Sustentabilidade na construção civil Sustentabilidade na construção civil

Sustentabilidade na Construção Civil: como a tecnologia pode ser uma aliada

11 minutos para ler

Não é de hoje que existe a discussão sobre a sustentabilidade na construção civil. Por isso, já é possível deparar-se com dados e previsões sobre a prática. Um exemplo claro, são as informações da International Energy Agency (IEA), que preveem que a construção de edifícios verdes, pode reduzir cerca de 18% das emissões globais de gases do efeito estufa.

A sustentabilidade se tornou uma necessidade, já que os recursos naturais são finitos e a crise climática uma realidade. Cada vez mais os estudos da área têm mostrado que, para garantir a longevidade da vida em nosso planeta, é necessário alguns cuidados. Aí entra a sustentabilidade, que torna possível continuar o desenvolvimento, agredindo o mínimo possível a natureza. 

Graças a tecnologia, o desenvolvimento de soluções cada vez mais práticas, têm ajudado na otimização de obras, mas também a economizar recursos e reduzir desperdícios. Quer saber como a tecnologia pode ser uma aliada para um projeto de construção civil mais sustentável? Continue a leitura! 

ESG como sinônimo de Sustentabilidade

Certamente, muito da discussão sobre sustentabilidade na construção civil, deve-se a sigla ESG (environmental social e governance), traduzindo, significa Ambiental, Social e Governança. Trata-se de um pacto global, que foi criado em um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2004. O objetivo é fazer com que empresas e organizações realizem ações que visem os direitos humanos, trabalho, meio ambiente e a anticorrupção. 

Entende-se que a sustentabilidade não trata-se apenas de recursos naturais, mas também do cuidado com o próprio ser humano e sociedade. Quando todas as esferas da sociedade são desenvolvidas com equilíbrio, é possível um desenvolvimento saudável e sustentável para todos os agentes. Hoje as empresas que atendem os requisitos de sustentabilidade, podem ser certificadas como ESG. 

Tratando-se de empresas, o pacto ESG, considera essenciais análises de riscos envolvendo trabalhadores, a natureza e até mesmo a esfera financeira. Usando-se a sigla como um sinônimo de sustentabilidade, na construção civil podemos englobar alguns principais pilares: 

  • Segurança e saúde dos trabalhadores; 
  • Descarte correto de resíduos; 
  • Diminuição de desperdícios e recursos naturais (e humanos); 
  • Redução de retrabalhos (pois geram desperdícios financeiros e de recursos). 

Entre outros pontos que abordaremos ao longo deste artigo. 

Práticas sustentáveis no setor da construção civil 

Para atender aos principais pilares da sustentabilidade na construção civil e desfrutar de seus benefícios, é necessário incentivar e investir em algumas práticas. 

  • Desenvolvimento de projetos que abrangem a captação e reutilização de água, geração de energias sustentáveis, como fotovoltaica e eólica e valorizam a luz natural, natureza verde e a sensação térmica do local; 
  • Uso de materiais reciclados, como tintas e tijolos ecológicos, madeira de demolição e bambu, entre outros. Materiais sustentáveis são opções inteligentes que trazem diversos benefícios como redução de custos, mais argumentos de vendas e incentivo fiscal. Conheça alguns materiais clicando aqui;
  • Cuidados com o desperdícios de materiais, em que é preciso uma boa vistoria do engenheiro responsável para o comprimento do projeto e educação dos outros trabalhadores; 
  • Descarte correto de resíduos, que envolve investimento em caçambas em que é possível separar o tipo de material e educação dos trabalhadores para a utilização correta deste recurso; 
  • Cuidados com a saúde mental e física dos trabalhadores, com o desenvolvimento de um ambiente agradável, acompanhamento com profissionais da saúde e investimento e incentivo do uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). 

As vantagens da sustentabilidade

Além da redução de poluição e desmatamento da natureza, a integração de práticas de sustentabilidade na construção civil também traz benefícios para as empresas do setor: 

  • Redução de gastos: 

Parte dos processos sustentáveis é a otimização dos serviços. Como resultado, gera-se menos desperdícios de materiais, retrabalhos e acidentes e atrasos (que podem levar a processos), o que leva a economia. Além disso, a geração excessiva de resíduos, também pode custar dinheiro com processos jurídicos e até mesmo espaço e mão de obra para o descarte. 

  • Menos riscos de acidentes: 

Como citamos anteriormente, práticas sustentáveis também englobam o bem-estar da mão de obra humana. Além de evitar acidentes causados pela falta de vistoria e otimização de processos, o pilar segurança e saúde dos trabalhadores, também envolve a saúde mental dos funcionários. 

Acompanhamento com profissionais da saúde, além de estabelecer um ambiente agradável e empático, diminui as chances de doenças mentais, como ansiedade e depressão. 

  • Mais argumentos de vendas; 

A procura por construções sustentáveis é uma realidade. De acordo com dados do CREA-SP, em 2020, no Brasil, houve um crescimento 25,7% na busca de projetos desse tipo. Além disso, o selo LEED, que certifica a Liderança em Energia e Design Sustentável, valoriza o metro quadrado do aluguel de 4% a 8%, isso de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Essa valorização pode acontecer por fatores estéticos, mas também pelo conforto que esse tipo de construção oferece aos seus moradores. Principalmente por cuidados relacionados ao controle térmico, luz e outros. 

A Ampla procura por parte dos consumidores é, com certeza, um forte argumento de venda para investidores.

  • Incentivo fiscal:

O incentivo fiscal é mais uma das vantagens da sustentabilidade na construção civil. Os financiamentos e descontos em impostos podem ser solicitados por empresas que desenvolvem obras ecologicamente corretas. Os benefícios são concedidos em escala nacional, ou seja, pelo próprio governo, ou em âmbitos municipal, estadual ou federal. 

Construções que utilizam práticas sustentáveis para captação de energia e água, redução do consumo de recursos naturais e descarte correto de resíduos, são eleitas a utilizar o IPTU Verde. A empresa recebe um percentual de desconto (gradativo e cumulativo) sobre o valor do IPTU  (Imposto Predial e Territorial Urbano). 

São descontos em construções e reformas, que podem variar entre 5% e 15%, de acordo com a cidade que implementa o programa. 

Como a tecnologia pode ajudar? 

De fato, existem diversas ferramentas tecnológicas que já estão ajudando a evitar desperdícios, retrabalhos e outros gastos desnecessários. Além de evitar atrasos, essas tecnologias ajudam a obra a ser mais ecológica, otimizando a rotina de trabalho e prevendo possíveis problemas técnicos, de pessoas e estruturais. 

A seguir, descubra como algumas tecnologias podem ajudar a implementar a sustentabilidade na construção civil: 

  • BIM

O Building Information Modeling, conhecido como BIM, é um software já existente no mercado que permite mapear o planejamento da obra. Ou seja, ele integra todas as informações fornecidas, criando um modelo virtual da construção.

Como é possível adicionar detalhes, inclusive, dos trabalhadores cotidianos e de outros subcontratados, o BIM promove uma integração entre todas as frentes de trabalho. Desse modo, qualquer conflito pode ser verificado de forma prévia e, então, ser resolvido sem a necessidade de retrabalho.

Outro ponto interessante do BIM é que ele centraliza todas as questões em só uma página, apontando com mais facilidade possíveis erros e itens pendentes durante a construção.

Como resultado, a obra pode ser concluída com mais qualidade e agilidade e menor quantidade de erros no caminho. Utilize o BIM e prepare-se para realizar um bom trabalho com mais economia no bolso.

  • Impressão 3D

A finalidade da impressão 3D de início não era a construção civil. No entanto, tem ajudado sobretudo no surgimento de novas obras. O interessante é que ela é uma espécie de complemento à finalidade a qual se propõe a tecnologia BIM. Se tornando uma ótima opção para tornar concreto um modelo criado virtualmente em computador sem, no entanto, corresponder à construção real.

Portanto, com o auxílio desse tipo de impressão inovadora, pode-se criar um prédio em tamanho miniaturizado. Tal criação é fundamental para realizar diferentes testes, como o da ação do vento sobre a construção finalizada. Além de servir para expor o projeto a possíveis compradores, também ajuda a detectar possíveis problemas estruturais e falhas de projetos, que podem levar ao retrabalho, atraso e desperdício de materiais. 

  • Drones 

A projeção dos drones, inicialmente, para realizar qualquer função dentro de um canteiro de obras. No entanto, o equipamento tem se mostrado de uma utilidade gigante, auxiliando nas mais variadas atividades e garantindo um melhor gerenciamento do capital investido. A supervisão de telhados e coberturas diversas é uma dessas tarefas que, além de serem feitas melhor pelo robozinho voador, ainda previnem a ocorrência de acidentes com humanos.

Além disso, o aparelho pode ser equipado com a ajuda de ferramentas que melhoram ainda mais sua serventia. Um exemplo são os conjuntos de câmeras — elas proporcionam a captura de imagens de diversos ângulos, o que traz um olhar diferenciado para a gestão sobre a construção. Os drones ajudam nas etapas que antecedem a obra, como a do levantamento topográfico do terreno.

  • Armazenamento em nuvem 

O armazenamento em nuvem é uma solução que facilita e acelera o compartilhamento de informações sobre a obra. Essa tecnologia ajuda a evitar retrabalhos resultantes de falhas humanas no processo de comunicação. 

Além disso, diminui o desperdício no uso desnecessário de papel, afinal, tudo está digitalmente acessível por computador, celular ou tablet. Plataformas como google drive, one drive e dropbox são ótimas soluções para descentralizar o armazenamento de informações e evitar a perda desses materiais. 

  • Acompanhamento remoto de obras 

O acompanhamento remoto de obras consiste basicamente na vistoria de todas as etapas da obra por meio de tour virtual (fotos 360º). É uma forma inteligente para que todos os envolvidos no projeto possam acompanhar de perto o seu desenvolvimento, sem gastos extras com deslocamentos. 

Sabemos que o trânsito é fonte de grande estresse, por isso, o acompanhamento remoto de obras, não ajuda apenas a economizar combustível, mas também resguardar a saúde mental e física da equipe. 

Outro ponto importante, é que as fotos 360º são muito mais precisas do que imagens tradicionais em 2D. Por isso, é possível analisar diversos pontos como sinalizações na obra, problemas de armazenamento de materiais e ferramentas e até mesmo descarte de resíduos.

Plataformas como a Banib Conecta ainda contam com medições com 99% de precisão, ou seja, não é necessário parar a obra ou se deslocar para essa finalidade. Também permite a emissão e precisa do relatório fotográfico, o que economiza tempo, evita impressão de papel e ajuda a chegar a conclusões mais rápidas e tomar decisões assertivas. 

A Banib

Conforme pudemos observar ao longo desse artigo, a sustentabilidade na construção civil, não é apenas um sonho distante, é uma necessidade atual. Já existem tecnologias que ajudam a evitar desperdícios, retrabalhos, acidentes e outros problemas que levam a exploração desmedida de recursos naturais. 

Além disso, existem incentivos e estudos que mostram que além de proteger a natureza, a sustentabilidade na construção civil é um benefício também para as empresas. Isso porque, a redução de desperdícios e maior cuidado com os funcionários, evita atrasos, gastos extras e processos jurídicos. 

Entregando soluções virtuais para o mercado da construção civil e imobiliário, a Banib é uma empresa que ajuda no desenvolvimento de obras mais sustentáveis. Por meio do Tour Virtual, é possível otimizar a rotina no canteiro de obras, gerando: 

  • Tomada de decisões mais rápidas e assertivas; 
  • Métricas de resultados;
  • Menos desperdícios e retrabalhos; 
  • Redução de gastos complementares; 
  • Melhora na experiência do cliente;  
  • Mais agilidade na execução de todas as etapas planejadas.  

Afinal, para saber mais, basta entrar em contato com a nossa equipe. 

Posts relacionados