Afinal, é possível alugar imóveis sem sair de casa? Descubra aqui! Afinal, é possível alugar imóveis sem sair de casa? Descubra aqui!

Afinal, é possível alugar imóveis sem sair de casa? Descubra aqui!

9 minutos para ler

A pandemia do Coronavírus incentivou o mercado imobiliário a se adaptar. Com a impossibilidade de sair de casa por conta do distanciamento social, o mercado usou novas soluções apoiadas na tecnologia para digitalizar esse processo. Por isso, alugar imóveis sem sair de casa é possível e muito mais simples do que você imagina.

Então, se você trabalha em uma construtora ou imobiliária e quer saber como entregar sempre a melhor experiência possível, continue lendo este post. Entenda como o cliente pode alugar imóveis sem sair de casa com um simples passo a passo.

Filtrando as opções para alugar imóveis

O primeiro passo quando o cliente começa a ter o interesse em alugar é procurar. Nesse sentido, o público tem diversas opções de como começar. Enquanto recentemente as únicas alternativas eram o boca a boca e os classificados em jornais, agora existem sites e aplicativos de construtoras e imobiliárias, redes sociais, portais imobiliários e o próprio Google.

O processo de pesquisa dentro dessas ferramentas também mudou bastante. Os clientes podem filtrar o imóvel por cada detalhe, encontrando a opção que mais se encaixa na sua necessidade. Até mesmo se for necessário conversar com o corretor, isso pode ser feito pelo WhatsApp.

Uma vez que o cliente faça sua pesquisa, certamente encontrará alguns imóveis que se enquadram na sua expectativa. Nesse momento, ele confere com muito cuidado o anúncio, pois é lá que ele encontra todas as principais informações.

Conhecendo os imóveis pelo tour virtual

Agora que o potencial cliente fez a pesquisa preliminar, ele tem uma lista de alguns imóveis que são do seu interesse. Aqui, é quando existe a primeira grande mudança no aluguel de imóveis. Afinal, é nesse momento que o cliente é obrigado a sair de casa pela primeira vez, de modo a fazer a vistoria no imóvel e conhecê-lo em pessoa, para saber se ele de fato se encaixa no esperado. 

Os anúncios têm diversas imagens de alta qualidade, mas elas não são suficientes para retratar o imóvel de forma realista. Inclusive, não é incomum que os clientes se sintam enganados pelas fotos, aumentando a taxa de desistência durante a visita. Para resolver todos esses problemas, existe o tour virtual.

O tour virtual, como funciona e suas vantagens

Basicamente, o tour virtual é um recurso inovador, que usa a tecnologia para criar uma experiência mais imersiva. Para isso, são usadas imagens 360° que podem ser capturadas tanto com uma câmera específica para isso quanto com o próprio celular. Em seguida, essas imagens são subidas para um programa que cria uma apresentação do imóvel.

Isso é ótimo, pois o visitante tem total controle, diferentemente das fotos tradicionais. Ele pode girar a imagem com o mouse para ver todos os ângulos, de cada um dos cômodos. A apresentação pode acontecer com um ritmo determinado pelo corretor, mas o visitante pode passar por cada cômodo na velocidade que desejar.

Então, imagine que você tem um cliente que quer alugar um restaurante. Você pode tirar fotos 360° de cada um dos cômodos, começando pela entrada, passando pelo bar no qual os clientes esperam a mesa, chegando no ambiente principal, na cozinha, nos banheiros, no estoque e tudo mais. Também pode incluir informações e fotos de ambientes externos na apresentação, como um estacionamento próprio ou a proximidade do metrô.

Para o cliente final, esse processo é muito próximo de uma visita presencial, resultando muitas vezes na imersão necessária para que o cliente saiba se quer ou não de fato alugar o imóvel. Permitir o aluguel de imóveis sem sair de casa é apenas uma das grandes vantagens do tour virtual. Confira as principais.

Reduz o número de visitas

Além de não precisar sair de casa para alugar imóveis, o tour virtual tem a grande vantagem de reduzir o número de visitas. Afinal, como ele se aproxima bastante do processo real, muitos clientes já têm uma noção mais clara se aquele imóvel é o certo ou não. Isso é uma forma de ajudar a lidar com diversos problemas comuns às construtoras ou imobiliárias.

Por exemplo, como mencionamos acima, as desistências durante as visitas em que o interessado se decepciona com o imóvel são péssimas para o corretor, pois é muito tempo perdido. Portanto, mais uma vantagem desse recurso é a economia de tempo e dinheiro, sem a necessidade de deslocamentos com visitas desnecessárias.

Melhora a taxa de conversão

Também já aconteceu com um dos seus corretores de o cliente chegar para a visita e saber mais do que o profissional? Isso não é incomum, especialmente em imóveis comerciais. Na verdade, o corretor que faz muitas visitas simplesmente não tem tempo de se preparar tão bem para todas e precisa de muito jogo de cintura para reconhecer as vendas que têm maior potencial.

O tour virtual otimiza a taxa de conversão, ou seja, a taxa de visitas que realmente resulta em vendas, pois apenas quem estiver realmente interessado no imóvel comparece. Além disso, como são menos visitas, o corretor pode se preparar melhor para cada uma delas, conhecendo o perfil do cliente ideal e sabendo como responder melhor a cada objeção.

Traz um diferencial competitivo

Outra grande vantagem dessa solução é o diferencial competitivo que ela traz, tanto para o locador quanto para o locatário. Quem está colocando o seu imóvel para alugar vai ficar muito satisfeito, já que os imóveis que contam com o tour virtual tendem a ser alugados mais rapidamente. Na próxima vez que precisar alugar, a chance de ele voltar a procurá-lo é enorme.

Quem está procurando também ficará encantado. O processo será mais simples e rápido, e a pessoa se tornará uma defensora da sua marca — e até mesmo um futuro cliente. São esses diferenciais que permitem se destacar muito da concorrência, em um mercado tão competitivo. Ou seja, essa também é uma ferramenta de marketing

Tem um ótimo custo-benefício

Por fim, ter tours virtuais nos imóveis não é caro. Você precisa apenas de poucos equipamentos, podendo usar, inclusive, seu próprio celular, como vimos acima. Por outro lado, traz todas as vantagens anteriores, que têm impacto financeiro claro na organização. É por isso que diversas construtoras aderiram ao tour virtual.

Reduzindo a burocracia com os contratos digitais

Uma vez que o cliente tenha gostado do imóvel e está pronto para alugar, existe outra grande parte do trabalho. O mercado imobiliário é bem burocrático, sendo necessário enviar, receber e assinar diversos documentos. Porém, esse processo também pode ser agilizado digitalmente e sem sair de casa, por meio do contrato e de assinaturas digitais.

O contrato e assinatura digitais

A assinatura digital é uma solução tecnológica que permite assinar um documento sem ser presencialmente. É um processo com total validade jurídica e bem seguro. Para os imóveis comerciais, a assinatura do contrato digital tende a ser mais fácil, uma vez, que é mais comum que elas tenham o certificado digital.

Se você não conhece, esse certificado é uma identificação atrelada ao CNPJ da empresa, que permite autenticidade e validade jurídica para a assinatura de contratos. Esses certificados fazem parte da ICP-Brasil, a Infraestrutura de Chaves Públicas do país, que faz parte do ITI, o Instituto Nacional de Tecnologia de Informação.

Além disso, para retirar esse certificado, é preciso contratar uma das empresas certificadas por esses órgãos governamentais. Nesse processo, você comprova todas as informações da sua organização, sendo apenas necessário atualizar a chave de acesso em determinados momentos. Com a assinatura em mãos, é possível fechar o contrato de locação.

O processo de assinatura do contrato digital é extremamente simples. Primeiramente, você envia um link para o e-mail do proprietário e do locador, com o contrato completo. A forma de elaborá-lo é idêntica ao contrato de locação tradicional.

Em seguida, cada um deles imprime, lê e envia para o advogado para revisar o documento. Em seguida, ambos iram acessar a plataforma de assinatura com o certificado digital e o documento é oficializado, e armazenado na nuvem, podendo ser acessado por todas as partes. 

O contrato digital também tem diversas outras vantagens, mas a maior delas é permitir a locação de imóveis sem sair de casa. Assim como o tour virtual, ele quebra totalmente as barreiras de distância física.

Encontrando novas opções de garantia locatícia

A garantia pode ter um papel muito importante na locação de imóveis comerciais e também é um processo muito burocrático. O fiador é o modelo mais comum, mas ele também vem sendo substituído por opções mais ágeis e que também não demandam que ninguém saia de casa. Atualmente existem opções como a garantia no cartão de crédito, o seguro fiança e outras.

Não somente essas modalidades trouxeram mais liberdade para fazer o contrato de aluguel sem sair de casa, mas também aumentaram o potencial desse mercado.

Como você percebeu, alugar imóveis sem sair de casa não somente é possível, mas também bem simples. Nenhum desses processos é caro, uma vez, que todos eles existem para ajudar locadores e locatários a economizar, tanto tempo quanto dinheiro. Porém, especialmente no caso do tour virtual, é necessário contar com uma ferramenta de qualidade e que gera uma ótima experiência para o cliente.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então, deixe seu comentário abaixo para que possamos ajudar!

Posts relacionados