acompanhamento de obras banib conect capa acompanhamento de obras banib conect capa

Saiba como otimizar a eficiência e a produtividade do acompanhamento de obras

9 minutos para ler

Durante a evolução de qualquer construção, é fundamental fazer o acompanhamento de obras para constatar que os procedimentos estão sendo cumpridos de acordo com o planejamento feito. Além disso, é essencial estar junto à execução para garantir que os detalhes do projeto estejam realmente sendo feitos, pois qualquer erro nessa etapa pode colocar todo o empreendimento em risco.

Este artigo trata exatamente desse tema. Ao ler o texto, desde já, você saberá por que esse acompanhamento é tão importante. Você conhecerá de que forma a adoção de novas tecnologias pode melhorar o processo de supervisão de execução dos trabalhos. Ao final, entenderá como as funcionalidades de uma ferramenta dedicada a esse fim pode colaborar para o atendimento de todas as necessidades do projeto.

Não espere mais e saiba todas as informações sobre o tema. Boa leitura.

otimização de obras banib conecta imagem

Por que o acompanhamento de obras é necessário?

A construção de um empreendimento é repleta de informações que devem ser analisadas constantemente. No entanto, para que essa análise seja possível, primeiramente é necessário realizar a coleta de dados.

Nesse sentido, confeccionar relatórios é a forma mais eficiente de acompanhar uma obra. Como os interessados não se encontram em uma mesma localidade, os relatórios servem para mantê-los informados sobre o andamento da construção. Sem isso, seria inviável manter todos a par do progresso de forma minimamente satisfatória.

Como um relatório fotográfico pode ajudar no acompanhamento de obras?

Acompanhe a seguir as vantagens obtidas por meio da adoção dos relatórios fotográficos para o acompanhamento de uma construção.

Análise do terreno

Antes mesmo de iniciar uma construção deve ser feito o levantamento das condições do terreno que dará suporte ao empreendimento. Essa fase é de extrema importância, pois qualquer erro no dimensionamento ou no cálculo de forças pode colocar toda a estrutura em risco. O que é pior: a segurança de todos os ocupantes pode ficar comprometida em caso de eventuais erros.

O relatório fotográfico é extremamente útil nessa etapa, pois é possível realizar o estudo do trabalho necessário sem mesmo estar presente no local. Os estudos do solo, desmatamentos e até a terraplanagem são feitos dentro de um escritório. Trata-se de um tremendo ganho em produtividade na condução do projeto.

Supervisão da execução

Dependendo do tamanho da construção, vários personagens podem estar envolvidos no acompanhamento da execução. Quanto maior o empreendimento, mais segmentos precisam de acompanhamento. Agora, imagine o número de fiscalizações existentes quando multiplica-se a quantidade de locais com os diferentes gestores dessa obra. Tende a ser bastante grande, não é mesmo?

Com a tecnologia de fotografias tiradas em 360° é possível manter todos os interessados a par do andamento da obra. Isso porque é possível compartilhar as imagens dos locais com gerentes de diferentes setores e também com o contratante.

Pode-se aumentar o trabalho de acompanhamento, visto que o alcance de observação é extremamente ampliado pela adoção dessa nova tecnologia de presença virtual.

Elaboração de relatórios sobre o acompanhamento de obras

Toda obra precisa ter fundamento na elaboração de relatórios provenientes das vistorias realizadas. Além disso, também se fazem necessários os documentos que atestam o final de cada macro etapa finalizada e, dependendo do cliente, um relatório diário de obras também pode ser necessário. Ou seja, uma construção também demanda um grande trabalho documental como forma de registro do andamento do serviço.

Com os relatórios fotográficos esse esforço pode ser otimizado de uma forma brutal. Com as imagens dos locais armazenadas, o tempo no canteiro de obras diminui. No momento de produzir relatórios a respeito de uma dada etapa, é possível consultar as imagens no mesmo computador que os documentos estão sendo confeccionados.

Esse tipo de abordagem usando aparatos tecnológicos modernos também é capaz de proporcionar o compartilhamento de informações de forma muito mais dinamizada. Clientes geralmente não se interessam pelos aspectos técnicos (para isso, contratam profissionais da área), mas muitos deles gostam de ver como a obra está avançando. As imagens, portanto, podem ser enviadas a todos os interessados no empreendimento.

Quais são as funcionalidades e benefícios do banib conecta para o monitoramento das obras?

Observar como está o andamento de uma obra requer o deslocamento do profissional e do contratante do empreendimento, e por conta das obrigações do dia a dia pode ser difícil conciliar o horário de ambos.

Usar uma ferramenta que possibilita essa verificação feita a distância pode ser um grande benefício. Acompanhe a seguir em maiores detalhes as vantagens trazidas por esse modelo de visitação.

Tour virtual para mostrar a evolução

Existe todo tipo de cliente, isso é inegável. Entre toda essa diversidade, há quem se preocupe mais com o capital empregado e deseje fazer verificações constantes sobre o andamento de uma obra. É o contratante que paga todos os custos, então nada mais justo que garantir o direito de verificar como seu dinheiro está sendo empregado e se suas vontades estão sendo atendidas.

A empresa que fornece a possibilidade de que essa visita ocorra sem haver deslocamentos agrega grande valor ao serviço prestado. Com o tour virtual, é possível ao cliente fazer a verificação do progresso da obra sem precisar ir até o local de modo físico. Ajustes podem ser feitos de modo mais rápido e eficiente, o que poupa grande tempo que seria gasto fazendo retrabalhos em etapas da obra já concluídas.

Alta precisão nos dados contidos em relatórios

É verdade que existem diversas partes interessadas na execução de uma obra. No mínimo, devem-se satisfazer os objetivos do contratante e do contratado, ou seja, da equipe de construção chefiadas pelo responsável técnico e dos clientes, que esperam a finalização do empreendimento desejado. Nesse sentido, os relatórios fotográficos são capazes de atender a ambos os interessados.

Por meio dos dados levantados nos relatórios fotográficos é possível obter o máximo de detalhamento a ponto de servir como base de consulta aos engenheiros e arquitetos para propor melhorias futuras em seus próprios trabalhos.

Já os contratantes podem acompanhar o desenvolvimento da obra desejada e, com isso, fazer as verificações necessárias para constatar se o progresso da construção atende seus interesses iniciais.

Histórico de ações tomadas

Um ponto de grande relevância no método de registro por relatórios fotográficos é montar um banco de dados com os resultados das decisões anteriores. Perceba que o registro por fotos permite visualizar o progresso geral da construção. Sempre que algo irregular for detectado, é possível corrigir o erro.

Dessa forma, conforme a obra evolui, um grande banco de dados com os resultados alcançados pode ser construído, podendo servir como base futura de tomada de decisão. É fundamental adotar as ações com efeitos positivos como prática comum em empreendimentos. É aconselhável descartar os casos com frustrações e resultados ruins. Com essas dicas, a evolução do trabalho é garantida.

Relatórios fotográficos completos e interativos para mostrar aos clientes internos e externos

A possibilidade de gerar relatórios baseados em imagens do local traz grande praticidade no momento de expor os resultados ao cliente do empreendimento em questão e aos interessados em contratar o serviço futuramente. Em relação a esse último, posto que os relatórios podem ser um grande diferencial competitivo no momento de prospectar o mercado e captar mais clientes.

Com os relatórios fotográficos, o contratante tem muito mais conforto e comodidade. Isso ocorre em razão da exposição pela qual uma obra passa. As intempéries são fatores que podem atrapalhar bastante uma visita in loco, como chuvas, por exemplo. As imagens vindas do local podem amenizar esse problema, pois é possível fazer um tour virtual.

Ferramentas para fazer medidas e verificar irregularidades durante o acompanhamento de obras

Os relatórios fotográficos podem ser feitos de modo a promover a captura até mesmo dos detalhes mais específicos de uma obra. É possível coletar os resultados do trabalho de construção a fim de fazer comparativos acompanhando a adequação do resultado com o que foi planejado.

É dessa forma que um projeto pode ser corrigido conforme suas etapas avançam e o empreendimento é levantado. Não é difícil perceber que isso se trata de uma grande economia em relação ao valor gasto na obra.

Corrigir falhas após a construção ser entregue é infinitamente mais caro que fazer essas mesmas correções durante o andamento da obra. Acima de tudo, um relatório fotográfico feito de forma permanente ajuda a tornar uma construção muito mais econômica.

Fazer o acompanhamento de obras pode ser uma tarefa árdua, assim como também pode ser feita de forma muito prática. Ao utilizar o tour virtual e a geração de relatórios fotográficos em 360°, a tarefa se torna muito produtiva, ao passo que todos os interessados podem ter acesso às imagens.

A Banib Conecta é capaz de oferecer aos seus clientes essa incrível funcionalidade. Com essa ferramenta, o tempo é melhor otimizado, já que as visitas aos canteiros de obras não são mais necessárias.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os lançamentos de nossos artigos em tempo real.

Posts relacionados