Imobiliária digital: o que é e como se tornar uma? Imobiliária digital: o que é e como se tornar uma?

Imobiliária digital: o que é e como se tornar uma?

9 minutos para ler

A imobiliária digital vem ganhando espaço no mercado e não é de hoje. É claro que o momento pandêmico de 2020 fez com que a sua ampliação e até o mesmo conhecimento por parte de muitas aumentassem, mas fato é que essa mudança já vem acontecendo algum tempo.

Com a quantidade de inovações tecnológicas, os consumidores estão mais exigentes e práticos, em busca de ferramentas que facilitem a vida e tornem as suas escolhas mais certeiras e sem tanta perda de tempo. É para suprir essas necessidades que a imobiliária digital entra. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso post e veja como se tornar uma.

O que é uma imobiliária digital?

Alguns modelos de negócios que se digitalizaram, como o caso dos bancos, tentam evitar o contato com os clientes ao máximo e essa não é bem a ideia da imobiliária digital. Aliás, podemos afirmar, que nesse caso, não há uma ruptura total com o modelo presencial, mas uma adaptação daquilo que dá certo junto de outras melhorias.

Ora, se antes as buscas por um imóvel envolvia encontrar um anúncio, entrar em contato com corretor, fazer uma visita presencial, enviar documentos físicos e ter que assinar o contrato também na presença do corretor, hoje, com a imobiliária digital, esse processo foi diminuído, tornando-se muito mais prático.

Logo, não é a toa que cada vez mais imobiliárias estejam investindo em plataformas que sejam capazes de atender ao seu público e entregar todas as ferramentas tecnológicas que os consumidores têm pedido. Se isso já vinha se tornando uma necessidade, a pandemia fez com o que o processo se tornasse mais veloz.

O que uma imobiliária digital tem a oferecer?

Bem, como dissemos, o grande diferencial da imobiliária digital é oferecer um bom serviço com mais praticidade e agilidade fazendo com que todos os envolvidos economizem tempo.

Contudo, as suas vantagens e diferenciais não param apenas por aí. É importante ter em mente que esse modelo de negócio não visa a ruptura total com o atendimento presencial, mas sim, aproveitar o melhor dos dois mundos e tornar os clientes cada vez mais satisfeitos. Falamos melhor sobre os diferenciais nos tópicos a seguir.

Mais segurança

A geração mais jovem está bem-adaptada aos conceitos digitais e conhecem as ferramentas tecnológicas que são capazes de manter toda a sua segurança. No entanto, ainda há quem tenha um pouco de medo em fazer tudo pela internet e tenha certas dificuldades em fechar negócio pela tela do computador.

No entanto, é preciso mostrar ao cliente que a imobiliária digital oferece o que há de mais moderno em termos de segurança. Os dados e documentos ficam salvos na nuvem, na assinatura de contratos é utilizado certificados digitais, as visitas são virtuais até a escolha do imóvel desejado, e por aí vai.

Gerenciamento dos recursos

O modelo tradicional das imobiliárias exige alguns gastos, como a manutenção de um espaço comercial, funcionários para atendimento e deslocamentos para realização de visitas. Somado é claro, aos custos operacionais com água, luz, material de escritório, café, entre outros.

Já no caso da imobiliária digital tudo isso pode ser eliminado ou diminuído consideravelmente. Com a economia, o gestor é capaz de investir no seu negócio para melhorar o crescimento ao manter uma plataforma robusta e melhorar o marketing digital para qualificar os acessos e aumentar a conversão.

Além disso, a equipe pode ser enxugada e os corretores ficam mais focados em melhorar o atendimento e, consequentemente, a experiência dos clientes, o que vira um verdadeiro ativo e se torna um diferencial em relação aos concorrentes.

Mais praticidade

Você já pensou em resolver todas as coisas em um único lugar, sem precisar enfrentar trânsito ou correr o risco de perder documentos toda vez que tem de se deslocar? Já conseguiu imaginar quanto tempo consegue economizar e o que fazer com ele?

A imobiliária digital permite melhor o gerenciamento dos compromissos, ao mesmo tempo que também entrega a possibilidade de um atendimento muito mais amplo tanto quantitativamente, como geograficamente.

Como se tornar uma imobiliária digital?

Agora que você já conseguiu perceber quais são os benefícios que a imobiliária digital entrega, chegou o momento de entender como fazer para se tornar uma. A boa notícia é que não é tão difícil partir para o mundo virtual. Confira os tópicos a seguir que preparamos sobre esse assunto.

Mude a cultura

Antes de partir para dicas técnicas é preciso falar sobre a mudança de cultura. Se tornar uma imobiliária digital não é apenas investir em um site, em tour virtual e coisas do tipo, mas também entender como o negócio funciona, quais são as ferramentas que podem e devem ser exploradas e, principalmente, perceber que esse modelo vem para melhorar a prestação de serviço e não para replicar os erros do modelo tradicional.

Antes do primeiro contato, os clientes querem ter o maior número de dados possível, como a localização, preço, tamanho do imóvel, número de quartos, se está mobiliado ou não, entre outros pontos relevantes. Aquela ideia de entregar o menor número de informações para forçar um contato está bastante defasada e faz apenas com que as pessoas desistam da sua imobiliária.

Nós falamos bastante a respeito do melhor gerenciamento de recursos que inclui, inclusive, o tempo. Sobre como os corretores devem aproveitar para melhorar o atendimento, o repasse de informações e as organizações da documentação para melhorar a experiência do cliente e se diferenciar da concorrência.

Investir em tecnologia

Claro, como não poderia deixar de ser, é preciso investir em tecnologia, começando pelo site. Agora, é preciso ter em mente que a sua plataforma não é apenas o seu cartão de visitas, mas também a casa e os seus funcionários, portanto, ela deve estar muito bem alimentada com as informações dos imóveis.

Entretanto, não é apenas isso. Também é preciso pensar na responsividade do site, que significa que eles estarão adaptados a qualquer tipo de projeção, ou seja, podem ser acessados de um computador, celular ou tablet sem perder qualidade na resolução.

No entanto, quando falamos em tecnologia também devemos pensar em outros pontos, principalmente no que diz respeito a organização da rotina. Investir em softwares que sejam capazes de manter os dados dos clientes, informações sobre os imóveis e agendamentos de visita em um único lugar, que possa ser acessado remotamente, é fundamental para a imobiliária digital.

Investir em atendimento online

Quando as pessoas entram em contato para tirar alguma dúvida, elas têm pressa nas respostas, logo, a demora é muitas vezes, inadmissível. Portanto, é preciso treinar os funcionários para uma boa realização de um atendimento online, que parece fácil, mas nem sempre é.

Saber ler a mensagem inteira e entender qual é a questão e responder de maneira sucinta e direta é fundamental. Além disso, vale a pena investir em diversos canais de atendimento ao cliente que pode ser pelo site, pelas redes sociais, por e-mail e, em alguns casos, se oferecer para entrar em contato por meio de uma ligação.

Ofereça tour virtual

Nós falamos muito nesse texto sobre melhorar o gerenciamento de recursos financeiros e de tempo, bem como aumentar a conversão das vendas, certo? Bem, não há ferramenta para isso melhor que o tour virtual. Ela é, com certeza, fundamental para a imobiliária digital.

Sabemos que a maior parte do dia dos corretores é gasta em visitas presenciais que nem sempre são qualificadas. Ou seja, apenas pessoas curiosas que não estão exatamente tão interessadas no imóvel, fazem agendamentos “só para conhecer”. O tour virtual elimina em bastante escala tão questão, permitindo que os clientes possam realizar a visita ainda mesmo no site.

Para oferecer é superfácil. Basta contar com uma câmera portátil que capte imagens em 360 graus ou até mesmo um celular que faz fotos panorâmicas, um tripé e uma boa plataforma que permitirá a junção de todas as fotos tiradas e criará o tour. Assim, o cliente consegue ter a visão de todos os ângulos, detalhes, saber o que ficará no imóvel, medidas dos cômodos, entre outras coisas que o corretor julgar necessário.

Logo, só marcará as visitas presenciais (e se marcarem) quem realmente tiver interesse e quiser apenas se certificar de uma coisa ou outra. Ou seja, o corretor pode ficar muito mais dedicado aos clientes, prestar um serviço mais atencioso e cuidadoso e se destacar em relação à concorrência por causa da experiência que ele vai poder oferecer.

Cuidar do pós-atendimento

Um erro bastante comum nas imobiliárias é não cuidar do pós-atendimento e fazer um acompanhamento da satisfação de seus clientes. A imobiliária pode solicitar o preenchimento de um formulário para conhecer as impressões de quem está sendo atendido.

Com base nos dados registrados também é possível oferecer pequenos “mimos”, como mandar uma mensagem personalizada de parabéns na data do aniversário ou até mesmo, após um ano da compra.

Se o cliente for de aluguel em que a imobiliária faz o gerenciamento do contrato, nada melhor do que estar sempre disponível quando algum problema acontecer. Não há nada pior para a imagem de uma empresa do que deixar os seus clientes ao léu após o fechamento de algum negócio, portanto, não cometa esse erro.

A imobiliária digital veio para revolucionar o mercado e é preciso estar atento às tendências que surgem a cada momento para não ficar para trás nessa corrida. Mas lembre-se que além da tecnologia, o atendimento ainda é um dos ativos mais valiosos para qualquer negócio, logo, não deixe de unir o melhor dos dois mundos para se destacar da concorrência.

Quer saber como podemos ajudá-lo nessa transformação digital? Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.

Posts relacionados