7 dicas de como ter mais produtividade na rotina de corretor de imóveis dicas de como ter mais produtividade na rotina de corretor de imóveis 7 dicas de como ter mais produtividade na rotina de corretor de imóveis dicas de como ter mais produtividade na rotina de corretor de imóveis

Veja estas 7 dicas de como ter mais produtividade na rotina de corretor de imóveis

8 minutos para ler

Corretores de imóveis têm uma rotina corrida e, para lidar com todas as situações é essencial manter a organização. Otimizar as tarefas se facilita a execução e ganha-se em competitividade, o que é fundamental no cenário imobiliário. Pensando nisso, preparamos este artigo com 7 dicas de como ter mais produtividade na rotina de corretor de imóveis.
Continue a leitura e confira!

Qual a importância de otimizar a rotina?

Manter a rotina organizada é essencial para que o corretor de imóveis dê conta de todas suas tarefas sem que se torne um processo desgastante e, consequentemente, cause algum impacto negativo em sua produtividade. Além disso, trabalhar habilidades que contribuem para a otimização do tempo traz resultados mais positivos para o negócio. Isso porque, ao investir na organização de tempo, as tarefas são real com mais agilidade, além de trazer uma melhoria na qualidade dos serviços prestados. Com isso, o corretor é capaz de obter uma melhoria significativa como profissional, resultando no aumento das vendas, ampliando a carteira de imóveis e clientes para o escritório.

A falta de gestão do tempo atrapalha a fluidez, fazendo com que os atrasos se tornem rotineiros, muitas vezes não permitindo o cumprimento de todas as tarefas. Como consequência, clientes podem deixar de ser atendidos e a concretização de vendas importantes acabam sendo perdidas.

Como ter mais produtividade no dia a dia?

Agora que você já sabe sobre a importância de otimizar a rotina, confira a seguir as 7 dicas de como ter mais produtividade na rotina do corretor de imóveis.

1. Planeje as atividades

Por exigir compromisso e dedicação, é fundamental que o corretor se organize com antecedência, definindo metas e obrigações a serem cumpridas. Sendo assim, é indispensável planejar as atividades que precisam ser realizadas.

No início do expediente, o recomendado é criar uma checklist, definindo quais atividades são prioridades e que precisam de uma atenção imediata. Isso vai evitar que algum compromisso acabe sendo esquecido, além de manter o profissional sempre à frente de eventuais problemas que apareçam no caminho.

Também é importante começar com as tarefas mais difíceis, solucionando-as antes das mais fáceis. Dessa forma, elas não vão se tornar um fardo que precisa ser resolvido ao final do dia, quando o corretor já estiver exausto.

Ao final do expediente, todas as atividades que devem ser realizadas no próximo dia devem ser anotadas. Caso não seja possível, não é motivo para se desesperar. Porém, é importante tentar concluir todas elas e sempre avaliar o que pode ser organizado e resolvido no dia seguinte.

2. Divida as tarefas em subtarefas

Agora que você já definiu quais são as atividades que precisam ser realizadas, o próximo passo é avaliar o tempo médio necessário para executá-las. Ao dividir as atividades do dia em pequenas tarefas e focar, será possível manter a eficiência e aumentar a produtividade.

Essa é uma etapa importante na rotina de um corretor. Afinal, ao determinar o tempo de cada atividade, será possível manter o foco necessário e até mesmo definir estratégias para alcançar as metas ao final de cada dia.

3. Defina as suas rotas estrategicamente

Se realizar diversas visitas a imóveis faz parte da sua rotina, é fundamental diminuir o tempo gasto com deslocamento para não comprometer a produtividade. Para evitar essa situação, é preciso ter devidamente anotados todos os endereços que você visitará.

Isso vai permitir definir as melhores rotas e ajudar a economizar um tempo precioso do seu dia. Com o auxílio de aplicativos como o Google Maps, por exemplo, você será capaz de traçar as rotas mais convenientes de acordo com o destino final. Além disso, aplicativos como o Waze também permitem avaliar as condições do trânsito em tempo real, evitando congestionamentos no caminho.

4. Realize uma tarefa por vez

Tentar resolver tudo de uma vez, em vez de aumentar a produtividade, pode trazer o efeito contrário do que se imagina. Isso acontece porque o cérebro não é capaz de focar em mais de uma atividade ao mesmo tempo.

Quando trabalhamos pensando na execução da próxima tarefa, não é possível se concentrar totalmente naquilo que está sendo feito, tornando difícil alcançar um resultado de excelência. Como consequência, acabamos voltando nossa atenção para uma tarefa enquanto a outra é feita no automático, resultando em uma queda de qualidade.

Por esse motivo, apesar da necessidade de o trabalho de um corretor ser mais dinâmico, o ideal é criar o hábito de começar uma nova tarefa apenas depois de finalizar a anterior. Sendo assim, comece a definir quais os melhores horários para atender o público, cuidar da papelada e fazer as visitas aos imóveis, por exemplo.

5. Faça pausas

É normal que, em certos momentos, o trabalho acabe sobrecarregando devido à pressão e acúmulo de tarefas no dia a dia. Isso é comum para o corretor de imóveis, já que seu trabalho costuma ser multifacetado e é necessário ter agilidade para dar conta de tudo.

Por esse motivo, não hesite em dar uma pausa para poder relaxar um pouco no decorrer do dia. Afinal, trabalhar de forma ininterrupta resulta em cansaço e estresse, o que diminui a eficiência. Quando isso acontece, acabamos não nos dedicando 100% às tarefas do cotidiano, o que compromete a produtividade.

Por isso, planeje breves períodos para descansar, cerca de 15 minutos durante o expediente. Relaxar o corpo e a mente é fundamental para realizar o trabalho com mais foco e disposição.

Faça um alongamento, levante-se para beber água ou dar uma respirada por alguns minutinhos. No caso de estar em pé a horas, recomenda-se sentar um pouco para tomar um café e renovar a energia para realizar a próxima tarefa.

6. Busque capacitação

Quando os colaboradores do escritório ainda não estão totalmente familiarizados com alguma atividade do trabalho ou nova ferramenta utilizada, isso pode resultar em um rendimento abaixo do esperado. Por isso, investir parte do tempo em capacitação para conhecer mais sobre as atividades realizadas no dia a dia nunca pode ser considerado perda de tempo. Na verdade, isso é importante para aumentar a produtividade no futuro.

Também é fundamental se atentar para as novidades e lançamentos do mercado, além das novas tecnologias voltadas para o ramo imobiliário. O ideal é fazer disso um hábito, incentivando o estudo e leitura de publicações que sejam relevantes para o trabalho de corretor.

Fazer cursos e seminários com o objetivo de aumentar a capacidade de comunicação e convencimento também é importante, já que são habilidades indispensáveis para quem tem como objetivo realizar a venda de um imóvel.

7. Use aplicativos específicos

O corretor de imóveis pode ter um aumento na eficiência e produtividade com o auxílio das novas tecnologias. Com o uso de aplicativos, tornou-se possível realizar o acesso de dados em qualquer lugar e em apenas alguns segundos. Informações sobre o imóvel que o cliente tem interesse, por exemplo, podem ser rapidamente acessadas , agilizando o trabalho. Além da velocidade, os aplicativos permitem classificar e unificar os dados de cada imóvel, melhorando a qualidade no atendimento e, consequentemente, levando o profissional a fechar negócios em menos tempo. Isso sem falar na redução de custos, automatização de processos e possibilidade de acesso à base de dados por toda a equipe.

Existem diversos aplicativos desenvolvidos para ajudar a gerenciar o tempo, trazendo economia de horas de trabalho. Dessa forma, o uso dos recursos disponíveis nesses aplicativos permite, por exemplo, organizar toda a rotina de trabalho e compromissos

Quando o corretor consegue otimizar as tarefas diárias com a ajuda de aplicativos, elas podem ser finalizadas de maneira fácil e dinâmica. Outra vantagem, é como eles são instalados nos smartphones, sendo possível utilizá-los em qualquer lugar, sem a necessidade de ficar preso ao computador.

Seguindo as nossas dicas de como ter mais produtividade, você vai notar uma melhoria significativa nos resultados e estará mais perto de alcançar o sucesso do negócio. Por isso, não espere mais e comece a colocar em prática quanto antes!

E aí, gostou da leitura deste conteúdo? Então, aproveite a visita para curtir a nossa página no Facebook e saber mais sobre como melhorar a sua rotina de trabalho como corretor, além de muitos outros assuntos relevantes.

Posts relacionados