ERP banib conecta capa blog ERP banib conecta capa blog

Quais são os melhores ERPs para construção civil do mercado?

9 minutos para ler

Segundo a 300, Pesquisa Anual da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre o mercado brasileiro de TI, o investimento em tecnologia da informação nas empresas aumentou em 7,9%. E a tendência é continuar crescendo nos próximos anos. Por exemplo, a utilização do ERP para construção civil demonstra com clareza como as tecnologias estão presentes em várias áreas empresariais.

Neste artigo, explicaremos o que é um ERP, suas funcionalidades e as vantagens que apresenta para o setor da construção civil. Além disso, elencaremos as melhores dessas aplicações disponíveis no mercado. Avance para os próximos tópicos!

O que é um ERP para construção civil?

O ERP (sigla em inglês para: enterprise resource planning) é um software de gestão que planeja, organiza e gerencia todas as áreas da empresa. Além disso, essa ferramenta se integra com outros sistemas virtuais. Dessa forma, os dados corporativos ficam automatizados, centralizados e podem ser cruzados para uma determinada análise, acompanhamento de métricas ou arquivamento de informações.

Alguns sugerem que o ERP é como o cérebro da infraestrutura virtual da organização – uma comparação bem apropriada. Mas como esse software se encaixa na realidade da área de construção civil? De inúmeras maneiras. Por exemplo:

  • realização do orçamento de uma obra;
  • gestão de suprimentos;
  • controle de estoque;
  • gerenciamento das vendas;
  • análise do faturamento;
  • auxílio no planejamento de recursos;
  • demonstração de custos.

Primeiramente, precisamos entender melhor o uso do ERP, vamos criar uma situação hipotética. Por exemplo, digamos que um engenheiro cheque o estoque de insumos da construtora e registre no sistema os materiais que estão em falta. Esses pedidos ficarão visíveis para o time de compras que logo iniciará o processo de aquisição. Em seguida, a área financeira é notificada sobre esses gastos para providenciar o pagamento.

Por fim, essas movimentações são incluídas nos gráficos orçamentários da construtora. Assim, com esse panorama em mãos, os gestores tomam a decisão de cortar ou não despesas, negociar com fornecedores que oferecem um preço mais atraente e verificar como o capital do projeto está sendo gasto.

Acompanhamento remoto de obras do início ao fim. Clique para testar de graça.

Quais são os melhores ERPs do mercado?

Embora a tecnologia tenha desenvolvido vários modelos de ERPs, existem alguns que foram criados especificamente para o setor de construção civil. Desse modo, as principais necessidades das construtoras são supridas. Vejamos as melhores aplicações disponíveis no mercado.

Sienge

Esse software foi desenvolvido pela empresa de tecnologia Softplan e é considerado um dos mais utilizados pelas construtoras. Com a ajuda de 12 módulos, os profissionais administram os processos de todas as áreas internas. Existem algumas particularidades desse software, como a funcionalidade Sienge Go que reúne em uma só tela as informações de três sistemas.

Dessa forma, o usuário realiza uma série de processos administrativos referentes as obras com rapidez. Embora seja um recurso muito intuitivo, o Sienge Go possui um funcionário virtual que acompanha as movimentações feitas pelos profissionais. Além disso, essa espécie de bot (robô de interação) aprende sobre as demandas, responde dúvidas e lembra quando o usuário esquece de algum procedimento.

Versato

A empresa Expert System desenvolveu o software Versato sob medida para a área da construção civil. Ao todo, são nove módulos repletos de recursos que facilitam os serviços dos profissionais. Por exemplo, somente o módulo “acompanhamento de obras” possui vinte funcionalidades voltadas para a otimização das etapas desse processo.

Sendo assim, podemos apontar, pelo menos, duas ferramentas muito práticas para a construtora. A primeira é o aplicativo que permite aos gestores a aprovação de várias demandas por meio do smartphone. Já a segunda é o “estudo da viabilidade” que funciona como um simulador de cenários de investimentos. Sendo assim, os gestores entendem qual é a melhor estratégia para fechar bons negócios.

Mega

O software Mega também entra para a nossa lista de melhores ERPs para construção civil. Uma vez que atende as demandas não só das construtoras como das incorporadoras. Suas funcionalidades abrangem vários processos, fornecendo agilidade, precisão e otimização para os usuários.

Um diferencial é o aplicativo Rubk que é integrado ao building information modeling (BIM), ou em português, modelagem de informação da construção – um projeto colaborativo. Desse modo, os engenheiros, arquitetos e outros responsáveis, trabalham no mesmo arquivo de projeto. Além de integrar informações, todos recebem as atualizações em tempo real por meio de imagens em 5D.

Globaltec

O ERP da Globaltec auxilia na execução de toda a obra. De modo que a construtora tenha eficiência na gestão dos recursos, redução de custos e produtividade dos projetos. Além disso, essa aplicação promove o alinhamento das metas e dos prazos, bem como de toda a equipe envolvida. Entre os módulos de gestão disponíveis, podemos ressaltar:

Qual é a importância desse software de ERP?

Nos tópicos anteriores, mostramos algumas das tarefas que o ERP cumpre para as empresas e modelos existentes no mercado. A seguir, nos aprofundaremos nas funcionalidades que os sistemas apresentam para cada setor da construtora.

Área financeira

Esse setor é responsável pelo gerenciamento dos recursos financeiros da construtora. Podemos dizer que essa área garante a sobrevivência do negócio em curto, médio e longo prazo. Entre as funções desse departamento, estão a tesouraria, as contas a receber e pagar, a gestão de riscos e impostos. Com certeza, um grande volume de dados e transações importantes para a empresa.

Com o auxílio do ERP, o time do financeiro evitará os serviços manuais, as falhas, os retrabalhos e a perda de tempo. Afinal, a aplicação gerencia todas as tarefas de responsabilidade desse setor. Dessa forma, os profissionais têm acesso a relatórios precisos, além da otimização da comunicação com outros setores da empresa.

Área de suprimentos

O setor de suprimentos exige uma excelente gestão de logística. Sendo assim, os colaboradores dessa área precisam administrar os fluxos de compras, estoques, localização e seleção de fornecedores. Em resumo, o departamento de suprimento é responsável por manter a construtora funcionando.

Mas como o ERP pode ajudar? Além de automatizar os serviços citados, a aplicação faz a atualização de informações em tempo real, identifica gargalos (falhas) nos processos e integra os dados de outros setores, como o de vendas.

Ainda falando sobre os benefícios do ERP para esse setor e ampliando para a empresa, podemos apontar um impacto positivo na ponta do processo da construtora. Como assim? Bem, se os insumos são bem gerenciados, não haverá uma falta de material – o que acabaria atrasando a entrega das edificações. Sendo assim, eleva-se a satisfação dos clientes e a reputação do negócio.

Área de engenharia

O setor de engenharia é a “espinha dorsal” da construtora. Uma vez que elabora os projetos das edificações e garante que as especificações do documento sejam cumpridas. Dessa forma, a empresa entrega serviços de qualidade e consegue certificações importantes dadas pelo setor da construção civil.

Para o time de engenheiros, o ERP atua na realização de atividades-chave. Entre elas, está a previsão orçamentária, o planejamento de cronogramas, o controle da mão de obra, o alcance das metas e a execução das tarefas diárias. Também é possível elaborar, com os dados gerados pelo software, um perfil de desempenho da edificação (PDE) e a avaliação de desempenho. Esses documentos garantem a qualidade da obra.

Área comercial

O departamento comercial da construtora indica como está a “saúde” do negócio. Dentre as responsabilidades dessa área, podemos citar: a prospecção de novos clientes, o controle da carteira de consumidores, o índice de venda e do estoque dos imóveis. Ao implantar um ERP na área comercial, os gestores conseguem ter a resposta para as seguintes perguntas:

  • Qual é o tipo de imóvel que registra o maior volume de vendas?
  • Qual é o perfil do cliente da construtora?
  • Que tipo de estratégia comercial gera mais retorno para a empresa?

Outros questionamentos importantes são respondidos por meio da integração do ERP com o software customer relationship management (CRM). Essa tecnologia gerencia o relacionamento da empresa com os clientes. Sendo assim, gera uma grande quantidade de informações para as análises feitas pelo ERP.

Área contábil e fiscal

Os setores fiscal e contábil atuam de forma integrada. Enquanto o primeiro foca nas obrigações relativas aos tributos, impostos e prestação de contas com o fisco, o segundo gerencia os balancetes, o controle de ativos e emite os relatórios gerenciais. Na verdade, o setor contábil cumpre muitas das suas atribuições com base no direcionamento do setor fiscal. Dessa forma, impede-se sanções judiciais.

Além de integrar essas áreas, o ERP aumenta a eficiência operacional da contabilidade por registrar entradas e saídas do caixa, emitir o demonstrativo do resultado de exercício (DRE) e estipular indicadores de desempenho. Quanto ao setor fiscal, a aplicação gerencia a emissão de notas fiscais e outros documentos com base nas exigências legais.

Área de recursos humanos

O setor de RH é a porta de entrada dos profissionais da construtora. Além disso, é responsável pela administração de todo o capital humano da empresa. Como os colaboradores são as “engrenagens” do negócio, o RH tem sido encarado como um dos departamentos mais importantes da organização.

Por meio do ERP, a construtora obtém eficiência no recrutamento e seleção, controle do ponto eletrônico, gestão da folha de pagamento, plano de cargos e salários e nos treinamentos. Sem contar com a exibição das taxas de acidentes de trabalho, absenteísmo e turnover.

Enfim, a tecnologia tornou-se uma grande parceira do setor de construção civil. Cabem as empresas aproveitarem esses recursos virtuais para otimizar e melhorar a qualidade das suas obras e projetos. Fazendo assim, o sucesso virá naturalmente.

O que achou de nosso artigo? Gostou de conhecer o ERP para construção civil? Deixe que outros tenham acesso a esse conteúdo valioso. Compartilhe nas redes sociais e receba muitos agradecimentos dos seus contatos!

Tenha o mundo na palma da sua mão. Tour Virtual para negócios, usando apenas o seu smartphone. Clique para testar de graça.
Posts relacionados