passeio virtual 360 banib conecta capa blog passeio virtual 360 banib conecta capa blog

Conheça o passeio virtual 360 para construções e imóveis

10 minutos para ler

Há diversos segmentos em que a tecnologia tomou conta do mercado, otimizando o tempo dos profissionais e, por vezes, aumentando a qualidade do serviço. No ramo imobiliário e de construção de empreendimentos, isso não foi diferente! A tecnologia que chegou para ficar nesses ramos é o passeio virtual 360!

Esse método de conhecer um local sem sair de casa já estava crescendo e ganhando mais espaço por conta da comodidade, rapidez e conforto que proporciona aos interessados. Quando a pandemia do novo coronavírus estourou ao redor do mundo, muitas pessoas tiveram que mudar sua rotina, procurando então novos meios de seguir com seu dia a dia.

Assim sendo, corretores, construtoras e imobiliárias tiveram de achar um jeito de continuar a atrair possíveis clientes, mostrar seus empreendimentos e acompanhar suas obras. Para que isso continuasse possível sem colocar as pessoas em risco, esse mercado passou a fazer uso do tour virtual 360.

Quer entender mais sobre esse assunto? Então confira esse texto até o final para ficar por dentro de tudo!

O que é o passeio virtual?

O passeio virtual 360, também conhecido como tour virtual ou visita virtual, é uma maneira de mostrar um ambiente ou local de forma imersiva, sem que a pessoa precise sair de casa para isso.

O tour é feito através da junção de fotos em 360, que mostram todos os detalhes do ambiente. Por ser em 360, é possível ver detalhes do local em que o passeio virtual está sendo feito.

A diferença entre o tour virtual 360 e um vídeo, é que o tour é mais interativo, passando a sensação de que a pessoa realmente está passeando pelo local. Enquanto o vídeo, a pessoa que está assistindo, não tem o controle de mudar de ambiente conforme deseja. 

Quais as vantagens do passeio virtual para imóveis e construção civil?

O passeio virtual 360 apresenta diversas vantagens para quem o utiliza, essas vantagens ganharam ainda mais força durante a pandemia do coronavírus, que fez com que o mercado sentisse a necessidade de se reinventar.

Impossibilitados de sair para visitação presencial, os corretores de imóveis e compradores em potencial tiveram de buscar por uma alternativa e a encontraram no tour virtual 360.

O mesmo se deu no acompanhamento das obras. Para evitar a exposição de toda a equipe, o acompanhamento passou a ser feito através do passeio virtual.

Além da comodidade, o tour também gera mais economia, já que o custo de locomoção até os empreendimentos é inexistente. Também otimiza o tempo, tanto do corretor, quanto do cliente, já que o cliente já fez uma pré-seleção dos imóveis que realmente o interessam.

O que são imagens 360?

A imagem 360 é um tipo de imagem panorâmica. Existem dois tipos, sendo elas panorâmica parcial e completa. A imagem panorâmica completa é a que chamamos de panorâmica 360, essas são fotografias interativas, normalmente usadas em realidade virtual. Com esse tipo de imagem, a sensação que passa para a pessoa que observa é de imersão, como se estivesse de fato na paisagem.

No entanto, existe uma diferença entre uma panorâmica 360 capturada por um smartphone e uma imagem 360 capturada através de uma câmera fotográfica própria para esse tipo de fotografia. 

Como falado anteriormente, a fotografia panorâmica 360 não capta o chão e o teto, já a imagem 360 feita por câmera própria para essa técnica, capta todo o ambiente.

Por pegar a paisagem como um todo, quando a imagem 360 não está em uma plataforma adequada, ela aparece distorcida, como na imagem abaixo, observe:

passeio virtual 360 banib conecta imagem 360

Porém, para que o passeio virtual seja feito de forma totalmente interativa, a melhor opção de imagem é a fotografia 360. Assim, é possível ver todos os detalhes do ambiente.

Como é feita a captação dessas imagens

Dependendo do tipo de imagem a ser usada para montar o passeio virtual, é preciso de diferentes tipos de equipamentos. No entanto, é válido dizer que a fotografia panorâmica pode ser feita através de um smartphone.

Para a captura dessas imagens, não é necessário o auxílio de um profissional, visto que o processo de captação de imagens é simples.

No tópico abaixo listamos todos os equipamentos necessários para que o tour virtual seja feito da maneira correta. Confira!

Equipamentos para o passeio virtual 360

Como citado anteriormente, os equipamentos podem mudar conforme o tipo de imagem usada. Contudo, um equipamento fundamental para um bom passeio virtual 360 é o tripé.

Existem diversos tipos de tripé no mercado. Para o tour virtual, é preciso que a altura total do tripé seja de 1,60m e tenha nível de bolha, para que as imagens não fiquem tremidas ou tortas.

No caso das imagens panorâmicas, é necessário um smartphone que ofereça essa opção de captura e que tenha câmera com boa resolução.

Já para as imagens em 360º é preciso ter uma câmera fotográfica específica para esse tipo de imagem. Existem vários modelos disponíveis, indo desde os mais simples até os mais complexos, sendo destinados a uso profissional.

Na Banib Conecta, recomendamos a câmera portátil Ricoh Theta SC2, cujo a qualidade é excelente para esse tipo de trabalho e o aplicativo para uso é compatível com todos os sistemas operacionais de smartphones, como o Android e o iOS, sendo assim, o processo de criação do tour fica mais simples, rápido e acessível.

Como fazer passeio virtual 360

Fazer o passeio virtual 360 com a plataforma Banib Conecta é bem simples. Além da plataforma ser intuitiva, ao fechar um plano com a gente, o cliente terá um treinamento gerenciado pela nossa equipe de Sucesso do Cliente.

O cliente conta ainda com acompanhamento constante da nossa equipe, sendo assim, garantimos que os tours realizados terão boa qualidade.

Como falamos anteriormente, para fazer um bom tour é necessário ter alguns equipamentos específicos. Além desses equipamentos, existem algumas ferramentas e aplicativos que montam o tour, fazendo a conexão entre as imagens 360.

Com a plataforma online idealizada pela Banib, esse processo fica bem mais simples, já que para fazer o tour, basta subir as fotos tiradas com o smartphone, no caso das imagens panorâmicas, ou câmera 360º, na plataforma e seguir o passo a passo.

Se no momento em que estiver montando o tour o cliente tiver dúvidas, é possível encontrar materiais de ajuda diretamente na plataforma.

O impacto da pandemia no segmento de passeio virtual para imobiliárias e construção civil

Um estudo feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), mostra que mesmo durante a pandemia em 2020, o mercado imobiliário cresceu 26% em relação a 2019.

Já em 2021, durante o primeiro trimestre do ano, o mercado apresentou um aumento de 45% em comparação com o ano passado. Esse aumento se fez presente principalmente no segmento de médio e alto padrão.

O uso da tecnologia foi um dos grandes responsáveis pelo mercado imobiliário não sofrer tanto impacto negativo durante a pandemia.

Em maio de 2020, foram divulgados dados do Produto Interno Bruto (PIB), que mostra uma queda de 2,4% no ramo de construção civil em relação ao último trimestre de 2019, decorrente da pandemia.

Contudo, mesmo com essa queda, o aumento de procura por imóveis continuou alta, o que tem deixado as construtoras com grandes expectativas para os próximos anos. Com a implantação do regime de home office, muitas pessoas passaram a procurar por imóveis com melhor estrutura.

Por conta desta situação, as construtoras passaram a investir mais nas tecnologias a fim de otimizar o processo e garantir que a qualidade não caia.

O tour virtual para a construção civil é uma ótima forma de fazer o acompanhamento da obra, colocando assim menos pessoas em exposição.

O Google Street View Trusted realizou uma pesquisa referente ao uso da visita virtual. Confira os dados abaixo:

  • 67% dos usuários desejam que mais empresas invistam em tour panorâmico;
  • 26% se mostraram indiferentes;
  • 7% acreditam ser desnecessário este tipo de abordagem.

A pesquisa ainda aponta que o interesse do público por esse tipo de tour tende a aumentar.  

Conheça a Banib Conecta

A Banib Conecta, do jeito que conhecemos hoje, surgiu em 2017, após um cliente do segmento imobiliário solicitar o orçamento para a criação de 6.000 tours virtuais de imóveis.

A criação da plataforma se fez com o objetivo de tornar o processo de montagem do tour mais acessível para todos os interessados no serviço.

Atualmente a empresa é formada por 29 colaboradores, atendendo o Brasil inteiro, Portugal, Bolívia, Paraguai e Emirados Árabes Unidos.

Até o mês de setembro, a Banib conta com 3.602 usuários ativos na nossa plataforma e os tours contam com 6.982.429 acessos no total!

Passeio virtual museu

Em abril de 2020 a Banib, em parceria com a Concrejato Engenharia, empresa especializada em restauração de prédios históricos, foi convidada para fazer o acompanhamento da obra do Museu do Ipiranga (Museu Paulista da Universidade de São Paulo), a pedido do Governador João Doria (PSDB).

Para esse projeto, além da plataforma disponibilizada pela Banib, também foi contratado um fotógrafo profissional, indicado por nós, para fazer a captura das imagens.

Desde então, é feito um acompanhamento mensal do andamento da construção da obra, através do passeio virtual 360. Assim, todos os envolvidos com o empreendimento conseguem ver os avanços, sem precisar se deslocarem até o local.

Tour virtual 360: imóveis x construção

Pensando sempre no que pode trazer melhores resultados para nossos clientes, nós da Banib, oferecemos mais de um plano, para que cada usuário possa escolher o que melhor se encaixa para sanar suas dores.

Os planos oferecidos são personalizados para atender imobiliárias, construtores e corretores da melhor forma possível.

O plano para imobiliárias é focado em comercialização. Conta também com ferramentas de geração de leads, mapeamento do tempo em média que os visitantes permaneceram em cada cômodo, gráficos com dados de tours mais visitados e por qual canal o cliente chegou no tour.

Para o segmento de construção oferecemos outras ferramentas, entre elas estão a geração automática de relatórios de vistoria de obras, clonagem de tours para comparação das etapas da obra, medições digitais e a possibilidade de comunicação entre todos os envolvidos no projeto dentro do próprio tour.

No entanto, há algumas ferramentas em comum com os dois planos, sendo elas a possibilidade de colocar textos no tour, vídeos com informações extras e fotos estáticas de alguns detalhes.

Ao contratar o serviço da Banib, além de fazer uso da nossa plataforma para a montagem do tour virtual, o cliente ainda conta com treinamentos que ensinam como usar os equipamentos de forma correta e como usar a plataforma. Assim, garantimos que o resultado do passeio virtual 360 seja o melhor possível. 

Procurando mais conteúdo sobre passeio virtual e dicas?

Posts relacionados