conheça os benefícios do tour imobiliário conheça os benefícios do tour imobiliário

Corretor imobiliário: conheça os benefícios do tour imobiliário

9 minutos para ler

Até pouco tempo, o corretor imobiliário tinha como única opção agendar com o cliente uma visita até o imóvel para mostrar os detalhes e diferenciais do local. Porém, com o avanço da tecnologia e a chegada do tour imobiliário e seus benefícios, tornou-se possível conhecer imóveis sem a necessidade de se deslocar até lá.

Sendo assim, o tour imobiliário trouxe benefícios não apenas para o cliente, mas também para o corretor de imóveis. A praticidade e economia de tempo são alguns deles, sendo esses fatores fundamentais para o sucesso de qualquer imobiliária, especialmente aquelas que contam com apenas um corretor. Quer saber mais sobre os benefícios do tour imobiliário? Então, continue com a leitura deste post e descubra!

O que é o tour virtual imobiliário?

O tour virtual é uma ferramenta tecnológica usada por empresas de diversos segmentos para visitas de maneira remota, ou seja, sem precisar sair de casa. Essa tecnologia vem sendo usada para mostrar em detalhes empreendimentos e também locais turísticos — como é o caso de museus e cidades. Assim, trata-se de uma alternativa ideal para quem não pode ir até o local ou que deseja conhecê-lo virtualmente antes de se deslocar até lá.

O tour é feito por meio de uma apresentação de imagens em 360 graus, mostrando o ambiente por completo. Isso é possível graças ao encaixe de fotos capturadas em sequência, o que dá a impressão de uma única imagem.

Devido à praticidade e capacidade de oferecer mais conforto aos usuários, essa adaptação também chegou ao mercado imobiliário, tornando-se cada vez mais popular. Dessa forma, o público pode navegar pelos imóveis e circular por todos os ambientes à distância, sendo possível também ter acesso a informações e detalhes relevantes, como planta e o tamanho de cada espaço.

Para o corretor ou imobiliária que desejam incorporar essa nova solução como um diferencial para os clientes, a boa notícia é que o tour imobiliário, além de trazer diversos benefícios pode ser implementado sem grandes empecilhos. Apesar disso, é importante atentar para alguns detalhes para que seja possível obter um material de qualidade e, assim, causar um impacto positivo no público-alvo.

equipamento usado para registro, por exemplo, pode ser desde um smartphone até uma câmera de 360º. No primeiro caso, é preciso compilar as imagens para obter um arquivo 360º, o que pode ser feito por uso de aplicativos específicos. Já no caso da câmera, não há essa necessidade, além de ter o diferencial de capturar imagens em uma qualidade bem maior.

Quais os benefícios do tour imobiliário para a experiência do cliente?

Em relação à experiência do cliente, é possível afirmar que no tour virtual ela ocorre de maneira muito próxima a uma visita física ao local. Isso porque o visitante virtual realmente se sente como se estivesse dentro do imóvel, passando de um cômodo para o outro.

Em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus, essa também tem sido uma alternativa muito bem-vinda para clientes e corretores. O motivo se deve ao fato de que as visitas remotas evitam a necessidade de ir até o imóvel e contato interpessoal. Mesmo com o fim da pandemia, é fato que essa tecnologia veio para ficar.

Afinal, a visita virtual pode ser feita a qualquer momento, já que está disponível 24 horas por dia. O interessado pode conferir os imóveis disponíveis no catálogo da imobiliária sem se deslocar e também revisitar o local quantas vezes quiser. Isso permite que ele confira cada detalhe com mais tempo e atenção, contribuindo para tomar a decisão.

Benefícios para o corretor de imóveis

O tour virtual já é uma realidade em diversas imobiliárias que têm como objetivo oferecer uma maior comodidade para os seus clientes. Confira agora quais são as vantagens que o uso dessa tecnologia traz para o dia a dia dos corretores.

Aumento nas visitas de interessados

Quando a imobiliária disponibiliza o tour virtual em seu site, isso resulta em um aumento na quantidade de pessoas que visualizam em relação ao que ocorre quando há apenas fotos comuns disponíveis no catálogo. Não apenas o número de visitantes virtuais aumenta, mas também o tempo que cada um passa no site.

Outra vantagem do tour imobiliário, é que ele prende mais a atenção do cliente. Ao ficar mais tempo navegando no site, evita que ele busque por outras opções nos sites da concorrência.

Quanto mais pessoas visitam o site, maiores são as chances de contatar os serviços do contador para uma visita presencial e, consequentemente, fechar negócio. Além disso, também aumentam as possibilidades de que o usuário recomende a imobiliária para outras pessoas.

Praticidade

A praticidade é um benefício tanto para o cliente como para o corretor imobiliário, já que por meio do tour imobiliário é possível visitar os imóveis a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, várias pessoas podem conferir o local de forma remota ao mesmo tempo, o que não é possível quando se trata de visitas presenciais.

Com isso, a necessidade de o corretor agendar um horário com os clientes para realizar a visita virtual não existe. Isso traz mais agilidade ao dia a dia do profissional imobiliário, o que é um benefício ainda mais relevante quando há apenas um corretor trabalhando na empresa. Afinal, ele poderá atender um número maior de clientes por dia, pois não precisa gastar tempo se deslocando até o imóvel.

Economia de tempo

Muitas vezes, acontece de o cliente cancelar uma visita de última hora devido a algum tipo de contratempo. Isso pode resultar em uma perda de tempo valioso para o corretor, que precisa encaixar a visita em outro momento. Isso sem falar quando existe uma dificuldade em conciliar um dia e horário que seja compatível com a realidade do cliente.

Com o tour virtual isso não acontece, já que ele elimina a necessidade de realizar o agendamento para fazer a visita. Além disso, não há a perda de tempo para que o corretor e cliente se desloquem de um imóvel até o outro. Quando a imobiliária tem só um corretor, essa é uma excelente maneira de trazer mais agilidade aos processos.

Outra vantagem do tour imobiliário é que o cliente pode eliminar algumas alternativas antes de fazer a visita presencial ao local. Caso ele tenha observado na visita virtual a um imóvel que alguns detalhes não agradam, pode descartar essa opção e procurar outra que seja mais compatível com seu interesse.

Assim, ele só vai solicitar uma visita presencial quando realmente estiver interessado em fechar negócio, economizando o tempo do corretor.

Economia de dinheiro

Não apenas o tempo pode ser economizado com a implementação do tour virtual, mas o dinheiro gasto também tem uma redução significativa. Afinal, as visitas tradicionais exigem a necessidade de o corretor se deslocar pela cidade para mostrar diversos imóveis para o cliente até encontrar aquele que mais se encaixa em seus planos.

Como bem sabemos, ir de um imóvel para o outro não fica barato, já que envolve o gasto com combustível. Quando somado no final do mês, esse valor pode pesar no bolso da imobiliária.

Porém, a necessidade do cliente em conferir presencialmente todos os imóveis pode ser dispensada ou, ao menos, reduzida com as visitas virtuais. Apenas alguns cliques podem ajudar o interessado a visitar o imóvel presencialmente, eliminando a necessidade de fazer uma quantidade de visitas maior.

Mais chances de conversão

Com o tour virtual, o cliente tem total autonomia para conferir todos os imóveis que desejar e que estão disponíveis no site da imobiliária. Assim, ele pode solicitar uma visita presencial apenas quando tiver um interesse maior em conhecer determinada propriedade. Com isso, as visitas tornam-se mais acertadas e as chances de se converterem no fechamento do negócio acabam sendo bem maiores.

Outro detalhe nesse sentido que pode levar a uma conversão é a possibilidade de mostrar as opções de imóveis disponíveis para a família e amigos, o que muitas vezes não é possível fazer presencialmente. Como resultado, a decisão de compra pode ser influenciada positivamente porque o interessado recebe uma ajuda extra proporcionada pelas opiniões de seus conhecidos.

Além disso, ao oferecer essa tecnologia ao público, o imóvel visitado virtualmente ganha mais visibilidade. Isso ajuda o corretor na hora de negociar, trazendo mais segurança e argumentos, o que pode facilitar a conclusão de uma venda.

Como vimos neste artigo, o tour virtual trouxe várias mudanças para a rotina do corretor imobiliário. É importante ressaltar que essa nova realidade não veio para eliminar o profissional, mas para otimizar seu tempo e reduzir os custos para a empresa.

Assim, torna-se fundamental se adaptar quanto antes a essa nova realidade para ser possível se destacar da concorrência e se tornar uma referência no setor imobiliário.

Gostou do conteúdo deste artigo e deseja colher os benefícios do tour imobiliário agora mesmo na sua imobiliária? Então, entre em contato conosco e conheça a solução perfeita que temos especialmente para você!

Posts relacionados