canteiro de obras banib conecta capa canteiro de obras banib conecta capa

Tour virtual: a ferramenta completa para a vistoria do canteiro de obras

9 minutos para ler

Acompanhar o que acontece no canteiro de obras é algo comum na rotina de engenheiros e arquitetos. Esse tipo de vistoria permite avaliar o progresso de cada etapa do cronograma, desde a fase inicial até o momento que antecede a entrega do empreendimento.

Profissionais que inspecionam as tarefas com frequência conseguem identificar falhas de todos os tipos para resolvê-las em tempo recorde. Dessa forma, é possível reduzir erros, combater atrasos e obter economia. Outros benefícios incluem a garantia de segurança e da qualidade do projeto.

Como muitos trabalhos, a vistoria tem seu desempenho aumentado quando realizada com boas ferramentas. O tour virtual é um exemplo de recurso que pode melhorar esse processo, nos mais diversos aspectos. Prossiga com a leitura e descubra por que!

O que é o tour virtual?

A resposta está no próprio nome da solução, que consiste em um passeio feito em ambiente digital, por meio de computador ou dispositivo móvel. Esse tipo de tour é produzido a partir de imagens em 360º para que o observador consiga visualizar o máximo de detalhes do projeto.

Os recursos necessários incluem câmera portátil, tripé e smartphone com aplicativo específico. Também existem plataformas próprias para quem deseja criar tours completos — da parte externa de um imóvel, de cenário de jogo, de um ambiente decorado e até do canteiro de obras.

A ferramenta é tão versátil que pode ser aproveitada nos mais diversos ramos. Na construção civil, por exemplo, sua principal utilidade está nas etapas que envolvem o estudo das características do terreno, a prática de vistorias e a elaboração de relatórios fotográficos.

Quais são as vantagens?

Todo profissional gosta de otimizar processos, afinal, essa prática representa a chance de aumentar a produtividade sem perder qualidade. A boa notícia é que o tour virtual colabora para a melhora de diversos trabalhos na área da engenharia e da arquitetura.

O primeiro benefício percebido é a praticidade, já que a vistoria passa a ser realizada sobre as imagens produzidas no canteiro. Isso significa que o profissional responsável não precisa estar de corpo presente no local toda vez que quiser monitorar as etapas do projeto.

Todo o processo de analisar e explorar as fases de execução pode ser feito pelo computador ou smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar. Ou seja, é uma comodidade e tanto para as equipes que precisam conferir cada detalhe e garantir uma entrega satisfatória aos clientes.

Veja outras vantagens relacionadas ao uso do tour virtual:

  • economia financeira — a solução dispensa visitas constantes ao canteiro de obras, eliminando os deslocamentos excessivos e demais custos envolvidos;
  • aumento da segurança — registros detalhados da obra permitem compreender se os procedimentos estão sendo cumpridos corretamente, conforme as normas vigentes;
  • diferencial competitivo — profissionais que aproveitam o relatório fotográfico desse tipo de ferramenta conseguem se diferenciar no mercado e obter ganhos relevantes;
  • ganho de tempo — o tour virtual pode ser acessado com poucos cliques na tela de um dispositivo, o que reduz o período necessário para avaliar o andamento de cada projeto;
  • produção de arquivo — o material produzido funciona como um registro completo das fases da obra e pode ser guardado ou compartilhado com outras pessoas.

Por que usá-lo no canteiro de obras?

Ninguém está livre de enfrentar imprevistos que comprometem a estrutura de um planejamento. É por isso que parte do sucesso de qualquer trabalho depende da resolução rápida dos problemas. Você deve, portanto, procurar métodos ou ferramentas que ajudem a identificar falhas no decorrer da obra.

Sabemos que um olhar cuidadoso faz toda a diferença na hora de monitorar as etapas de um projeto. Nesse sentido, o tour virtual pode ser um grande aliado por permitir o acompanhamento minucioso de cada atividade, sempre com o objetivo de fiscalizar processos e mitigar riscos.

Como a solução deixa tudo registrado, fica muito mais fácil perceber incoerências e agir rapidamente. Mudar de estratégia quanto antes é a melhor maneira de evitar atrasos e atender às expectativas dos clientes. Afinal, as reformas e possíveis reparos poderão ser concluídos dentro do prazo.

Vale a pena desfrutar das facilidades proporcionadas pelos tours virtuais. Por conta de todas as vantagens citadas anteriormente, os profissionais terão uma base sólida de dados para tomar decisões inteligentes. Isso garante excelentes resultados e melhora a experiência dos envolvidos.

Diferença do tour virtual para as vistorias tradicionais

Visitar o canteiro de obras em diferentes períodos pode ser um exercício bastante cansativo, principalmente quando fica sob cargo de uma única pessoa. Em uma rotina normal, é comum que o responsável precise percorrer toda a construção para realizar fotos de diversos pontos e ângulos.

O método tradicional, além de trabalhoso, nem sempre gera resultados satisfatórios. Isso porque, ao realizar as vistorias de obras, o profissional passa a lidar com a movimentação de funcionários, barulho de maquinários e condições variadas do clima (calor excessivo ou chuva, por exemplo).

O desconforto reduz a produtividade do trabalho, tornando-o maçante e pouco eficaz. Felizmente, a tecnologia veio para ajudar e transformar as fases da vistoria em atividades simples. Isso porque o tour virtual permite que você avalie detalhes importantes da obra sem sair do escritório.

Existe a opção de zoom, garantindo assim maior visibilidade de detalhes. Isso traz segurança para fazer comparativos e conferir cada característica do projeto.

Quais são os diferenciais da Banib?

É comum o aprimoramento de soluções que têm potencial para otimizar processos da construção civil. Ainda assim, saiba que nem todos os tours virtuais funcionam de forma semelhante. Pesquisas aprofundadas, portanto, são cruciais para escolher qual opção usar no canteiro de obras.

A plataforma Banib Conecta se diferencia das demais alternativas do mercado por atuar como uma ferramenta de gestão. Além de servir como instrumento para a criação de imagens em 360º, ela fornece dados importantes para os profissionais que acompanham o material produzido.

Não é nenhum desafio implementar essa tecnologia, visto que a empresa elabora treinamentos para quem adquire o plano. O processo envolve desde orientações para uso de cada recurso da plataforma até suporte adicional para sanar possíveis dúvidas.

Com a Banib Conecta, você consegue produzir tours virtuais em poucos minutos. O tutorial intuitivo da plataforma favorece esse trabalho por conter poucos passos. Assim, mesmo quem é iniciante na atividade consegue ter sucesso ao contar com o auxílio de uma equipe especializada.

Veja como ocorre a produção do tour virtual:

  • providenciar uma câmera portátil 360° ou um smartphone que permita esse tipo de registro;
  • posicionar o aparelho no local desejado, com auxílio de um tripé, ou utilizar drones;
  • concentrar os registros em uma plataforma específica, como a da Banib;
  • estruturar o passeio combinando as imagens capturadas pela câmera;
  • publicar o material e copiar o link gerado para compartilhar o resultado onde desejar (site da empresa, redes sociais, mensagem privada etc.).

Viu como é simples? Não tem segredo quando você faz uso de uma plataforma especialmente desenvolvida para esse tipo de trabalho. Cabe destacar que a Banib tem ferramentas adicionais que merecem atenção, afinal, favorecem a produção de tours virtuais completos.

Confira, a seguir, os grandes diferenciais da nossa plataforma.

Comparativos entre períodos

A plataforma Banib armazena materiais produzidos em diferentes fases da obra, ampliando assim as possibilidades para comparar resultados em diferentes momentos. Dessa forma, fica mais fácil compreender se o desempenho foi mantido ao longo de todo o processo, desde a execução dos serviços iniciais até a entrega final.

Métricas inteligentes

A geração de material relevante, com riqueza de detalhes, serve como importante indicador da qualidade de um projeto. Assim, a partir da observação das imagens, você consegue identificar gargalos e até ações que foram positivas no decorrer da obra.

Isso favorece a adoção de práticas que têm funcionado e a melhoria de todos os processos que apresentaram algum defeito/falha. Com o tempo, as atividades passam a ser padronizadas e garantem bons resultados para todos os envolvidos.

Relatórios precisos

Registros fotográficos e detalhes descritos são extremamente importantes em uma obra da construção civil. Visto que por meio deles, diversos grupos conseguem obter dados sobre o trabalho e avaliar a performance apresentada em cada etapa.

No caso dos engenheiros e arquitetos, por exemplo, os relatórios podem servir como materiais de consulta para propor melhorias a futuros projetos. Já para os clientes, a leitura desses documentos ajuda a avaliar se os procedimentos previstos foram cumpridos dentro do prazo estabelecido.

Enfim, muitas são as vantagens dos tours virtuais e dos materiais que eles fornecem. Tanto a experiência de visualizar as fotografias quanto o ato de analisar os relatórios complementam a atuação de arquitetos, engenheiros e outros profissionais. O resultado dessa combinação vem na forma de mais produtividade e entregas diferenciadas.

É esperado que cada vez mais negócios adotem a ferramenta de tour virtual em seus processos, o que inclui as empresas e os escritórios do ramo da construção civil. Se você é profissional dessa área, deve considerar quanto antes o uso dessa estratégia para otimizar as várias etapas do canteiro de obras.

Ficou com vontade de saber mais sobre a solução Banib Conecta? Então aproveite para entrar em contato conosco pelo site, tirar dúvidas e entender como ajudamos diferentes profissionais!

Posts relacionados