ferramentas de tour virtual banib conecta capa ferramentas de tour virtual banib conecta capa

Ferramentas de tour virtual: como escolher a melhor?

10 minutos para ler

As ferramentas de tour virtual cresceram bastante nos últimos anos. Afinal, essa tecnologia baseada na realidade virtual pode otimizar diversos pontos de um negócio. A maior imersão no ambiente conquista mais clientes, permite uma inspeção mais aprofundada das obras e traz relatórios de vistoria mais completos.

No entanto, para colher esses benefícios, é essencial escolher a solução certa. Atualmente, há diversas opções disponíveis com características muito distintas. A seguir, vamos explicar melhor como elas funcionam para que você possa fazer a melhor escolha. Acompanhe!

Quais são os passos para criar um tour virtual incrível?

Há alguns passos simples para a criação de tours profissionais. A seguir daremos dicas de como fazer essas criações, além de falarmos sobre as ferramentas de tour virtual.  Então, se tem interesse no assunto, continue a leitura até o final!

Captura das fotografias

Esse é o primeiro passo, sendo imprescindível para a qualidade final das fotografias. Por essa razão, deve-se prestar bastante atenção em alguns critérios da câmera:

  • Resolução: medida em megapixel, refere-se à densidade de pontos luminosos em cada região da fotografia. Quanto mais megapixels, maior será a sua capacidade de dar zoom sem que surjam granulações na imagem. Além disso, as cores ficam mais fiéis quando a resolução é alta;
  • Lente: elas devem apresentar possibilidade de ajustes automáticos ou manuais. Desse modo, será possível capturar fotos de qualidade em ambientes muito ou pouco iluminados;
  • Memória: o 360º dos tours virtuais exige arquivos mais pesados, o que aumenta a necessidade de uma capacidade de armazenamento mais robusta.

Outra possibilidade é utilizar as câmeras de celulares comuns e, depois, utilizar determinados softwares para montar uma nova imagem. No entanto, a qualidade fica bastante prejudicada com algumas distorções, o que pode incomodar o usuário.

O ideal, portanto, é contar com um equipamento especializado como uso de um tripé, o qual confere muito mais estabilidade e evita imagens “tortas”.

Modelos de ferramentas para tour virtual

Se você tiver muitos projetos ou muitas demandas visuais, a melhor opção pode ser a aquisição de um equipamento próprio, assim o gasto que teria com o aluguel de equipamentos não será um problema.

Caso seja algo mais ocasional, você pode alugá-lo com empresas especializadas em tours virtuais. A seguir, damos alguns exemplos de bons modelos disponíveis no mercado:

  • GoPro Fusion;
  • Insta360 ONE;
  • MI Sphere Camera;
  • Ricoh Theta;
  • Samsung Gear 360°.

Todos eles apresentam características e funcionalidades específicas. A escolha deve se basear naquelas que mais se encaixam nas demandas do seu negócio.

Montar o tour visual

Essa é a etapa mais difícil e apesar de haver diversos softwares que prometem realizar essa tarefa para o público leigo, é preciso se atentar para uma série de técnicas que deixam o produto final com uma aparência profissional, como:

  • Correção da iluminação ou ambientes bem iluminados;
  • Seleção do ponto mais adequado para posicionar a câmera 360º;
  • Olhar voltado para o setor imobiliário, sabendo o que os seus clientes geralmente focam durante o tour etc.

Tecnicamente, a montagem é feita por meio de softwares digitais, que processam a sequência de imagens selecionadas e as condensa em uma única visualização, transformando-as então em uma imagem 360. Há diversas opções no mercado, algumas voltadas para leigos e outras para profissionais.

Disponibilização da imagem

Ao final de todo o processo, é gerado um arquivo HTML que pode ser anexado na maioria das plataformas digitais, desde anúncios em marketplace até as redes sociais. Você deve escolher o ambiente com maiores chances de atrair o seu público.

Quais são as principais ferramentas de tour virtual?

Nos tópicos acima tratamos das dicas para uma boa tour. Agora falaremos das ferramentas de tour virtual. Confira!

Google Business View

Usado pelo Google para anúncios no Google Street View e no Google Maps. Assim, quando o usuário clica em algum marcador no mapa, ele visualizará as informações comerciais de um negócio, assim como poderá fazer um tour virtual. Isso é muito interessante para restaurantes e lojas em geral.

Devido ao foco na simplicidade no dia a dia do comércio, o Google Street View não apresenta praticamente nenhuma funcionalidade para auxiliar a gestão dos canteiros de obra, nem para fazer anúncios de imóveis.

BanibConecta

A BanibConecta, por sua vez, busca se apresentar como uma solução completa para as empresas da construção civil e do mercado imobiliário. Atualmente, apresentam mais de 50.000 usuários ativos. No total, mais de 100 mil tours foram criados.

Em comparação a outras ferramentas, a primeira diferença que você vai notar é um atendimento próximo. O foco da Banib não é somente disponibilizar uma plataforma de tour virtual, mas fornecer um serviço integral com atendimento próximo para auxiliar o cliente na construção da sua estratégia.

Além disso, com a Banib Conecta você tem acessos rápidos, armazenamento na Amazon e confiança de que seu tour irá funcionar quando o usuário clicar para navegar.

Também disponibilizamos os equipamentos para minimizar os custos e o tempo de implementação dos tours virtuais. Desse modo, você não estará contanto com um software apenas, mas com um verdadeiro parceiro.

Suporte, treinamentos, gráficos, métricas de acessos, inserção de vídeos, fotos, integração com o WhatsApp são alguns dos diferenciais da plataforma Banib Conecta.

Outras ferramentas de tour virtual online

Existem outras opções de plataforma para criar o tour virtual online, no entanto o que você precisar se certificar é a qualidade da prestação de serviço e da infraestrutura criada para armazenar as fotos 360 e o tour virtual, além da agilidade de acesso.

Sem uma infraestrutura adequada de armazenamento e um serviço de acessos – CDN (Content Delivery Network), isso pode comprometer a qualidade e agilidade na hora do usuário acessar o tour como não funcionar, ficar lento, entre outros problemas.

Por isto é muito importante escolher uma empresa que, além de oferecer um serviço completo incluindo treinamento, suporte, consultoria, tenha uma infraestrutura consolidada, um excelente fornecedor de armazenamento, como a Amazon por exemplo, e acessos rápidos.

Quais os benefícios dos tours virtuais para os negócios?

Anúncios mais atrativos

Para qualquer promoção de empreendimentos imobiliários, você apresentá-lo da forma mais atraente possível e isso é alcançável por meio de um tour virtual. Ele destacará todos os cômodos e espaços da construção.

Assim, o leitor do anúncio poderá navegar no ambiente por conta própria sem se deslocar. Ele poderá gastar muito mais tempo nos espaços mais importantes para ele, como o banheiro ou a cozinha. Assim, ele pode se sentir mais confortável do que em uma visita guiada por um corretor.

Assim, quando ele desejar fazer uma inspeção presencial no ambiente, ele será muito mais objetivo nos questionamentos para o profissional. A objetividade, nesse caso, pode ser uma excelente ferramenta de conversão.

Em alguns tours, ainda é possível acrescentar informações adicionais sobre quaisquer recursos da construção. Por exemplo, ao clicar em um ícone no piso, ele poderá obter dados sobre as características do porcelanato.

Sem os tours virtuais, sua página virtual será mais uma de tantas outras no setor imobiliário. Não haverá nada que diferenciará você da concorrência.

Melhor experiência do cliente

É preciso aqui compreender melhor um pouco da jornada específica dos seus clientes. Geralmente, ela se inicia com a visualização do anúncio. Se ele for atrativo o suficiente, o interessado vai ligar para a sua empresa e requisitar uma visita. Se tudo der certo, ele passa a considerar o seu imóvel entre as demais opções. Afinal, raramente ele confere somente um local. Por fim, se houver um bom serviço e a sua opção se destacar entre as demais, ele fecha o negócio.

O tour virtual pode otimizar vários desses pontos de contato. Como essa estratégia traz uma maior imersão, somente as pessoas realmente interessadas vão agendar uma visita. Com isso, evita-se que o corretor ou o vendedor gaste muito tempo com aquelas pessoas que só “querem dar uma olhadinha”. Assim, podem se dedicar àquelas mais propensas a ir mais fundo no funil de vendas.

Por sua vez, os tours virtuais provocam mais confiança nas pessoas, pois trazem imagens sem truques e artifícios. Com isso, ela já pode começar a se empolgar com o imóvel antes da visita. Então, se, na inspeção presencial, ela perceber que tudo o que foi demonstrado no anúncio é verdade, há uma maior chance de ela fechar o negócio imediatamente.

Excelente custo-benefício

A maioria das pessoas pensam que um tour virtual custa muito caro, além de levar muito tempo para ser finalizado. No entanto, com serviços especializados e a tecnologia certa, todo o processo é muito ágil! Em um edifício de dois andares, por exemplo, em um turno, podem ser tiradas todas as fotografias necessárias. Em alguns poucos dias, todo o processo de processamento dos arquivos é feito e o tour estará pronto.

Qual a importância de um serviço especializado usando as ferramentas de tour virtual?

“Uma imagem vale mais que mil palavras”, não é isso que diz um dos mais famosos provérbios populares? Por ser uma representação mais direta da realidade, nós confiamos muito mais nas fotografias do que em descrições verbais e outros meios.

Afinal, é mais fácil acreditar em algo que conferimos com os nossos próprios sentidos do que em mensagens racionais. Diversos anos de pesquisa em marketing e comportamento humano mostram isso. Dessa forma, quanto mais imersivos pudermos ser, maiores serão as chances de conversão de clientes.

No entanto, não basta disponibilizar imagens de qualquer jeito, é preciso traduzir nelas a qualidade do seu serviço. Afinal, potencialmente, elas serão o primeiro ponto de contato do seu público com a marca e os produtos.

Fotografias amadoras renderizadas em 360 com softwares de baixa qualidade resultarão em uma mensagem péssima para seus clientes. Eles podem pensar: “nossa, se a empresa não investe nem em seus anúncios, como que poderei confiar nos seus serviços?”. Então, esse não é o momento de economizar para cortar custos.

Por que ter parcerias com especialistas?

Por essa razão, faz toda a diferença contar com um parceiro especializado em serviços para a construção civil e o mercado imobiliário. Ele terá uma visibilidade única das dores da sua empresa, como:

  • enfrentar os desafios da gestão para melhorar a eficiência dos processos nos canteiros de obra;
  • compreender o pensamento e o comportamento dos seus clientes;
  • acompanhar as principais tendências tecnológicas, as quais são lançadas todo o tempo.

Dessa forma, imagens com qualidade profissional e pensadas especificamente para o seu público são muito superiores. Nesse sentido, escolha uma ferramenta de tour virtual adequada para as necessidades do mercado imobiliário. Com isso, poderá otimizar vários processos internos e ainda conquistar muito mais clientes.

Ficou interessado nas soluções da Banib para o seu negócio? Então, não deixe de entrar em contato com as nossas equipes! Então, conquiste os melhores resultados!

Posts relacionados