Como o corretor pode se preparar para o futuro do mercado imobiliário?  Como o corretor pode se preparar para o futuro do mercado imobiliário? 

Como o corretor pode se preparar para o futuro do mercado imobiliário? 

9 minutos para ler

A necessidade de proporcionar mais agilidade, acessibilidade e qualidade no atendimento há tempos vem trazendo mudanças nas imobiliárias em geral. Com a chegada da COVID-19 e o isolamento social, houve uma aceleração para digitalizar os serviços e investir em novas tecnologias. Por isso, estar preparado para o futuro do mercado imobiliário é essencial.

Pensando nisso preparamos este artigo, no qual vamos mostrar como o corretor de imóveis pode se adaptar a essa nova realidade e não ser deixado para trás. Continue a leitura para conferir as dicas de ferramentas indispensáveis para você alcançar o sucesso profissional.

Mudanças tecnológicas no futuro do mercado imobiliário 

As mudanças tecnológicas já vinham acontecendo de maneira gradual no mercado imobiliário antes mesmo da chegada do coronavírus. Desse modo, mesmo que o período de isolamento social tenha dado um empurrãozinho nesse sentido, a necessidade de inovação para conquistar os clientes e facilitar o dia a dia do corretor já era inevitável.

O futuro imobiliário está atrelado à tecnologia de maneira irredutível.  Por isso, é fundamental que tanto o corretor quanto a imobiliária estejam atentos às mudanças para não correrem o risco de ficarem para trás em relação à concorrência. Então, confira a seguir algumas das mudanças mais relevantes.

Digitalização do acervo 

Com o uso das novas tecnologias, os clientes podem realizar uma visita virtual aos imóveis sem precisar sair do conforto da própria casa. É o caso da tecnologia que permite visualizar fotografias em 360°, dando a sensação de que a pessoa está fisicamente presente no local.

Além da praticidade dessa inovação, ela é essencial para tornar as visitas presenciais mais assertivas e encurtar o ciclo de vendas. Isso porque o possível comprador consegue ter uma ideia melhor do imóvel antes de contatar o corretor. Isso faz com que as chances de fechar negócio se tornem maiores.

Menos burocracia 

Os serviços digitais também oferecem mais agilidade e menos burocracia, já que, muitas vezes, eliminam a necessidade de preencher as papeladas presencialmente. Dessa forma, criou-se a possibilidade de fechar negócios de forma totalmente online, o que favorece especialmente a locação residencial.

Tudo se tornou possível graças ao uso das ferramentas digitais. Ao implementá-las no dia a dia da imobiliária, isso facilita não apenas a vida do cliente, mas também do corretor. Seu trabalho é realizado de maneira mais ágil e produtiva.

Uso de aplicativos 

Existem vários aplicativos que ajudam no planejamento e gestão das tarefas realizadas no decorrer do dia. Assim, o futuro imobiliário elimina a necessidade de recorrer a agendas e arquivos físicos, já que tudo está à disposição em qualquer dispositivo móvel. Dessa forma, o acesso é realizado por meio dos smartphones.

Como se preparar para o futuro do mercado imobiliário 

A seguir, você vai conhecer algumas ferramentas tecnológicas que são indispensáveis para o corretor que deseja atender às expectativas do cliente. Continue a leitura e entenda como o dia a dia no trabalho pode se tornar mais fácil e eficiente quando se está um passo à frente em relação ao futuro do mercado imobiliário.

  • Assinatura digital 

A assinatura digital não facilita apenas a vida do corretor de imóveis. Mas beneficia todo o processo burocrático da imobiliária que precisa da autenticação das assinaturas do cliente em cartório. Para isso, existem ferramentas que possibilitam que a assinatura de documentos, como os contratos de locação, seja feita de maneira remota.

Então, essas assinaturas são validadas juridicamente e eliminam a necessidade da presença física do cliente, tornando tudo mais prático e ágil para ambos os lados. Inclusive, contar com esse recurso muitas vezes faz a diferença na escolha do provável comprador entre uma imobiliária mais digital e outra que ainda não se atualizou.

  • Plataformas para promoção de imóveis 

Seja para compra ou locação, a busca de imóveis nos dias de hoje costuma começar pela internet. Sendo assim, estar presente em plataformas de anúncio é fundamental para que o cliente tenha conhecimento da existência da imobiliária ou do corretor de imóveis.

Para anunciar nessas plataformas, é fundamental usar a criatividade nas descrições do imóvel e selecionar fotografias de alta qualidade. Uma boa dica para se destacar entre os outros anunciantes é apostar em fotos em 360°, que permitem uma visualização mais completa do ambiente.

  • InGaia Imob

As ferramentas de gestão são outra mudança tecnológica rumo ao futuro do mercado imobiliário, trazendo mais agilidade para o cotidiano atarefado do corretor. Esse recurso ajuda a acessar todas as etapas e processos relacionados à venda e locação de um imóvel, substituindo as agendas tradicionais.

Além disso, o uso dessa tecnologia facilita o acompanhamento das tarefas que precisam ser realizadas e visualizar aquelas que já foram concluídas. Essas ferramentas permitem a emissão de relatórios de produtividade. Para exemplificar, citamos o inGaia Imob. Esse aplicativo é uma versão de bolso do CRM, permitindo que o corretor realize a gestão de clientes de maneira automatizada.

  • Evernote 

Esse aplicativo é usado para manter um melhor gerenciamento e organização no dia a dia do corretor. Além de contar com funções como anotações feitas por comando de voz, ele permite armazenar e catalogar imagens e textos de maneira bastante prática. Tudo com poucos cliques. 

Dessa forma, é possível usar o material arquivado no momento de convencer o cliente sobre as vantagens de fechar o negócio. Como os arquivos ficam armazenados na nuvem, é possível acessá-los em qualquer lugar e plataforma. 

  • CardCloud 

Além do uso dos cartões tradicionais, o corretor também pode dar mais um passo em direção ao futuro do mercado imobiliário com os cartões virtuais. O CardCloud, por exemplo, permite o envio de cartões de maneira direta e automática por meio de seus e-mails ou redes sociais.

Um dos benefícios desse cartão é que ele pode ser facilmente acessado pelo smartphone do cliente ou qualquer outro dispositivo. Além disso, ele traz a possibilidade de acrescentar links para sites e redes sociais, sem contar que permite que o corretor imobiliário mantenha suas informações sempre atualizadas.

  • Garantia locatária digital

Antigamente, o uso de fiadores era uma das formas mais utilizadas para garantir a locação de um imóvel. Porém, com a chegada da garantia locatária digital, essa solução ultrapassada e burocrática está com os seus dias contados. Assim, vem aí um futuro do mercado imobiliário bem mais ágil.

Dessa forma, tornou-se possível a aprovação do crédito em segundos e à distância. Para isso, o interessado precisa ter em mãos apenas o número do seu CPF ­ e, em alguns casos, o cartão de crédito. 

  • ColorSmart 

Sabe aquele cliente que tem o desejo de ver como seria o imóvel com uma combinação de cores diferentes? Isso é possível usando a ferramenta ColorSmart, pela qual é possível fazer a simulação das cores do imóvel em apenas alguns segundos. Em síntese, ao ver as paredes do ambiente nas cores que ele pretende pintar, as chances de concluir a compra ficam maiores.

  • Foursquare

Esse app tem o recurso de geolocalização, sendo uma mão na roda para os corretores que desejam despertar o interesse no cliente no imóvel e mostrar a região em que ele está inserido.

Entre as vantagens do uso desse recurso está a possibilidade de recomendar locais e atividades nas proximidades do imóvel. Dessa forma, o recurso pode ser um fator decisivo para que o interessado deseje fazer uma visita ao empreendimento.

  • Mail Chimp 

Essa é outra ferramenta que não pode ficar de fora do repertório de um corretor de imóveis que pretende estar preparado para o futuro do mercado imobiliário. Isso porque o MailChimp ajuda o profissional na hora de trabalhar com estratégias voltadas ao e-mail marketing.

Portanto, o aplicativo permite uma divulgação mais eficaz dos imóveis disponíveis para venda e locação. Com apenas alguns cliques, é possível criar mensagens personalizadas para enviá-las aos clientes ou, até mesmo, compartilhar o conteúdo nas redes sociais.

Dropbox 

O Dropbox é um aplicativo de armazenamento em nuvem, que permite que o corretor leve todos os documentos para qualquer lugar. Dessa forma, a elimina-se a necessidade de transportar todo o material impresso com as informações que vão ser usadas para a apresentação, como fotografias, plantas e documentos do imóvel.

Assim, os arquivos são salvos de forma automática na pasta e podem ser acessados por qualquer dispositivo em que o app for baixado. Com isso, o corretor pode realizar suas tarefas com mais facilidade e rapidez.

Concluindo

Ao seguir as dicas que mostramos neste artigo, você estará preparado para todos os desafios e oportunidades que o futuro do mercado imobiliário reserva. Por isso, não deixe de se manter atualizado e ter em mãos os diferenciais competitivos que a tecnologia pode oferecer para a sua carreira.

Gostou de conhecer mais sobre como a tecnologia está se tornando cada vez mais indispensável no futuro das imobiliárias e do corretor de imóveis? Deixe o seu comentário!

Posts relacionados