Equilíbrio da tecnologia Equilíbrio da tecnologia

Equilíbrio da Tecnologia no Mercado Imobiliário 

8 minutos para ler

Um recurso tem se tornado cada vez mais indispensável no ramo de imóveis: a tecnologia no mercado imobiliário. Depois do período de pandemia vivido, ficou evidente a necessidade de dispor de instrumentos capazes de virtualizar um evento presencial, como a visita in loco. Além disso, drones ajudam na condução de uma construção ao oferecer a possibilidade de acompanhamento por meio de outras perspectivas.

Este artigo falará exatamente a respeito da transformação digital passada pelas imobiliárias nos últimos meses. Boa leitura!

Então, não espere mais nenhum minuto e acompanhe este texto agora mesmo!

Qual tecnologia no mercado imobiliário costuma ser eficaz? 

Existem várias estratégias digitais que podem dar suporte aos negócios de uma empresa imobiliária. Desde o uso de drones até mesmo as visitas virtuais, tudo compete para tornar a experiência do cliente a melhor possível. 

Acompanhe em mais detalhes o que cada tecnologia pode fazer por esse ramo de negócios.

  • Redes sociais 

Com o passar do tempo, as redes sociais foram ganhando uma profunda relevância para os negócios imobiliários. Atualmente, a força é tanta que já ultrapassou canais como portais de vendas e periódicos impressos. Para muitos consumidores, uma imobiliária que não faz parte da sua “zona de influência” é aquela com a qual eles não estão conectados por meio de alguma rede de relacionamento.

Dessa forma, é altamente recomendável que as empresas do ramo de imóveis tenham perfil no Facebook, Twitter e Instagram (e, se possível, nas três). Se pensarmos um pouco apenas pelo lado do cliente fica fácil perceber a praticidade gerada por esses veículos de comunicação. Uma visita antecipada de um apartamento, por exemplo, pode dispensar uma visita presencial, gerando economia de tempo e dinheiro. 

  • Tour virtual 

Ao falar de ganho de tempo, as visitas feitas por meio de tour virtual caiu como uma luva no mercado imobiliário. É claro que as visitas presenciais continuam sendo a alma do negócio de imóveis, mas agora é possível fazer uma ótima filtragem antes de iniciar a peregrinação em busca do local ideal.

Isso quer dizer que um cliente interessado em uma certa configuração de um empreendimento pode “dar uma espiada” antes de colocar os pés no local. Isso evita deslocamentos desnecessários e faz com que seja possível visitar apenas os locais com potencial interesse. Esse benefício também se estende para as construções, nas quais é possível fazer o acompanhamento da obra sem estar presente fisicamente.

  • Drones 

Sim, o uso de drones já é realidade quando o assunto é tecnologia no mercado imobiliário. Esse costuma ser um fortíssimo diferencial em uma empresa imobiliária, pois não são todas que oferecem a possibilidade de enxergar um imóvel por meio de outras perspectivas.

Nesse ponto, poderia surgir a dúvida de qual seria a utilidade desse serviço. A resposta é que existem muitas, como, por exemplo, querer conhecer melhor a vizinhança para a qual se pretende mudar. No caso de obras em andamento, o suporte oferecido ajuda bastante a proteger trabalhadores de riscos relacionados à altura, pois os drones já fornecem essa visão aérea sobre uma determinada área.

  • QR code 

Lembra da placa em frente a um imóvel indicando venda ou aluguel em filmes americanos? Pois é, essa técnica de vendas há muito já foi ultrapassada, visto sua pouca utilidade. Letreiros em frente a propriedades não dizem muito acerca de informações pertinentes para o fechamento de um negócio. Mais uma vez, seria necessária a presença de um corretor para sanar as dúvidas iniciais.

E se em vez de apenas a placa tivesse também um QR code interligado com um banco de dados com informações preciosas a respeito do imóvel em questão? Pois é, isso é possível e já está sendo utilizado. É um belo exemplo de como a tecnologia pode trazer ganho em produtividade aos profissionais da área. De posse dos dados iniciais, o encontro entre interessado e corretor pode ser muito mais proveitoso (para ambas as partes).

  • Atendimento virtual 

A agilidade no contato inicial quando um potencial cliente chega a uma imobiliária é decisiva no intuito da continuidade ou não da negociação. O problema é que nem sempre existe um corretor disponível para tal. Dessa forma, os atendimentos virtuais ganham cada vez mais presença no ramo de imóveis.

O nome dessa tecnologia é chatbot. Usá-la não significa colocar uma pessoa em contato contínuo e permanente com um menu de opções. A intenção é apenas realizar uma filtragem inicial, tirando as dúvidas de quem apenas quer se informar minimamente bem. Isso serve, inclusive, para poupar tempo com atendimentos infrutíferos (sim, eles existem como em qualquer outro negócio).

  • Plataformas responsivas 

Outro ponto de suma importância quando abordamos o tema da tecnologia no mercado imobiliário diz respeito a estar de prontidão sempre que um interessado busca pelos seus serviços. Isso quer dizer que o acesso às informações de sua imobiliária pode se dar por meio de um computador, de um celular ou até mesmo de um tablet.

Dessa forma, o site contendo as informações da empresa tem que apresentar responsividade. Esse termo serve para designar a adaptabilidade de uma plataforma para ser acessada a partir de diferentes dispositivos. É muito importante ter atenção a isso porque consumidores interessados em sua marca que encontrarem dificuldade de acesso, provavelmente abandonarão a jornada de compra. Portanto, fique de olho nisso.

Como a psicologia pode impactar nos negócios imobiliários? 

Um bom corretor usa diversos gatilhos mentais. No entanto, eles não podem ser confrontados e a recomendação é que não sejam utilizados muitos em uma única abordagem comercial. Tudo depende do estilo apresentado pelo cliente. Acompanhe algumas técnicas de vendas altamente eficientes.

  • Argumentação 

Durante um processo de compra, é comum que a racionalidade seja deixada de lado e entrem em cena as emoções. A impulsividade é uma das mais fortes e que frequentemente gera remorsos e arrependimentos. No entanto, essa ocorrência é mais comum em relação a itens mais baratos do que um apartamento, por exemplo.

Nesse sentido, uma atenção especial deve ser dada aos clientes mais detalhistas, inclusive quando é necessário fazer alguma correção em alguma informação equivocada. Mas quando se trata de pessoas extremamente críticas, uma reparação pode soar ofensiva e o negócio ir por água abaixo. Portanto, muita calma em relação a essas pessoas e somente os corrija após eles terem desenvolvido todo o seu raciocínio.

  • Foco

A maioria dos itens que compramos se dá por necessidade. Alguns outros poucos vêm por conta de um desejo, um sonho talvez. Nesse sentido, não é muito bom arriscar e o mais indicado é trabalhar a questão da necessidade. No entanto, um ponto deve ficar bem nítido no processo de negociação: tenha foco! Esse foco pode ser direcionado para o atendimento das utilidades geradas para seu interlocutor.

Ainda é preciso considerar um outro aspecto muito relevante: a necessidade do interessado não deve ser abordada diretamente. Ao invés disso, é oportuno buscar saber durante o diálogo quais são as preferências desse possível cliente em relação aos aspectos da vida. Hobbies, atividades dentro de casa, enfim, tudo aquilo que remete ao convívio no lar ou as necessidades do negócio em caso de imóvel comercial.

  • Senso de urgência 

Essa é uma estratégia muito frutífera que pode ser usada em qualquer tipo de venda. No entanto, ela se mostra especialmente útil no mercado imobiliário pela facilidade com que é possível causar tal sensação. Normalmente as pessoas tendem a tomar decisões de compra mais facilmente se forem expostas ao gatilho mental da escassez.

Sendo assim, um corretor pode afirmar que existe uma fila de interessados ou que ainda precisa mostrar o mesmo imóvel a outras pessoas. Isso pesa no consciente de quem busca por um empreendimento. Apenas um cuidado especial precisa ser considerado: o de não demonstrar exatamente o oposto. Caso um potencial cliente perceba que o imóvel está parado há muito tempo, é provável que seu interesse diminua, pois algo diz ao seu subconsciente que “tem coisa errada aí…”.

Concluindo

A tecnologia no mercado imobiliário é capaz de potencializar os negócios fechados em uma corretora de imóveis. Sobretudo depois da época de pandemia, a necessidade de ter o suporte de ferramentas modernas se fez mais presente ainda.

As técnicas psicológicas de vendas não devem ser colocadas de lado, apenas é necessário ter um equilíbrio entre as duas ferramentas. Afinal de contas, um apartamento não se vende sozinho com um perfil na rede social. Em algum momento, o contato humano se torna indispensável.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique pode dentro de todos os nossos conteúdos! 

Posts relacionados