apresentação de imóveis banib conecta capa blog apresentação de imóveis banib conecta capa blog

8 dicas de como fazer apresentação de imóveis por meio de tours virtuais

9 minutos para ler

A apresentação de imóveis com tours virtuais limita a quantidade de pessoas que visitam pessoalmente, já que vai apenas quem realmente se interessa. Durante a pandemia, isso é importante para promover o distanciamento social. Além disso, é uma forma de otimizar o tempo dos corretores e reduzir custos, sendo adotada até mesmo por grandes construtoras.

Apesar de ter enormes benefícios, como essa é uma tecnologia muito nova, também gera muitas dúvidas, especialmente para quem não conhece tanto sobre inovação. Se esse é o seu caso, continue então lendo este post até o fim e conheça 8 dicas simples de como fazer a apresentação de imóveis com tours virtuais.

apresentação de imóveis homem com tablet banib conecta

Envolva o proprietário sobre a apresentação com tour virtual

O proprietário precisa ser informado que você tem a intenção de fazer o tour virtual para usar na apresentação de imóveis. Antes de mais nada, isso garante que ele deixará o imóvel sempre arrumado, de modo que ele esteja limpo e totalmente preparado para a data das fotos. Também é importante que o proprietário traga o máximo de informações possíveis, começando pela parte burocrática.

Complementando esse aspecto, o maior benefício do tour virtual é que ele permite ressaltar as maiores qualidades do imóvel. Os clientes do mercado imobiliário são naturalmente repletos de dúvidas e objeções, especialmente quando os imóveis são comerciais.

A escolha de um bom imóvel, com uma ótima localização, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. Portanto, garanta que o tour abordará todas as maiores dúvidas dos clientes. Se for um restaurante, foque bem na cozinha e no espaço para o público sentar. Para uma loja de roupas, destaque o espaço do estoque e do ambiente geral, sendo que o ideal é ter um lugar aberto para que o público possa transitar bem.

O proprietário também pode ajudar com uma lista de melhorias que podem ser feitas no imóvel. Assim, para as objeções que o cliente inevitavelmente terá, você já tem uma possível resposta. Também é importante que os maiores problemas do imóvel sejam mencionados e façam parte do tour virtual. Escondê-los pode prejudicar muito a reputação do corretor.

Destaque também a região

Como mencionamos, para um imóvel comercial, localização é tudo. Portanto, vale muito a pena incluir na apresentação de imóveis as características da região. Mostre que o local recebe muito movimento, que existe estacionamento próximo, que é de fácil acesso, ou qualquer uma das características de localização que você sabe bem como são importantes para o público. O mais importante, é não esquecer de incluí-las no tour virtual.

Crie imagens 360° ou panorâmicas

Agora vamos focar no tour em si, ou seja, as fotos. O ideal é que elas sejam imagens 360°, de modo que o potencial cliente tenha uma noção melhor de como é cada ambiente. Felizmente, existem câmeras que permitem capturar imagens de alta qualidade.

Caso você não tenha uma câmera, não tem problema. Você pode criar um tour com fotos panorâmicas feitas pelo seu próprio smartphone. Isso significa que você não precisa de uma equipe de profissionais altamente especializada para fazer o tour. Existem elementos que podem ajudar você mesmo a otimizar as suas imagens 360°.

Luz

Confiar no flash não é o mais recomendado. Portanto, tire todas as fotos da apresentação de imóveis durante o dia e abra o máximo possível as portas e janelas do imóvel para usar bem a luz natural. Outro ponto importante é que como a câmera 360° tem duas lentes, ambas devem receber a mesma luz. Caso contrário, a foto será de pior qualidade. Portanto, identifique a luz mais forte do ambiente e aponte uma das laterais da câmera para ela, de modo que ambas as lentes recebam a mesma luz.

Tripé

O tripé ajuda a trazer mais estabilidade para suas imagens. No entanto, é importante considerar um acessório bem fino e discreto, de modo que ele não apareça na foto. A boa notícia é que um tripé não é muito caro.

Lentes

Se você for usar uma câmera 360°, deve ter alguns cuidados com as lentes. Antes de mais nada, garanta que ela esteja bem limpa. Além disso, tome cuidado para onde você mira a lente dianteira. Na maioria das câmeras, a lente da frente tem qualidade bem maior à traseira.

É claro que você quer mostrar completamente cada ambiente do imóvel, mas é importante mirar a lente dianteira de forma estratégica. Enquadre-a de modo a trazer o maior destaque de cada ambiente, para já prender bem a atenção dos possíveis interessados.

Local

O local deve estar bem-arrumado para as fotos, mas você deve tomar um certo cuidado com os objetos em cena. Caso a câmera esteja posicionada muito perto de objetos ou paredes, pode ocorrer uma distorção. É interessante que o imóvel mostre as mesas de um restaurante, ou as roupas em uma loja, mas garanta que a câmera está longe o suficiente. 

Uma câmera 360° vale muito a pena para uma imobiliária ou construtora. Porém, como mencionamos acima, você não necessariamente precisa fazê-lo. Neste vídeo, você encontra ótimas formas de fazer fotos panorâmicas com o seu smartphone.

Foque nos diferenciais do imóvel

Agora que você já sabe as técnicas para tirar as fotos, o próximo passo da apresentação é como fazê-las. O mais importante é conhecer as características do imóvel ainda na fase de planejamento. Liste todos os cômodos do imóvel dos quais quer tirar fotos, coloque o tripé e a câmera no centro e explore como fica a imagem.

Cada imóvel terá o seu diferencial. Esse pode ser um ótimo espaço bem vasto em uma loja, ou uma janela que dá uma boa vista para os clientes de um restaurante. Se o centro não capturar bem esses detalhes, encontre o local onde essa característica será mais bem-realçada.

Crie uma apresentação cativante

Após tirar as fotos, é hora de trabalhar a apresentação em si. Para isso, é preciso ter alguns pontos em mente. Antes de mais nada, traga uma vista real do imóvel. Além disso, existem dois ótimos pontos para criar uma boa apresentação. 

Conte uma história

Outra ótima dica é contar uma história com a sua apresentação. Você pode começar com a fachada e o redor, destacando como esse ponto é importante para um imóvel comercial. Por outro lado, pode começar pelo ambiente de mais destaque do imóvel, como pela área principal e depois seguir para as áreas complementares, como a cozinha ou estoque.

Para acertar bem na apresentação, pense no seu cliente e no que ele mais procura. O mais importante deve vir primeiro, para prender sua atenção e mostrar que o imóvel tem potencial.

Use todas as funcionalidades da plataforma da sua escolha

Esse processo é no pós-produção. Ao fazer o upload das fotos para a plataforma que criará a apresentação, você tem acesso a diversos recursos extras. Por exemplo, dê bastante liberdade ao potencial interessado. Permita que ele avance, volte e pause sempre que quiser. Não esqueça de fazer uma apresentação compatível tanto com o smartphone quanto com o desktop.

Vale a pena explorar bem os recursos da plataforma, pois eles permitem que você adicione funcionalidades extras. Músicas, descrição em áudio e texto, são algumas das mais comuns. É aqui que você pode adicionar as informações mais importantes que pegou com o proprietário.

Por exemplo, se existe uma infiltração ou algum defeito em um ambiente, você pode colocar uma chamada para um texto explicando o problema e possíveis soluções, seja pelo proprietário atual ou após a compra.

O único cuidado é que essas funcionalidades existem para otimizar a experiência do cliente, já que o foco deve ser sempre no imóvel e nas imagens.

Compartilhe o tour virtual

Com o tour completo, é hora de compartilhá-lo com o maior número de pessoas possível, de modo que você atraia um alto volume de possíveis interessados. Como mencionamos acima, a própria apresentação é um filtro para os potenciais clientes mais quentes.

No caso de um imóvel comercial, você tem algumas opções únicas de como divulgá-lo. Você pode visitar gerentes de bancos, caso o interessado esteja solicitando um empréstimo, ou a associação comercial da região. É claro que os meios tradicionais, como as redes sociais e o seu próprio site também são ótimas formas de divulgação.

Foque no desejo do cliente

Por fim, a última dica não é muito diferente de uma visita a imóveis mais tradicional e algo a pensar sempre que planejar um tour virtual. Tenha em mente o tipo de cliente que está comprando aquele imóvel, quais serão suas principais dores e preocupações. Com os imóveis comerciais isso é até mais simples, já que o perfil de comprador é semelhante, do ponto de vista dos seus objetivos.

A apresentação de imóveis por meio de um tour virtual é uma das tendências da pandemia que veio para ficar, levantando até mesmo o questionamento sobre o fim das visitas presenciais. Por enquanto, essa preocupação é necessária de modo a garantir que sejam respeitadas as ações de distanciamento social. Contudo, as vantagens para os clientes e para as imobiliárias são grandes demais para ignorar. É muito tempo e esforço poupado, focando nas vendas com maior chance de sucesso.

Gostou do post? Quer entender um pouco mais sobre os tours virtuais de imóveis? Então, confira o artigo completo clicando no link acima e tire todas as suas dúvidas!

Posts relacionados