Acompanhamento de obra eficaz Acompanhamento de obra eficaz

Veja a importância do acompanhamento de obra de perto

8 minutos para ler

Apesar de sua importância para garantir os melhores resultados dos projetos de construção civil, nem sempre o acompanhamento da obra recebe a atenção que merece. Muitas vezes, isso acontece devido ao acúmulo de tarefas que gera falta de tempo por parte dos responsáveis. Mas, deixar de supervisionar de perto as atividades que envolvem a obra pode trazer resultados negativos.

Neste artigo, você vai entender a importância de acompanhar as obras e como as soluções tecnológicas se tornaram indispensáveis para essa finalidade. Continue a leitura para conferir também quais ferramentas são as mais indicadas nesse sentido para economizar tempo e dinheiro.

Acompanhamento de obra eficaz

Por que o acompanhamento de obra é importante? 

Para começar, o acompanhamento das obras é fundamental para garantir a sua eficiência, já que permite avaliar se os serviços estão sendo realizados de acordo com todas as especificações técnicas do projeto.

As visitas de rotina ajudam a acompanhar cada passo da execução do trabalho, o que possibilita resolver com mais rapidez qualquer problema no momento em que ele surgir. Além disso, ter o controle dos processos torna mais fácil acompanhar o desempenho dos profissionais envolvidos na obra, prevenir erros, cobrar melhores resultados e evitar gastos desnecessários.

Quando essa etapa é negligenciada, aumenta-se o risco de atrasos e prejuízos para a construtora. Por outro lado, quando o andamento da obra é observado de perto, há um aumento na produtividade e redução na necessidade de retrabalhos. Como consequência, o projeto é entregue dentro do prazo previsto.

Por ser tão importante para o sucesso dos projetos de construção civil, é fundamental que o acompanhamento de obra siga uma rotina de supervisão. Para garantir a qualidade final do projeto é preciso seguir alguns cuidados:

  • fazer visitas diárias ou periódicas: o ideal é que o acompanhamento seja feito diariamente pelo responsável, especialmente no caso de empreendimentos em que o prazo de execução é mais curto. Quando há um prazo mais extenso, as visitas podem ser feitas com mais tempo;
  • criar um cronograma de obras: o cronograma tem como objetivo conferir se o cumprimento das etapas está de acordo com o plano inicial do projeto, ou seja, se cada atividade está sendo realizada dentro da data prevista. Adotar essa estratégia traz mais garantia de entrega dentro do prazo;
  • gerenciar o controle de uso de materiais: como já comentamos, um dos benefícios do acompanhamento de obra é evitar o desperdício, garantindo mais economia para a construtora. Para verificar se o uso está de acordo com o esperado, é interessante ter em mãos a lista dos itens e a quantidade de insumos que serão usados na obra;
  • alertar sobre novas decisões: muitas vezes, é necessário tomar decisões durante o andamento da obra, seja devido a algum erro cometido pelos profissionais, seja por conta de um problema relacionado à qualidade dos materiais ou infiltrações. Nesse caso, o acompanhamento de obra regular permite que as tomadas de decisão aconteçam de forma mais rápida, reduzindo o retrabalho e a perda de material.

Como a tecnologia pode ajudar? 

O uso da tecnologia tem se tornado uma grande aliada para fazer o acompanhamento de obra de perto e alcançar os melhores resultados na execução do projeto.

Com as novas soluções digitais, tornou-se possível acompanhar as obras de maneira mais prática, inclusive remotamente e em tempo real. Outra das vantagens do uso da tecnologia é que o andamento das atividades no canteiro de obras pode ser verificado por meio de uma plataforma digital, na qual o acesso é feito via smartphone, computador ou tablet.

Dessa forma, há uma redução no tempo que precisa ser dedicado para supervisionar os trabalhos. Além disso, torna-se possível evitar falhas de comunicação, pois, como ela ocorre em tempo real, via internet, isso permite obter informações mais alinhadas e precisas. Como resultado de toda essa otimização de tempo, os gastos são reduzidos, o que vai impactar diretamente o valor final do empreendimento.

Ainda sobre a tecnologia, ela permite o acesso mais rápido e prático às informações e registros da obra, possibilitando a geração de relatórios e dados aos clientes. Com isso, a construtora atua com mais agilidade, além de passar uma imagem mais transparente ao cliente.

Que ferramentas usar para o acompanhamento de perto?

São várias as ferramentas tecnológicas que podem e devem ser usadas para um acompanhamento de obras mais eficiente. Portanto, veja a seguir quais são os recursos indispensáveis para o sucesso dos projetos.

  • Gestão de projetos e estoques 

Essas soluções têm como objetivo cuidar da administração das tarefas relacionadas ao projeto, ajudando a monitorar o andamento da obra. Em relação à gestão de estoque, ela contribui para evitar desperdícios e extravio de materiais, além de cuidar para que eles sejam devidamente armazenados. Tais procedimentos são fundamentais para a economia de insumos e para aumentar a produtividade.

  • Acompanhamento remoto de obras 

O acompanhamento pode ser feito à distância com o uso de ferramentas que aproximam o local do empreendimento do escritório das construtoras. Por exemplo, graças as plataformas com essa finalidade é possível visualizar o canteiro de obras usando fotografias 360°. Outras soluções incluem o compartilhamento de áudios e mensagens, facilitando a comunicação.

  • Sensores de segurança 

Além de trazer mais segurança para as obras, os sensores também ajudam a otimizar os processos em diversas etapas da construção. Os equipamentos são acoplados nos uniformes da equipe e seu uso pode ser feito, por exemplo, para prever o risco de queda de um andaime, enviando um sinal para interromper o início de uma função considerada perigosa.

Uso de drones para gerenciamento de obras
  • Drones 

O uso de drones para o acompanhamento de obra também pode ser bastante vantajoso. Afinal, esse equipamento permite não apenas conferir o progresso da obra, mas também avaliar a topografia do local, a qualidade das estruturas, fazer a inspeção de telhados, entre várias outras finalidades.

Além disso, com o drone é possível fazer a captura de diversos ângulos do empreendimento em construção e identificar a necessidade de reparos. Outra vantagem da sua utilização nos canteiros de obra é a redução do risco de acidentes envolvendo a equipe.

  • Impressão 3D

Assim como o drone, a criação da impressão 3D não aconteceu especificamente para o uso na construção civil. Apesar disso, essa tecnologia também vem sendo utilizada como uma maneira de acompanhar o andamento da obra a distância.

A criação de peças físicas com a impressora 3D leva o plano de construção a um outro patamar que vai além dos projetos visualizados apenas no mundo virtual. Ter um projeto em miniatura palpável torna todo o acompanhamento e tomadas de decisões mais precisas.

  • Checklists

Um bom acompanhamento de obra deve contar com checklists para conferir quais as etapas ainda não foram concluídas ou que estejam atrasadas. Para não esquecer nenhuma atividade deve-se usar aplicativos e outras ferramentas nas quais as listas sejam organizadas e visualizadas por meio do notebook ou smartphone.

Quais as soluções oferecidas pela Banib?

Até agora você viu sobre a importância de supervisionar de perto o andamento das obras. Também pôde entender como a tecnologia está transformando a maneira de trabalhar nas construtoras. Por esse motivo, é importante se manter sempre atualizado para desfrutar do melhor que as ferramentas tecnológicas podem proporcionar.

Nesse sentido, a Banib oferece soluções tecnológicas para o segmento de construção civil, com o objetivo de ajudar empresas e profissionais na tarefa de gerenciar as obras.

Isso é possível graças à nossa plataforma, em que a vistoria pode ser feita online por meio de tour virtuais 360° — o que vem se tornando uma forte tendência do mercado imobiliário e da construção. Assim, as visitas ao empreendimento podem ser feitas de maneira prática e rápida, sem a necessidade de estar presente fisicamente.

Usando a câmera 360º é possível fotografar todo o ambiente. Um link é gerado e compartilhado com os membros da equipe e clientes. Assim, todos podem acompanhar as etapas do projeto. Dessa forma, entre as principais vantagens que as soluções da Banib trazem para seus usuários estão:

  • mais eficácia na fiscalização da obra;
  • identificação de irregularidades;
  • redução de custos;
  • redução dos riscos de acidentes durante as vistorias;
  • mais agilidade na execução das tarefas de vistoria;
  • controle do estado de conservação dos materiais e instalações;
  • mais confiança nas tomadas de decisão;
  • melhoria de até 80% na experiência do cliente.

A Banib

Enfim, a Banib oferece uma solução inovadora e que beneficia diversas etapas de um projeto de construção civil, tornando mais eficaz o acompanhamento da obra, desde o estágio inicial até a conclusão do empreendimento. Por esse motivo, trata-se de uma ferramenta indispensável para quem precisa estar a par de cada fase do projeto.

Ficou interessado em saber mais como as nossas soluções podem contribuir para o seu empreendimento? Então, entre em contato conosco para entender como podemos ajudar.

Aproveite também para assinar a nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail mais conteúdos com dicas para melhorar o desempenho nas obras.

Posts relacionados