Descubra o que são construtechs e como elas podem ajudar o seu negócio

9 minutos para ler

Você já se perguntou o que são as construtechs? Os avanços tecnológicos e a dinâmica do mercado da construção civil deu origem a essas empresas de inovação voltadas para o segmento da construção civil. 

Elas fazem parte dos movimentos de Transformação Digital e sua função é tornar mais fácil os processos no setor e gerar valor para os diversos envolvidos no segmento, como incorporadoras, empreiteiras e imobiliárias. Ou seja, são startups que se empenham em criar soluções e vencer desafios enfrentados pelo setor de imóveis.

Imagem

É certo que o mercado de construção ainda é bastante reservado com relação ao uso da tecnologia, mas esse cenário vem mudando à medida que o próprio meio exige mais dinamismo e eficiência, o que tem proporcionado uma mudança cultural bastante significativa na área, principalmente diante dos benefícios possibilitados pelas construtechs.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o que são as construtechs e como elas podem ajudar o seu negócio? Então, continue a leitura!

Afinal, o que são as construtechs? 

Trata-se de empresas que usam a tecnologia como base e atuam em modelos escaláveis de negócio. O principal objetivo de uma construtech é encontrar soluções práticas aos desafios enfrentados pelo setor da construção civil, incorporadoras, indústrias, órgãos governamentais, mineradoras, empreiteiras, imobiliárias, arquitetos, engenheiros e outros públicos de relacionamento que tenham contato com a cadeia da construção. Inclui as pessoas físicas e jurídicas que adquirem, alugam ou administram imóveis.

Quais são as principais empresas brasileiras?

Ao contrário do que você possa imaginar, o mercado das construtechs não é tão recente e já possui negócios que se destacam. Confira algumas delas: 

Constructweb – Construtech para gestão de obras 

A empresa trabalha com a oferta de um sistema para acompanhamento online de obras. Entre as funcionalidades da ferramenta estão o gerenciamento de equipamentos, a geração de contratos, orçamentos detalhados, o controle de documentos e contas, além da criação de relatórios de segurança.

A empresa recebeu o prêmio Open Startups 2018 em duas categorias: ficou na lista Top 100 melhores Startups em todas as categorias e levou o 3º lugar no ranking Top 5 de melhores Startups do Brasil.

Neogyp – Construtech de materiais 

A empresa criou uma solução em alvenaria para modular gesso ultrarresistente, o que faz com que o projeto tenha um custo menor, seja feito de forma mais rápida, limpa e também sustentável. Utilizando a solução modular de gesso, as paredes têm a função de suportar o peso da construção. Não existem vigas ou pilares, e a estrutura é constituída por lajes e paredes.

Além disso, a solução torna possível que os projetos sejam customizados, sendo possível uma economia de até 30% com a substituição de materiais e tempo de entrega até três vezes mais rápido, se comparado às obras com estruturas convencionais.

Molegolar – Construtech de materiais 

A Molegolar conquistou o primeiro lugar no ranking de construtechs do prêmio 100 Open Startups. Sua solução consta em obras modulares flexíveis. De forma prática, a tecnologia utilizada pela empresa torna possível aumentar ou diminuir a planta de uma obra, seguindo a preferência do cliente.

Assim, com o auxílio dos modulares flexíveis, é possível fazer a aquisição de mais módulos para aumentar a moradia quando, por exemplo, surge a necessidade de se criar mais um cômodo na casa ou apartamento.

Para o CEO e fundador da Molegolar, Saulo Suassuna Fernandes Filho, é possível fazer a adequação da oferta à demanda e, com isso, as chances de vendas das incorporadoras são elevadas.

Banib – Construtech de Tour Virtual 

A empresa disponibiliza soluções em tours virtuais em 360°, oferecendo mais praticidade para as construtoras e imobiliárias em vistorias e visitas de imóveis. A Banib tem como missão conectar o mundo por meio de experiências virtuais, gerando valor para os seus clientes, ao mesmo tempo que otimiza tempo e recursos. A empresa participou da premiação da 100 startup, onde conquistou o 4° lugar na categoria construção civil.

Quais benefícios elas oferecem? 

Como podemos perceber, esse modelo de negócios colabora de forma positiva para mudanças inteligentes nos formatos dos negócios envolvendo a construção civil, em todas as etapas dos projetos.

O uso da tecnologia contribui para que os processos de gestão sejam integrados, o que melhora a precisão de relatórios, além de uma análise de dados mais eficiente. Isso também ajuda na tomada de decisão nas empresas do segmento.

Outro ponto é que as construtechs tornam mais fáceis os processos voltados a análises preditivas, ao monitoramento remoto de sistemas prediais e gerenciamento de ativos.

Nesse contexto, esse tipo de empresa é movida pela Transformação Digital, responsável por elevar a eficiência dos empreendimentos aos quais se associa. Também torna possível que os envolvidos otimizem as suas operações, gerando mais lucros. 

Outra vantagem das construtechs é que elas proporcionam uma maior qualidade das entregas, pois contam com estruturas operacionais mais inteligentes, precisas e rápidas.

Além disso, quando a Transformação Digital está presente nas empresas, é possível entregar melhores experiências aos clientes. Isso colabora para a geração de valor para as marcas envolvidas no negócio.

Como as Construtechs podem ajudar de forma efetiva as construtoras? 

De acordo com a aceleradora Construtech Ventures, o Brasil tem hoje mais de 550 construtechs. A aceleradora ainda acredita que esse novo modelo tem um grande potencial de mercado. Só em 2018, mais de US$ 7,3 bilhões já foram investidos em construtechs no mundo todo.

Para o setor da construção civil, essas empresas conferem grandes avanços, pois são responsáveis por criarem sistemas para gestão de obras. Além de diversas outras soluções capazes de otimizar a construção civil e seus negócios relacionados, como imobiliárias e incorporadoras, estimulando o crescimento do setor. 

Nesse cenário, as principais soluções das construtechs têm foco em:

  • compra e venda de imóveis;
  • maquetes interativas e modelos 3D imersivos;
  • gestão de canteiros de obra;
  • orçamento de obras;
  • reformas e decoração de interiores;
  • aluguel de equipamentos;
  • contratação de mão de obra;
  • prospecção de terrenos e lotes;
  • segurança do trabalho;
  • compra e gestão de suprimentos;
  • gestão do canteiro;
  • gerenciamento de resíduos.

Como as Construtechs podem agregar valor às construtoras? 

Como você pode observar, as empresas pautadas em tecnologia e com soluções voltadas para a construção civil, têm um grande leque de facilidades. Elas agregam mais agilidade, produtividade e economia para os negócios relacionados ao setor.

Nesse cenário, as construtechs podem agregar às construtoras as seguintes soluções:

  • gestão remota;
  • caracterização de solos otimizada;
  • rapidez no lançamento de cabos em tubulações;
  • agilidade na captação de mão de obra local;
  • otimização na logística de materiais;
  • apontamento de produção em tempo real;
  • redução do tempo de tratamento térmico em soldagens;
  • canteiros sustentáveis;

As aceleradoras de novos negócios ainda têm uma importante função quando o assunto é conectar empresas a soluções desenvolvidas por startups, pesquisadores e empresas de tecnologia. Essa colaboração ajuda a elevar os resultados e torna o setor da construção civil muito mais eficiente e moderno. Além de trazer mais segurança, visto que todas as soluções são pautadas em amplas pesquisas e em estudos anteriores. 

As construtechs podem ser consideradas como o futuro da construção civil no Brasil e também em todo o mundo.

Caso Cyrela 

A empresa Cyrela, por exemplo, mantém iniciativas de incentivo à transformação digital há 15 anos. Visando aumentar sua eficiência e, consequentemente, os lucros, a empresa precisou criar, testar e descobrir novas possibilidades para alcançar os seus objetivos.

A meta inicial era fazer com que 40% das vendas fossem efetivadas por um canal online. Hoje, 90% das vendas da empresa passam por esse canal. A estratégia para chegar a esse resultado percorreu um programa de inovação, que teve como base três pilares:

  • mentalidade digital: a transformação começa na cultura da empresa;
  • foco no futuro do negócio: pensamento em como será a Cyrela do amanhã;
  • novos mercados e novos negócios: agrupar soluções de inovação associando-se a empresas de tecnologia.

A abertura de novos mercados e novos negócios fez com que a Cyrela fizesse parcerias com construtechs, levando-as para dentro da empresa. Hoje, são mais de 60 empresas de inovação como fornecedoras. Colaborando para a resolução de problemas e pontos que necessitam ser melhorados, ou ainda desenvolvidos novos produtos e soluções para o setor.

Como vimos ao longo desta leitura, a relação entre empresas da construção civil e construtechs evidencia uma necessidade iminente de adequação do setor, a fim de acompanhar as tendências e as necessidades do mercado.  Além de poder gerar mais valor para os clientes.

Usando a Banib como solução

A solução da Banib com a ferramenta e tour virtual em 360º para vistoria e acompanhamento de obras é um exemplo de como as construtechs podem agregar aos serviços. Trazendo diversos benefícios para a área de construção civil.

Assim, ao conhecer o que são as construtechs e incorporar as soluções da área de construção civil, é a forma mais viável de reduzir custos. Além de elevar a qualidade dos empreendimentos e reduzir o tempo de obra. Logo, as soluções inovadoras devem ser consideradas, a fim de tornar o setor mais competitivo e elevar os lucros.
O que você achou deste artigo sobre o que são construtechs e como elas podem ajudar seu negócio? Entre em contato e saiba mais sobre as nossas soluções em tour virtual!

Posts relacionados