As built por que ter o registro de uma obra com imagens 360º As built por que ter o registro de uma obra com imagens 360º

As built: por que ter o registro de uma obra com imagens 360º

9 minutos para ler

O acompanhamento de obras ou projetos, com o As Built, é uma necessidade na construção civil. Ele garante que a execução ocorra dentro do que foi planejado no processo de elaboração do projeto conceitual.

No passado, a presença de profissionais qualificados era fundamental para garantir que cada detalhe do projeto fosse seguido à risca. Contudo, com o surgimento das novas tecnologias, esse tipo de atividade pode ser feita apenas com um computador ou smartphone na mão.

Gastar com tecnologia não é mais um luxo: é uma necessidade. Por isso, os tours virtuais têm se tornado uma tendência no mercado da construção civil. Ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre como essa ferramenta pode auxiliá-lo nos processos de construção dos mais variados tipos de imóveis? Continue a leitura!

O que é um Tour Virtual?

O tour virtual é um registro realizado a partir de uma câmera que captura imagens em 360º. Ou seja, ele permite a visualização do entorno do ambiente que foi registrado. No entanto, essa ferramenta não se limita a apenas isso. É possível inserir dados complementares, como imagens estáticas, vídeos, medições, efeitos sonoros ou qualquer outra informação que torne a experiência mais leal à realidade.

Sobretudo, o objetivo dessa tecnologia é permitir que o usuário consiga conhecer o ambiente que foi registrado sem a necessidade de visitar o local fisicamente. Ela é bastante utilizada na construção civil para complementar relatórios e melhorar a experiência do cliente na visualização do projeto durante a sua execução.

O que é As Built? 

A tradução do termo inglês significa “como construído” e seu objetivo também é literal: registrar o andamento do projeto. Esse tipo de documentação costuma ser bastante confundida com o laudo técnico devido a algumas semelhanças. Contudo, o nível de detalhamento que o As Built apresenta é a principal diferença entre os dois tipos de avaliação de uma obra.

Em resumo, o As Built é o registro de como as instalações existentes de um empreendimento foram construídas. Ele considera uma planta baixa e os respectivos cortes, distribuição dos circuitos elétricos, tubulações etc. Essa documentação também pode contar com as alterações que serão feitas, se for o caso.

Além de relacionar todas as mudanças realizadas no empreendimento durante a sua execução e o seu uso, o As Built também é uma maneira de mitigar acidentes. Esses acidentes normalmente acontecem pela falta de informações suficientes para executar uma reforma futura, por exemplo.

Outra vantagem é que a ferramenta permite verificar se a construção está dentro das normas vigentes, evitando problemas com alvarás.

Devido à ampla aplicação do As Built, ele é classificado em quatro categorias:

  • As Built arquitetônico – consiste no levantamento de informações relacionadas à arquitetura do empreendimento, como dimensões de cômodos, detalhamento dos materiais utilizados na construção e revestimento;
  • As Built elétrico – contempla as informações do projeto elétrico da obra, como distribuição dos circuitos, demanda de energia, pontos de alimentação etc;
  • As Built hidrossanitário – detalhamento das instalações hidráulicas e hidrossanitárias, como posicionamento do encanamento, medida das tubulações, entre outras informações;
  • outras tipologias – descrição de informações que não fazem parte dos grupos anteriormente citados, como sistema de comunicação de voz, prevenção de incêndio, climatização etc.

Apesar de ser considerada apenas a versão finalizada, o detalhamento do “como construído” é, geralmente, elaborado em duas etapas:

  1. a elaboração do levantamento em obras de todas as dimensões e sistemas que compõem o empreendimento;
  2. descrição e representação das alterações realizadas para que o projeto conceitual esteja em conformidade com o construído.

Estar atento às inovações tecnológicas é fundamental para garantir trabalhos com maior qualidade, eficiência e dentro do prazo. E, no universo da construção civil, essas características são imprescindíveis. Principalmente para os clientes que desejam obter seus projetos prontos o mais rápido, com a melhor qualidade e no menor preço possível.

Quais são as vantagens de adotar imagens 360º no As Built? 

As imagens 360º não são mais novidades no mercado mundial. No entanto, poucas pessoas investem nesse tipo de tecnologia, pois não compreendem as vantagens que ela pode proporcionar. Por esse motivo, elaboramos uma lista com todos os benefícios que ela pode agregar no seu projeto de As Built. Confira a seguir!

Diferencial competitivo 

Contar com um diferencial competitivo é uma das principais estratégias adotadas por aqueles que desejam estar sempre à frente da concorrência. Afinal de contas, os clientes tendem a confiar mais nas empresas que estão alinhadas às inovações tecnológicas. Isso demonstra maior conhecimento e interesse em apresentar soluções mais ágeis.

Maior segurança

Quanto mais leais à realidade são as informações coletadas, maior segurança se tem na elaboração de um As Built e, consequentemente, no desenvolvimento do projeto. Além disso, o acompanhamento dos procedimentos realizados poderá ser feito com maior exatidão, garantindo o cumprimento adequado das normas vigentes.

Com a melhora da fiscalização da obra, riscos escondidos podem ser mitigados, evitando problemas futuros.

Economia financeira 

Sem a necessidade de realizar visitas presenciais ao campo, você reduz consideravelmente os gastos com deslocamentos. Assim, além da economia financeira, sobra mais tempo para dedicar a atividades mais importantes para o andamento do projeto, aumentando a produtividade.

Junto ao item anterior, a garantia do cumprimento das normas vigentes também garante maior economia financeira. Isso porque não haverá a necessidade de ter mais gastos relacionados a retrabalhos, por exemplo. Dessa forma, o desembolso inicial em equipamentos específicos para realizar o registro das imagens se torna um investimento no longo prazo.

Registro completo da obra 

O Relatório Diário de Obras (RDO) é obrigatório na construção civil. Ele é um documento que contempla o registro de todas as informações. Como por exemplo, materiais, equipamentos e serviço que fizerem parte do processo de construção do empreendimento.

Além disso, com o tour virtual, inclui-se as imagens capturadas na documentação, transformando-o em uma espécie de “linha do tempo” — servindo, inclusive, como comprovação de todos os contratempos e imprevistos que ocorreram durante a execução do projeto.

Acompanhamento do cliente na evolução da obra 

O tour virtual oferece até 80% a mais de qualidade para a experiência do seu cliente. Isso porque, dessa forma, ele poderá realizar o acompanhamento da execução do seu empreendimento com maior praticidade.

Com o uso da tecnologia, a apresentação do projeto fica muito mais interessante. O cliente consegue visualizar o andamento da construção com o máximo de detalhes possível — algo bastante favorável durante o processo de decisão de compra.

Outro ponto que vale a pena destacar é que o cliente também poderá ter acesso e acompanhar o projeto de qualquer lugar. Basta ele acessar por um dispositivo compatível, como um computador, tablet ou smartphone com internet.

Documentação completa do processo

Como diz a expressão popular: uma imagem vale mais que mil palavras. Por esse motivo, contar com o registro fotográfico do processo de execução de uma obra pode ser um grande aliado. Principalmente ao documentar o avanço do seu projeto de construção civil.

Além disso, caso ocorram imprevistos ou atrasos, essas informações podem ser de grande valia para o engenheiro. Ele poderá ter maior controle sobre o que está acontecendo, realizando o monitoramento das etapas. Assim, toma-se decisões mais acertadas, relocar os profissionais para atividades prioritárias e verificar o que está adiantado ou atrasado.

Como realizar um Tour Virtual 360º 

Com a Banib você pode realizar o seu próprio tour virtual de maneira bem simples e prática. Quer saber como? Então, confira o nosso passo a passo simples e prático a seguir.

  • adquira o equipamento: o primeiro passo é determinar se você fará as fotos com uma câmera portátil 360º ou um smartphone com função panorâmica. Caso julgue necessário, você também pode adquirir um tripé para dar estabilidade às capturas das imagens. 
  • capture as imagens: posicione o tripé no centro do ambiente em que deseja realizar a captura da imagem. Caso seja com a câmera portátil 360º você precisa sair do ambiente e acionar a captura com o celular. Porém, se utilizar a função panorâmica do smartphone, terá que realizar um giro completo com o aparelho.  
  • elabore o tour: por meio da plataforma Banib Conecta, importe as imagens registradas e crie o seu tour em apenas 6 passos simples e intuitivos;
  • faça a vistoria inteligente: realize a vistoria da obra à distância (é possível inserir outras informações complementares, como fotos estáticas e, até mesmo, vídeos);
  • gere negócios: agora é só realizar a apresentação para o seu cliente utilizando as funcionalidades de medições, antes e depois, relatórios e muito mais.

Na etapa de execução de uma obra, é possível alterar algumas informações durante o processo. Por esse motivo, é fundamental que a equipe elabore um projeto de As Built com qualidade. Só assim é possível recuperar as informações de maneira prática e eficiente.

Nesse sentido, o tour virtual com imagens em 360º pode ser um excelente recurso para garantir informações mais confiáveis de todo o projeto.

Por fim, vale lembrar que a Banib é uma empresa especializada na produção de fotos 360º para empresas que buscam inovar no mercado. Se você ficou interessado, não deixe de entrar em contato conosco. Podemos ajudá-lo a elaborar análises da sua obra com muito mais eficiência e confiança.

Posts relacionados