experiência imersiva banib conecta capa blog experiência imersiva banib conecta capa blog

Entenda o que é experiência imersiva e como oferecer no imóvel

9 minutos para ler

A concorrência elevada no mercado imobiliário traz a necessidade de buscar soluções inovadoras para ganhar a atenção do público-alvo. Nesse sentido, a experiência imersiva vem ganhando cada vez mais destaque como uma forma de levar as visitas a imóveis a outro patamar, o que resulta em uma maior conversão de vendas.

O uso dessa tecnologia pode ser encarado não apenas como uma tendência passageira, mas uma solução que veio para ficar, permitindo que o cliente conheça em detalhes o local do interesse à distância. Para entender melhor o que envolve esse conceito tão importante e inovador, continue a leitura deste artigo.

experiência imersiva banib conecta imagem

O que é experiência imersiva?

A experiência imersiva trata-se de uma tendência que faz parte da transformação digital. Seu objetivo é fazer com que as pessoas vivenciem a realidade virtual de uma forma mais próxima possível do mundo real. Isso é conseguido com o uso de um sistema de câmera, que faz a captação de todos os ângulos de um ambiente em fotos de altíssima resolução.

Essa tecnologia está cada vez mais presente em diversos segmentos, incluindo no mercado imobiliário. Nesse setor, a chegada dessa nova ferramenta acontece por meio de visitas virtuais, simulando todas as etapas de uma visita real ao imóvel com o auxílio das imagens em 360º e trazendo o encantamento dos clientes

O cliente é capaz de conhecer o imóvel com todo o conforto e sem a necessidade de deslocamento. Isso sem falar que, com essa tecnologia, é possível até mesmo visitar um apartamento decorado quando o prédio ainda está em fase de construção e saber como ele vai ficar depois de ser finalizado.

A experiência imersiva permite que o cliente tenha uma visão ampliada e bem próxima da realidade, como se estivesse mesmo caminhando pelo imóvel. Esse recurso também pode ser usado não apenas para olhar os ambientes, mas também interagir com os espaços. Isso é possível graças a um sensor que fica posicionado no equipamento, que faz a leitura das mãos do usuário para simular seus movimentos.

Assim, ele pode experimentar sensações semelhantes ao que teria ao estar presente fisicamente no local, isso sem precisar se deslocar até o imóvel. Também é interessante ressaltar que o uso dessa tecnologia é simples e não provoca vertigem ou enjoo no usuário.

Por que oferecer essa experiência ao cliente?

A experiência imersiva não traz vantagens só para o cliente, mas também para o corretor de imóveis. Conheça a seguir alguns dos motivos principais para sua imobiliária investir nessa solução.

Retenção de clientes

Para início de conversa, o uso da tecnologia de imersão é interessante para o cliente e chama mais a atenção do que a fotos tradicionais, já que permite uma interação maior e conferir cada detalhe do ambiente. Com isso, há um aumento na retenção de clientes e também no desejo de adquirir o imóvel.

A imersão também pode contribuir de maneira significativa no aumento da identificação do público com a marca da imobiliária e ampliar sua visibilidade. Ao ser vista como uma empresa que proporciona experiências inovadoras, as chances de criar um laço mais duradouro com o cliente e fechar vendas importantes são maiores.

Economia de tempo

A redução do tempo gasto no deslocamento para várias visitas a imóveis é outro dos pontos positivos. Afinal, muitos clientes não têm tempo ou não desejam ter o trabalho de ir até os locais dos imóveis para realizar as visitas.

Esse também consiste em outro benefício para a imobiliária, já que há um ganho na produtividade. Isso porque o uso dessa solução permite que o corretor atenda um número de clientes maior de uma só vez. Em vez de poder ver uma quantidade bem limitada de imóveis em um único dia, com a experiência imersiva é possível entrar em diversos imóveis em poucas horas.

Redução dos gastos

Mais um fator positivo relacionado à experiência imersiva é a redução dos gastos, tanto para o cliente quanto para os corretores. Afinal, não é preciso se deslocar para vários imóveis para fazer as visitas, apenas quando o possível futuro proprietário demonstra um real interesse em comprar ou alugar um determinado imóvel.

Aumento no tráfego de visitantes

Os anúncios de imóveis com a possibilidade de tours virtuais recebem uma quantidade maior de cliques do que aqueles que contam apenas com fotos estéticas. O motivo para isso se deve à alta qualidade das imagens e à possibilidade de interação e melhor observação dos detalhes dos ambientes, o que acaba influenciando positivamente na decisão de compra.

Maior taxa de conversão

Dificilmente o cliente vai querer fechar um negócio sem antes conhecer o imóvel, mas ao realizar um tour virtual, isso pode ser o suficiente para convencê-lo a concretizar a compra. Assim, além de agilizar o processo de escolha, a experiência imersiva também torna a compra menos burocrática, encurtando todo o ciclo de vendas.

Sendo assim, as empresas do ramo imobiliário que oferecem a experiência imersiva para os seus clientes conseguem uma taxa de conversão mais elevada. Isso porque o interesse do cliente é desperto com a possibilidade de conhecer o imóvel de forma remota. Ao passar da visita virtual para a física, o interesse de compra costuma estar mais concreto.

Mais segurança para os compradores

Não podemos esquecer que o tour virtual ainda traz uma maior sensação de segurança para o comprador do que as fotos comuns. Por meio da experiência imersiva, ele pode conhecer o imóvel por inteiro e conferir se todas as descrições batem com a realidade.

Após se certificar de que está de acordo com seus desejos e necessidades, o cliente pode agendar uma visita presencial, reduzindo as chances de desistência ou remarcação. O motivo para isso se deve ao fato dele já conhecer o imóvel de forma virtual e apenas deseja estar presente de forma física, tornando os encontros mais assertivos.

Como proporcionar essa experiência?

Você pôde entender até agora sobre o que é e quais as vantagens de investir na experiência imersiva para atrair e cativar os clientes, destacando sua empresa da concorrência. A seguir, confira algumas dicas importantes de como proporcionar a melhor experiência para os usuários.

Arrume o local antes de tirar as fotos

Quando as fotos do local mostram um ambiente organizado, o cliente é capaz de se imaginar morando no imóvel. Por esse motivo, caso ele esteja habitado ou mobiliado, não deixe de organizar bem o ambiente antes de fotografá-lo, organizando os móveis, retirando as cestas de roupas sujas e arrumando as camas, por exemplo.

Se o imóvel estiver em obra ou passando por uma reforma, nada de deixar os materiais à mostra ou bagunçados. Assim, tome o cuidado para que não haja nenhum tipo de interferência que comprometa o visual.

Adicione fotos da área externa

Além de imagens de todos os cômodos, é importante não deixar de colocar fotos da área externa, o que vai agregar mais valor à experiência do comprador em potencial. Isso vai ajudar os interessados a terem uma noção mais real do espaço e de todos os ambientes do imóvel.

Coloque informações adicionais

Adicionar informações como ano de construção do imóvel, melhorias e reformas que foram realizadas, detalhes de acabamentos e outros diferenciais são detalhes fundamentais. Afinal, isso pode fazer toda a diferença na hora do cliente avaliar e se decidir pela aquisição do empreendimento.

Tenha atenção à iluminação

 A iluminação deve ser adequada para que seja possível obter imagens de qualidade, dando prioridade à luz natural do ambiente. Em locais fechados, prefira fotografar nos horários mais propícios para aproveitar a luz solar, como as primeiras horas do dia ou algumas horas antes do sol se pôr.

Para conseguir mais luz, abra as cortinas e até mesmo portas de corredores e passagens de luz. No caso de ambientes onde a luz não for boa, pode ser necessário utilizar equipamentos de iluminação para melhorar a qualidade das imagens.

Crie um ambiente aconchegante

Uma dica de ouro para valorizar os ambientes é dar a eles um aspecto mais aconchegante. Isso significa que não basta apenas manter tudo organizado, mas também é importante fazer com que ele passe uma boa sensação para os clientes que vão visitar o local virtualmente.

Dessa forma, as pessoas podem se sentir morando na casa, que se parece mais com um lar de verdade. Para conseguir esse efeito, acrescente alguns elementos decorativos, como vasos de plantas e flores sobre a mesa, uma toalha bonita sobre a mesa de jantar, sofás confortáveis com almofadas etc. Isso também vai ajudar a transmitir uma imagem de elegância e sofisticação, despertando mais o interesse do possível comprador.

Esses foram alguns exemplos dos benefícios da experiência imersiva e de como tirar o melhor proveito para atrair e fidelizar novos clientes. Por isso, não deixe de investir agora mesmo nessa tecnologia e sair na frente dos seus concorrentes!

Deseja saber como implementar a tour virtual e concretizar um número maior de vendas para a sua imobiliária? Aproveite para entrar em contato conosco agora mesmo e entenda como podemos ajudar!

Posts relacionados