A segurança na construção civil é uma preocupação constante para todos os gestores da área. Isso porque, somente no Brasil, dados do Ministério do Trabalho revelam que um sinistro ocorre a cada 48 segundos. Isso faz do setor uma das áreas em que acontecem mais acidentes, colocando em risco a integridade física dos funcionários.
Desta forma, fomentar iniciativas de prevenção de acidentes é fundamental para afastar essa ameaça, que pode causar grandes prejuízos para construtoras e também funcionários, já que a vida e a saúde não podem ser mensuradas em valores monetários.
Quer saber como você pode melhorar a segurança na construção civil? Então, continue a leitura!
Qual a importância de monitorar a segurança na construção civil?
Uma pesquisa do Ministério do Trabalho, feita em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), evidenciou que 4,4 milhões de acidentes de trabalho aconteceram no Brasil entre os anos de 2012 e 2018. Desse montante, 97 mil são atribuídos à construção civil.
Portanto, propor ações para evitar os acidentes de trabalho é mais que necessário no segmento, e precisa ser uma prioridade de toda a cadeia de produção, o que envolve gestores, profissionais da área de Segurança e Saúde Ocupacional, funcionários e também os prestadores de serviços.
De modo geral, quando os acidentes acontecem na construção civil, eles são muito graves, devido principalmente ao ambiente e às condições que essas pessoas ficam expostas.
Por isso, podem gerar muitos transtornos e também custos para as construtoras. No entanto, o maior prejuízo fica mesmo é com os trabalhadores, que podem perder até a vida.
Ou seja, as empresas que ignoram a importância da segurança no trabalho, estão expostas às seguintes situações:
- custeio com compensações, tratamentos e até eventuais processos de funcionários que sofreram acidentes de trabalho;
- a imagem da construtora pode ficar prejudicada diante do seu público de relacionamento, o que inclui os clientes;
- eventuais sanções legais e multas pela construtora não cumprir a legislação;
- falta de motivação e insatisfação dos colaboradores, o que leva a uma baixa produtividade.
O que a lei fala sobre a segurança no canteiro de obras?
A segurança na construção civil é estabelecida pelas Normas Regulamentadoras (NR). O Ministério do Trabalho definiu 36 NRs para a segurança nos canteiros de obras, sendo que a maioria é referente às atividades relacionadas às empresas de construção civil.
Estar atento à legislação é fundamental para assegurar mais segurança para os funcionários do setor e também garantir a redução de acidentes, doenças e outras circunstâncias que possam vir a gerar riscos para os trabalhadores.
Além disso, ao ignorar as Normas Regulamentadoras, a empresa também fica suscetível a multas, já que as companhias são as responsáveis por oferecer condições de salubridade e segurança no trabalho.
Enfim, para que você entenda mais sobre segurança na construção civil, separamos a seguir algumas das principais Normas Regulamentadoras do setor. Acompanhe!
Equipamentos de Proteção Individual (NR 6)
Essa norma exige que as empresas do ramo da construção civil façam a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos empregados no setor. A intenção é que esses equipamentos possam oferecer uma maior proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores.
É dever do empregado fazer uso do equipamento de forma correta durante toda a jornada de trabalho, além de cuidar da sua manutenção. A NR 6 também especifica os tipos de equipamentos de proteção individual que precisam ser utilizados para fazer a prevenção de diversos acidentes, que possam comprometer órgãos como membros superiores, membros inferiores, ouvidos, olhos, tronco, cabeça e pulmão.
São exemplos de equipamentos de proteção individual:
- capacetes;
- luvas;
- máscaras e respiradores;
- cinto de segurança;
- protetores auriculares;
- calçados de segurança.
Medidas de Segurança (NR 18)
NR 18 é uma das principais Normas da construção civil e tem como objetivo fazer o estabelecimento do planejamento, diretrizes de ordem administrativa e de execução e organização do controle de sistemas de segurança, possibilitando a sua implementação.
Essa norma também abrange questões específicas das atividades da construção civil, a exemplo das demolições, escavações e telhados. Além disso, a NR 18 também traz normativas referentes aos procedimentos, dispositivos e instruções para cada um dos procedimentos que acontecem nos canteiros de obras.
Nesse sentido, a regra estabelece, por exemplo, que os locais de trabalho na construção civil, chamados de canteiros de obras, precisam dispor de vestiário, local de refeições, lavanderia, instalações sanitárias, área de lazer e também ambulatório (no caso de 50 ou mais empregados).
Assim, os direcionamentos da Norma buscam a segurança do trabalhador na execução de atividades como:
- demolição;
- estruturas de concreto e estruturas metálicas;
- movimentação e transporte de materiais e pessoas;
- proteção contra incêndio;
- alvenaria, revestimentos e acabamentos;
- escavações e fundações;
- treinamento de equipes;
- armações de aço;
- soldagem;
- instalações elétricas.
Nesse cenário, para assegurar o cumprimento das exigências, a NR 18 exige também a implantação do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) para locais de construção onde 20 ou mais empregados atuam.
Como ocorre a fiscalização no canteiro de obras?
Em primeira instância, a fiscalização no canteiro de obras é de responsabilidade das Prefeituras, que designam fiscais integrados para visitar e vistoriar as obras. São inspecionadas obras em andamento (novas ou modificações em edificações), licenciadas e irregulares.
Caso seja averiguada alguma irregularidade, conforme a legislação vigente, as penalidades previstas incluem desde multa até o embargo da obra.
No âmbito federal, os fiscais do Ministério do Trabalho são os responsáveis por fiscalizar e autuar as empresas que descumprirem as NRs referentes à segurança do trabalho.
Como promover mais segurança no canteiro de obras?
Agora que você já sabe qual a importância da segurança na construção civil, algumas das principais normas e quem são os responsáveis pela fiscalização, veja como implantar as medidas de segurança na sua obra:
1. Faça um planejamento
A segurança na construção civil começa no planejamento. É preciso considerar no orçamento do empreendimento, além dos materiais e custos com mão de obra, as ações de segurança para garantir a integridade dos empregados.
O que inicialmente é visto como um gasto, na verdade, representa uma grande economia, pois, em média, para cada R$ 1 investido em segurança na construção civil, o empregador economiza R$ 3 com o custeio de despesas médicas e ações judiciais.
2. Cumpra as normas de segurança do trabalho
É importante que empresas e trabalhadores observem os seus direitos e os seus deveres no que diz respeito ao cumprimento das regras. Isso porque, o não cumprimento das normas, tanto nas esferas municipais quanto federais, podem gerar sanções penais para empresas e funcionários.
3. Fomente a cultura de prevenção de acidentes
Para conquistar o engajamento dos colaboradores nas ações de prevenção de acidentes no trabalho, é preciso promover cursos e treinamentos, a fim de conscientizá-los a respeito da importância das normas de segurança para o bem-estar e preservação da integridade física de todos os trabalhadores do canteiro de obras.
No entanto, para que surta o efeito desejado, precisa ser uma constante, e não ações esporádicas. Com isso, fica mais fácil promover a responsabilidade individual e coletiva, ajudando a diminuir os índices de acidentes na construção civil.
4. Reveja de forma periódica as ações propostas
Para que as ações de segurança na construção civil sejam de fato efetivas, é importante estar atento aos procedimentos, pois cada etapa da obra exige medidas de segurança distintas. Confira a seguir algumas questões básicas!
- limpeza e organização do ambiente da obra;
- adequação do cronograma para impedir estresse;
- fornecimento de materiais conforme cronograma para evitar falta ou acúmulo de material;
- atenção ao descarte de entulho;
- orientação e fiscalização do responsável pela obra, que deve ter caráter fiscal e educativo.
Como a tecnologia contribui para a prevenção de acidentes na construção civil?
Dependendo do tamanho da obra, fiscalizar todos os procedimentos de segurança pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, com a ajuda da tecnologia, isso pode se tornar muito mais fácil.
Com o tour virtual, por exemplo, você pode solicitar que o encarregado pela obra faça registros do cotidiano das atividades no canteiro de obra e, do escritório, sua equipe de especialistas em segurança do trabalho e até mesmo os engenheiros podem identificar as não-conformidades.
Com essas informações registradas, fica mais fácil evidenciar para os trabalhadores o que está acontecendo e como agir corretamente para garantir que todas as atividades estejam dentro da lei e também que a integridade física deles seja preservada.
Como vimos ao longo desta leitura, a segurança do trabalho é um grande desafio na construção, já que depende também da conscientização dos empregados.
No entanto, a empresa tem papel fundamental para exercer a sua responsabilidade de oferecer condições salubres de trabalho e também todos os equipamentos de segurança, a fim de se evitar acidentes.
Além disso, promover treinamentos constantes e contar com a ajuda da tecnologia é fundamental para obter êxito quando o assunto é segurança na construção civil.
O que você achou deste artigo sobre segurança na construção civil? Para receber mais conteúdos como este, assine agora mesmo a nossa newsletter gratuita.