O desperdício de materiais na construção civil é um problema grave que causa perda de tempo e dinheiro. Aprenda como evitar! O desperdício de materiais na construção civil é um problema grave que causa perda de tempo e dinheiro. Aprenda como evitar!

Quais são os tipos de desperdício na construção civil e como evitá-los? 

9 minutos para ler

A principal causa da ineficiência de uma obra certamente é o desperdício de materiais na construção civil. As perdas podem envolver bem mais que o descarte de materiais causados por retrabalhos. Mau uso de máquinas e equipamentos, além de alocação incorreta da mão de obra, causa perda de recursos. Tudo isso contribui para o enxugamento do valor líquido do contrato e isso é ruim.

Este artigo trata desse tema tão delicado no setor de construção civil. Você saberá quais são os impactos causados pelo desperdício de materiais na construção civil. Conhecerá os principais vilões dos canteiros de obras, além de entender quais são as formas mais eficientes para combatê-los. Este conteúdo pode mudar a forma com a qual você olha a construção de um empreendimento. Então, não perca tempo e avance na leitura!

Quais são os impactos do desperdício na construção civil?

Ainda se tem pouca análise sobre o desperdício de materiais na construção civil. Esse ponto de vista é importante porque a quantidade de material gasto para construir empreendimentos é muito grande. Consequentemente, há um impacto considerável nos meios necessários para produzir esses itens. A água é um recurso finito e um dos itens mais importantes, portanto, necessita de atenção redobrada.

No entanto, surge um problema quando se fala em controle de materiais na construção civil: não há como frear o avanço de novas construções todos os dias. A prova disso é o crescimento desordenado das cidades, representado pelas várias invasões existentes. Mas isso também se aplica aos empreendimentos levados a cabo pelo capital privado. Todo o setor precisa ser bem-observado.

Nesse sentido, o agente que pode ter mais eficácia nesse processo é o combate ao desperdício de materiais na construção civil. Levando o tema com seriedade é possível utilizar menos recursos no levantamento de uma obra. Assim, fabrica-se menos recursos, gerando um impacto considerável à cadeia produtiva. Para se ter uma ideia do problema, um estudo feito pela USP indicou que as perdas materiais na construção civil podem chegar a 8% do total. Já as perdas financeiras podem corroer até 30% do capital investido.

Quais são os tipos de desperdício de materiais na construção civil e como evitá-los?

Quais são os principais tipos de desperdício na construção civil?

Existem, pelo menos, quatro grandes frentes nas quais os desperdícios ocorrem com mais frequência. Leia a descrição de cada um deles a seguir. Acompanhe:

  • Material 

Certamente esse é um dos desperdícios na construção civil que primeiro vem à mente quando o assunto é abordado. No entanto, nem sempre se tem claro em mente as consequências disso, já que muitas vezes o cálculo sequer é realizado. Entre as perdas mais notáveis, podemos citar as sobras de madeira, tijolos, areia, cimento e até mesmo aço e telhas, que têm considerável valor agregado.

Normalmente, esse são os resíduos mais fáceis de detectar. Porém, as maiores perdas materiais podem estar escondidas nos retrabalhos mais simples, como o reboco de uma parede. Imagine que o serviço original preveja uma camada de 15 centímetros de cobertura, mas, por descuido, a espessura total ficou em 18 centímetros. Pode parecer pouco, mas quando somada a área total de cobertura e multiplicado pelo número de paredes, o estrago pode ser grande.

Além disso, há também a agressão ao meio ambiente. Vários subprodutos da construção civil necessitam de água incorporada às suas misturas e desperdiçá-los é contribuir para a perda de recursos naturais. Por isso é tão importante seguir as Normas referentes ao tema, como a Resolução CONAMA 307, que versa a respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

  • Máquinas e equipamentos 

Além dos materiais, também podem ocorrer (e ocorrem) perdas por improdutividade de máquinas e equipamentos. Esse desperdício na construção civil pode acontecer por inúmeros fatores, a começar pelo planejamento da frota. Alugar máquinas em número maior do que o necessário traz prejuízos, pois vários deles podem ficar parados. Locações em número deficiente também constituem problemas, já que a obra estará suscetível a paralisações.

Outro ponto deficitário em relação aos equipamentos usados na construção de um empreendimento se dá por má alocação nos canteiros. A falta de um plano bem-definido pode fazer com que haja movimentações desnecessárias durante a realização da obra e isso tem um custo elevado. A mão de obra acaba sendo direcionada a uma atividade secundária, diminuindo a produtividade e aumentando o tempo de construção.

  • Mão de obra 

O desperdício na construção civil da mão de obra está relacionado, entre outras coisas, também com a falta de planejamento. Uma das principais constatações que pode ser feita em relação a esse aspecto é a ociosidade dos trabalhadores. Não é raro que funcionários fiquem sem tarefas ao longo da construção de um empreendimento, denotando que o processo de contratação não foi feito em conjunto da gestão da obra.

O arranjo do canteiro é muito relevante nesse aspecto. Quando isso não é observado, as distâncias se tornam muito grandes e isso causa uma movimentação desnecessária em excesso. Ora, um colaborador produz muito mais quando exerce sua atividade do que andando pela construção. Claro que esse deslocamento não é a passeio, mas sim buscando materiais e movimentando equipamentos que poderiam ser colocados em posição estratégica.

  • Financeiro 

As perdas financeiras são, na verdade, consequências imediatas de todos os pontos abordados anteriormente. Quer seja por materiais, equipamentos ou mão de obra, todos esses desperdícios geram perdas no valor total auferido via contrato quando o empreendimento é finalizado. É assim que no final das contas uma obra retorna menos lucro que o esperado inicialmente.

O modo de combater esse mal passa sempre pelo bom planejamento estratégico. Nada de executar muito e planejar pouco, pois isso é a receita para ter obras de alto custo e pequena margem de lucro. Quanto mais o gestor trabalhar antes do início das atividades, melhores poderão ser os resultados. Um bom gerenciamento do cronograma de obras é ponto fundamental do que foi visto até aqui.

De que forma os desperdícios podem ser evitados?

Existem várias formas de combater o desperdício na construção civil. Acompanhe a seguir um melhor detalhamento das possíveis iniciativas.

  • Planejamento 

De longe, essa é a principal arma para se livrar do mal do desperdício na construção civil. Infelizmente, vários gestores não consideram isso como importante e fazem um trabalho de planejamento apenas suficientemente bom para que a diretoria os aprove. Isso costuma ter uma conta bem alta.

O custo de um empreendimento pode ter um aumento considerável se não houver um planejamento adequado. Isso não significa apenas ter no papel todas as etapas bem definidas. Na verdade, quer dizer dimensionar bem a equipe, estudar a logística de fornecimento de materiais e estimar corretamente o período de locação de máquinas e equipamentos.

  • Fornecedores 

Avaliar bem e escolher bons fornecedores é essencial para garantir o bom uso dos recursos. Para se ter uma ideia do que isso representa, pense em uma gestão que favorece apenas o preço, adquirindo materiais de segunda linha.

Nessas ocasiões, os retrabalhos podem ser excessivos, pois insumos ruins costumam ter alto índice de rejeitos. Para efetuar as correções necessárias, é preciso obter mais materiais e alocar novamente a mão de obra no serviço. Ou seja, tem-se uma dupla situação de perdas no processo construtivo e isso não é nada bom.

  • Logística 

A gestão adequada dos processos logísticos certamente não poderia ficar de fora dessa lista. A razão disso é que se trata de um aspecto crucial no andamento de uma obra. Vários materiais têm um índice de consumo muito alto, ao mesmo tempo que o prazo para serem utilizados é reduzido, como o cimento por exemplo.

Sendo assim, gerenciar adequadamente a logística de uma obra significa reduzir custos. Se tudo estiver bem organizado, os materiais podem ser entregues próximos de seu consumo. Isso evita esforços no sentido de armazenar os itens, contribuindo para a redução do risco de perdas. Elas podem ocorrer por mau condicionamento dos materiais e algumas eventualidades também, como alta umidade.

  • Armazenamento 

Tentar reduzir ao máximo a quantidade de material estocado é um desafio para a gestão de uma obra, mas no final das contas sempre haverá alguma necessidade de armazenamento. Sendo assim, ele precisa ser feito da melhor forma possível. E isso quer dizer considerar a localização dos insumos também.

Caso os materiais sejam armazenados muito longe de onde serão utilizados, pode haver grande perda de tempo e alocação de mão de obra desnecessária. Além disso, deve haver um esforço para que os materiais sejam sempre acondicionados em locais apropriados. Se ficaram expostos no meio do canteiro, podem causar acidentes e até mesmo se perderam, por ocorrência de chuvas por exemplo.

  • Tecnologia 

Este artigo não poderia finalizar sua abordagem sem mencionar esse grande parceiro do combate ao desperdício e aumento da eficiência no canteiro: a tecnologia. Hoje existem várias soluções tecnológicas para lidar com diversos problemas enfrentados na construção.

Sistemas integrados são exemplos disso. Tratam-se de softwares computacionais capazes de guiar a execução de uma obra conforme o planejado. Também é possível fazer uso de drones, metodologia BIM e impressões 3D. Tudo isso ajuda a aumentar a eficiência dos processos construtivos, reduzindo perdas.

O desperdício na construção civil é, definitivamente, um mal a ser combatido. E a razão disso não é apenas por causa das perdas financeiras, não. Vai muito mais além, pois o impacto causado pela fabricação dos insumos usa recursos naturais. Desperdiçar em obras também significa agredir o meio ambiente, ao passo que os materiais que a natureza oferece não são devidamente usados. Para ter um melhor aproveitamento dos recursos, basta seguir as orientações descritas neste artigo. Já é um ótimo começo.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e assine nossa newsletter para ficar a par de todos os novos artigos lançados!

Posts relacionados