventura? Então siga em frente!

Qual a importância de saber como evitar gastos desnecessários em obras?

No jargão popular, o gerenciamento de uma construção recebe outro nome: tocar a obra. Pois bem, essa não é uma tarefa fácil, em especial quando o empreendimento tem um tamanho considerável, demandando anos de execução. Nesses casos, é preciso controlar as variáveis, sob pena de o projeto tornar-se financeiramente inviável. Em outras palavras: dar prejuízo!

Para que isso não aconteça é preciso saber evitar gastos desnecessários durante o acompanhamento de obras, mão de obra, materiais, locações e diversos outros fatores precisam ser bem gerenciados. Do contrário, muito retrabalho pode ser necessário e esse reajuste reduz o lucro que um bom contrato pode ter.

Afinal, como evitar gastos desnecessários?

Atualmente, existe uma série de ferramentas que podem auxiliar no processo de acompanhamento de uma obra. Como existem empreendimentos que levam um tempo considerável para serem concluídos, o uso dessas técnicas acaba ajudando a diminuir o prazo de execução. Isso se deve a uma menor margem de erro obtida, comparando-se com a de um trabalho feito apenas por um cérebro humano. São elas:

Dados em nuvem

Nas obras, é preciso compartilhar diversas informações A velocidade com que esse compartilhamento deve acontecer também é importante, pois o cronograma avança a todo momento. Nesse sentido, contar com o armazenamento e a divisão de dados por meio da nuvem constitui uma grande vantagem.

Essa tecnologia ajuda a evitar retrabalhos resultantes de falhas humanas no processo de comunicação. Por meio, da utilização de uma plataforma de uso comum é possível acessar os dados por todos os interessados, em tempo real.

Outra grande vantagem é ter esse armazenamento de modo descentralizado. Assim, há certa facilidade de se recuperar tais dados na hipótese de um dos participantes perder o seu acesso ao sistema.

Anotações digitais

Outra força camarada que a tecnologia é capaz de prover aos gestores de obras é o uso de aplicativos voltados para anotações digitais. Por meio deles, é possível tomar nota sobre todos os detalhes exercidos em campo, de forma a montar um arquivo para posterior confecção de relatórios.

Aqui cabe destacar uma funcionalidade presente em alguns desses apps: a conexão entre usuários de mesma aplicação para compartilhar todas as notas tomadas. Isso pode trazer ganho de tempo e evitar ruídos na comunicação durante o acompanhamento dos trabalhos.

Gestão do estoque

A gestão dos elementos no decorrer de uma construção sendo um fator crítico para o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Vários materiais são altamente perecíveis e, após recebidos, têm um tempo de uso previamente determinado. Caso a gestão da obra não seja bem-feita, a construção poderá sofrer embargos e os atrasos decorrentes poderão levar à perda desse material.

É a gestão contratual quem determina a aplicação de recursos e, por isso, tamanha atenção deve ser dispensada a esse setor. Como grande parte desse dinheiro é empregado na compra de insumos, estes precisam ter seu emprego controlado, sob pena de tornar o projeto inviável do ponto de vista financeiro.

Acompanhamento do cronograma

Conforme já explicitado ao longo deste artigo, os maiores empreendimentos são aqueles que levam mais tempo para serem concluídos, obviamente. Dessa forma, seu avanço se dá por meio do cumprimento de etapas. Às que por sua vez, precisam ser bem planejadas para que sua execução se dê sem transtornos e o sucesso seja alcançado.

Durante todo o processo da obra é necessário fazer um cronograma. Ele serve, para direcionar as ações que serão exercidas em cada momento da construção, dado que algumas etapas só podem ser feitas após uma determinada fase ser concluída. Um exemplo clássico é a etapa da cura do concreto, que só libera as seguintes após estar finalizada

Checklists

Essas são as famosas listas de verificações. Elas são essenciais para efetuar a pré-verificação, em qualquer atividade, evitando diversos erros. Recomenda-se utilizá-las dentro das operações canteiro de obras para evitar erros por esquecimento.

A novidade fica por conta da substituição das antigas pranchetas usadas para “ticar” os itens escritos em uma folha de papel. Uma vez, que existem soluções tecnológicas que possibilitam o compartilhamento das informações em tempo real com todos os envolvidos na área em questão.

Quais são as novas tecnologias que auxiliam no combate ao desperdício em obras?

A seguir, acompanhe as principais novidades tecnológicas que podem ser aplicadas ao ramo da construção civil.

Tour virtual

Imagine o custo decorrente das incontáveis vezes que seria necessário deslocar-se até uma obra, diariamente, pelo prazo de 2 anos. É bastante coisa, não é mesmo? Esses gastos indevidos com vistorias presenciais puderam ser repensados na medida em que uma nova tecnologia revolucionária vem sendo adotada como solução: o tour virtual. Com a ajuda de câmeras 360° é possível ter imagens em tempo real do canteiro de obras.

Isso significa que é viável a todos os envolvidos em um empreendimento visitar a construção, diariamente, sem precisar ir até o local físico. Ainda, contratantes, gestores de obras e financiadores podem ter relatórios fotográficos que reflitam o atual estágio do trabalho. Essa é uma tecnologia eficaz quando o assunto é ganho de produtividade e redução de custos.

Drones

A projeção dos drones, inicialmente, para realizar qualquer função dentro de um canteiro de obras. No entanto, o equipamento tem se mostrado de uma utilidade gigante, auxiliando nas mais variadas atividades e garantindo um melhor gerenciamento do capital investido. A supervisão de telhados e coberturas diversas é uma dessas tarefas que, além de serem feitas melhor pelo robozinho voador, ainda previnem a ocorrência de acidentes com humanos.

Além disso, o aparelho pode ser equipado com a ajuda de ferramentas que melhoram ainda mais sua serventia. Um exemplo são os conjuntos de câmeras — elas proporcionam a captura de imagens de diversos ângulos, o que traz um olhar diferenciado para a gestão sobre a construção. Os drones também podem ser utilizados nas etapas que antecedem a obra, como a do levantamento topográfico do terreno.

Building Information Modeling

A tecnologia BIM, talvez, seja a grande novidade do século para o setor de construção civil. Trata-se de um sistema no qual há a integração de informações das diferentes áreas do projeto, a saber: dados arquitetônicos, necessidades elétricas e hidráulicas, entre outras. A confecção virtual da construção acontece conforme a inserção dessas informações. Fantástico!

Desse modo, a obra passa a ter uma precisão muito mais apurada. E, impacta diretamente no resultado financeiro do projeto, pois ela ofereça clareza para a gestão, os prazos podem ser encurtados, e os riscos adjacentes têm sua ocorrência diminuída drasticamente.

Impressão 3D

A finalidade da impressão 3D de início não era a construção civil. No entanto, tem ajudado sobretudo no surgimento de novas obras. O interessante é que ela é uma espécie de complemento à finalidade a qual se propõe a tecnologia BIM. Se tornando uma ótima opção para tornar concreto um modelo criado virtualmente em computador sem, no entanto, corresponder à construção real.

Com o auxílio desse tipo de impressão inovadora, pode-se criar um prédio em tamanho miniaturizado. Tal criação é fundamental para realizar diferentes testes, como o da ação do vento sobre a construção finalizada. Outrossim, serve para expor o projeto a possíveis compradores, que são quem, de fato, viabilizam as etapas iniciais de um condomínio vertical.

Não saber como evitar gastos desnecessários no acompanhamento de obras pode ser algo muito perigoso. Como dizem, de grão em grão a galinha enche o papo; existe a possibilidade disso acontecer na construção civil, só que ao inverso: a cada pequeno desperdício, a perda total aumenta e o lucro diminui. Para que isso não aconteça, é preciso adotar ferramentas tecnológicas eficientes para que a tarefa de gerenciar um empreendimento não se tornar um pesadelo.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para assinar nossa newsletter.

Posts relacionados