conheça as tendências no mercado imobiliário conheça as tendências no mercado imobiliário

Tecnologia: conheça as tendências no mercado imobiliário

9 minutos para ler

Quer conhecer as tendências para o mercado imobiliário 2022/23? Esse setor sofreu diversas mudanças com a pandemia do novo coronavírus, trazendo muitas incertezas na venda de imóveis no país. Muitos profissionais perderam o emprego e as empresas fecharam.

No entanto, o cenário imobiliário ainda é positivo. Quando a economia voltar à ativa, a expectativa é que muitos contratos sejam assinados. Apesar disso, as transformações tecnológicas ajudaram imobiliárias e corretores a obterem maior agilidade no serviço, reduzir custos, cumprir prazos e a melhorar os seus resultados.

Então, continue a leitura e acompanhe as tendências para o mercado imobiliário 2022/23!

Entenda o que a pandemia causou no mercado imobiliário 

A maioria dos brasileiros foi impactada pela crise provocada pela pandemia. Algumas pessoas tiveram seu salário reduzido, perderam o emprego ou enfrentaram outras complicações. Contudo, outros indivíduos lucraram com esse momento, obtendo mais destaque e ganhos para o seu empreendimento.

Por exemplo, algumas empresas de construção civil realizaram negociações de forma online, garantindo o funcionamento do negócio. Além disso, o setor imobiliário se mostrou financeiramente seguro, principalmente pela baixa da Taxa Selic. Portanto, muitas imobiliárias foram favorecidas com a redução dos juros.

Sabendo disso, o panorama do mercado imobiliário no pós-pandemia é marcado por novas oportunidades e tendências.

Conheça as tendências para o mercado imobiliário 

Um dos fatores que impulsionou as vendas de imóveis na pandemia foi a baixa histórica da taxa de juros. Além disso, o período de confinamento gerou o desejo por ambientes mais espaçosos em muitas pessoas, tornando a demanda por imóveis ainda maior.

Porém, essa fase positiva para o setor imobiliário só foi possível para as empresas que apostam em algumas inovações, como ferramentas tecnológicas e vendas online. Diante disso, novas formas de consumir e vender se tornaram realidade. Dito isso, confira algumas das tendências para o mercado imobiliário em 2022/23!

  • Tecnologia 5G

O 5G surge como uma ferramenta para potencializar novas formas de trabalho e até mais inteligentes. Essa tecnologia pretende revolucionar o relacionamento das pessoas com a internet.

No relatório da Deloitte, ele é colocado como um recurso que conectará casas, prédios, aparelhos e cidades. Isso porque o 5G permite o uso de uma internet muito veloz. Portanto, o acesso aos dados será mais rápido.

Essa ferramenta também traz à tona a demanda por IoT (Internet das Coisas). Esse conceito se refere à interconexão digital de objetos do cotidiano com a internet. Um exemplo disso é a Alexa, assistente virtual desenvolvida pela Amazon que, por meio do controle de voz, é capaz de apagar a luz de um cômodo quando conectada a uma lâmpada Wi-Fi.

Além disso, uma das transformações apontadas na pesquisa é que os próximos empreendimentos pretendem considerar o 5G no planejamento da sua infraestrutura. Sendo assim, essa tecnologia promete avanços positivos em diversos âmbitos.

No Brasil, a aplicação do 5G ainda é lenta. O país não conta com muita infraestrutura. A instalação da primeira antena rural para internet 5G aconteceu em maio de 2021 e já funciona de forma experimental. No entanto, a expectativa é que, no futuro, essa tecnologia ajude diversas empresas e usuários a ganharem produtividade e reduzirem os custos. A previsão é que o 5G chegue nas capitais até julho desse ano.

  • Valorização do imóvel como investimento seguro 

Outra tendência para o mercado imobiliário 2022/23 é a valorização do imóvel. Esse é o momento de entrar em contato com uma imobiliária e adquirir uma propriedade. Apesar de essa afirmação soar estranha durante uma crise no país, ela significa investimento seguro para muitos brasileiros.

Algumas das frequentes preocupações na hora de comprar uma casa ou apartamento incluem juros altos e risco de endividamento. Contudo, em um cenário em que os juros estão baixos, é possível obter mais benefícios.

Sendo assim, quem não teve sua renda comprometida tem a oportunidade de realizar o sonho do imóvel próprio. Nesse contexto, é importante que as imobiliárias e os corretores se preparem e ofereçam um serviço de qualidade para impressionar esses clientes a fim conquistar sucesso nas vendas.

  • Análise de dados baseados em Inteligência Artificial 

Por meio da análise de dados é possível tomar decisões cada vez mais otimizadas. No mercado imobiliário, isso não é diferente. A tendência é que se dissemine a análise de localização baseada em Inteligência Artificial.

No Brasil, esse ainda é um tema bastante recente. Contudo, a transformação digital e o Big Data estão transformando as imobiliárias. Geralmente, o processo de locação de imóvel envolve grandes quantidades de informações. Afinal, as empresas precisam levantar dados da propriedade, sobre os interesses dos clientes, as características da região etc.

No entanto, muitos negócios sofrem com problemas de falta de infraestrutura e preparo para lidar com tantos dados. Isso impede que os profissionais realizem uma análise de dados eficiente. Por isso, é fundamental que esses empreendimentos invistam em inovação e busquem ferramentas tecnológicas com Inteligência Artificial para aperfeiçoar esses processos.

A partir disso, as imobiliárias obtêm muitos insights interessantes de modo a melhorarem seus resultados e atraírem mais clientes.

  • Menos burocracia em processos 

Anos atrás, a compra e venda de um imóvel significava várias horas perdidas em cartórios para resolver todos os processos burocráticos. Hoje, esse cenário se alterou devido ao surgimento de novas plataformas digitais que facilitam essa atividade e permitem que tudo seja feito por meio da internet, com poucos cliques.

Por exemplo, a tecnologia de assinatura digital já existia há tempos, mas se tornou uma tendência na pandemia do coronavírus. Então, muitos clientes e negócios conseguiram assinar documentos sem saírem de casa, com a mesma legalidade que realizar essa tarefa presencialmente em um cartório.

Apesar de o isolamento social ter acelerado essa transformação, é provável que, mesmo com a vacinação em massa, esse processo continue em uso. Afinal, bons resultados foram alcançados, além de facilitar a vida das pessoas e melhorar a produtividade dos colaboradores das empresas. Dessa forma, a desburocratização dos processos é cada vez mais uma das tendências para o mercado imobiliário 2022/23.

  • Escritório Virtual e trabalho híbrido 

No início da pandemia, diversos profissionais precisaram trabalhar remotamente. Porém, muitos deles se adaptaram e outros não. Por isso, o trabalho híbrido tornou-se uma tendência para esse setor.

Nesse momento, o papel do escritório é ressignificado. Muitas empresas deixaram de ter grandes ambientes de trabalho, pois seus funcionários ficaram divididos entre pessoas que trabalham em casa e outros que utilizam o espaço físico.

Com isso, os negócios investiram em ambientes mais confortáveis, flexíveis e inteligentes para os profissionais. Dessa forma, os trabalhadores alteram facilmente entre o trabalho remoto e presencial.

Além disso, algumas organizações investiram em espaços de coworkings. Assim, o profissional pode sair de casa para trabalhar em outro ambiente, com outras pessoas, experimentando um local diferente.

Sabendo disso, é importante que as imobiliárias compreendam essa mudança a fim de promover diferentes tipos de imóveis em seus portfólios, como comerciais e residenciais.

  • Otimização do espaço do escritório 

Apesar do trabalho híbrido, a otimização do espaço do escritório é outro assunto entre as tendências para o mercado imobiliário 2022/23. Aqui, o foco são as locações mais curtas. Por isso, as imobiliárias devem investir em agilidade e flexibilidade em seus serviços. Nesse cenário, é interessante olhar para os espaços de coworking e aluguéis de curtos períodos.

  • Adoção de tecnologias inovadoras

Além das tecnologias citadas, temos o uso frequente de ferramentas inovadoras para atrair clientes no setor imobiliário. Em um cenário pós-pandemia, esse diferencial se torna obrigação para as imobiliárias.

Isso porque, em todo o mundo, o uso de drones para mapeamento de terrenos e dispositivos de realidade virtual se tornam cada vez mais comuns. Ainda, em um contexto de isolamento social, esses recursos são excelentes para as empresas oferecerem as melhores soluções para seus clientes.

Com algumas delas, é possível apresentar imóveis e realizar visitações sem os visitantes saírem de suas casas. Isso é possível graças às plataformas de tour virtual, que criam imagens em 360 graus nas quais os usuários visualizam um espaço e todos os seus detalhes por meio da internet.

No entanto, as visitas presenciais não vão acabar. Essa ferramenta visa otimizar o trabalho dos corretores e oferecer uma melhor experiência e mais segurança para os clientes. Dessa forma, os indivíduos tomam decisões mais acertadas e visitam determinado local somente quando estão realmente interessados.

Além disso, as visitas virtuais funcionam como uma visita real, em que o espectador anda por todos os cômodos do ambiente, observando cada detalhe. Ainda, ele também pode mostrar para amigos e familiares a fim de ter uma ajuda na hora da escolha do imóvel.

Esse tipo de inovação também traz muitas vantagens para as imobiliárias, pois conseguem atender mais clientes, aumentar a produtividade dos funcionários, melhorar a qualidade do serviço e contar com um diferencial competitivo.

O que fazer

Após conhecer algumas das tendências para o mercado imobiliário 2022, invista em ferramentas tecnológicas para acompanhar a evolução do mercado e ganhar destaque. Normalmente, as imobiliárias que não apostam nesses recursos perdem espaço e prejudicam os seus resultados. Por isso, é fundamental se adaptar a essas transformações. 

Gostou deste artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais e deixe seus colegas de trabalho e amigos informados sobre as tendências deste setor!

Posts relacionados