Como vender imóveis quando todos estão fazendo a mesma coisa? Como vender imóveis quando todos estão fazendo a mesma coisa?

Como vender imóveis quando todos estão fazendo a mesma coisa?

9 minutos para ler

Para vender imóveis, não basta apenas mostrá-lo ao interessado e negociar os preços. O corretor precisa inovar os serviços e focar em experiências capazes de fazer com que a pessoa interessada sinta que pode encontrar algo diferente. Só assim será possível ganhar espaço no mercado e aumentar a cartela de clientes.

A criatividade é um fator fundamental nesse sentido. Ela permite a busca por meios mais persuasivos e eficazes para conquistar o público-alvo, seja qual for o ramo do negócio. Sendo assim, acompanhe a leitura deste artigo até o fim e veja algumas dicas que podem ajudar a sair da mesmice e vender mais imóveis!

Como a criatividade ajuda a vender imóveis?

O corretor imobiliário trabalha com o convencimento, sendo por isso importante ser criativo para não perder a oportunidade de vender imóveis. Afinal, a maioria dos clientes deseja passar por uma experiência de compra completa antes de decidir fechar um negócio. Para ele é importante conhecer em detalhes todo o custo-benefício do imóvel que deseja adquirir.

Para isso, é fundamental criar um relacionamento com o cliente e cuidar de cada passo da apresentação do empreendimento. Assim, em vez de apenas ressaltar que o preço do imóvel é justo em relação ao tamanho e localização, o profissional pode ser criativo. Por exemplo, focando em aspectos que ajudam a criar um laço entre o ambiente e o provável comprador.

Ele pode ressaltar como os cômodos podem ser aproveitados e como o lar pode comportar os filhos que um jovem casal pretende ter no futuro. Além disso, não basta saber quanto o cliente pretende investir no imóvel. Também é interessante conhecer um pouco da personalidade e as expectativas do consumidor em relação ao imóvel, o que permite definir qual opção melhor se encaixa ao seu estilo de vida.

Com base nas informações recebidas, é possível indicar um lar ideal para o cliente. Se é uma casa ou apartamento, uma kitnet ou uma casa afastada do centro, entre outros. Assim, fica mais fácil acertar em cheio a opção que vai encantá-lo, aumentando as chances de concluir a compra e não perdê-lo para o concorrente.

Como inovar ao vender imóveis?

Após entender sobre a importância de ser criativo para vender imóveis com mais precisão, conheça algumas dicas indispensáveis. Destaque-se da concorrência, faça diferente e feche mais negócios. Vamos lá?

Aposte nas redes sociais 

As redes sociais estão repletas de oportunidades para o setor imobiliário e, por essa razão, não devem ser deixadas de lado. Por meio delas é possível estar em contato com o público-alvo e mostrar a ele tudo o que sua imobiliária tem a oferecer.

Ao visualizar o conteúdo disponibilizado no Facebook ou Instagram, por exemplo, o usuário pode entrar em contato com a empresa por meio do próprio perfil dessas redes sociais ou clicar no link que o leva para o site da imobiliária. Por isso, é importante que as postagens tenham um visual atrativo, com imagens de qualidade e textos relevantes que chamem a atenção.

Para que os posts sejam compartilhados e a base de seguidores aumente, não foque apenas em anunciar os imóveis nas redes sociais. O conteúdo deve estar alinhado ao perfil do seu público-alvo, trazendo informações relevantes, dicas e curiosidades de acordo com a imagem que você deseja passar para os usuários.

Use vídeos e videoconferência

O recurso de vídeo para a apresentação de imóveis vem crescendo a cada ano, tornando-se ainda mais utilizado com a crise causada pela pandemia da COVID-19. Esse recurso permite que os clientes visualizem o empreendimento por meio do próprio computador ou notebook, tornando a visita mais prática.

No caso dos vídeos, é possível disponibilizar um tour pelo imóvel, que pode ser acessado por qualquer usuário no site da imobiliária ou disponibilizado no canal do YouTube da empresa. Aproveite para incluir vídeos com dicas relacionadas a assuntos do interesse do público.

Outra dica para se diferenciar dos concorrentes é fazer uma gravação personalizada do imóvel de interesse e enviá-lo para o possível comprador. Esse tipo de ação vai ajudar a estreitar o relacionamento com ele, aumentando as chances de fechar negócio.

Já a videochamada é realizada em tempo real, compartilhando a tela com o cliente. Ela pode ser feita diretamente no imóvel, para que o corretor imobiliário possa mostrá-lo em detalhes, ou em home office, permitindo que o cliente tenha todas as dúvidas respondidas pelo profissional.

Uma ideia interessante é criar lives para atrair a atenção dos clientes e apresentar a eles as novidades relacionadas aos imóveis que estão à venda. Para isso, não deixe de divulgar o evento do Instagram, Facebook e outras mídias sociais, além de informar a sua lista de clientes e clientes em potencial.

Invista na realidade virtual 

Para quem deseja uma experiência que vai além dos vídeos e transmissões ao vivo, a dica é apostar na realidade virtual. Com o uso de óculos de realidade aumentada, o usuário pode vislumbrar o imóvel em fotos em 360°, dando a sensação de que ele está presente fisicamente no local.

Essa ferramenta permite uma imersão completa, sendo a solução ideal para clientes que não dispõem de tempo para visitar o imóvel presencialmente. Também é uma boa oportunidade de levar a experiência virtual para participantes conhecerem os empreendimentos disponíveis em eventos presenciais.

Além de poder ver o imóvel usando óculos especiais, também é possível conferir o recurso em 360° por meio das redes sociais que já disponibilizam esse serviço, como é o caso do YouTube e Facebook.

Adote o marketing imobiliário 

Diferentemente das estratégias de publicidade, nas quais o foco está na divulgação do produto, o marketing imobiliário também abrange tudo o que está relacionado ao cliente, buscando meios para reduzir o ciclo de vendas e, assim, aumentar o fechamento de contrato.

Para isso, o foco deve estar em compreender quais são as reais necessidades e desejos do possível comprador, buscando meios de oferecer a solução ideal para ele. Por essa razão, após conhecer a fundo a persona do negócio, é preciso criar meios para atraí-la e desenvolver uma relação de confiança com ela.

Uma boa maneira de alcançar os resultados desejados nesse sentido e aumentar a cartela de clientes é alinhar o marketing imobiliário com o marketing digital. Assim, por meio de um bom site, a criação de newsletter ou recompensas a clientes que indicam a imobiliária, por exemplo, é possível fortalecer a marca e aumentar a sua visibilidade.

Invista em consultoria de imóveis 

Quando o corretor imobiliário é capaz de transmitir segurança para o cliente, isso ajuda a fortalecer a confiança e aumenta as chances de fechar o negócio. Por esse motivo, para sair na frente da concorrência, é preciso deixar de ser apenas um intermediário entre o interessado e o imóvel.

A dica é tornar-se um consultor para as pessoas que estão em busca do imóvel dos sonhos. Em vez de apenas focar em características físicas e valores, procure acrescentar os benefícios que a conclusão da compra pode agregar para a vida do comprador.

Foque na sustentabilidade

A ideia de sustentabilidade e economia de recursos naturais está cada vez mais presente na vida das pessoas. Isso contribui não apenas para reduzir os impactos causados ao meio ambiente, mas também para o próprio bolso.

Sendo assim, é importante não deixar de ressaltar os projetos residenciais que tenham esse enfoque. Como por exemplo, a possibilidade de reutilizar a água, melhor aproveitamento da luz natural, uso de energia solar, entre outros.

Inclua o QR code 

Como já vimos, a tecnologia pode ser uma forte aliada para vender imóveis. Um bom exemplo de inovação nesse sentido é o QR Code, uma ferramenta que permite que o cliente recebainformações sobre o imóvel diretamente no smartphone.

Para isso, basta inserir esse recurso (que nada mais é que um tipo de código de barras) nas placas e cartazes usados para divulgar o imóvel. Assim, quando o usuário escaneia o QR Code usando o smartphone, ele pode ser direcionado para o site da imobiliária, um contato via telefone ou até mesmo um vídeo 360 º do imóvel.

Invista em parcerias 

Contar com a parceria de outros corretores ou imobiliárias pode ser a solução para a vender imóveis que estão sendo anunciados já faz um bom tempo. Também é possível contar com a ajuda de outros profissionais como arquitetos e decoradores. Eles ajudarão a dar uma nova roupagem ao local, investindo em reformas que o deixem com um visual mais atrativo. Assim, como todos se beneficiam com a venda, todos vão contribuir com a divulgação.

Viu só como o uso de algumas estratégias e ferramentas pode fazer toda a diferença na hora de vender imóveis? O foco na criatividade e inovações estão entre as principais tendências do setor imobiliário. Por isso, o corretor não deve deixar de investir nessas oportunidades para se destacar da concorrência e melhorar as margens de lucro da imobiliária.

Assine a nossa newsletter agora mesmo para ter acesso a mais dicas e informações relacionadas ao mercado imobiliário diretamente em seu e-mail.

Posts relacionados